Datafolha projeta Bruno Covas reeleito prefeito de São Paulo
Por André Luis
Foto: Adriano Vizoni/Folhapress
Folha de São Paulo
Bruno Covas (PSDB), 40, foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo, para o mandato 2021-2024, conforme projeção do Datafolha com base nos votos já contabilizados.
Com 35,46% dos votos apurados, ele tem 60,23%, contra 39,77% de seu adversário no segundo turno, o líder de movimentos de moradia Guilherme Boulos (PSOL).
Neste domingo de manhã, Covas prometeu cumprir o mandato de prefeito até o fim caso fosse eleito. “Quero ser reeleito para entregar o cargo no dia 1º de janeiro de 2025”, afirmou.
O tucano, que era vice de João Doria (PSDB), chegou ao cargo em abril de 2018, com a renúncia do então prefeito para concorrer ao governo do estado. Embora os dois ainda sejam aliados, o candidato à reeleição escondeu Doria de sua campanha por causa da alta rejeição a ele na cidade.
Dos quatro prefeitos que tentaram um novo mandato após a lei que permitiu a reeleição, de 1998, só um até hoje havia conseguido o feito, Gilberto Kassab (à época no DEM, hoje no PSD), em 2008. Covas é o segundo a ser reconduzido ao cargo.
Nesta segunda-feira (14), o programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, recebeu Aline Alves, coordenadora de Vigilância Sanitária de Afogados da Ingazeira, para falar sobre o reconhecimento nacional do projeto Farmácia Viva, implementado no município. Aline participou de um curso promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com uma universidade de Ribeirão Preto, realizado […]
Nesta segunda-feira (14), o programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, recebeu Aline Alves, coordenadora de Vigilância Sanitária de Afogados da Ingazeira, para falar sobre o reconhecimento nacional do projeto Farmácia Viva, implementado no município.
Aline participou de um curso promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com uma universidade de Ribeirão Preto, realizado na cidade de Jardinópolis entre os dias 7 e 10 de outubro. Durante o programa, ela compartilhou sua experiência e destacou os avanços e desafios do projeto, que promove o uso de plantas medicinais para tratamentos complementares.
Segundo Aline, Afogados da Ingazeira possui a segunda melhor Farmácia Viva de Pernambuco e está entre as 12 melhores do Brasil, reafirmando a importância do trabalho realizado pela equipe local. “É um projeto que valoriza a saúde natural e o acesso da população a tratamentos seguros e eficazes”, destacou a coordenadora.
Aline parabenizou todos os envolvidos no sucesso do projeto e enfatizou a continuidade do trabalho para fortalecer ainda mais o acesso à saúde no município.
O avanço do ensino profissional em Pernambuco foi tema de reunião do deputado Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo do Estado, com o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, e a assessora da Diretoria de Relações Institucionais, Anna Henriqueta Toscano. O parlamentar está em Brasília para participar das sessões da Câmara dos […]
O avanço do ensino profissional em Pernambuco foi tema de reunião do deputado Danilo Cabral, pré-candidato ao Governo do Estado, com o superintendente de Educação Profissional e Superior do Senai, Felipe Morgado, e a assessora da Diretoria de Relações Institucionais, Anna Henriqueta Toscano. O parlamentar está em Brasília para participar das sessões da Câmara dos Deputados.
Uma das propostas de Danilo é garantir a oferta de cursos profissionalizantes em todos os municípios pernambucanos. “Fizemos uma revolução no ensino médio. Pernambuco é o primeiro estado a universalizar o acesso ao ensino integral.
Agora, vamos avançar na formação profissional”, afirmou o deputado. Ele destaca que a educação e a geração de emprego e renda serão eixos estratégicos de seu plano de governo.
Criado em 1942, o Senai está presente em mais de dois mil municípios do país e já formou mais de 73 milhões de trabalhadores em 28 áreas da indústria. Durante a conversa, Felipe Morgado comentou sobre o interesse de fortalecer a parceria com o governo do estado para a formação de profissionais e de contribuir para a construção do programa de governo.
Danilo destacou a parceria do Sistema S, do qual o Senai faz parte, na formação dos trabalhadores em Pernambuco, lembrando da ação realizada no Complexo de Suape. Entre 2008 e 2010, o Senai formou cerca de cinco mil candidatos a postos de trabalho nas empresas instaladas no local.
Segundo dados do Senai/Uneso, no Brasil, apenas 9% dos estudantes do ensino médio optam pela educação profissional. Na União Europeia, esse percentual chega a 43%. Já uma pesquisa do Instituto FSB de Pesquisa mostra que 84% dos alunos do ensino médio têm interesse na educação profissional. “Nós temos como prioridade a criação de oportunidades para nossos jovens e vamos trabalhar para que Pernambuco seja também referência na formação profissional”, disse Danilo.
A professora Carla Tatiane Veras de Carvalho, da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona rural de Ingazeira-PE, teve seu trabalho reconhecido em diferentes instâncias da educação estadual. Seu projeto de intervenção, voltado para estudantes do primeiro e segundo ano que ainda não haviam adquirido as habilidades necessárias do sistema de escrita alfabética, […]
A professora Carla Tatiane Veras de Carvalho, da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada na zona rural de Ingazeira-PE, teve seu trabalho reconhecido em diferentes instâncias da educação estadual.
Seu projeto de intervenção, voltado para estudantes do primeiro e segundo ano que ainda não haviam adquirido as habilidades necessárias do sistema de escrita alfabética, se tornou uma referência na alfabetização infantil em Pernambuco.
