Notícias

Dor em sepultamento de menina atropelada em Afogados

Por Nill Júnior
Crianças homenageiam Francilene: dor para família e comunidade

Está sendo sepultada agora pela manhã a menina Francileni Alves da Silva, 9 anos. Ela foi atropelada quando atravessava a via duplicada de acesso ao município de Afogados na saída para Carnaíba.

Segundo o pai da criança, Francisco Xavier da Silva, que mora em Natal, houve uma briga de casal e a família na casa de uma vizinha. “Mandaram ela e as crianças para ir mostrar onde estava tendo a briga. A outra filha e uma colega atravessaram. Ela percebeu que não havia tempo e tentou voltar, mas foi atingida pela moto”.

Francileni foi levada para o Hospital Regional Emilia Câmara e de lá transferida, mas morreu antes de chegar a Recife. O motociclista, cujo nome não foi informado, também foi levado ao Hospital. O pai fala em fatalidade, mas alerta que a via deveria ter controle de velocidade, pois podem  ocorrer mais acidentes. Ela estudava na escola Giselda Simões.

“Era uma criança com pensamento de adulto. Carregava a responsabilidade dela e das irmãs. A gente como professor é pai e mãe também”, disse a professora Graças, emocionada.

Outras Notícias

Mesa Diretora toma posse em Tabira

O vereador Marcos Crente foi empossado nesta segunda  Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, em solenidade na própria Câmara. O Prefeito Sebastião Dias prestigiou a solenidade. No discurso, Marcos prometeu harmonia com o Poder Executivo. Recentemente, a Câmara havia sido questionada por conta do posicionamento em meio às denúncias em ações civis públicas contra a […]

Foto: Carlinhos Silva
Foto: Tabira Hoje

O vereador Marcos Crente foi empossado nesta segunda  Presidente da Câmara de Vereadores de Tabira, em solenidade na própria Câmara. O Prefeito Sebastião Dias prestigiou a solenidade.

No discurso, Marcos prometeu harmonia com o Poder Executivo. Recentemente, a Câmara havia sido questionada por conta do posicionamento em meio às denúncias em ações civis públicas contra a gestão municipal.

A primeira Secretária da Mesa Diretora é a legisladora Maria Nelly (PSC). Completa a Mesa o  Segundo Secretário Aristóteles Monteiro (PT).

Marconi Santana destaca apoio do Estado em inauguração de quadra em Flores

A comunidade de São João dos Leites, em Flores, recebeu nesta quarta-feira (3) a Quadra Poliesportiva Adriano Josino Cavalcante, inaugurada dentro da programação alusiva aos 133 anos de emancipação política do município. A solenidade contou com a presença de autoridades locais, secretários, vereadores e moradores da região. O secretário de Ação Governamental, Marconi Santana, representou […]

A comunidade de São João dos Leites, em Flores, recebeu nesta quarta-feira (3) a Quadra Poliesportiva Adriano Josino Cavalcante, inaugurada dentro da programação alusiva aos 133 anos de emancipação política do município.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, secretários, vereadores e moradores da região. O secretário de Ação Governamental, Marconi Santana, representou a gestão municipal e ressaltou a importância da obra durante seu pronunciamento.

Segundo Marconi, a quadra representa um espaço que amplia oportunidades para a juventude e para a comunidade. Ele também destacou o apoio do Governo do Estado na execução de ações voltadas para Flores.

“Flores vive um tempo de conquistas. E esse tempo se constrói com união de forças, com diálogo e com articulação. Essa quadra é a prova de que, quando se trabalha com seriedade, as entregas chegam e transformam vidas. Agradecemos também ao Governo do Estado pelo apoio, porque é somando que conseguimos realizar ainda mais pelo nosso povo”, afirmou.

Marconi fez referência ainda à homenagem prestada ao líder comunitário Adriano Josino Cavalcante, que dá nome ao equipamento:

“Adriano sempre foi voz ativa, sempre esteve à frente da sua comunidade. Hoje, ver seu nome eternizado nesta quadra é uma forma justa de reconhecimento e inspiração.”

A inauguração da quadra marca o início de uma série de entregas previstas para esta semana no município, dentro da agenda da gestão do prefeito Gilberto Ribeiro.

