Notícias

Covid-19: Pajeú totaliza 2.777 casos confirmados, 2.082 recuperados e 60 óbitos

Por André Luis

Serra e Talhada registrou 346 recuperações clínicas nas últimas 24 horas. 

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quarta-feira (22.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, doze cidades registraram setenta e seis novos casos da Covid-19, e a região totaliza 2.777.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 1.579 confirmações. Logo em seguida, com 307 casos confirmados está Tabira,  São José do Egito está com 185 casos confirmados e Afogados da Ingazeira está com 167.

Carnaíba está com 84 casos,  Triunfo está com 73 casos, Calumbi está com 62, Flores está com 62,  Iguaracy está com 46, Brejinho esta com 43, Tuparetama tem 38 e Quixaba 37 tem casos confirmados.

Itapetim está com 31 casos confirmados, Santa Cruz da Baixa Verde tem 25, Santa Terezinha tem 15, Solidão tem 12 e Ingazeira tem 11 casos confirmados.

Mortes – A Região tem agora no total, 60 óbitos por Covid-19. Até o momento, treze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 19, Triunfo 8, Carnaíba 6, Tabira e Afogados da Ingazeira com 5 óbitos cada, Flores tem  4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama e São José do Egito tem  2 óbitos cada, Itapetim, Calumbi e Santa Terezinha com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou trezentos e sessenta e quatro novas curas clínicas, totalizando 2.082 recuperados. O que corresponde a 75% dos casos confirmados. Destaque para Serra Talhada que registrou 346 pacientes recuperados nas últimas 24h.

O levantamento foi fechado às 07h55 desta quinta-feira (23.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Outras Notícias

Do “G7 da Frente” saem candidatos a prefeito e vice, diz Sandrinho

O vice-prefeito Alessandro Palmeira disse, falando ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que são sete os nomes colocados no debate sucessório da Frente Popular. Os nomes colocados são além do dele, de Totonho Valadares (MDB), Augusto Martins (PSD), Erickson Torres (PSD), Igor Mariano (PSD), Daniel Valadares (MDB) e Edson Cosmético (PSD). Sandrinho disse que […]

O vice-prefeito Alessandro Palmeira disse, falando ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que são sete os nomes colocados no debate sucessório da Frente Popular.

Os nomes colocados são além do dele, de Totonho Valadares (MDB), Augusto Martins (PSD), Erickson Torres (PSD), Igor Mariano (PSD), Daniel Valadares (MDB) e Edson Cosmético (PSD).

Sandrinho disse que pode haver alguma novidade, mas que a princípio esses são os nome colocados no debate sucessório da Frente Popular.

Palmeira não confirmou nenhum acordo prévio ou “PF Político” na Frente e garantiu que as discussões e critérios serão definidos para escolha de candidato a  prefeito e vice. Também afirmou que não coloca o processo como prioridade diante da pandemia do coronavirus. “Nem sabemos se haverá eleição esse ano”, disse.

Ele ainda se manifestou sobre a aliança entre o prefeito Patriota e o ex-prefeito Totonho e elogiou a postura de ambos. Disse que as críticas trocadas entre ele e o ex-prefeito já foram superadas e que a unidade tem por finalidade favorecer a cidade.

Sandrinho afirmou já ter tido contato com o ex-prefeito e considera superado o episódio em que foi chamado de “poste” por Totonho. Outra questão que foi contemporizada teve relação com o voto de Totonho em Jair Bolsonaro. Sandrinho afirmou que mantém sua oposição ao presidente, mas recorreu ao arrependimento do prefeito para considerar que o gesto foi importante na reaproximação.

Coluna do Domingão

Com Geni, vai um estilo de político em extinção Com a morte de Genivaldo Pereira Leite, o Geni Pereira, esta semana em Serra Talhada, vai se sepultando também um estilo de fazer política que não se encontra com tanta facilidade nos dias de hoje. Pode-se dizer que Geni era de uma espécie política em extinção. […]

Com Geni, vai um estilo de político em extinção

Com a morte de Genivaldo Pereira Leite, o Geni Pereira, esta semana em Serra Talhada, vai se sepultando também um estilo de fazer política que não se encontra com tanta facilidade nos dias de hoje. Pode-se dizer que Geni era de uma espécie política em extinção.