No ano passado, a professora desenvolveu essa iniciativa em uma turma multisseriada da educação infantil e do primeiro ao quinto ano. O projeto obteve resultados expressivos, permitindo que os estudantes evoluíssem significativamente em sua aprendizagem. Como reconhecimento, Carla Tatiane apresentou seu trabalho no Seminário de Práticas Inspiradoras promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, no dia 17 de dezembro de 2024. Entre diversas propostas pedagógicas, seu projeto foi selecionado para representar a GRE no Encontro Regional realizado na cidade de Pesqueira, também no ano passado.
O impacto do projeto foi tamanho que o Centro de Estudos, Educação e Linguagem (CEEL) especializado na área da Educação solicitou a utilização da iniciativa para compor as formações do Programa Criança Alfabetizada, uma ação estruturante do Estado de Pernambuco para fortalecer a alfabetização infantil.
Além disso, como reconhecimento por sua contribuição à educação, Carla Tatiane foi convidada a escrever um relato de experiência sobre o projeto, que será publicado em um livro, consolidando sua prática como referência para outros educadores.
A articuladora municipal do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Rivoneide da Silva Nascimento, destaca a relevância do trabalho da professora Carla Tatiane e o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e do governo municipal de Ingazeira-PE com a melhoria da educação. “Essa conquista demonstra que o investimento na formação e na inovação pedagógica tem resultados concretos, refletindo diretamente no desenvolvimento das crianças do município”, afirma Rivoneide.
A candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, participou da sabatina da Fecomércio-PE, nesta terça-feira (23), e falou sobre criação do “Facilita Pernambuco”, programa que vai melhorar o ambiente de negócios no estado. “Vamos desburocratizar a abertura de novas empresas e de novos negócios em Pernambuco. Em Caruaru, quando fui prefeita, a gente criou o […]
A candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, participou da sabatina da Fecomércio-PE, nesta terça-feira (23), e falou sobre criação do “Facilita Pernambuco”, programa que vai melhorar o ambiente de negócios no estado.
“Vamos desburocratizar a abertura de novas empresas e de novos negócios em Pernambuco. Em Caruaru, quando fui prefeita, a gente criou o Facilita Caruaru. Nós vamos criar o Facilita Pernambuco, para reduzir o tempo de abertura de novos negócios. A gente lá saiu de uma média de tempo de nove meses para 15 dias úteis, fazendo uma desburocratização e uma integração de todos aqueles que dialogam com a abertura de empresas no nosso território”, declarou Raquel.
O Programa Facilita Pernambuco fortalecerá o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.
A iniciativa incluiu a digitalização do Licenciamento Ambiental em Pernambuco, e a agilização do processo de regularização das empresas junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
Raquel também falou sobre a redução da informalidade, que deve considerar os agentes envolvidos nos arranjos produtivos de cada região.
“Vamos desburocratizar o acesso à formalização. Vamos garantir que eles possam ter acesso a crédito e é isso que a gente tem que fazer em Pernambuco: transformar um ambiente de negócio não só para aqueles que já são estabelecidos na formalidade, mas garantir que os informais possam acessar a formalização e, com isso, possam também prosperar. É pegar esses informais pela mão e garantir que Pernambuco possa ser um estado parceiro, que apoia a formalização desses negócios, reduzindo a carga tributária”, pontuou a candidata.
Demandas – Raquel também recebeu da Fecomércio-PE e da CNC a Agenda Institucional do Sistema Comércio e o documento regional do Projeto Vai Turismo. Juntos, eles reúnem demandas e sugestões dos setores representados pelo Sistema Comércio.
Entre os temas abordados pelos documentos, destacam-se o Comércio Exterior, o Bem-estar Social, a Macroeconomia, a Educação, a Infraestrutura, os investimentos convergentes, o incentivo ao turismo, a oferta qualificada e a governança.
Dois óbitos de egipcienses foram registrados nesta sexta em São José do Egito, um deles por Covid-19. A cidade chegou a 29 mortes pela doença. A vítima foi Odaci Paixão, conhecida por Cizinha, que participava de grupo da Igreja, na Paróquia São Judas Tadeu. Já Ademir Leite, irmão do Padre Jorge Adjan, que atua na […]
Dois óbitos de egipcienses foram registrados nesta sexta em São José do Egito, um deles por Covid-19. A cidade chegou a 29 mortes pela doença.
A vítima foi Odaci Paixão, conhecida por Cizinha, que participava de grupo da Igreja, na Paróquia São Judas Tadeu.
Já Ademir Leite, irmão do Padre Jorge Adjan, que atua na Paróquia Cristo Rei, em Serra Talhada, faleceu, no Hospital Eduardo Campos. Ainda não há convicção da morte por Covid, pois um segundo teste deu negativo, levantando suspeita de morte por pneumonia.
Os dois foram sepultados hoje no Cemitério Apóstolo Pedro, onde estão sendo sepultadas as vítimas da Covid-19 no município.
Após rápidas homenagens foram sepultados seguindo os protocolos para a doença, mesmo no caso de Ademir, já que ele estava internado na Ala Covid.
Vítimas de acidente sepultadas: essa manhã, foram sepultados os três jovens vítimas de um acidente com moto no município.
As vítimas são Thais Mikaelly Siqueira, Cinddy Meyre Silva e Matheus Silva, com idades entre 20 e 24 anos morreram na quinta.
A moto em que seguiam bateu em uma S10 PE-275, que liga São José do Egito a comunidade do Olho D`água, na altura da fábrica de ração.
Você precisa fazer login para comentar.