Notícias

Coluna do Domingão

Por Nill Júnior

Diocese condena morte de criança,  mas também linchamento 

A Diocese de Afogados da Ingazeira, diante dos últimos acontecimentos ligados à violência na região, especificamente na cidade de Tabira, cuja Padroeira é a Mãe dos Remédios, na sua missão de promover a cultura da paz e debater os temas que afligem a sociedade, vem a público manifestar seu posicionamento:

Primeiro, condena e manifesta profunda preocupação com a banalização da violência, a partir da morte do pequeno Arthur Ramos do Nascimento, de apenas 2 anos e 11 meses, cujos relatos oficiais indicam que sofreu múltiplas agressões, da psicológica à física, tendo negligenciado seu direito à vida plena, infância digna e proteção. Sua morte evidencia feridas da nossa sociedade que precisam ser enfrentadas, como a crise na instituição familiar, a negligência dos pais para com a dádiva divina da geração e responsabilidade com a criação e acompanhamento plenos, garantindo os direitos previstos na constituição e à luz do evangelho. “Quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe”, disse Jesus (Matheus 18,5).

Também alerta as autoridades para a necessidade de cada vez mais presença do Estado (governos federal, estadual e municípios) nas comunidades de nossas cidades, levando cidadania, educação, serviços, saúde e infraestrutura que minimizem os riscos da presença de mazelas sociais como o tráfico e o consumo de drogas, que vitimizam e ameaçam as famílias em nosso território, gerando quadro de vulnerabilidade extrema e exposições como a que, pelos relatos das autoridades, foi vítima o pequeno Arthur;

Ainda externa enorme preocupação com as consequências geradas a partir do linchamento público de um dos acusados do crime, em episódio que expõe a falta de um planejamento e logística que garanta a promoção plena da justiça, além de criar um cenário de barbárie e selvageria, abrindo perigosos precedentes e ameaças à luta comum na construção de uma comunidade cada vez mais pacificada e harmônica no território do Pajeú. Linchamento público, “olho por olho”, pena de morte e outros mecanismos medievais não são solução para a violência. Ao contrário, geram o caos, mais violência e o distanciamento do que quer de nós o próprio Cristo Jesus. O questionamento que fica é: barbárie ou civilização? Que tipo de sociedade queremos? Qual sociedade deixaremos para nossos filhos e netos? No mais, como cristãos, que Evangelho estamos seguindo como filhos e filhas de Deus?

Precisamos como sociedade plural, mas predominantemente cristã, ampliar o debate social sobre as causas da violência e como combatê-las, de ferramentas que favoreçam a políticas de paz e cidadania plena em nossas comunidades, de mais acesso a educação de qualidade, saúde, assistência social, direitos em sua plenitude. Também do aperfeiçoamento da legislação para o combate à criminalidade, evitando a sensação da sociedade de que as instituições tem falhado em sua defesa;

Por fim, rogamos a Deus, à Padroeira de nossa Diocese, Santa Maria Madalena, para que nos ajude e nos dê discernimento. Que possamos parar, refletir, olhar e entender que a Justiça só vem com a Paz. Uma caminha com a outra. Como disse Dom Hélder Câmara: “Sem justiça e amor, a paz sempre será uma grande ilusão”.

Dom Limacêdo Antonio da Silva – Bispo Diocesano

Casal cometeu crime

Dados exclusivos da investigação a que o blog teve acesso provam que o casal Antônio Lopes,  Frajola,  e Giselda da Silva Andrade,  tiveram participação efetiva na morte da criança Arthur Ramos do Nascimento. A informação desmente um áudio que jogava a responsabilidade apenas para Giselda.

Noitada

O relato de um filho adolescente do casal não deixa dúvidas.  Frajola e Giselda passaram a noite do sábado,  15, em Afogados.  Na manhã de domingo voltaram a Tabira. A sessão de agressões à criança ocorreu na manhã do domingo. O adolescente diz que pelas 11 horas da manhã ouviu um grito de Giselda: “não!” Os dois saem e determinam que o adolescente não entre no quarto.