HR Emília Câmara de plantão para acidentes no São João

O Hospital Regional Emília Câmara está preparado para o plantão junino, segundo sua Diretora Patrícia Queiroz. A garantia é de  plantões completos com todos os médicos nos setores da unidade. Nesse período, aumenta o risco de aumento no número de casos envolvendo queimaduras. A orientação sempre é para evitar em casos registrados o tratamento com […]

A Diretora da unidade Patrícia Queiroz

O Hospital Regional Emília Câmara está preparado para o plantão junino, segundo sua Diretora Patrícia Queiroz.

A garantia é de  plantões completos com todos os médicos nos setores da unidade. Nesse período, aumenta o risco de aumento no número de casos envolvendo queimaduras.

A orientação sempre é para evitar em casos registrados o tratamento com substâncias como borra de café, pasta de dente e outras que só pioram   o quadro. A recomendação é de que o lugar afetado receba água gelada de quinze a vinte minutos e a vítima, levada para unidade de saúde.

Os casos de queimaduras mais graves, provenientes de acidentes em torno de fogueiras ou mesmo queima de fogos, serão encaminhados ao Setor de Queimados do Hospital da Restauração no Recife. A unidade também monitora o eventual aumento no número de acidentes com a combinação entre álcool e direção no período.

Ambulância com recursos próprios: o governo do estado autorizou a aquisição de uma ambulância zero quilômetro  para a unidade. É uma Fiorino ano e modelo 2019. Ela foi adquirida graças à economia feita através da execução do contrato de gestão da unidade. Está na fase de adesivação para ser posta em serviço.

Afogados FM, primeira emissora de Marcos Oliveira, entra no ar em fase experimental

No dia em que completa 105 anos, Afogados da Ingazeira ganha em fase experimental sua nova emissora em Frequência Modulada – FM.  É a Afogados FM, primeira comunitária e segunda emissora na faixa, que vai disputar espaço no segmento com  a Transertaneja FM, do Grupo Inocêncio Oliveira. A emissora é a primeira a entrar no […]

Peça publicitária da Afogados FM, que vai entrar o ar ainda em caráter experimental neste dia 1 de julho.
Peça publicitária da Afogados FM, que vai entrar o ar ainda em caráter experimental neste dia 1 de julho.

No dia em que completa 105 anos, Afogados da Ingazeira ganha em fase experimental sua nova emissora em Frequência Modulada – FM.  É a Afogados FM, primeira comunitária e segunda emissora na faixa, que vai disputar espaço no segmento com  a Transertaneja FM, do Grupo Inocêncio Oliveira.

A emissora é a primeira a entrar no ar sob a coordenação do empresário serra-talhadense Marcos Oliveira, que também toca projetos similares em Serra Talhada e Betânia.

Marcos acredita que o fato de a emissora não ser comercial vai dar condições de seguir gerenciando os dois projetos – ele é gerente das rádios do Grupo Oliveira e um dos afilhados políticos do Deputado, que deixa o cargo em dezembro. Situação similar acontece, por exemplo, com Ivan Feitosa, caruaruense que gerencia as rádios Liberdade AM e FM e também possui uma emissora comunitária na cidade.

A emissora já pode ser sintonizada em 87,9 MHZ a partir deste dia 1 de julho. Peças publicitárias já começam a circular na cidade.

Além da duas FMs, Afogados é onde nasceu a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão Pernambucano, que protocolou no Ministério das Comunicações pedido para também migrar para FM. Ao amigo e parceiro Marcos, sucesso no empreendimento!

IFPE Afogados da Ingazeira retoma o uso de máscara em ambientes fechados

Medida é devido ao aumento de casos de Covid-19 e do surgimento de novas subvariantes da Ômicron Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 em Pernambuco e do surgimento de novas subvariantes da Ômicron, no sentido de preservar a saúde e a integridade de nossa comunidade acadêmica, o IFPE informa que volta a ser […]

Medida é devido ao aumento de casos de Covid-19 e do surgimento de novas subvariantes da Ômicron

Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 em Pernambuco e do surgimento de novas subvariantes da Ômicron, no sentido de preservar a saúde e a integridade de nossa comunidade acadêmica, o IFPE informa que volta a ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados da Reitoria, da DEaD e dos 16 campi.

Será convocada, em breve, reunião do Comitê Emergencial para encaminhamento das demais providências necessárias.