Notícias

Diogo Moraes anuncia estudos para indústria têxtil em Sertânia

Por Nill Júnior

O deputado Diogo Moraes (PSB) comunicou, nesta terça (7), que foram iniciados estudos no Governo do Estado para estender até Sertânia, o modelo tributário que simplifica a cobrança de impostos no setor de confecções do Agreste. A medida, anunciou, pode viabilizar a instalação de indústrias de jeans e malhas no município sertanejo.

Segundo Moraes, empresas do setor têxtil já manifestaram a intenção de instalar plantas em Sertânia caso a proposta se mostre viável – o que transformaria a região em fornecedora de matérias-primas às fábricas de roupas no Agreste.

Foi o parlamentar o idealizador da proposta que atualmente beneficia o setor de confecções de Pernambuco. “Ao levarmos vantagens tributárias, vamos gerar emprego, renda, oportunidades e impostos no Sertão. Isso demonstra que o compromisso do governador Paulo Câmara é com a criação de postos de trabalho no Interior”, afirmou.

Estilo Moda – O deputado aproveitou o tempo na tribuna para parabenizar a direção do Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, pela realização da edição 2018 do evento de moda e negócios Estilo Moda Pernambuco, encerrado na semana passada. “Foi algo que movimentou o Polo de Confecções e toda a região”, descreveu. “Os organizadores estão de parabéns.”

Outras Notícias

Afogados: baixa procura pela dose de reforço preocupa

O Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, declarou nesta quarta-feira (6), estar bastante preocupado com a baixa adesão da população com 60 anos ou mais à dose de reforço da vacina contra a Covid-19. “O agendamento está aberto para esse público etário, que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos […]

O Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira, Artur Amorim, declarou nesta quarta-feira (6), estar bastante preocupado com a baixa adesão da população com 60 anos ou mais à dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

“O agendamento está aberto para esse público etário, que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, mas a procura tem sido muito baixa, aquém das nossas expectativas,” declarou o secretário.

A Prefeitura de Afogados reforça a importância da dose de reforço para garantir uma maior imunidade sobretudo entre as pessoas de mais idade.

A dose de reforço serve para todas as vacinas: Coronavac, Pfizer, Astrazeneca e Janssen, e deve ser aplicada após seis meses da data em que se tomou a segunda dose. O agendamento deve ser feito clicando aqui.

Kaio Maniçoba é nomeado diretor presidente do IPA

Ex-deputado federal é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba. Por André Luis Nesta quarta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, a nomeação do ex-deputado federal, Kaio Maniçoba, para a coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Kaio é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB).  O IPA é uma das estruturas de […]

Ex-deputado federal é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba.

Por André Luis

Nesta quarta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco, a nomeação do ex-deputado federal, Kaio Maniçoba, para a coordenação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Kaio é filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB). 

O IPA é uma das estruturas de apoio mais importantes da Secretaria Estadual de Agricultura, que era comandada pelo petista Dilson Peixoto e que agora tem como chefe da pasta o deputado estadual licenciado Claudiano Martins (PP). Leia abaixo a íntegra do Ato de nomeação.

Nº 430 – Nomear KAIO CÉSAR DE MOURA MANIÇOBA NOVAES FERRAZ para exercer o cargo em comissão de Diretor Presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco – IPA, com efeito retroativo a 01 de fevereiro de 2021.

Engenheiro na Alemanha, jovem retorna a Serra para abrir escola de robótica

Do Curiosamente Aos 27 anos, Pablo Barros fez um “retorno” incomum à sua cidade natal, Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Pesquisador sênior do Knowledge Technology Institute, na Alemanha, ele inaugura no município a Robotech.Edu, escola de robótica que será a única do gênero na região, voltada à educação tecnológica de crianças e adolescentes sertanejos. O […]

Do Curiosamente

Aos 27 anos, Pablo Barros fez um “retorno” incomum à sua cidade natal, Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Pesquisador sênior do Knowledge Technology Institute, na Alemanha, ele inaugura no município a Robotech.Edu, escola de robótica que será a única do gênero na região, voltada à educação tecnológica de crianças e adolescentes sertanejos.

O curso terá duração de nove meses e foca em alunos na faixa etária que vai dos 10 aos 18 anos. No primeiro módulo, há a introdução à robótica, enquanto no segundo, passarão a construir robôs responsivos. Para isso, receberão kits com sensores, motores, microprocessadores e estruturas físicas e terão a possibilidade de participar de campeonatos de ideias.

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em engenharia da computação pela universidade de Pernambuco (UPE), o rapaz decidiu compartilhar conhecimento e experiência com os mais jovens, especialmente considerando os investimentos realizados na Região Metropolitana do Recife quanto ao ensino na área, mas que, no entanto, não se repetem no interior do estado, onde sua família vive e é natural.

Ele ficará a cargo do planejamento de conteúdos, com o tempo livre obtido do trabalho de seu pós-doutourado em um grupo de pesquisa envolvendo seis universidades alemãs e outras 12 da China.

