Notícias

Complexo Hospitalar da UPE receberá o nome de Professor Dr. Ênio Lustosa Cantarelli

Por Nill Júnior

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB) é autor do Projeto de Lei que denomina o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco Professor Dr. Ênio Lustosa Cantarelli.

A proposta foi apresentada e deverá ser discutida em Plenário na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O médico cardiologista, Dr. Ênio Lustosa Cantarelli, falecido na última sexta-feira (1º), aos 74 anos, nasceu em Belém de São Francisco, no Sertão pernambucano, e se destacou por grandes trabalhos na área de saúde, como o Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), vinculado à Universidade de Pernambuco (UPE), e foi o fundador Unicordis.

Com uma extensa atuação no setor de saúde, foi professor emérito da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), foi diretor do Hospital Oswaldo Cruz, conselheiro do Cremepe e presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sua especialidade. Foi eleito, ainda, membro da Academia Pernambucana de Medicina em 2013, em reconhecimento de sua trajetória na área médica.

“Dr. Ênio Lustosa Cantarelli foi um dos médicos mais comprometidos com a saúde pública de Pernambuco. Essa homenagem que estamos enviando é a forma mais singular para perpetuar a imagem da pessoa dedicada e profissional extremamente competente, que marcou a sua vida pelo trabalho e na luta incessante de fazer o bem, servindo à coletividade de forma obstinada”,  destacou o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), autor da proposta. 

“Foi com esse pensamento, que discutimos a proposição com professor Pedro Falcão, reitor da UPE, e ao diretor do Procape, Dr. Ricardo de Carvalho Lima, recebendo todo o suporte das instituições na construção do projeto”, contou o parlamentar. “Com isso, levaremos o debate para Alepe, onde contamos com o apoio de todos os parlamentares da Casa”, afirmou.

Outras Notícias

Prefeito de Buíque defende nomeações em fim de gestão. “Cumprimos decisão judicial e TAC com MP”

O  prefeito de Buíque Jonas Camelo (PSD) enviou nota ao blog com sua versão sobre as nomeações de 352 servidores às vésperas de deixar o cargo, que gerou grande repercussão na imprensa. Jonas esclareceu que nomeou médicos e enfermeiros cumprindo decisão judicial oriunda do processo 1894-2016.0360, e também de TAC termo de ajuste de conduta, […]

img_9469O  prefeito de Buíque Jonas Camelo (PSD) enviou nota ao blog com sua versão sobre as nomeações de 352 servidores às vésperas de deixar o cargo, que gerou grande repercussão na imprensa.

Jonas esclareceu que nomeou médicos e enfermeiros cumprindo decisão judicial oriunda do processo 1894-2016.0360, e também de TAC termo de ajuste de conduta, celebrado com o Ministério Público, cujas nomeações foram de imediato requisitadas através do oficio 908/2016, do MP de 30 de novembro.

Ele argumentou que as decisões tem por base o resultado do concurso público foi homologado em 01 de julho de 2016, “o que desconstitui as açodadas alegações do prefeito eleito, Arquimedes Valença, que são fruto de sua interpretação ingênua, esdrúxula e bisonha dos fatos”.

“As nomeações são plenamente legais, até porque, o percentual da Receita Corrente Liquida, com despesa total com pessoal sequer está no limite prudencial, cujo percentual é de 46,45%, dentro, pois, do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal,  que, entretanto, não padece de vicio algum, como alegam os aliados do prefeito eleito, cujas gestões foram diretamente responsáveis pelo caos administrativo deixados na gestão do Município de Buíque”, diz.

Acrescenta que a notificação pessoal do prefeito era  desnecessária em face de já haver sido notificado pelo Diário Oficial e assim evitou-se um ato eleitoreiro, em que aliados do prefeito eleito tentaram tirar proveito politico ao acompanhar um representante do TCE para notificar o prefeito Jonas Camelo.

