Notícias

Daniel Coelho quer candidato único de oposição no Recife em 2020

Por André Luis
Foto: Gleyson Ramos/Divulgação

Blog de Jamildo

Possível candidato a prefeito do Recife pela terceira vez em 2020, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) defende que a oposição ao PSB tenha apenas um nome para a disputa. O objetivo, segundo ele, é de tentar polarizar o pleito ainda no primeiro turno. O parlamentar foi o entrevistado do cientista político Antonio Lavareda no programa 20 Minutos que foi exibido neste sábado (11) na TV Jornal.

Para Daniel Coelho, o fato de o DEM ter apresentado o ex-ministro Mendonça Filho e a deputada estadual Priscila Krause como candidatos em 2012 e 2016, respectivamente, dividiu o campo político de oposição aos socialistas. “Não vou ser candidato por ser candidato. Fui duas vezes, do ponto de vista político, isolado.

Neste ambiente de oposição ao PSB, a nossa divisão dificultou a ida ao segundo turno. O que quero construir é uma unidade. No ambiente mais ao centro e na centro-direita acho que precisaríamos de candidato único”, avaliou.

Nas duas eleições, Geraldo Julio (PSB) venceu. Na primeira, o socialista ganhou ainda no primeiro turno, com 51,15%, e o deputado, ainda no PSDB, ficou em segundo, com 27,65% (Mendonça, em quarto, obteve 2,25%, atrás de Humberto Costa, do PT, que conseguiu 17,43%). Já no último pleito, o atual prefeito ganhou apenas no segundo turno, com 61,30% dos votos, contra 38,70% de João Paulo (então no PT e hoje no PCdoB). Daniel Coelho havia ficado com 18,59% no primeiro turno e Priscila Krause com 5,43%.

O deputado, que é líder do Cidadania na Câmara, prevê que outra condição que pode ser favorável à oposição é o lançamento de mais de uma candidatura no campo dos socialistas. “A possibilidade de candidatura do PDT e do PSOL ajuda para o segundo turno”, disse a Lavareda. Hoje aliados do PSB tanto no governo Paulo Câmara (PSB) quanto na Prefeitura do Recife, os pedetistas podem lançar o deputado federal Túlio Gadêlha na capital.

São cotados ainda para 2020 João Campos e Felipe Carreras, pelo PSB; Marília Arraes, pelo PT; Marco Aurélio, pelo PRTB; André Ferreira, pelo PSC; e Romero Albuquerque, pelo PP.

Além do Recife, Daniel Coelho considera que a oposição deve montar uma estratégia para as maiores cidades do interior. Em 2016, aliados do PSB perderam o comando em Caruaru, no Agreste, onde Raquel Lyra (PSDB) venceu, e em Petrolina, no Sertão, onde o prefeito hoje é Miguel Coelho (sem partido). “Cabe a construção de um mapa de apoios mútuos. Um abre mão do Recife, mas recebe apoio em Jaboatão”, exemplificou. “Se não houver na oposição esse entendimento de apoios, vai perder não só na capital, mas nos municípios-chave”, afirmou.

Luciano Huck em 2022

Para 2022, segundo Daniel Coelho, o Cidadania pode ter a consolidação da candidatura do apresentador Luciano Huck, especulada também no ano passado. “Se estiver disposto a disputar a eleição de 2022, claro que a gente vai abrir conversas e, quem sabe, abrigando ele em nossos quadros. Mas é claro que é uma coisa que precisa ser construída e nós precisamos também fazer o dever de casa e posicionar bem o partido”, disse.

Outras Notícias

Tabira: Prefeitura comemora conclusão e fase final de obras em UBSs

Na manhã da última quinta-feira, 04, o prefeito Sebastião Dias e a secretária de Saúde Zeza Almeida visitaram a UBS João Leite Padilha que fica localizada na Rua Jojó Cordeiro, em frente à Escola Dona Toinha. A UBS passou por uma obra de ampliação e reforma e está 100% concluída. A UBS que atende em […]

Na manhã da última quinta-feira, 04, o prefeito Sebastião Dias e a secretária de Saúde Zeza Almeida visitaram a UBS João Leite Padilha que fica localizada na Rua Jojó Cordeiro, em frente à Escola Dona Toinha. A UBS passou por uma obra de ampliação e reforma e está 100% concluída.

A UBS que atende em torno de 4 mil pessoas contou com a reforma e ampliação de consultórios, sala de curativo, sala de vacina, sala de reunião, dois banheiros com acessibilidade, consultório odontológico, cozinha e demais espaços.

A obra foi executada com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Tabira e o valor total é de R$136.876,37.

No mesmo dia, Sebastião Dias ainda acompanhado da secretária de Saúde Zeza Almeida e também do secretário de Obras Cláudio Alves foram acompanhar o andamento da construção da UBS do bairro de Fátima II que está em fase de acabamento.

Em torno de 5 mil pessoas serão assistidas na UBS, pois atenderá também os pacientes moradores do Bairro das Missões. A obra que conta com o moderno padrão do Ministério da Saúde será inaugurada provavelmente em fevereiro.

