Notícias

Comunidade indígena da foz do Pajeú visita pela primeira vez nascente, em Brejinho

Por Nill Júnior

Brejinho é a Terra Mãe do Rio Pajeú, porém, o Rio precisa de uma revitalização.

Dentro dessa perspectiva o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú (COBH Pajeú) que é presidido por Ita Porto vem desenvolvendo uma série de ações com o objetivo de revitalizar a nascente do Rio Pajeú.

No município,  no Alto Pajeú,  foi realizada mais uma visita técnica do Comitê em companhia do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGP) e da liderança indígena, Cacica Cícera Pankará, do município de Itacuruba (PE).

Na ocasião foram expostas algumas ações que serão implementadas já em janeiro de 2024, são projetos que buscam trazer vida para a Nascente desse importante Rio pernambucano.

A Prefeitura Municipal de Brejinho tem dado apoio às iniciativas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú, sendo uma importante parceira nessa empreitada.

Foi a primeira vez que a comunidade indígena dos Pankarás,  que fica na foz, visitou a nascente do Rio Pajeúve visitaram os guardiões do território. O prefeito Gilson Bento acompanhou a atividade.

Outras Notícias

Governo troca comando da EPTI após denúncias de irregularidades

Pressionada por pedido de impeachment e suspeitas de irregularidades envolvendo empresa familiar, gestão Raquel Lyra nomeia novo presidente para órgão de transporte. O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21) oficializou uma mudança estratégica e urgente na cúpula do transporte intermunicipal de Pernambuco. O advogado Yuri Coriolano assume a presidência da Empresa Pernambucana de Transporte […]

Pressionada por pedido de impeachment e suspeitas de irregularidades envolvendo empresa familiar, gestão Raquel Lyra nomeia novo presidente para órgão de transporte.

O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21) oficializou uma mudança estratégica e urgente na cúpula do transporte intermunicipal de Pernambuco. O advogado Yuri Coriolano assume a presidência da Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI), substituindo Antônio Carlos Reinaux, que entregou o cargo “a pedido”.

A movimentação ocorre em um cenário de forte desgaste político para a governadora Raquel Lyra. A gestão enfrenta denúncias graves de irregularidades que teriam beneficiado a empresa Logo Caruaruense, pertencente ao pai da governadora. O escândalo ganhou contornos institucionais críticos após o deputado Romero Albuquerque protocolar um pedido de impeachment contra a chefe do Executivo estadual.

Perfil técnico na Casa Civil Yuri Coriolano, que ocupava a Secretaria Executiva de Coordenação Estratégica da Casa Civil desde outubro de 2023, chega à EPTI com um currículo sólido na administração pública. Bacharel em Direito e pós-graduado em Direito Administrativo pela UFPE e em Direito Eleitoral pela ESA/OAB-PE, Coriolano já atuou como diretor-geral de Assuntos Jurídicos da Secretaria de Saúde.

Tabira registra recorde de exames no laboratório municipal

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Tabira registrou, no mês de julho de 2025, um total de 9.026 exames realizados, número considerado recorde pela Secretaria Municipal de Saúde. A média diária foi de 291 exames, evidenciando a demanda contínua dos serviços laboratoriais ofertados pela rede pública. Com funcionamento 24 horas, o laboratório também atende […]

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Tabira registrou, no mês de julho de 2025, um total de 9.026 exames realizados, número considerado recorde pela Secretaria Municipal de Saúde.

A média diária foi de 291 exames, evidenciando a demanda contínua dos serviços laboratoriais ofertados pela rede pública.

Com funcionamento 24 horas, o laboratório também atende aos casos encaminhados pelo Hospital Dr. Luiz José da Silva Neto, incluindo atendimentos de urgência e emergência.

Dentre os exames realizados estão hemograma completo, glicemia, colesterol total e frações, triglicerídeos, ureia, creatinina, TGO e TGP, ácido úrico, Gama GT, fosfatase alcalina, enzimas cardíacas (Troponina e CK-MB), BHCG, VDRL, PCR, ASO, fator reumatoide, sumário de urina, parasitológico de fezes e diversos testes rápidos para COVID-19, HIV, sífilis e HCV.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Zeza Almeida, os avanços são resultado de um esforço conjunto da equipe.

