Notícias

Covid: 43,9% da população acima de 12 anos estão totalmente imunizadas

Por André Luis

Neste domingo (19), o país ultrapassou a marca de 80 milhões de brasileiros totalmente vacinados contra a Covid-19.

Com isso, dados sobre a Campanha Nacional de Imunização mostram que 43,9% da população com 12 anos ou mais no país está totalmente imunizada contra a doença, ou seja, já receberam duas doses ou a vacina de dose única.

O número corresponde a 80.285.227 dos quase 182 milhões de brasileiros nesta faixa etária, com o ciclo vacinal completo.

No total, 141.623.847 pessoas receberam ao menos uma dose, o que corresponde a 77,4% da população com 12 anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 300.628 pessoas. Somando a primeira, a segunda e a dose única, são 222.209.007 doses aplicadas no total.

Atualmente o país possui quatro vacinas à disposição no combate à doença. Os laboratórios CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a Janssen prevê apenas uma aplicação para completa imunização.

As informações são do consórcio de imprensa, que é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.

Outras Notícias

Paulo Câmara volta a reclamar do governo Bolsonaro. “As coisas não andam”

Participando de agenda em Afogados da Ingazeira, por ocasião dos 110 anos do município, o governador Paulo Câmara falou em entrevista à Rádio Pajeú 104,9 FM de temas na área administrativa e política. O maior alvo da entrevista, o governo do presidente Jair Bolsonaro. Leia o que disse Câmara: Seis meses da segunda gestão Pernambuco […]

Participando de agenda em Afogados da Ingazeira, por ocasião dos 110 anos do município, o governador Paulo Câmara falou em entrevista à Rádio Pajeú 104,9 FM de temas na área administrativa e política. O maior alvo da entrevista, o governo do presidente Jair Bolsonaro. Leia o que disse Câmara:

Seis meses da segunda gestão

Pernambuco tem buscado não se deixar contaminar por essas confusões que o Brasil vive hoje. Infelizmente o Governo Federal está paralisado, as coisas não andam. Temos pautas importantes em todas as áreas que a gente não vê  nenhum avanço. São raras exceções. A gente vê um ministério como o da Educação onde os retrocessos são muito claros. A Saúde sem nenhum plano com seis meses de governo, sendo hoje o maior desfio. Nessa área de segurança,   os estados tendo que fazer o dever de casa. Estamos atingindo o 19º mês de redução da violência em Pernambuco e não tem uma politica integrada. A gente tem que ter muito pé no chão. Não podemos deixar essa crise federal contaminar Pernambuco. Estamos lançando programas importantes como o 13º do Bolsa Família, o Criança Alfabetizada, o Caminhos de Pernambuco. Estamos buscando os municípios para fazer as parcerias porque no âmbito do Governo Federal se continuar assim a gente vai ter  muito problema nos próximos anos e o país vai continuar numa crise sem precedentes.

Busca por operações de crédito e recursos do Governo Bolsonaro

Estamos aguardando. Temos pautas federativas, mas infelizmente o Governo Federal reduz isso à Reforma da Previdência e quer fazer isso sem Estado e municípios. Isso é muito ruim para o futuro da previdência. Estamos preocupados, mas trabalhando atrás das operações de crédito e convênios. Pernambuco apesar dessa crise tem suas contas equilibradas, tá cumprindo seus compromissos, mas se não tiver uma federação pensando no país como um todo vamos ter vários problemas como estão tendo Rio, Minas, Rio Grande do Sul. Há uma ausência de interlocução federal que possa pensar o futuro. Pela via do Congresso é que a gente vê que pode haver uma discussão mais seria em relação ao federalismo no Brasil.

Estradas

Lançamos o Caminhos de Pernambuco  que envolve um diagnóstico muito preciso das nossas estradas. Pernambuco teve a felicidade de crescer muito na última década com geração de emprego e empreendimentos. Mas isso aumentou a quantidade de caminhões, mais gente circulando, isso trouxe dificuldades na conservação. Esse programa já está em andamento com intervenções para recuperar trechos que estão mais prejudicados. Vamos priorizar muito a recuperação do que já existe, o olhar principal nesse momento, mas não vãos deixar de fazer os projetos, para que tão logo a situação melhore, a gente possa começar obras que ainda não iniciaram. Recuperar o que existe, finalizar o que estava parado e faze os projetos para tão logo que a situação fiscal melhore ter condições de dar ordens de serviço e fazer novas estradas. São R$ 500 milhões  garantidos no programa.

Duplicação do acesso a Afogados

Na última quinta fizemos uma liberação importante para que esse projeto possa avançar e esperamos que agora a gente possa finalizar sem nenhum contratempo, até porque o planejamento está muito mais acertado para que não falte recursos para essa obra de duplicação.