Como característica, a  fala simples, direta, que chegava com facilidade ao sertanejo mais simples e ao mais culto. A formação acadêmica como veterinário fez de Geni um ser mais “rasteiro” no bom sentido do termo.  Era mais próximo de comunidades e com isso, ganhou a fama de líder político simples.

Até a fisionomia ajudava. Fosse visto em qualquer cidade do nordeste sem o rótulo de ex-prefeito de Serra Talhada, seria facilmente confundido com um caboclo da roça, ou forçando a barra, um tradicional comerciante rural.

Geni quebrou barreiras por ter saído de um distrito, Bernardo Vieira, para alçar vôo político, até ser eleito em uma conquista histórica em 2000, batendo o “candidato oficial” de Inocêncio, Carlos Evandro, com larga margem.

Foi justamente aí, a partir da sua eleição, que começou ao mesmo tempo sua conquista e seu calvário. Gerir uma das cidades mais importantes do Nordeste para alguém com o perfil de Geni Pereira virou um grande desafio, principalmente a partir das exigências fiscais, técnicas, jurídicas que o cargo exige. Isso porque na política e no modelo de gestão inaugurado com os anos 2000, excesso de confiança nos auxiliares, até de bondade demais mais atrapalha que ajuda.

Dizem que na política, para ser bom, há de ser ruim também. E Geni, pelo estilo, abriu muito o leque político da gestão, também cometendo por consequência erros técnicos que lhe custaram a inelegibilidade. Chegou a disputar outra eleição, os votos não foram contados e a partir daí, viu sua vida política definhar.

Do que lhe acusaram, faltou escrever uma certeza. Geni não tirou proveito econômico da politica. Morreu sem grande patrimônio, ao contrário, como os demais mortais, sendo tratado pelo SUS, sem regalia alguma.

Em meio a isso, vieram os problemas de saúde. Registre-se, a insuficiência renal crônica, mal que afetou Geni, é uma cruz diária. A diálise ameniza os efeitos colaterais, não o sofrimento. Ainda assim, Geni não passava recibo pra dor e era visto sempre com o mesmo semblante, aquele que o alçou ao auge da carreira política.  Não demonstrava fraqueza. Tanto que nessa fase recente, nada se noticiou sobre seu estado. Como se, para não causar dor nem apreensão a quem o admirava, só se avisasse no último aviso.

De fato, a figura do gestor moderno, na moda e aos moldes das novas exigências para os municípios, estão deixando cada vez mais longe dos gabinetes o político cuja principal característica é falar com todo mundo, atender bem o povo, tratar com carinho diferenciado os mais simples. Uma coisa não podia estar desagregada da outra. São raros os políticos que jogam bem nas duas, como se diz no futebol.

Políticos como Geni vão ficando relegados à história, aos causos e contos,  e aos personagens da TV quando retratam a política no Nordeste. Talvez ainda se encontre um aqui, outro alí, em uma Câmara de Vereadores perdido. E só.

Geni foi um dos últimos personagens dessa safra, que não nascem mais…

Folclorico

Uma das últimas entrevistas de Geni Pereira externou a mágoa que guardava e a certeza que alimentava. “Quem vai pela cabeça dos outros é piolho. Errei ao governar Serra Talhada me orientando pelos outros. Não cometerei o mesmo erro”, disse em 2016.

O bucho de Carlos Evandro

Mesmo dizendo “se cuidar” , não tem bucho que aguente o rojão de Carlos Evandro. Em entrevista esta semana, disse que tem 63 almoços pra ir na casa do povo esse mês. O que vai economizar nos dois meses sem precisar fazer feira, vai compensar com gasto de energia com a esteira.

Quem vai?

Com a autoria identificada de quem prometeu tirar 50% da pena de Lula, caso condenado, o blog buscou alguns candidatos à vaga de “cumpridor de pena barbuda alheia” do que falta. Dentre os candidatos, Sinézio Rodrigues (Serra Talhada), Emídio Vasconcelos (Afogados), Romério Guimarães e Marcelo Patriota (São José do Egito), Carlos Veras (CUT) e Anchieta Alves (Carnaíba). Se Pedro Marcolino, o Pedrinho, se dispôs a cumprir 50%, quem se candidata a tirar os outros 50%?

