Conjunto Habitacional em área de ex-prefeito começa a ter casas demolidas em Carnaíba
Por Nill Júnior
Moradores do Conjunto Habitacional “Carnaíba de Mãos Dadas” estão desesperados com a demolição das casas construídas no governo do então prefeito José Francisco Filho, “Didi”.
A maior parte das famílias estão preocupadas por que são pobres e não tem para onde ir. O conjunto havia sido construído pelo governo com a perspectiva de parceria com a Caixa Econômica liberasse recursos.
Mas, segundo informações ao blog, por deficiências na elaboração do projeto, não houve a liberação dos recursos. Como a área pertence ao ex-prefeito, ele deixou os moradores na área por conta própria. Agora, aparentemente necessitando do terreno para outros fins, iniciou as demolições de alguns imóveis.
Os americanos escolheram o caos A semana foi marcada pela avassaladora vitória do Republicano Donald Trump como 47º presidente americano da história. E não será difícil prever o impacto negativo em relação ao mundo que, esperávamos, evoluísse nas pautas que mais interessam à humanidade, tendo os EUA como epicentro regulador do mundo. Registre-se, em parte pelos […]
A semana foi marcada pela avassaladora vitória do Republicano Donald Trump como 47º presidente americano da história.
E não será difícil prever o impacto negativo em relação ao mundo que, esperávamos, evoluísse nas pautas que mais interessam à humanidade, tendo os EUA como epicentro regulador do mundo.
Registre-se, em parte pelos erros cometidos pelo ciclo democrata de Joe Biden, ignorando os desafios de melhorar os índices econômicos para a classe média americana, além de outros calos que merecem um mea culpa, somados à estratégia do “make America great again” e de uma sociedade extremamente conservadora, protecionista, em parte marcada por preconceitos e cultura machista incompatíveis com a possibilidade de escolha de uma mulher negra, miscigenada, antítese da formação americana, para comandar seus destinos.
Um dos tantos textos analisando a vitória de uma personagem como Donald Trump é assinado por Aldo Fornazieri, da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).
Doutor em Ciência Política pela USP, foi Diretor Acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde é professor. É autor de ‘Liderança e Poder’.
Ele constata que a vitória do Partido Republicano foi avassaladora: levou a presidência, a Câmara e o Senado. A Suprema Corte já era conservadora. Donald Trump terá um amplo domínio político e poderá fazer quase tudo o que quiser. Terá um poder equivalente a monarca absoluto.
Na política interna ver-se-á um aumento da repressão aos imigrantes, um desinvestimento nas políticas ambientais, aumento de investimentos na matriz energética dos combustíveis fósseis, uma desregulamentação das relações econômicas e de trabalho e uma forte adoção do protecionismo no comércio exterior. As políticas conservadoras no plano da moralidade e dos costumes também serão fortalecidas, seja no plano legislativo ou no plano de ações proibitivas.
Acrescento, tudo que Bolsonaro quis implementar no Brasil, mas não o fez por absoluta limitação intelectual e política, Trump terá condições amplas de fazer.
Segue Aldo, no plano internacional crescerão as tensões e conflitos com a China. Trump travará uma guerra comercial e pela liderança tecnológica sem limites com os chineses. As consequências para a economia global são imprevisíveis. Israel terá apoio ainda mais amplo para massacrar e tomar terras de palestinos. A Ucrânia poderá ser abandonada no apoio militar, o eixo das democracias será enfraquecido na América Latina e o das ditaduras se tornará poderoso em todo o mundo. Trump e Putin se aliarão para constituir um compacto cinturão de regimes ditatoriais e autoritários, prevê.
Outro parêntese que registro, pedindo licença ao mestre, o mais curioso é constatar que Trump não deveria sequer concorrer, mostrando a fragilidade institucional americana em comparação até a países como o Brasil. O advento do 6 de janeiro de 2021, quando Trump incitou a invasão do Capitólio, tentando se manter no poder com um golpe de Estado, visando impedir a posse de Joe Biden, foi a gota d’água para que todos os alertas fossem acionados na percepção de que algo estava profundamente errado com a democracia americana e que ela não é nem tão sólida e nem tão inabalável como se pensava. Trump passou por tudo isso ileso, se reelegeu e há dúvidas se cumprirá ou manipulará a legislação para, ao contrário do que prevê a lei, encerrar seu mandato no final de 2028. Emenda instituída em 1951 impede mais de dois mandatos, sejam eles consecutivos ou não.
