Notícias

Complexo de Itaquitinga pode se transformar em penitenciária federal

Por André Luis
Complexo Integrado de Ressocialização de Itaquitinga
Foto: Jedson Nobre/Arquivo Folha de Pernambuco

Tratativas estão sendo feitas entre o Governo do Estado e o Ministério da Justiça, que manifestou interesse.

Da Folha PE

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (25), que trata com o Ministério da Justiça e Segurança Pública sobre a possibilidade de federalizar as Unidades de Regime Fechado (URF) do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado. O complexo penitenciário, que terá cinco unidades, está com a primeira etapa pronta e deve ser ocupada por detentos nos próximos 30 dias.

Pela manhã, o governador Paulo Câmara se reuniu, em Brasília, com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim. “O Ministério da Justiça tem interesse [na federalização], e as equipes técnicas vão estudar o assunto”, declarou o governador.

Ainda conforme o Governo do Estado, em dezembro do ano passado, técnicos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco receberam o corpo técnico do ministério em vistoria no empreendimento como parte dos estudos de viabilidade. Os profissionais teriam identificado que as edificações estão em bom avanço físico para atender aos requisitos de uma possível federalização.

No último dia 8, a Unidade I do CIR foi entregue pelo Governo do Estado. Na ocasião, também foi assinada a ordem de serviço para o início das obras da Unidade II, que, assim como a primeira, custará cerca de R$ 10 milhões.

O complexo penitenciário está saindo do papel após um período de quase cinco anos com obras paralisadas. Inicialmente, o CIR seria erguido por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que enfrentou entraves judiciais e levou o Estado a decretar a caducidade do contrato em 2016. A construção foi retomada em 2017.

Todo o complexo prisional contará com cerca de 3,2 mil vagas. Um grupo de 200 reeducandos será o primeiro a ocupar o lugar, número que crescerá gradativamente após a composição de equipagem e pessoal. Os detentos serão transferidos, preferencialmente, do Complexo do Curado, no Recife, e da Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá. Atualmente, ambas estão superlotadas.

Caso Itaquitinga se confirme como um complexo que passará para as mãos do Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), será a primeira unidade carcerária federal em Pernambuco. Atualmente, o Nordeste só conta com uma penitenciária federal, em Mossoró (RN).

No Brasil, há outras três em funcionamento: Catanduvas, no Paraná (desde junho de 2006); Campo Grande, em Mato Grosso do Sul (desde dezembro de 2006); e Porto Velho, em Rondônia (desde junho de 2009). Uma penitenciária está em construção em Brasília e outra teve a implantação anunciada, no ano passado, em Charqueadas, no Rio Grande do Sul.

Outras Notícias

No Ano da Agricultura Familiar Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde completa oito anos

Colaborou Juliana Lima Fundada em 2006, com incentivo do Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STR) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde está completando oito anos de resistência e respeito à natureza. No último dia 03 de julho, a coordenação da […]

unnamed

Colaborou Juliana Lima

Fundada em 2006, com incentivo do Centro de Educação Comunitária Rural (CECOR), Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STR) e Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR), a Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde está completando oito anos de resistência e respeito à natureza.

No último dia 03 de julho, a coordenação da feira reuniu-se na sede do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) com representantes do Cecor, STR, movimento de mulheres e agricultoras/es agroecológicas/os onde foram definidos os últimos encaminhamentos para a festa de aniversário, que acontece no 21 de julho, dentro da programação da Semana do Agricultor/a Rural.

Para a coordenadora da feira, Maria de Lourdes Alves, esse é o momento de conscientizar a população sobre a importância da agroecologia e incentivar novos agricultores e agricultoras a comercializarem no espaço. “São oito anos de luta aqui toda segunda-feira bem cedinho, onde cada um/a trás o resultado do seu trabalho. Produtos saudáveis, sem veneno, mais saborosos. Tomara que outras pessoas tragam seus produtos para vender aqui também”, disse.

A Feira Agroecológica de Santa Cruz da Baixa Verde acontece toda segunda-feira, a partir das 06h e a comercialização funciona como uma alternativa para aumentar a renda das famílias que praticam uma agricultura baseada nos princípios agroecológicos, além de garantir alimentação de qualidade para consumidores e consumidoras do município.

Temer vai passar o domingo tentando votos pró Reforma da Previdência

Ao menos 220 deputados votarão contra a proposta de reforma da Previdência, segundo enquete feita pela Folha entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. O texto, que estabelece idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para aposentadoria, além de mudar a fórmula de cálculo do benefício, tem apoio total de apenas […]

Congresso Nacional.

Ao menos 220 deputados votarão contra a proposta de reforma da Previdência, segundo enquete feita pela Folha entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro.