“Ressalte-se que as nomeações tiveram inicio em 30 de novembro de 2016, cumprindo determinação judicial e requisição do Ministério Público e deu-se apenas continuidade em relação aos demais aprovados no mencionado concurso público, cujas nomeações não causarão impacto negativo na folha de pagamento, cujo percentual está dentro do permissivo legal amparado na Lei de Responsabilidade Fiscal”.

E conclui: “As nomeações constituem ato jurídico perfeito e acabado e obedeceram ao ordenamento jurídico e não podem ser consideradas ilegais em nenhuma de suas formas e tanto é assim, que o Poder Judiciário e o Ministério Público, respectivamente, determinaram as nomeações de médicos e enfermeiros, que foram aprovados no mesmo concurso público e assim, não há falar em ilegalidade alegada fruto de fértil imaginação do futuro gestor. No mais, constitui mera falácia eleitoreira de um ex-gestor que sequer soube administrar o Município de Buíque nas três oportunidades em que foi prefeito”.

Serra: Silvio Costa Filho anuncia apoio a Márcia Conrado

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará pessoalmente em Serra Talhada no próximo sábado (16), para oficializar o apoio do partido Republicanos à reeleição da atual prefeita Márcia Conrado. O anúncio ocorrerá em um ato público marcado para 12h30, na Concha Acústica. O gesto do Republicanos representa uma aliança estratégica para fortalecer […]

O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, estará pessoalmente em Serra Talhada no próximo sábado (16), para oficializar o apoio do partido Republicanos à reeleição da atual prefeita Márcia Conrado. O anúncio ocorrerá em um ato público marcado para 12h30, na Concha Acústica.

O gesto do Republicanos representa uma aliança estratégica para fortalecer a candidatura de Márcia Conrado e reafirma o comprometimento do partido com os ideais e a gestão da atual prefeita. O engajamento de Silvio Costa Filho evidencia a dedicação do Republicanos em torno da candidatura de Márcia Conrado. E amplia à base partidária de apoio à atual gestão. 

“Essa é mais uma aliança em favor de Serra Talhada, unindo aqueles que querem se engajar neste projeto porque entendem que ele tem mudado para melhor a vida do povo de nossa cidade”, afirmou Márcia Conrado. 

Recentemente, oito vereadores que divergiram da posição do Progressista reafirmaram apoio à prefeita, mantendo-se na bancada de situação. 

“Fico muito feliz com esse mais esse movimento de apoio capitaneado pelo ministro Silvio Costa, que tem realizado grande trabalho em favor do Brasil e de Pernambuco, e sabe que aqui em Serra nós também nos pautamos por uma gestão comprometida em resolver as demandas da população e da cidade”, completou. 

Além do ministro, o evento que vai celebrar o apoio do Republucanos à reeleição de Márcia contará com a participação de lideranças partidárias, comunitárias e apoiadores.

Oposição escuta demandas do prefeito Miguel Coelho

Durante agenda do Pernambuco de Verdade a Petrolina, os deputados da Bancada de Oposição fizeram visita ao prefeito do município, Miguel Coelho, com quem conversaram sobre os problemas enfrentados pela população da cidade. O prefeito fez um breve relato sobre os desafios enfrentados à frente da administração municipal, apresentou projeto em execução no município e […]

Durante agenda do Pernambuco de Verdade a Petrolina, os deputados da Bancada de Oposição fizeram visita ao prefeito do município, Miguel Coelho, com quem conversaram sobre os problemas enfrentados pela população da cidade.

O prefeito fez um breve relato sobre os desafios enfrentados à frente da administração municipal, apresentou projeto em execução no município e destacou algumas demanda, principalmente nas áreas de segurança, saúde e educação.