Agora, retomando a leitura de Aldo Fornazieri, durante a campanha, Trump reiterou que não deveria ter entregue o poder em 2021. Ele havia vencido as eleições de 2016 com uma retórica do ódio, da violência, do machismo, do preconceito e da xenofobia. Venceu usando a mentira como método. Na deste ano, ele usou e reforçou essa retórica da violência verbal, da violência moral e da violência simbólica.
Os estudiosos do nazifascismo, a exemplo de Hannah Arendt, são categóricos em afirmar que o método dos políticos e dos partidos totalitários se resume o uso sistemático da mentira, do estímulo ao ódio e à violência, da desqualificação dos adversários/inimigos como seres inferiores, condenados pela história ou por outra providência qualquer. Nutrem o desprezo às leis, ao Estado de Direito e à Constituição. Trump, em suas duas campanhas eleitorais e em seu mandato, evidenciou essa retórica e esse método.
Trump, com suas caretas e deboches, invoca lembranças de Hitler e Mussoli. Os grupos violentos e supremacistas que o acompanham, com chifres na cabeça e roupas camufladas, invocam a estética dos Camisas Negras fascistas que marcharam sobre Roma. Esses grupos radicais fazem abertamente saudações nazistas ao líder e proclamam “Heil Trump”.
Os grupos totalitários sempre proclamaram a liberdade ilimitada de expressão para conquistar o poder. Já, no poder, suprimiram essa e outras liberdades e direitos. Não por acaso, Elon Musk, que não quer obedecer as leis, as regras e a soberania de nenhum país, é um dos principais escudeiros do presidente eleito.
Pensadores clássicos como Tocqueville, viram a democracia se desenvolver na América como uma manifestação da Providência combinando cristianismo e democracia amalgamados pelo valor da igualdade. Hoje, no entanto, o cristianismo dos evangélicos radicais é antidemocrático. Evangélicos e trumpistas constroem um buraco negro que esparge a escuridão pelo mundo e ameaça engolir a democracia.
Concluo após análise impecável dizendo ser difícil prever o impacto nas democracias no resto do mundo, inclusive no Brasil, com uma esquerda batendo cabeça e agarrada à única liderança popular que a faz resistir hoje, o presidente Lula. Entretanto, não há dúvidas em uma certeza: com a humanidade sob risco iminente, degradação ambiental e política, guerras e tensão internacional plena, um barril de pólvora com extenso pavio prestes a explodir, a população americana tomou sua decisão: elegeu o fósforo…
Impunidade?
Ontem, o blog questionou que, mesmo após as imagens que viralizaram dos maus tratos a cães em plena campanha de vacinação essa semana em Serra Talhada, nenhum agressor torturador de cães foi preso ou chamado a depor. Danny Epaminondas, da ONG Amigos Quatro Patas, diz que o Delegado Alexandre Barros vai intimar a todos.
Trapalhada
Falando em animais, a ação dos Bombeiros com estratégia de atirar um jato de água no gato que ficou no alto de um pinheiro em Triunfo foi muito criticada. “Ação desastrada”, “mataram o gato”, “era melhor ter deixado ele lá” foram algumas das interações de internautas. Na queda, o animal sofreu várias fraturas e morreu.
Cobertura
Por ser emissora homenageada na abertura do Fala Norte Nordeste, a Rádio Pajeú fará toda a sua programação direto do Recife ExpoCenter no dia 27 de novembro. É a primeira vez na história que uma emissora de cidade com menos de 50 mil habitantes é representada na presidência da ASSERPE. A Pajeú é a primeira emissora do Sertão Pernambucano.
Vai?
Lula vai ou não para a posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos? Segundo o jornalista Romoaldo de Souza, falando à Rádio Jornal, ele vai, se depender do conselho do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Se mexendo
Não precisa ser especialista em política para perceber que o vice em Afogados, Daniel Valadares, vai buscar cada vez mais protagonismo midiático de olho em 2028. Do encontro importante com Fernando Dueire à corrida de 12 quilômetros, “cada mergulho é um flashe”.
Protagonista
A se observar a movimentação na transição, a primeira dama eleita de São José do Egito e ex-vice prefeita de Afogados, Lúcia Lima, vai exercer papel na linha de frente na gestão do marido, Fredson Brito, com ou sem secretaria.
