Com voto de adversários, contas de Dinca são aprovadas em 1º turno
Por Nill Júnior
Por Anchieta Santos
Reunida ontem à noite a Câmara de Vereadores de Tabira votou em primeiro turno as contas de 2012 do ex-prefeito Dinca Brandino.
O parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado – TCE indicou pela aprovação com ressalvas. Na Câmara, 10 a 01 foi o placar da votação pela aprovação.
Votaram com a orientação do Tribunal os vereadores Aristóteles Monteiro(PT), Marcos Crente, Djalma das Almofadas, Aldo Santana, Neli Sampaio, Gil da Borborema, Sebastião Ribeiro, Didi de Heleno, Zé de Bira e Val do Bar.
O único vereador a votar contra foi Edmundo Barros (PMDB). Como se observa, adversários históricos e ex-aliados do ex-gestor, votaram pela aprovação. No dia 31, a Câmara vota as contas de Dinca em segundo turno.
Fabiano Lima está um pouco desorientado mas não corre risco de morte Uma informação a que o blog teve acesso confirma que foi localizado o afogadense Fabiano Lima Sousa, 41 anos. Ele está em São Paulo internado na Santa Casa de Misericórdia. O blog teve acesso à imagem exclusiva de Fabiano no hospital, ainda com […]
Fabiano Lima está um pouco desorientado mas não corre risco de morte
Uma informação a que o blog teve acesso confirma que foi localizado o afogadense Fabiano Lima Sousa, 41 anos.
Ele está em São Paulo internado na Santa Casa de Misericórdia. O blog teve acesso à imagem exclusiva de Fabiano no hospital, ainda com alguma desorientação. Ele teria sido agredido e não lembra de muita coisa.
Fabiano morava no bairro São Sebastião e vendia lanches em Afogados. Foi tentar a vida em São Paulo.
Na sexta ele fez uma live na estação do Tamanduateí. A última vez foi visto em uma lanchonete. A filha confirmou em uma rede social que o pai foi localizado e, dadas as circunstâncias, está bem.
A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e bloqueio epidemiológico, informa a confirmação de quatro casos de COVID-19. Com a notícia, Tabira chega a 17 casos confirmados de Covid-19, atrás apenas de Serra Talhada e São José do Egito no Pajeú. Nessas 24 horas, nove tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. E 13 tabirenses concluíram […]
A Secretaria Municipal de Saúde, após mapeamento e bloqueio epidemiológico, informa a confirmação de quatro casos de COVID-19.
Com a notícia, Tabira chega a 17 casos confirmados de Covid-19, atrás apenas de Serra Talhada e São José do Egito no Pajeú. Nessas 24 horas, nove tabirenses foram notificados na Quarentena Domiciliar Monitorada. E 13 tabirenses concluíram o Monitoramento Domiciliar.
O primeiro caso, de pessoa com idade de 17 anos, residente no Sítio Baixa da Ovelha, e os outros três, com idades de 7, 29 e 37 anos, residentes no Povoado do Brejinho, que apresentavam sintomatologia típica. “Após atendimento na Emergência Respiratória, testaram positivo”.
“Informamos, ainda, que todos os contatos domiciliares estão sendo acompanhados e devem seguir o protocolo afastamento de atividades laborativas, isolamento domiciliar e diagnóstico da Secretaria Estadual de Saúde”.
O Pacto Pela Vida, política pública, que norteia as ações de segurança do Estado há 11 anos, levou Pernambuco a ser escolhido para representar a região Nordeste na implantação do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta. O projeto-piloto foi apresentado ao governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (28), pelo secretário Nacional de Segurança Pública, general […]
O Pacto Pela Vida, política pública, que norteia as ações de segurança do Estado há 11 anos, levou Pernambuco a ser escolhido para representar a região Nordeste na implantação do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.
O projeto-piloto foi apresentado ao governador Paulo Câmara nesta quinta-feira (28), pelo secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo, durante reunião do PPV, no Recife. Paulista, na Região Metropolitana, será uma das cinco cidades brasileiras – uma por região do País – que receberão as primeiras ações da força-tarefa interministerial.