“Existem vários estudos que indicam que o estudo da robótica, ou em um passo mais adiante, a integração da robótica como ferramenta e ambiente de ensino, melhoram a capacidade cognitiva de crianças e adolescentes. Isso se deve ao grande incentivo a criatividade, a criação de soluções inteligentes para problemas comuns e complexos e o trabalho em equipe. Também acarreta um efeito bem interessante: um aluno que estuda robótica, e entende a robótica, consegue abrir sua mente para a realidade do nosso mundo. Vivemos em um mundo muito diferente do que a 10 anos atrás, e que vai ser muito mais diferente daqui a 10 anos. Um jovem que consiga aprender como esse mundo vai ser, e consiga entender que robôs já são, e vão ser ainda mais, parte integral do nosso mundo, não somente como uma máquina, mas como entidade funcional da nossa sociedade, será capaz de a) se integrar nessa sociedade e b) o mais importante, moldar essa sociedade de forma a criar uma melhor qualidade de vida a todos os envolvidos”, disse o doutor ao repórter Bruno Andrade, da agência de notícias da UFRPE.

Da Alemanha, Pablo criará o conteúdo do curso, bem como planejará os kits necessários, enquanto o negócio será montado com estrutura familiar. O pai, o administrador Jâmisson Barros, ficará responsável pelas aulas presenciais, estruturadas pela mãe, a psicopedagoga Elisiê Carmen Alves, enquanto a irmã, Amanda Gisele Barros, ficará responsável pelas aulas de inglês técnico, essencial para quem quer evoluir na área de robótica.

Para saber como participar, se informe e entre em contato pelos seguintes canais:

Robotechedu.com

www.facebook.com/escola.robotech.edu

[email protected]

(87) 99610-2098

Tuparetama: obras da nova creche estão em andamento 

As obras de construção de uma nova creche no Bairro da Patrona, em Tuparetama, estão em andamento. A iniciativa faz parte do programa do Governo do Estado de Pernambuco para a expansão da educação infantil, compromisso assumido ainda na gestão do ex-prefeito Sávio Torres. A ordem de serviço foi assinada no último dia 19 de […]

As obras de construção de uma nova creche no Bairro da Patrona, em Tuparetama, estão em andamento. A iniciativa faz parte do programa do Governo do Estado de Pernambuco para a expansão da educação infantil, compromisso assumido ainda na gestão do ex-prefeito Sávio Torres.

A ordem de serviço foi assinada no último dia 19 de fevereiro pela governadora Raquel Lyra e pelo prefeito Diógenes Patriota, durante cerimônia no Palácio do Governo. Segundo a assessoria de comunicação do Estado, o investimento na unidade integra um pacote de mais de R$ 1 bilhão destinado a melhorias na educação.

A Prefeitura de Tuparetama destacou a parceria com o governo estadual como fundamental para a execução do projeto, que prevê a geração de empregos durante a construção e a oferta de vagas em tempo integral para crianças do município.

Nesta terça-feira (25), o prefeito Diógenes Patriota visitou as obras e afirmou: “A nova creche é a realização de um sonho e vai transformar a vida dos tuparetamenses.”

Moradores do Bairro da Patrona acompanham o andamento dos trabalhos, que devem seguir o cronograma estabelecido para a entrega da unidade.

Pajeú tem redução da área de seca extrema, diz APAC

O mês de novembro marca o período seco da maior parte da Região Nordeste do Brasil. A área central do Piauí e Maranhão, os acumulados oscilam entre 50 mm e 150 mm. Já no norte e nordeste da Bahia, bem como no restante do Nordeste brasileiro, estes volumes não ultrapassam 25 mm. É o que […]

Foto: Reprodução/Facebook

O mês de novembro marca o período seco da maior parte da Região Nordeste do Brasil. A área central do Piauí e Maranhão, os acumulados oscilam entre 50 mm e 150 mm. Já no norte e nordeste da Bahia, bem como no restante do Nordeste brasileiro, estes volumes não ultrapassam 25 mm. É o que afirma a APAC em seu site.

Os maiores volumes de chuvas, com acumulados entre 150 e 250 mm, normalmente acontecem na faixa centro-sul e oeste da Bahia, sudoeste do Piauí, extremo sul do Maranhão e todo o estado de Minas Gerais.

Em novembro, Pernambuco apresentou a condição de seca excepcional no extremo oeste, e áreas ao leste com seca extrema, seca grave e seca moderada se conservou no mês de novembro, exceto, na região do Sertão do Pajeú, onde houve diminuição da área de seca extrema, com maiores acumulados do ano para o Sertão, entre 600 e 900mm.

Em todo estado ocorre condições de seca, que variam de intensidade fraca a moderada no Litoral e Zona da Mata, de intensidade grave a extrema no Agreste, e de intensidade grave a excepcional no Sertão. Os impactos são de curto prazo no Litoral e Zona da Mata, e de curto e de longo prazo no Agreste e Sertão.

Em relação a anomalia de precipitação, verificou-se na região central da Bahia e em uma extensa área do Nordeste brasileiro as chuvas ficaram abaixo da média histórica. Apenas em pontos isolados a sudoeste do Maranhão, extremo-sul do Ceará, bem como, no oeste e sul da Bahia as chuvas ficaram acima dessa média. Em Minas Gerais, predominou chuvas acima do normal em, praticamente, todo o Estado.

O monitor é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas.

Mensalmente informações sobre a situação de secas são disponibilizadas até o mês anterior, com indicadores que refletem o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução da seca na região.