Aeroporto de Serra Talhada

Já investimos muito nele, basta ver que está quase tudo pronto. Realmente ficou faltando o que foi uma exigência posterior da cerca e da drenagem. Isso  fez com que   tivéssemos que fazer novos projetos. Se licitou para fazer os projetos, vai se licitar para fazer as obras. O dinheiro já está garantindo. Houve no final do ano passado ainda uma intervenção do Deputado Sebastião Oliveira  com a possibilidade do repasse de R$ 20 milhões. Temos toda a  condição de deixar pronto ainda esse ano se não aparecer novas exigências. Essa área é muito técnica e muito precisa mas vamos continuar a fazer dentro do nosso planejamento. A Secretária Fernandha está tomando as providências necessárias para tudo. Vamos voltar muitas vezes ao Sertão para inaugurar o e dar condição ao Aeroporto, como inaugurar o Hospital Geral do Sertão Governador Eduardo Campos que fica pronto no início de 2020.

Eleições no Recife e para governador

A população não quer saber agora de eleição, quer saber agora de trabalho, de ajudar os município para superar essa crise. Temos que fazer o discurso necessário para enfrentar o que a gente está vendo ocorrer no Governo Federal. É tanta coisa desnecessária, tanto debate pequeno o Brasil tá fazendo enquanto temas importantes não estão sendo discutidos. Daqui a um ano vamos ter o início de um novo processo eleitoral. A população quer discutir isso lá pra julho e agosto de 2020. Quem quer discutir e antecipar debate eleitoral é a oposição. A população, não. Ela quer que a gente discuta no momento certo. Importante é priorizar o trabalho, finalizar as obras, realizar parcerias com os municípios, para Pernambuco não ser contaminado por essa paralisia que está o Brasil, essa forma de governar que se não for mudada vamos ter problemas no futuro.

Vazamentos do The Intercept

A gente vê com muitas preocupação fatos que se noticiavam lá atrás e hoje tem embasamento de gravações que estão sendo reveladas e mostram a parcialidade de muitas instituições que deveriam ser imparciais. É motivo de preocupação, não vamos pré-julgar mas vamos cobrar cada vez mais que seja investigado, esclarecido e que os eventuais danos que esse tipo de conduta, caso tenha ocorrido, seja devidamente corrigido. Precisa de apuração. Ontem os governadores do Nordeste pediram rigor nessa apuração. Fatos estão sendo revelados toda semana e a gente não vê ainda o andamento adequado para investigações necessárias diante da gravidade dos assuntos abordados nessas gravações.

Delegado Israel destaca necessidade de mergulhadores no Corpo de Bombeiros de Arcoverde

Situação foi observada após mais duas mortes por afogamento em Açude da região Por André Luis O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, Delegado Israel Rubis, usou as suas redes sociais neste domingo (3), para informar que dois corpos foram encontrados por pescadores no Açude do Poço da Cruz, localizado na zona rural […]

Situação foi observada após mais duas mortes por afogamento em Açude da região

Por André Luis

O vice-prefeito de Arcoverde e pré-candidato a deputado federal, Delegado Israel Rubis, usou as suas redes sociais neste domingo (3), para informar que dois corpos foram encontrados por pescadores no Açude do Poço da Cruz, localizado na zona rural de Ibimirim.

O vice-prefeito relatou que recebeu diversas marcações em suas redes sociais sobre o desaparecimento das duas pessoas na localidade e que rapidamente entrou em contato com o Coronel Eduardo, Comandante do Corpo de Bombeiros de Arcoverde, que lhe informou que uma equipe de mergulhadores estava vindo de Serra Talhada, para continuar as buscas.

“Lamentavelmente os corpos foram encontrados por pescadores nas águas do Açude. Quero me solidarizar com as famílias das vítimas”, informou o Delegado sem dar mais detalhes sobre o ocorrido e vítimas.

Delegado Israel aproveitou para manifestar a preocupação sobre a inexistência de mergulhadores lotados no Corpo de Bombeiro de Arcoverde, “mesmo nossa região possuindo diversos corpos de água, e um histórico de acidentes deste tipo”, alertou.

O vice-prefeito ainda apelou para a sensibilidade da Secretaria de Defesa Social, do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, e do Governo do Estado, para que mantenham uma equipe de mergulhadores em Arcoverde, para atender a região, “pois poderemos agilizar buscas, resgates e salvamentos”, apontou.