“Vendo”
Respondendo a uma brincadeira desse jornalista no LW Cast, o prefeito de Arcoverde, Wellington Maciel, disse que deixará a vida pública sem mágoas e que se tem desafetos, não parte dele. Disse que, como lojista e empresário, se necessário abre crediário, divide no cartão e vende fiado sem problemas a Madalena Britto, Siqueirinha, Célia Galindo e Israel Rubis.
Falando em LW
Após o Podcast, alguns arcoverdenses reforçaram a necessidade de atenção rigorosa com a limpeza urbana na cidade, que estaria relaxada há dois meses do fim da gestão. Até o jornalista Magno Martins, que divide sua agenda na cidade, atentou para o problema.
Prefeitos em Gravatá
Dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Canariu’s, em Gravatá, prefeitos eleitos e reeleitos debatem o futuro das cidades em seminário da Amupe. Pelo nível do encontro, prefeito que levar falta começa com o pé esquerdo e gera desconfiança sobre gestão administrativa e fiscal responsável.
Sem ” grande encontro”
João Campos e Raquel Lyra não se encontrarão em Gravatá. Raquel palestra na terça sobre “O Governo do Estado e o Fortalecimento dos Municípios”. Já João Campos está em Nova York. Participará de um curso sobre segurança pública na Universidade de Columbia. “Ao lado de 30 lideranças de todo o Brasil, vamos trocar experiências e aprender com especialistas dos EUA e de outros países”.
Pra emoldurar
Muito emocionado em ouvir o reconhecimento ao jornalismo que desempenhamos nesse pedaço do estado pelo jornalista querido Francisco José. Para ele, falando em sua palestra em Afogados, o papel que o blog e nosso trabalho nas emissoras que ocupo “faz a diferença e cumpre o papel do bom jornalismo”.
Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do Sr. Gastão Cerquinha, pai do amigo Magno Martins. O centenário Gastão, ex-vereador e ex-vice-prefeito da sua querida Afogados da Ingazeira, atravessou um século de vida, cumprindo na terra tudo aquilo que lhe foi determinado, sendo um exemplo de pai, de homem público e um fiel servo […]
Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento do Sr. Gastão Cerquinha, pai do amigo Magno Martins. O centenário Gastão, ex-vereador e ex-vice-prefeito da sua querida Afogados da Ingazeira, atravessou um século de vida, cumprindo na terra tudo aquilo que lhe foi determinado, sendo um exemplo de pai, de homem público e um fiel servo dos princípios cristãos.
Que Deus o acolha entre os seus e conforte o coração dos familiares e amigos.
Sávio Torres – Prefeito de Tuparetama
Eu e minha família nos solidarizamos com o ex-vereador e secretário de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Augusto Martins e a toda a sua família, pelo falecimento de seu pai, seu Gastão Cerquinha.
Seu Gastão foi um homem íntegro, honesto e família.
Foi vice-prefeito e vereador e como homem público deixou um legado sem retoques.
Desejo que Deus, nosso pai, conforte os corações dos familiares e amigos. E que receba Seu Gastão na glória eterna.
José Edson Ferreira – Zé Negão
Lamento profundamente o falecimento do pai do amigo Magno Martins, o sr. Gastão Cerquinha, ocorrido nesta terça-feira.
Gastão Cerquinha construiu uma história virtuosa nos seus mais de cem anos de vida, tendo sido vereador e vice-prefeito de Afogados da Ingazeira.
Externo aos familiares e amigos a minha solidariedade e os mais sinceros sentimentos de pesar.
Por André Luis A presidente da CDL Afogados da Ingazeira e NDL Carnaíba, Ilma Valério, esteve em uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde apresentou demandas e solicitou apoio para o município de Carnaíba. A reunião contou com a presença do Secretário Executivo da Casa Civil, Rubens Júnior, e do Gerente […]
A presidente da CDL Afogados da Ingazeira e NDL Carnaíba, Ilma Valério, esteve em uma reunião no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, onde apresentou demandas e solicitou apoio para o município de Carnaíba. A reunião contou com a presença do Secretário Executivo da Casa Civil, Rubens Júnior, e do Gerente de Articulação Regional, Mário Viana.