“Essa iniciativa é importante, porque vai promover uma integração entre o que o Governo Federal pretende realizar, no âmbito da segurança pública, e a nossa política bem concebida do Pacto Pela Vida. Tenho certeza de que Pernambuco vai dar uma contribuição fundamental para a formatação de uma estratégia nacional de combate à criminalidade no planejamento de atuação policial e, sobretudo, na construção de uma cultura de paz alicerçada em iniciativas de prevenção que promovam inclusão e diminuição das desigualdades sociais”, destacou o governador Paulo Câmara.
O programa será lançado oficialmente pelo Governo Federal no dia 28 de maio, com início das atividades previsto para 1º de julho. Em entrevista à imprensa, o general Guilherme Teófilo explicou os critérios para a escolha dos municípios, considerando as particularidades de cada região. “Nós fizemos o levantamento das taxas e levamos em consideração não só as de homicídios, mas o alinhamento político do Governo do Estado com os municípios, além do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Tudo isso foi considerado para escolhermos cinco municípios, um em cada região do país, para customizar as soluções”, disse.
O general afirmou ainda que o Pacto pela Vida serviu de modelo para os estudos. “Estudamos alguns programas que estão dando resultados nacionais e internacionais, e o Pacto Pela Vida vem dando resultados importantes”, pontuou.
Ainda de acordo com Guilherme Teófilo, o objetivo do projeto não é só atuar na repressão, mas unir diversos ministérios, governos estaduais e municipais no trabalho de prevenção e combate à criminalidade violenta. “Cada ministério integrado ao programa vai aportar recursos, e com isso teremos a continuidade desse trabalho. O reforço do uso de policiamento e da Força Nacional está dentro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, então nós já temos a previsão de enviar para o Paulista uma média de 100 militares da Força Nacional, com viaturas, com equipamentos e com inteligência”, explicou.
De acordo com o general, essa ação faz parte da primeira fase, a etapa repressiva. Mas também haverá ações na área social. “Um comitê interministerial virá a Pernambuco e irá no Paulista atuar nas áreas de cidadania, desenvolvimento ministerial, direitos humanos, economia, justiça e segurança pública, educação e saúde. Até a geração de emprego será trabalhada”, cravou.
Protocolos e diretrizes – A partir dos resultados obtidos nas experiências dos cinco municípios-pilotos o Governo Federal criará protocolos de segurança pública para serem difundidos nos demais municípios brasileiros. Essas diretrizes serão requisitos obrigatórios para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Segurança aos Estados e municípios.
O documentário Anjos de Gás vai relembrar uma tragédia que aconteceu na noite de 20 de setembro de 2015, quando uma explosão irrompeu entre as curvas áridas da PE-320, entre Flores e Carnaíba, no Sertão de Pernambuco. Dois carros. Seis vidas. Uma colisão que virou labareda e um silêncio que ainda queima. O documentário traz […]
O documentário Anjos de Gás vai relembrar uma tragédia que aconteceu na noite de 20 de setembro de 2015, quando uma explosão irrompeu entre as curvas áridas da PE-320, entre Flores e Carnaíba, no Sertão de Pernambuco. Dois carros. Seis vidas. Uma colisão que virou labareda e um silêncio que ainda queima.
O documentário traz relatos comoventes de familiares e amigos das vítimas — entre elas, meus melhores amigos Jhonatan Souza e Maysa Siqueira — e busca não apenas homenagear suas memórias, mas também mostrar o impacto desse acidente na cidade de Afogados da Ingazeira e em toda a região.
Para o blog e Rádio Pajeú, acompanhei cada detalhe daquela tragédia, do momento do acidente à dor no velório e sepultamento, que pararam Afogados. Aquele mês já havia sido marcado por outra tragédia, com as mortes de Mariano Emerson, filho de Zé Negão, e Renato Belo, alguns dias antes em um acidente na PE 292, perto da Invesa. Foi um setembro trágico. Para se ter uma ideia, o acidente da PE 320 foi no dia 20. No dia 21, Mariano e Renato eram sepultados.