Justiça eleitoral determina retirada de fake news contra Raquel Lyra

A campanha da candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, conseguiu uma vitória na Justiça Eleitoral ao ser determinada a retirada de um post com fake news publicado pelo perfil do Instagram “Marília Arraes Debochada”. A decisão foi proferida pela desembargadora eleitoral auxiliar, Virginia Gondim Dantas, por propaganda irregular negativa, com caráter nitidamente desinformativo. A […]

A campanha da candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra, conseguiu uma vitória na Justiça Eleitoral ao ser determinada a retirada de um post com fake news publicado pelo perfil do Instagram “Marília Arraes Debochada”.

A decisão foi proferida pela desembargadora eleitoral auxiliar, Virginia Gondim Dantas, por propaganda irregular negativa, com caráter nitidamente desinformativo.

A decisão ordena a imediata retirada do falso conteúdo postado, sob pena de multa diária. Requer também o número dos IPs usados para o cadastro e manutenção da conta.

Segundo nota da assessoria de Raquel, a fake news traz matéria antiga, sem mostrar a data de publicação, falando em crescimento da violência em Caruaru, quando, na verdade, com o programa Juntos pela Segurança o município alcançou uma redução de mais de 50% de homicídios e de mais de 70% de crimes contra o patrimônio.

Prefeitura de Arcoverde diz que terá Edital para atender artistas afetados por pandemia

Diante do cenário preocupante em relação ao Covid-19 e a Influenza, que tiveram um pico de casos no último mês, o Carnaval de Arcoverde foi suspenso por mais um ano. A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Cultura, lançará nas próximas semanas Edital de chamamento público para atender Bois, Ursos e demais agremiações carnavalescas, […]

Diante do cenário preocupante em relação ao Covid-19 e a Influenza, que tiveram um pico de casos no último mês, o Carnaval de Arcoverde foi suspenso por mais um ano.

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Cultura, lançará nas próximas semanas Edital de chamamento público para atender Bois, Ursos e demais agremiações carnavalescas, com o intuito de amenizar os prejuízos sofridos pelo setor.

O Edital não terá o perfil de auxílio, deverá prever contratação de apresentações dos grupos artísticos. O objetivo é beneficiar os brincantes e ao mesmo tempo estimular a manutenção dos brinquedos.

Entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março estão proibidas festas e demais manifestações carnavalescas, sejam em espaços públicos ou privados, de acordo com o protocolo adotado pelo Governo do Estado. Em Arcoverde, a Prefeitura corroborou com a medida, através do Decreto nº 294/2022.

População protesta e Celpe recebe reforço para recompor rede elétrica

Do DP A demora na volta do fornecimento de energia em algumas localidades do Grande Recife levou os moradores a realizarem alguns protestos durante este sábado. Cobrando agilidade nos serviços da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a população fez trânsito, queimou pneus e até entrou em confronto com a polícia durante as manifestações. À noite, […]

Trinta equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte virão ajudar os técnicos de Pernambuco
Trinta equipes da Companhia Energética do Rio Grande do Norte virão ajudar os técnicos de Pernambuco

Do DP

A demora na volta do fornecimento de energia em algumas localidades do Grande Recife levou os moradores a realizarem alguns protestos durante este sábado. Cobrando agilidade nos serviços da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a população fez trânsito, queimou pneus e até entrou em confronto com a polícia durante as manifestações. À noite, a Celpe informou que cerca de 450 mil dos 500 mil clientes prejudicados devido às fortes chuvas e ventos da última sexta-feira já estavam com o fornecimento de energia normalizado. No Recife, um total de 174 árvores caíram, derrubando mais de 100 postes. Uma pessoa morreu depois de ter sido atingida por galhos de uma árvore na Avenida Rosa e Silva.

Entre os locais onde foram realizados protestos neste sábado estiveram a 2ª Perimetral e a PE-15, ambas em Olinda, Avenida Norte, Avenida Caxangá, Beberibe, Rosarinho e Guabiraba. “Isso é um absurdo. Estamos sem energia desde ontem (sexta-feira) e não temos previsão de quando isso será normalizado”, disse um morador da Zona Norte. Quem tentou se descolar no final da tarde e no início da noite deste sábado enfrentou problemas no trânsito. Em algumas situações, a Polícia Militar foi acionada para liberar as vias que haviam sido interditadas.

Para ajudar os técnicos da Celpe no trabalho de recomposição da rede elétrica, equipes de prontidão da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) estão se deslocando para o Recife. Cerca de 30 equipes especializadas em serviços de alta complexidade passam a reforçar o contingente de mais de 800 profissionais da Celpe que atuam na normalização do fornecimento das áreas mais afetadas. As equipes da Cosern irão reforçar principalmente os trabalhos de substituição dos mais de 100 postes que foram destruídos por quedas de árvores.