O texto, que estabelece idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres) para aposentadoria, além de mudar a fórmula de cálculo do benefício, tem apoio total de apenas 46 deputados —o governo precisa de 308, em dois turnos de votação, para que a proposta seja aprovada, por tratar-se de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

Onze deputados se disseram favoráveis parcialmente à proposta, 51 estão indecisos e 16 disseram que vão seguir a orientação do partido. Outros 125 não quiseram responder a enquete. A reportagem não conseguir localizar 43 parlamentares.

Diante do cenário desfavorável, Temer deve passar o domingo reunido com presidentes e lideranças partidárias na tentativa de angariar apoio à reforma, uma das principais bandeiras de sua gestão.

A intenção de colocá-la para votação já nesta quarta (6), contudo, foi abandonada. Uma nova data será marcada apenas se o quadro de votação virar. O governo corre, contudo, para que a PEC vá a votação ainda neste ano, uma vez que 2018 é ano de disputa eleitoral, e deputados temem o impacto eleitoral de posicionarem-se à favor do projeto.

Segunda-feira foi de chuva nos municípios do Pajeú

A semana começou com boa chuva na maioria dos municípios da região do Pajeú. Choveu 9,5mm em Afogados da Ingazeira. Choveu também em Tabira, Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Carnaíba e Irajaí. A segunda feira registrou chuva durante o dia e a noite.

chuva-no-sertao1A semana começou com boa chuva na maioria dos municípios da região do Pajeú. Choveu 9,5mm em Afogados da Ingazeira. Choveu também em Tabira, Solidão, Iguaracy, Ingazeira, Quixaba, Carnaíba e Irajaí. A segunda feira registrou chuva durante o dia e a noite.

Caso Alcymar Monteiro: advogada diz que carro do cantor não foi furtado

Após ser divulgado que o cantor Alcymar Monteiro teve o veículo furtado na noite desse domingo (20) em Patos, na Paraíba, o Jornal do Commercio divulga que conversou com uma das advogadas da esposa do cantor (não quis ter o nome revelado) nesta terça-feira (22). Ela informou que o veículo não foi furtado, mas que pertence a sua cliente. […]

Após ser divulgado que o cantor Alcymar Monteiro teve o veículo furtado na noite desse domingo (20) em Patos, na Paraíba, o Jornal do Commercio divulga que conversou com uma das advogadas da esposa do cantor (não quis ter o nome revelado) nesta terça-feira (22). Ela informou que o veículo não foi furtado, mas que pertence a sua cliente.

O caso ocorreu após uma discussão familiar. O cantor saiu com o carro, que, segundo a advogada, é de propriedade da esposa, sem avisar. Ao saber do roteiro do esposo, que estava hospedado em um hotel após um show na cidade de Catingueira, a mulher foi ao local e, com as chaves e documentos em mãos, retirou o veículo do local.

De acordo com a advogada, a mulher não quer se expor e está “muito abalada”. “Comparecemos à Delegacia de Patos nesta terça e foi tudo esclarecido na forma da lei”, informou por meio de nota. Por telefone, a advogada declarou que “a queixa prestada no domingo foi retirada, mas vamos continuar com o processo”.

Prefeitura de Tabira diz que quer entregar hospital a OS

Ascom É fato e notório que a verba que a Prefeitura de Tabira recebe para gerir a Saúde do município não tem sido suficiente e, para garantir o atendimento que a gestão vem garantindo ao longo desses anos, o governo tem colocado uma contrapartida muito alta. Os números foram apresentados na reunião de monitoramento que […]

Ascom

É fato e notório que a verba que a Prefeitura de Tabira recebe para gerir a Saúde do município não tem sido suficiente e, para garantir o atendimento que a gestão vem garantindo ao longo desses anos, o governo tem colocado uma contrapartida muito alta.

Os números foram apresentados na reunião de monitoramento que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (6) no gabinete do Prefeito Sebastião Dias. Baseado nessa realidade, o Governo Municipal já estuda a possibilidade de entregar o Hospital Municipal, Dr. Luiz José da Silva Neto, para uma OS (Organização Social).

Uma ideia que já era debatida há tempos internamente, passou agora a ganhar mais força depois de ver a realidade do Hospital Regional Emília Câmara, em Afogados da Ingazeira.

Ultimamente a unidade vinha passando por grandes dificuldades, chegando a ficar sucessivos finais de semana sem médicos. Após a chegada da OS Hospital Tricentenário, a unidade hospitalar mudou da água para o vinho.

No primeiro final de semana da OS à frente do Hospital Regional, os pacientes que procuraram a unidade em busca de atendimento já puderam contar com cinco médicos de plantão e a retomada das cirurgias.

“Nós não devemos ter vergonha de copiar as coisas boas, principalmente quando se trata de proporcionar o melhor para a nossa população”, disse o Prefeito Sebastião Dias sinalizando positivamente para essa possibilidade.