Em 20 de setembro, o blog noticiava: “Tragédia na PE 320: carros se chocam e explodem entre Flores e Carnaíba”. O texto:
Vítimas morreram carbonizadas. Não há sobreviventes
Um grave acidente aconteceu esta noite na PE 320 entre Carnaíba e Flores, na altura do sítio Parafina. Segundo testemunhas, um Fiat Uno que seguia no sentido Carnaíba-Flores perdeu o controle depois de zigue zague na pista, capotou e chocou-se na via contrária com uma caminhonete, aparentemente uma S-10.
Todos os ocupantes dos dois veículos, entre três e cinco, morreram carbonizados. Testemunhas relataram que o Uno pode ter saído de Afogados onde os ocupantes teriam participado da Festa das Cores, realizada na cidade.
O choque foi tão violento que pouco depois varias explosões foram registradas. Segundo testemunhas ao blog, não havia como socorrer as vítimas por conta do fogo. A via ficou interditada com muitos carros parados, pois o fogo e fumaça eram intensos e tomavam toda extensão da pista.
A identificação das vítimas só deverá acontecer após detalhado trabalho do IML através de exame de arcada e DNA, tamanha a dificuldade de identificação dos corpos.
Segundo Lupércio Moraes, que passou pouco depois, nada pode ser feio. “Quando tentamos os aproximar com extintores, começaram as explosões”. Agora, se aguarda a queixa de algum familiar de desaparecidos para iniciar a identificação. Bombeiros e PM estão no local.
No acidente da PE 320, as mortes de Dionísio Pereira, Maysa Siqueira e Jonathan Souza chocaram a cidade, além dos demais que se foram carbonizados, como José Luiz de Vasconcelos Júnior. Só um exame de DNA reconheceu as vítimas.
“Mais do que uma obra audiovisual, Anjos de Gás é uma carta em chamas ao passado. É um ensaio visual sobre luto, destino e sobrevivência”, diz o texto.
Com imagens inéditas e depoimentos intensos, percorro a estrada da memória tentando entender: o que resta depois da perda? O que vira fumaça e o que vira eternidade?
“Porque algumas histórias não se apagam. Elas ardem, até virar Anjos de Gás”.
Seguem abaixo trailer e mais informações sobre o documentário:
📽️ Título: Anjos de Gás
📅 Lançamento: 20 de setembro de 2025 no YouTube
🎬 Direção e produção: Ítalo Marques (Afogados da Ingazeira)
Um grande público prestigiou a última noite da Festas de Zé Dantas no palco principal na Praça Milton Pierre. A programação teve pela manhã o Passeio Ciclistico “Pedalando com Zé Dantas”. A tarde, houve o encontro de alunos da Escola de Música com o artista e grande atração da festa Waldonys. O cearense ficou encantado com a qualidade e a disposição […]
Fotos: Marcelo Patriota, gentilmente cedidas ao blog
Um grande público prestigiou a última noite da Festas de Zé Dantas no palco principal na Praça Milton Pierre. A programação teve pela manhã o Passeio Ciclistico “Pedalando com Zé Dantas”. A tarde, houve o encontro de alunos da Escola de Música com o artista e grande atração da festa Waldonys. O cearense ficou encantado com a qualidade e a disposição dos jovens por gostar de música e de qualidade.
A programação ainda teve a participação da Caravana Cultura Viva, de Serra Talhada. A noite no palco principal, houve shows com Pedro Junior e João Heudes, que também é importante produtor cultural.
Exatamente uma da manhã, entrou no palco a grande atração deste ano, o cearense Waldonys, com sua sanfona e genialidade. O show foi muito aplaudido. Como tem feito nesta versão do show, ele emocionou cantando com o mestre Dominguinhos em uma projeção no palco. Pra fechar com chave de ouro, a festa terminou com Genailson e Banda, o grande homenageado deste ano.
Zé Mário Cassiano e WaldonysSecretário Executivo das Cidades, Anchieta Patriota, a Gerente Regional de Educação, Cecília e amigosA Secretária de Cultura Margarida Pereira e o marido, Roberval LiraEveraldo Patriota, Zé Mário e amigosO comunicador Aldo Vidal e a esposa Carminha
Você precisa fazer login para comentar.