Durante o encontro, Ilma Valério teve a oportunidade de visitar a Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), onde se reuniu com o Secretário Fabrício Marques. Nessa conversa, a presidente da CDL expôs as necessidades do município e buscou apoio para a realização da ExpoCarnaiba, evento de grande importância para a cidade.
Além disso, Ilma Valério também se encontrou com o presidente da ADEPE (Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco), André Teixeira, com o objetivo de estabelecer parcerias e buscar apoio para projetos e iniciativas que visam o desenvolvimento econômico e social de Carnaíba.
A visita ao Palácio do Campo das Princesas foi considerada muito produtiva pela presidente da CDL, que ressaltou seu compromisso em buscar o melhor para os carnaibanos. Ilma Valério demonstrou entusiasmo em relação às possibilidades de parcerias e apoio que podem beneficiar a cidade e contribuir para o crescimento local.
Na véspera da sua posse oficial, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, se reuniu neste domingo (20) novamente com a sua equipe para adiantar a transição do Planejamento, ministério que comandava até então, para a nova pasta. As informações são da TV Globo. É o segundo dia consecutivo de reuniões após o seu nome ser […]
Na véspera da sua posse oficial, o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, se reuniu neste domingo (20) novamente com a sua equipe para adiantar a transição do Planejamento, ministério que comandava até então, para a nova pasta. As informações são da TV Globo.
É o segundo dia consecutivo de reuniões após o seu nome ser anunciado na sexta-feira (18) pelo Palácio do Planalto, em substituição a Joaquim Levy.
Em uma entrevista coletiva depois do anúncio, Barbosa disse que o maior desafio da economia brasileira é o fiscal (as contas do governo). Ele explicou que o foco de sua gestão será interromper o ciclo de queda da atividade econômica do país, além de promover a estabilidade e, depois, a “recuperação” dos investimentos no país.
Barbosa ressaltou na ocasião que o governo tem “compromisso” com “a estabilidade e o reequilíbrio fiscal. E disse que vai trabalhar para “melhorar o ambiente de negócios” e, assim, acelerar a retomada do crescimento econômico. “O compromisso com a estabilidade fiscal se mantém o mesmo”, afirmou.
“Se cada um fizer a sua parte, e nós do governo estamos fazendo a nossa parte, vamos conseguir superar os desafios muito mais rapidamente do que as pessoas esperam”, acrescentou.
Com a ida de Barbosa para a Fazenda, ocorrerá uma segunda troca no primeiro escalão. O atual ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão, assumirá o Ministério do Planejamento. (G1)
A Prefeita Nicinha Melo anunciou nas redes sociais sua equipe de governo. O anúncio era bastante aguardado e põe fim a um período de muitas especulações. O ex-prefeito Dinca Brandino, esposo de Nicinha, como esperado não aparece com função institucional na gestão, contribuindo ao lado da gestora. Veja como ficou: Dois nomes estão dentre a […]
A Prefeita Nicinha Melo anunciou nas redes sociais sua equipe de governo. O anúncio era bastante aguardado e põe fim a um período de muitas especulações.
O ex-prefeito Dinca Brandino, esposo de Nicinha, como esperado não aparece com função institucional na gestão, contribuindo ao lado da gestora. Veja como ficou:
Dois nomes estão dentre a chamada cota da ex-presidente da Câmara, Nelly Sampaio e de Rosalvo Sampaio. Na Secretaria de Relações Institucionais Tadeu Sampaio Brito e para Planejamento, o próprio Rosalvo Sampaio, Mano.
Para Cultura, Esportes e Turismo o empresário Wilton Confecções. Outro nome de confiança dos Brandino, Rui Acioly fica na Tesouraria. Para Juventude e Meio Ambiente, Geicon Gef Brito. Como esperado, Joel Mariano fica na Agricultura.
O Coordenador do Controle Interno é Givanildo Ramos. A jornalista Rafaella Gomes fica na Comunicação. Como Secretária de Gabinete Edivanilda Barros de Melo. Na Procuradora Municipal Dra. Rayane Cipriano.
Nas áreas essenciais, Lyedja Barros (Educação), Genedy Brito (Saúde), Maria de Lourdes Leite de Sousa (Assistência Social) e José Batista Oliveira (Obras e Urbanismo). A Secretária de Administração será Catarina Arthemens. Na Fazenda, um dos principais aliados de Dinca, Gleison Rodrigues.
Você precisa fazer login para comentar.