Com rede elétrica pronta, falta pouco para Itapetim receber água da Adutora do Pajeú
Por Nill Júnior
Testes começam semana que vem
A estação elevatória EEAB09 da Adutora do Pajeú em sua segunda etapa finalmente foi energizada pela Celpe. Com isso, serão iniciados os testes da Adutora até a cidade de Itapetim a partir do início da próxima semana.
Em agosto, a Compesa iniciou a interligação da segunda etapa da Adutora do Pajeú para o município, a partir da cidade de São José do Egito.
A interligação teve o objetivo de iniciar os testes da adutora para que o município de Itapetim passe a ser abastecido com a água do Rio São Francisco, reforçando a oferta de água para o município.
O passo é histórico. Em 2014 e 2015, por exemplo, a população viveu com a lata d’água na cabeça. Quarenta e duas caixas foram espalhadas pela cidade para receberem a água que amenizou o sofrimento das pessoas. Filas enormes se formavam.
Caminhões pipas abasteciam as caixas com água tratada da Compesa vinda da barragem do Rosário, coletada na ETA de São José do Egito. Tuparetama, São José do Egito, Ingazeira e Iguaraci, incluindo Jabitacá, recebem água do Rosário que estava secando.
Em 2021 o INSS se comprometeu com o Supremo Tribunal Federal (STF) em reduzir o tempo de espera para análise de pedidos – de 30 a 90 dias – e perícias e assistência social para até 45 dias, podendo ser estendido para 90 em alguns casos. Mas não é isso o que se vê na […]
Em 2021 o INSS se comprometeu com o Supremo Tribunal Federal (STF) em reduzir o tempo de espera para análise de pedidos – de 30 a 90 dias – e perícias e assistência social para até 45 dias, podendo ser estendido para 90 em alguns casos. Mas não é isso o que se vê na prática.
Mesmo com a redução de 12,3% desde o início do ano, a fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumula mais de 1,5 milhão de requerimentos de benefícios aguardando por análise dos servidores da instituição. E a previsão é que o problema não será resolvido antes de 2023.
Por dia o Instituto recebe uma média de 800 mil novos pedidos, porém, só consegue processar 700 mil, gerando retenção e atrasos que se tornam uma bola de neve de análises pendentes. “Muito dessa problemática se deu devido à greve dos servidores do INSS que aconteceu entre os meses de fevereiro e maio deste ano, que causou um acúmulo enorme nas solicitações ao INSS e prejudicou os beneficiários que precisavam de dar entrada em suas solicitações ou pedidos de perícia médica”, comenta João Varella, advogado especialista em Direito Trabalhista e Previdenciário.
Para o advogado, o INSS está indo contra o seu acordo com o STF. “O tempo de espera de mais de 45 dias para perícias médicas vai contra a Lei e está em desarmonia com o compromisso firmado com o Supremo no ano passado. Esse é um grande problema a ser resolvido e que o único penalizado é o contribuinte. Sabemos que recentemente foram realizadas mudanças como a automação, remanejamento de servidores de outras áreas para a análise de benefícios e a capacitação dos mesmos. Mas, até o momento, essas medidas não estão causando o efeito desejado, o problema deve seguir por mais algum tempo e pode se estender até 2023”, alerta Varella.
Segundo o Ministério do Trabalho, o Governo Federal está implementando uma série de ações, além das supracitadas, com o intuito de diminuir a fila de espera e acelerar a realização das perícias pendentes. O INSS vai passar a liberar benefícios previdenciários e assistenciais sem a necessidade de uma perícia médica presencial, além do pagamento de um bônus para perícias extraordinárias realizadas pelos médicos do Instituto. Com isso, espera-se diminuir significativamente o tempo total de espera e evitar fraudes e golpes nos benefícios.
O prefeito Wellington Maciel tratou as notícias de ameaças isoladas a escolas como Fake News, reforçando que a população não compartilhe notícias falsas. “Amanhã às dez horas vamos estar reunidos com as polícias, com o Legislativo e o Judiciário e setores da sociedade civil onde vamos abrir um debate sobre a proteção aos nossos jovens. […]
O prefeito Wellington Maciel tratou as notícias de ameaças isoladas a escolas como Fake News, reforçando que a população não compartilhe notícias falsas.
“Amanhã às dez horas vamos estar reunidos com as polícias, com o Legislativo e o Judiciário e setores da sociedade civil onde vamos abrir um debate sobre a proteção aos nossos jovens. Arcoverde é terra de paz”, disse em sua rede social.
Às 11 horas está sendo anunciada uma coletiva para detalhar um plano conjunto de ações para minimizar riscos de episódios de violência nas escolas. Será no Auditório da Secretaria de Educação.