Expansão: Sicoob Pernambuco chega a São Bento do Una

Depois de chegar a Camaragibe, Shopping Serra Talhada e Jaboatão dos Guararapes, o Sicoob Pernambuco entregou sua unidade em São Bento do Una. É a 28ª no estado. A inauguração contou com a presença de autoridades como o Presidente do Sicoob Central NE e Sicoob Pernambuco, Evaldo Campos, o prefeito Alexandre Batité, o vice-prefeito Paulo Renato, […]

Depois de chegar a Camaragibe, Shopping Serra Talhada e Jaboatão dos Guararapes, o Sicoob Pernambuco entregou sua unidade em São Bento do Una. É a 28ª no estado.

A inauguração contou com a presença de autoridades como o Presidente do Sicoob Central NE e Sicoob Pernambuco, Evaldo Campos, o prefeito Alexandre Batité, o vice-prefeito Paulo Renato, a ex-prefeita Débora Almeida, o Presidente da Câmara, Paulo André, a Gerente Regional Sicoob, Daieny Guimarães e o Gerente da Agência, Luis Gustavo Lima. Ainda vereadores e empresários.

Na inauguração, houve bênção do Padre Genival Nicácio, Vigário da Igreja do Bom Jesus dos Povos Aflitos.

As tratativas para a chegada da agência começaram a alguns meses e fazem parte do plano de expansão da instituição.

“É uma honra muito grande a gente chegar a São Bento do Una, quarto produtor da avicultura do país. O Sicoob vem com a intenção de contribuir com a economia, responsabilidade social e justiça financeira”, disse Daieny Guimarães. “É uma alegra prestigiar a inauguração do Sicoob, essa cooperativa que veio se instalar em São Bento gerando emprego e renda. Também representa esperança para nossos empreendedores. Nos comprometemos de portas e braços abertos para gerar ainda mais desenvolvimento”, afirmou o prefeito Alexandre Batité.

Principal polo avícola do Nordeste, São Bento do Una e região todo mês produz cerca de 6 milhões de aves e 200 milhões de ovos (45% e 60% da produção estadual, respectivamente). É um dos maiores polos de avicultura do país. A cidade e região tem perfil e potencial para receber os serviços do Sicoob Pernambuco.

Segundo o Presidente do Sicoob Central NE e Sicoob Pernambuco, Evaldo Campos, a abertura é parte do planejamento de expansão da Cooperativa para 2022. Além de São Bento do Una, estão no radar Olinda, Palmares, Timbaúba, Salgueiro, Cabo de Santo Agostinho, Vitória de Santo Antão, Ipojuca, Paulista e Surubim.

Lucas Ramos cumpriu agenda em Floresta

O candidato a deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve nesta sexta-feira (22) na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano. Acompanhado pelo vereador Romualdo Torres (PSDC) e por Dilma Marques, gestora da Gerência Regional de Educação, ele se reuniu com lideranças políticas, empresários e moradores para apresentar e discutir propostas voltadas para a região. No fim da […]

LucasRamos.RomualdoTorres.DilmaMarques

O candidato a deputado estadual Lucas Ramos (PSB) esteve nesta sexta-feira (22) na cidade de Floresta, no Sertão pernambucano. Acompanhado pelo vereador Romualdo Torres (PSDC) e por Dilma Marques, gestora da Gerência Regional de Educação, ele se reuniu com lideranças políticas, empresários e moradores para apresentar e discutir propostas voltadas para a região.

No fim da manhã, um encontro realizado na casa do vereador Romualdo Torres contou com a participação de mais de 100 pessoas. Já na casa da gestora Dilma Marques, estudantes e professores conversaram com Lucas sobre educação e desenvolvimento econômico e social.

Justiça decreta prisão de Gusttavo Lima em operação contra lavagem de dinheiro e jogos ilegais

Cantor é um dos alvos da Operação Integration, que prendeu a influenciadora Deolane Bezerra. À época, artista disse que era inocente. Decisão cita ‘conivência com foragidos’. Por Artur Ferraz, g1 PE O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão foi tomada em meio às […]

Cantor é um dos alvos da Operação Integration, que prendeu a influenciadora Deolane Bezerra. À época, artista disse que era inocente. Decisão cita ‘conivência com foragidos’.

Por Artur Ferraz, g1 PE

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou, nesta segunda-feira (23), a prisão do cantor Gusttavo Lima. A decisão foi tomada em meio às investigações da Operação Integration, que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro pelo qual também foi presa a influenciadora digital Deolane Bezerra. A decisão judicial cita ‘conivência com foragidos’.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela juíza Andrea Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife.

“A conivência de Nivaldo Batista Lima [nome verdadeiro de Gusttavo Lima] com foragidos não apenas compromete a integridade do sistema judicial, mas também perpetua a impunidade em um contexto de grave criminalidade”, diz trecho da decisão da magistrada, à qual o g1 teve acesso.