Chopp do Pajeú

A região do Pajeú vai ganhar uma das únicas cervejarias artesanais do Estado. Com a marca Alfaia, o empreendimento vem sendo  tocado pelo engenheiro químico Diogo Carvalho. Todo o maquinário vem sendo adquirido junto à Dragon Beer, de Limeira-SP. A sede ficará na Ingazeira, com capacidade de distribuição para toda a região. A capacidade é de 12 mil litros por mês. Será a 13ª em Pernambuco.

Passeata

Familiares de Evandeilson Lima, conhecido por Vando, devem fazer uma manifestação pacífica na próxima segunda pela manhã, com concentração na frente da Igreja Presbiteriana, caso até lá não haja um fato que indique resultado das investigações sobre seu paradeiro. Vando sumiu dia 23 de fevereiro.

Artilharia pesada

Duas movimentações neste sábado tiveram o formato “pau da molesta dos cachorros” na gestão Paulo Câmara e no PSB. O encontro Pernambuco Quer Mudar, puxado por Armando, FBC, Mendonça e João Lira em Caruaru e o encontro do PT em Surubim, em defesa de Marília Arraes. Isso na semana em que o encontro nacional socialista abriu caminho para alianças e Câmara falava em “desafios do futuro” para a legenda.

Ô gado, ô

Segundo Dinca Brandino, o TCE vai abrir a caixa preta da arrecadação na feira do Gado de Tabira, que existe, mas ninguém sabe para onde vai no governo Sebastião Dias. Abriu auditoria também sobre a arrecadação de Feiras e Mercados, com direito a “visita de cortesia” da Inspetoria Regional.

Pode reverter

Afogados da Ingazeira pode ser a última cidade no estado a reverter a decisão do MDA de, com base em dados do IBGE, deixa-la fora do Garantia Safra. A movimentação do prefeito Patriota, junto ao IPA e Movimento Sindical teria feito o Ministério reabrir o sistema para reanálise dos dados que teriam divergências. Tabira e Solidão também estão fora.

Prego batido…

Quem esteve no encontro das oposições ontem em Caruaru tem uma convicção: o bloco terá como candidato o Senador Armando Monteiro. Tem recall da eleição passada, maior número de aliados no interior e é “menos vidraça” que FBC e Cia. Não foram poucos os que passaram essa certeza ao blog.

Frase da semana:

“Dinca fora do governo hoje, tenta ensinar o que é certo. E quando estava dentro, só fazia o errado”.

Flávio Maques, sobre o ex-prefeito

DINTER II premia atuação da Polícia Civil de São José do Egito

A Polícia Civil do Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER 2), realizou importante evento em Sera Talhada para destacar ações que contribuíram para o combate à criminalidade no sertão pernambucano. A Delegacia da 168ª Circunscrição de São José do Egito foi homenageada pela Chefia de Polícia, por ter sido a circunscrição […]

A Polícia Civil do Pernambuco, por meio da Diretoria Integrada do Interior 2 (DINTER 2), realizou importante evento em Sera Talhada para destacar ações que contribuíram para o combate à criminalidade no sertão pernambucano.

A Delegacia da 168ª Circunscrição de São José do Egito foi homenageada pela Chefia de Polícia, por ter sido a circunscrição que cumpriu a maior quantidade de mandados de prisão em 2023 em todo o Sertão Pernambucano.

Os mandados de prisões foram deferidos pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial, em inquéritos policiais, na sua grande maioria, que investigaram tráfico de drogas, associação ao tráfico, homicídios e crimes envolvendo violência doméstica.

“Esta homenagem confirma a abnegação e profissionalismo pertencentes aos policiais que compõem a Delegacia de Polícia de São José do Egito, buscando sempre coibir crimes, amparar a sociedade egipcience e promover alento para vítimas e familiares”, disse o delegado titular de São José do Egito, Paulo Henrique.