Podia ser melhor 

A se considerar as reações nas redes sociais, a programação do Carnaval de Afogados da Ingazeira não teve boa aceitação. O trio elétrico vai descer com Matheus Max, Pedrinho Pegação, Tuca Barros,  DJ WRocha e Fabiana Santiago. Mas as interações nas redes não foram positivas.

Não digere

Anchieta Patriota não engole o presidente da AMUPE,  Marcelo Gouveia.  Diz que,  ao contrário de José Patriota,  tenta politizar a unidade,  como na defesa de Raquel na polêmica dos ônibus escolares adesivados pelo estado cobrindo a marca do Governo Federal. “O presidente da Amupe deveria defender os municípios, não ficar usando do posto para fazer política.”

Investimento

O Governo de Pernambuco investirá R$ 54,4 milhões na contratação artística e no planejamento operacional e integrado entre secretarias estaduais no Carnaval deste ano. A partir da quinta-feira (27), a segurança já contará com as primeiras câmeras de videomonitoramento instaladas. O anúncio dessas ações ocorreu no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda, nesta sexta-feira (21).

Estratégia

O Carnaval antecipado de Arcoverde termina hoje, com Desfile dos Bois e shows de Marron Brasileiro, Raça Negra. A ideia de realizar a programação uma semana antes em relação ao calendário convencional é fugir da disputa das contratações de artistas concorridos com outros polos.

Racreche para Afogados 

O prefeito Sandrinho Palmeira diz que Afogados também será contemplada com uma creche pelo governo Raquel Lyra. “Tudo que o governo do Estado solicitou de documentação foi atendido. Cumprimos todos os critérios”, garante.

“Como está Serra Talhada,  meu amor?”

A prefeita de Serra Talhada,  Márcia Conrado,  esteve participando da festa pelos 45 anos do PT, quando chegou a encontrar o presidente Lula. “Que emoção estar aqui, pertinho de nosso presidente Lula, nesse momento tão especial. Estamos celebrando, aqui no Rio de Janeiro, os 45 anos do PT”. O presidente perguntou a Márcia como estava Serra Talhada.  Claro, dado o angu político na Capital do Xaxado,  ela não conseguiria explicar tão rapidamente.

Pai da criança 

Em Tuparetama,  o ex-prefeito Sávio Torres postou uma nota em rede falando que conseguiu uma creche para o município e já teve ordem de serviço assinada pela governadora. Aliados do atual prefeito,  Diógenes Gomes,  não gostaram. Já já, vão ter que postar foto juntos de novo negando arenga…

A procura do flash perfeito 

Em Serra Talhada, Raquel Lyra tem apoio das duas principais lideranças, os hoje adversários Márcia Conrado e Luciano Duque. A agenda desta segunda será novamente marcada pelo desespero dos fotógrafos de um de da outra. A regra é enquadrar o nome aliado, tirar do raio de visão o nome adversário e conseguir o registro que prove mais fidelidade de Raquel a um que a outra e vice-versa. O melhor registro é quase disputado a tapa. Boa sorte pra eles…

Frase da semana:

“É como levar um boi para o matadouro”.

Do comentarista Saulo Gomes, na Rádio Pajeú,  sobre a decisão de levar os presos pela morte de Arthur Ramos para Tabira. Até agora, não há clareza de quem deu a ordem…

Outras Notícias

Frente dos Orçamentos apresenta PEC para emendas

A Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos Federal e Estadual fará reunião nesta terça-feira (23), às 9h, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa (Alepe). Além de deliberar sobre os próximos encaminhamentos do colegiado, os parlamentares irão apresentar e detalhar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 04/2019. Com a PEC, os deputados pretendem criar as […]

A Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos Federal e Estadual fará reunião nesta terça-feira (23), às 9h, no Plenarinho I da Assembleia Legislativa (Alepe). Além de deliberar sobre os próximos encaminhamentos do colegiado, os parlamentares irão apresentar e detalhar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 04/2019.

Com a PEC, os deputados pretendem criar as emendas de comissão, nos moldes das emendas de bancada que existem para os deputados federais. A proposta ainda prevê fixar em 0,8% do orçamento estadual o percentual para as emendas parlamentares individuais e em 0,4% o das emendas de comissão.

A soma dos percentuais das emendas individuais e de comissão – 1,2% – é equivalente ao garantido pela Constituição Federal para as emendas individuais dos deputados federais e senadores. A PEC foi publicada no Diário Oficial do Estado do último dia 18.