“Temos trabalhado para otimizar os serviços, ampliar a infraestrutura e oferecer mais recursos técnicos e humanos, garantindo que a população tenha acesso a um atendimento cada vez mais ágil, preciso e de qualidade”, afirmou.

Prefeito de Petrolina deixa a UTI após cirurgia

O prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na manhã deste domingo no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A notícia foi divulgada por Daniel Campos, secretário de comunicação da prefeitura, em seu blog, com informações passadas pela primeira-dama Andréa Lossio. Lossio sofreu um Acidente Vascular Cerebral e começou […]

20140701195558245598e

O prefeito de Petrolina, Júlio Lossio, deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na manhã deste domingo no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A notícia foi divulgada por Daniel Campos, secretário de comunicação da prefeitura, em seu blog, com informações passadas pela primeira-dama Andréa Lossio.

Lossio sofreu um Acidente Vascular Cerebral e começou o tratamento em Petrolina no dia 23 de junho. Ele está internado em São Paulo desde o dia 26 e foi submetido a uma cirurgia na última quinta. Neste domingo, saiu da UTI e foi transferido para um apartamento. Com informações do Afogados Online.

Julgada regular com ressalvas auditoria da Prefeitura de Salgueiro

Tribunal de Contas analisou contratação de serviços por dispensa de licitação em 2021 e aplicou multa ao prefeito Marcones Libório e ao secretário de Serviços Públicos, Macbanai Souza.  Por Juliana Lima  A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou regular com ressalvas o processo de auditoria especial da Prefeitura de Salgueiro referente ao […]

Tribunal de Contas analisou contratação de serviços por dispensa de licitação em 2021 e aplicou multa ao prefeito Marcones Libório e ao secretário de Serviços Públicos, Macbanai Souza. 

Por Juliana Lima 

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas de Pernambuco julgou regular com ressalvas o processo de auditoria especial da Prefeitura de Salgueiro referente ao exercício de 2021, com relação às contas do secretário municipal de Serviços Públicos, Macbanai Souza Oliveira Passos, e ao prefeito Marcones Libório de Sá.

O tribunal analisou os autos do Processo TCE-PE Nº 21100546-0, que apontavam contratação emergencial de serviços por dispensa de licitação, com preço acima do preço de mercado, e falhas no procedimento para dispensa de licitação referente à limpeza pública e operação do aterro sanitário sem motivação objetiva no respectivo período. 

Conforme o Acórdão Nº 1052 / 2022, ficou compreendido que houve saneamento parcial referente à contratação emergencial de serviços e que foram apontadas falhas no achado referente à dispensa de licitação referente à limpeza pública e operação do aterro sanitário da cidade. 

Foram aplicadas multas no valor de R$ 4.591,50 ao secretário de Serviços Públicos, Macbanai Souza Oliveira Passos, e ao prefeito Marcones Libório de Sá.

O relator do processo e presidente da sessão foi do conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. Acompanharam o voto do relator os conselheiros Teresa Duere e Carlos Neves. 

Hospitais Regionais ampliam leitos de UTI

Ruy de Barros e Emília Câmara ampliam leitos para tentar conter aumento de casos A partir das 7h deste sábado (27), os Hospitais Regionais Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, vão ampliar seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados exclusivamente para COVID-19. Com as […]

Ruy de Barros e Emília Câmara ampliam leitos para tentar conter aumento de casos

A partir das 7h deste sábado (27), os Hospitais Regionais Emília Câmara (HREC), em Afogados da Ingazeira, e Ruy de Barros Correia (HRRBC), em Arcoverde, vão ampliar seus leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), voltados exclusivamente para COVID-19.

Com as mudanças, o HREC vai passar a ofertar 30 leitos de UTI, além de 10 leitos de enfermaria. Já o HRRBC, passa a contar com 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria, todos exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A novidade chega em forma de alívio para a região, que, nos últimos dias, chegou a apresentar 100% da ocupação de UTI na maioria dos seus serviços de saúde.

Desde o início da pandemia, os Hospitais Regionais atuam com grande importância para a população, oferecendo total suporte para os seus pacientes e contando com uma equipe capacitada para melhor ofertar os serviços.

O HREC e HRRBC estão sob a gestão da Organização Social de Saúde (OSS) Hospital do Tricentenário, que ainda gerencia outras unidades de saúde do Estado.