Em relação à segurança pública, o Miguel Coelho relatou a necessidade do Batalhão Integrado e Especializado de Policiamento (Biesp), além de um helicóptero que teria sido prometido pelo Governo do Estado para ajudar no combate à violência e ao tráfico na região.  Segundo a deputada Priscila Krause, apesar de constar no Plano de Segurança do Governo do Estado, anunciado em abril, até hoje segundo o Portal da Transparência nenhum helicóptero foi adquirido pelo Governo. Já na educação, o prefeito lembrou a escola técnica prometida para o município, que já conta com terreno doado pela prefeitura, mas que ainda não teve a obra iniciada.

A área mais dramática, segundo os relatos ouvidos pelos parlamentares oposicionistas, foi a saúde. A prefeitura aguarda a regularização de um débito da ordem de R$ 5 milhões do Estado com o município, de ações como o Samu entre outros programas. Miguel Coelho também lamentou a situação do Hospital Dom Malan, que hoje trabalha com uma demanda um vez e meia maior que sua capacidade de atendimento, além de um atraso nos repasses do equipamentos para instalação do Hospital do Câncer de Petrolina. Os recursos, viabilizados via emendas parlamentares da bancada federal, foram repassados para a Secretaria de Saúde que até agora não autorizou o repasse dos equipamentos para a unidade.

Ao final do encontro, os parlamentares oposicionistas se comprometeram a atuar na Assembleia Legislativa na defesa dos interesses do município. “Vamos cobrar a regularização das pendências do Estado com a Prefeitura nas áreas de saúde, educação e segurança”, afirmou o deputado Silvio Costa Filho (PRB), líder da bancada.

Fernando Monteiro reforça seu apoio a Luciano Duque

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE)  avalia que a polêmica envolvendo o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, que neste sábado (17), impedido pela Polícia Militar de ir ao encontro de Márcia Conrado, sua candidata na disputa pela prefeitura da cidade sertaneja, foi fruto da aproximação das acirradas eleições municipais. “Quem conhece Luciano Duque sabe […]

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE)  avalia que a polêmica envolvendo o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, que neste sábado (17), impedido pela Polícia Militar de ir ao encontro de Márcia Conrado, sua candidata na disputa pela prefeitura da cidade sertaneja, foi fruto da aproximação das acirradas eleições municipais.

“Quem conhece Luciano Duque sabe de seu senso de justiça e de sua cordialidade e respeito com todos. O prefeito foi claro ao dizer que discorda de ter sido impedido de ir ao encontro de sua candidata. Vamos viver a democracia que tanto prezamos e sigamos em paz. Luciano Duque cumpre as regras, as leis, respeita o próximo, e o respeito por isto”, afirmou o deputado, que reforçou: “seu grupo é meu grupo. Conte comigo”.

Mais de 40 mil doses de vacinas da Astrazeneca chegam a Pernambuco

Imunizantes deverão ser utilizados para aplicação da segunda dose em trabalhadores da indústria Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, da Astrazeneca/Fiocruz, chegou a Pernambuco na tarde desta sexta-feira (24.09). As 43.250 doses deverão ser utilizadas, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores industriais. Os lotes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do […]

Imunizantes deverão ser utilizados para aplicação da segunda dose em trabalhadores da indústria

Uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, da Astrazeneca/Fiocruz, chegou a Pernambuco na tarde desta sexta-feira (24.09). As 43.250 doses deverão ser utilizadas, exclusivamente, para a aplicação da segunda dose em trabalhadores industriais.

Os lotes foram desembarcados no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 16h50, e encaminhados à sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e separação por município.

Os imunizantes deverão ser enviados às Gerências Regionais de Saúde (Geres) ainda na madrugada deste sábado (25.09), para reforçar a campanha de mobilização pela aplicação da segunda dose nos municípios pernambucanos, chamada de Dia D.

Desde o início da campanha, em janeiro deste ano, Pernambuco já recebeu 12.303.250 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.360.020 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 4.481.720 da Coronavac/Butantan, 3.287.700 da Pfizer/BioNTech e 173.810 da Janssen.