Do Deus deles eu sou ateu
Esses dias, conversei com um líder religioso alinhado ao que há de mais legítimo na defesa do modelo e papel de Igreja que acredito.
Tenho razões para professar minha fé do meu jeito. Acredito no modelo de Igreja para os oprimidos, nunca para os opressores. Conheço muita gente que lota templos de várias denominações para tentar zerar os pecados da semana: humilham seus trabalhadores, acumulam riquezas e são contrários à legítima partilha com quem não teve as mesmas oportunidades, atacam o que Deus deixou de mais belo, a natureza, em nome da ganância. Mas estão lá, todo domingo, buscando zerar os pecados, não para evoluírem. Amanhã, vão começar tudo de novo.
Hoje, muitos tem espaço privilegiado e cadeira cativa, quase exclusiva, em parte dos templos modernos. Encontraram sacerdotes ou pastores com a palavra certa para seu conforto espiritual. Saem de lá certos de que não são pecadores. Alguns acreditam até que foram ungidos para, em nome de Deus, proclamar a interpretação de um evangelho que nunca saiu da boca de Cristo.
Do lado de dentro do altar, o olhar dos falsos profetas. Não importa o fato de que são criminosos contumazes do outro lado. “Deus mandou pregar para os pecadores. Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”. São mantras para justificar uma pregação vazia. Importante é que voltem no domingo que vem. São determinantes na manutenção da sua “ostentação cristã”, na “obra que o Senhor construiu”, sem perguntar ao Deus verdadeiro qual a prioridade: estar junto e servir aos pobres, como ensina o Evangelho, ou ao dinheiro, como quer a ganância.
Meu Deus está nas comunidades mais simples, está dando o pão aos moradores de rua com Padre Júlio Lancelotti, está junto àqueles sem teto, dignidade, oportunidade. Está nas palavras de defesa dessa gente, como fizeram Dom Hélder Câmara e Dom Francisco Austregésilo. Está a acolher pecadores que reconhecem de verdade o pecado, e que segunda não vão mais afrontar sua Palavra.
É esse o Deus que acredito. Já do “Deus deles”, sou ateu irremediável e incurável. Amém!



A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania, lançou nesta segunda-feira (28/11) o edital do Projeto Jovem Protagonista.

Nota à imprensa
A Polícia Federal realiza, nesta terça-feira (24), a operação “Clã”, que visa combater crimes de desvio de recursos da saúde por Organização Social de saúde em Pernambuco.
















Você precisa fazer login para comentar.