Para embasar a justificativa, a decisão cita que Gusttavo Lima deu “guarida a foragidos” e cita uma viagem em que o cantor fez com o casal de investigados na Operação Integration, José André e Aislla, de Goiânia para a Grécia.

“No dia 7 de setembro de 2024, o avião de matrícula PS-GSG retornou ao Brasil, após fazer escalas em Kavala, Atenas e Ilhas Canárias, pousando na manhã do dia 8 de setembro no Aeroporto Internacional de Santa Genoveva, em Goiânia. Curiosamente, José André e Aislla não estavam a bordo, o que indica de maneira contundente que optaram por permanecer na Europa para evitar a Justiça”.

A Operação Integration foi deflagrada no dia 4 de setembro, resultando na prisão de Deolane Bezerra e de outros investigados. Na mesma data, entre as diligências da operação, foi apreendido, pela Polícia Civil de São Paulo, um avião que pertencia a uma empresa de Gusttavo Lima, Balada Eventos e Produções. A aeronave, prefixo PR-TEN, foi recolhida por policiais enquanto passava por uma manutenção no aeroporto de Jundiaí, no interior paulista.

Na ocasião, o advogado da Balada Eventos e Produções, Cláudio Bessas, informou ao g1 que a aeronave foi vendida por meio de contrato de compra e venda, devidamente registrado junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB-Anac), para a empresa J.M.J Participações.

Procurada, a Anac informou que havia uma negociação, porém a empresa de Gusttavo Lima ainda constava como proprietária do avião.

No dia seguinte à apreensão do avião, o cantor Gusttavo Lima usou as redes sociais para dizer que não tinha nada a ver com o avião apreendido durante a Operação Integration.

“O bebê não pode pegar uma semana de descanso! Estão dizendo aí que o meu avião foi preso, gente…Eu não tenho nada a ver com isso, me tira fora disso. Esse avião foi vendido no ano passado. Honra e honestidade foram as únicas coisas que sempre tive na minha vida, e isso não se negocia”, afirmou o cantor, em suas redes.

O avião foi fabricado em 2008 pela Cessna Aircraft e é homologado para transporte, com capacidade para 11 pessoas, incluindo uma tripulação mínima de dois pilotos, sem permissão para operação de táxi aéreo.

A decisão desta segunda foi publicada depois que o Ministério Público devolveu o inquérito à Polícia Civil, pedindo a realização de novas diligências e recomendando a substituição das prisões preventivas por outras medidas cautelares.

Gerência Regional de Saúde confirma seis casos de microcefalia no Pajeú

Por Juliana Lima Em entrevista a comunicadora Juliana Lima na manhã desta sexta-feira (20), na Rádio Afogados FM, representantes do setor de Vigilância em Saúde da X Geres confirmaram a existência de 19 casos notificados de microcefalia nos doze municípios que fazem parte da regional, sendo 6 casos já confirmados. Segundo as enfermeiras sanitaristas da regional Ana […]

20151120134407
Segundo X Geres, região do Pajeú apresenta dezenove notificações do problema, sendo seis casos confirmados

Por Juliana Lima

Em entrevista a comunicadora Juliana Lima na manhã desta sexta-feira (20), na Rádio Afogados FM, representantes do setor de Vigilância em Saúde da X Geres confirmaram a existência de 19 casos notificados de microcefalia nos doze municípios que fazem parte da regional, sendo 6 casos já confirmados.

Segundo as enfermeiras sanitaristas da regional Ana Ramalho, Socorro Borborema eJanaína Noé, as notificações são em: Afogados da Ingazeira (8), Carnaíba (4), Iguaracy (2), Quixaba (1), Solidão (1) e Tabira (3). Já os casos confirmados da doença são nos municípios de: Afogados da Ingazeira (1), Carnaíba (2), Iguaracy (1), Solidão (1) e Tabira (1).

Balanço da microcefalia no Nordeste (Foto: Reprodução/Twitter)

Em todo o estado de Pernambuco são 268 notificações e 102 casos confirmados até o momento. A X Geres está em segundo lugar no estado em número de notificações do problema, perdendo apenas para o Recife e RMR, que contam 65.

No Sertão há ainda notificações na Gerência de Serra Talhada (1), Arcoverde (2), Ouricuri (3) e Petrolina (3). No restante do estado há notificações nas regionais de Limoeiro (4), Goiana (3), Palmares (4), Caruaru (9) e Garanhuns (1).

As cidades com mais registros são: Recife, com mais de 21,6 % dos casos. Na sequência, Jaboatão dos Guararapes, com 7,1%, além de Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Vitória de Santo Antão, todos com  3,7%. Até agora, a microcefalia já foi registrada em 79 cidades pernambucanas.

A Secretaria Estadual de Saúde lançou um protocolo padrão, com orientações para a notificação dos casos, além de um portal aonde as unidades de saúde enviam os dados. Os casos suspeitos de microcefalia se caracterizam por recém-nascidos que apresentam o perímetro da cabeça igual ou menor de 33 centímetros. O estado irá ampliar o número de tomografias para facilitar a identificação dos casos reais da doença.