O Delegado Regional Alisson Eulâmpio, que também atuou no Alto Pajeú, comemorou a premiação e disse que a iniciativa estimula a atuação da Polícia Civil em toda a região. “Esta homenagem confirma a abnegação e profissionalismo pertencentes aos policiais que compõem a Delegacia de Polícia de São José do Egito, buscando sempre coibir crimes, amparar a sociedade egipciense e promover alento para vítimas e familiares”.

Carnaíba recebe novo ônibus escolar acessível e com ar-condicionado

Nesta segunda-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Carnaíba destacou em suas redes sociais a chegada de um novo ônibus escolar que promete melhorar significativamente o transporte dos estudantes do município. “Hoje, a frota de transporte escolar da cidade de Carnaíba recebeu um importante reforço: um novo ônibus adquirido através do Governo Federal. O veículo, […]

Nesta segunda-feira, 1º de julho, a Prefeitura de Carnaíba destacou em suas redes sociais a chegada de um novo ônibus escolar que promete melhorar significativamente o transporte dos estudantes do município.

“Hoje, a frota de transporte escolar da cidade de Carnaíba recebeu um importante reforço: um novo ônibus adquirido através do Governo Federal. O veículo, que possui 59 lugares, é totalmente acessível para cadeirantes e conta com ar-condicionado, garantindo maior conforto e segurança para os estudantes”, anunciou a prefeitura em sua página oficial.

O novo ônibus será destinado ao transporte dos alunos da zona rural, assegurando que todos os estudantes tenham acesso à educação de forma digna e eficiente. Esta aquisição não apenas reforça a frota municipal, mas também reafirma o compromisso da administração com a educação e a inclusão social.

“Com essa aquisição, a Prefeitura de Carnaíba reafirma seu compromisso com a educação e a inclusão social, proporcionando melhores condições para nossos estudantes”, destacou a prefeitura na postagem.

Arcoverde tem recursos de combate a dengue bloqueados pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23) informando a suspensão de recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS) e do Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS) do município de Arcoverde, administrado pela socialista Madalena Britto, a partir de 1º de setembro. O bloqueio acontece […]

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23) informando a suspensão de recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde (PFVS) e do Piso Variável de Vigilância em Saúde (PVVS) do município de Arcoverde, administrado pela socialista Madalena Britto, a partir de 1º de setembro.

O bloqueio acontece na pasta que é comanda pela filha da prefeita, Andreia Britto.

Os repasses são destinados a ações de vigilância, prevenção e controle de doenças, como dengue, zika e chikungunya.

A alegação para suspender os recursos foi de que a prefeitura não atualizou os sistemas de informação para Agravos de Notificação (Sinan), para Nascidos Vivos (Sinasc) e para Mortalidade (SIM). Um monitoramento feito neste mês teria constatado as irregularidades.

De acordo com a Portaria Nº 2.196, de 22 de agosto de 2019, assinada pelo Secretário-Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, o Fundo Nacional de Saúde efetuará o restabelecimento do repasse dos recursos no mês seguinte a regularização da alimentação dos sistemas de informação referentes às competências que geraram a suspensão.

Os municípios são avaliados mensalmente quanto à alimentação das bases de dados e considera-se situação irregular na alimentação do SINAN, aqueles que não registrarem no período de 8 (oito) semanas epidemiológicas consecutivas dentro do período avaliado e Arcoverde figurou neste caso.

Alem de Arcoverde, outras 11 cidades pernambucanas também ficarão sem os recursos em setembro: Sertânia, Araripina, Belo Jardim, Água Preta, Aliança, Bodocó, Bom Conselho, Cabrobó, Lajedo e Palmares

Essa não é a primeira vez que acontece esse tipo de bloqueio pelo simples fato da falta de informações obrigatórias que devem ser repassadas ao Ministério da Saúde por parte da Prefeitura de Arcoverde. Em maio aconteceu outro bloqueio no mesmo sentido, demonstrando que a falta de gestão vem prejudicando o recebimento dos repasses federais.

Confira a portaria na íntegra no link abaixo

https://www.orzil.org/noticias/portaria-suspende-transferencia-de-recursos-para-municipios-irregulares