O convite também trata os episódios como isolados e causados por fake news. “A propagação de fake news afetou escolas públicas e privadas”, diz a nota.
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes o Campeonato Rural de Futebol Amador da região, teve a sua partida de abertura no último domingo (31), na Toca do Galo. O campeão de 2013, o São Paulo do Curral Velho dos Pedros, goleou o estreante Brasiliense, da comunidade de Nova Brasília, pelo placar de 5 […]
Organizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes o Campeonato Rural de Futebol Amador da região, teve a sua partida de abertura no último domingo (31), na Toca do Galo. O campeão de 2013, o São Paulo do Curral Velho dos Pedros, goleou o estreante Brasiliense, da comunidade de Nova Brasília, pelo placar de 5 x 2. Um grande público esteve presente para conferir a partida inaugural.
A primeira rodada será complementada neste final de semana, com jogos no sábado e no Domingo. Sábado, enfrentam-se Palmeiras (Queimada Grande) e Vitória (São João Velho), a partir das 15h30. No Domingo (07), rodada dupla: Bragantino da Gangorra enfrenta o Cruzeiro de Várzea Comprida, às 14h; e o Santa Cruz da Carnaúba dos Vaqueiros mede forças com o Vila Real do São João Novo. Todos os jogos acontecem na Toca do Galo. O campeonato envolve 20 times da zona rural de Afogados da Ingazeira.
O Prefeito José Patriota esteve presente à abertura do torneio e confirmou o aumento da premiação para este ano. “Aumentamos em 100% o valor das premiações pagas às equipes finalistas do campeonato rural. E para preservarmos o estado do gramado do Vianão, as partidas do campeonato rural acontecem na Toca do Galo. Só as finais é que acontecerão no Vianão,” informou Patriota. O título afogadense de campeão rural de 2014 será decidido no próximo dia 14 de Dezembro.
O Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira completa nesta quinta-feira 13 dias a frente da pasta de Transportes do Estado de Pernambuco e participa do “Bom Dia Pernambuco”, na TV Globo Nordeste. Oliveira faz um balanço do trabalho que já executou, fala das ordens de serviços para reinício das obras de estradas sertanejas como a PE […]
O Secretário de Transportes, Sebastião Oliveira completa nesta quinta-feira 13 dias a frente da pasta de Transportes do Estado de Pernambuco e participa do “Bom Dia Pernambuco”, na TV Globo Nordeste.
Oliveira faz um balanço do trabalho que já executou, fala das ordens de serviços para reinício das obras de estradas sertanejas como a PE 292 e do mutirão de limpeza iniciado na PE 15. Fala também das parcerias entre Governo do Estado e a União, no que diz respeito a obras viárias de Pernambuco.
Sebastião acompanhou o governador Paulo Câmara à Brasília nesta terça-feira, 13, na audiência com o ministro dos transportes, Antonio Carlos Rodrigues. Na pauta, como principais assuntos da pasta, trataram das duplicações da BR 232, no trecho de São Caetano até Cruzeiro do Nordeste (Placas).
Também tratou sobre a BR 104, no trecho do distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, até a divisa de PE/PB e também da duplicação na BR 423, que vai de São Caetano até Garanhuns. Esta última, cujo projeto foi doado pelo Governo do Estado para a União está prevista e foi anunciada pela presidente no PAC 2, mas ainda não foi iniciada a execução.
Nenhum dos candidatos do casal Dinca e Nicinha em Tabira conseguiram ser majoritários. Bolsonaro perdeu pra Lula por ampla margem: o petista teve 13.052 votos contra 2.368 de Bolsonaro. Para governador, Marília Arraes bateu Miguel Coelho, candidato do casal, com 4.802 x 3.850 votos. Teresa Leitão venceu Carlos Andrade Lima, com 4.802 contra 3.850 votos. Filho da terra, […]
Nenhum dos candidatos do casal Dinca e Nicinha em Tabira conseguiram ser majoritários.
Bolsonaro perdeu pra Lula por ampla margem: o petista teve 13.052 votos contra 2.368 de Bolsonaro.
Para governador, Marília Arraes bateu Miguel Coelho, candidato do casal, com 4.802 x 3.850 votos.
Teresa Leitão venceu Carlos Andrade Lima, com 4.802 contra 3.850 votos.
Filho da terra, Carlos Veras bateu com folga os candidatos de Dinca e Nicinha, com 7.041 votos, contra 1.467 de Fernando Filho e 1.330 de Fernando Monteiro.
E José Patriota teve 4.049 contra apenas 1.886 de Danillo Godoy.
Você precisa fazer login para comentar.