Romério Guimarães deve deixar o PT

Caminho pode ser o Progressistas. reunião dia 4 deve definir. O ex-prefeito de São José do Egito e pré-candidato Romério Guimarães vai deixar o PT, partido pelo qual disputou a prefeitura em 2012, quando foi eleito e 2016, quando perdeu para Evandro Valadares em uma eleição acirradíssima. O caminho pode sero PP, atual Progressistas. A […]

Caminho pode ser o Progressistas. reunião dia 4 deve definir.

O ex-prefeito de São José do Egito e pré-candidato Romério Guimarães vai deixar o PT, partido pelo qual disputou a prefeitura em 2012, quando foi eleito e 2016, quando perdeu para Evandro Valadares em uma eleição acirradíssima. O caminho pode sero PP, atual Progressistas.

A informação foi ao ar no programa Cidade Alerta, da Cidade FM, com Anchieta Santos, pelo blogueiro Marcelo Patriota.

Em Pernambuco, o partido é comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte. Tem nomes como o Presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros, o deputado estadual Clovis Paiva, líder da bancada na Alepe, e  o deputado estadual Cleiton Collins.

Para as Eleições 2020, o partido está nas articulações no intuito de fazer o maior número de prefeitos e vereadores possíveis, em cada município do Estado de Pernambuco. Eriberto estará em São José do Egito neste sábado, o que pode abrir janela para esse diálogo.

A migração de Romério se explica pelo fato de que o PT no município é  comandado por Rona Leite, que já declarou ser pré-candidato a prefeito, com Davi Teixeira de Deus (Avante) como pré-candidato a vice. Romério não estaria disposto a correr um risco de não ter legenda para  a disputa. Uma reunião dia 4 deve cravar seu futuro.

Prefeito tira período de férias e vice assume em Salgueiro

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, entrou em mini férias, que ele chamou de “recesso” nesta segunda-feira, 12, passando o comando da administração municipal ao vice-prefeito, Emmanuel Sampaio. A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada no Gabinete do Prefeito, com a devida notificação da Câmara de Vereadores. “Vou me afastar por alguns dias e […]

O prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, entrou em mini férias, que ele chamou de “recesso” nesta segunda-feira, 12, passando o comando da administração municipal ao vice-prefeito, Emmanuel Sampaio.

A cerimônia de transmissão do cargo foi realizada no Gabinete do Prefeito, com a devida notificação da Câmara de Vereadores.

“Vou me afastar por alguns dias e com muita satisfação, perante aqui toda a equipe do governo, eu venho comunicar que no dia 12, o nosso amigo, nosso irmão, Emmanuel, assume a missão de estar aqui à frente da Prefeitura de Salgueiro”, disse Fabinho. “Eu confio muito que essa missão será seguida com muita honra”, completou.

Emmanuel agradeceu ao prefeito pela oportunidade de dirigir o município por alguns dias, assegurando que honrará o compromisso.

“Você foi eleito para estar prefeito e eu fui eleito para estar vice-prefeito. Hoje você me dá uma oportunidade de poder passar uns dias também assumindo o comando da gestão”, disse.

A nota da prefeitura não informou quantos serão os dias de afastamento, mas o blog apurou que a ausência será de 12 dias.

Cunha defende no STF votação da redução da maioridade penal

Agência Brasil – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu nesta sexta (10) no Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção do resultado da votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição que reduziu a maioridade penal de 18 para 16 anos. A legalidade da votação é questionada no Supremo, em um […]

8

Agência Brasil – O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu nesta sexta (10) no Supremo Tribunal Federal (STF) a manutenção do resultado da votação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição que reduziu a maioridade penal de 18 para 16 anos.

A legalidade da votação é questionada no Supremo, em um mandado de segurança impetrado por 102 parlamentares de 14 partidos. Para ser efetivada a mudança, o resultado obtido na Câmara precisa ser mantido em mais um turno de votação nesta Casa, e mais dois, no Senado.

Na manifestação, Cunha disse que os argumentos apresentados pelos parlamentares têm a intenção de induzir o STF a erro. Segundo Cunha, os parlamentares pretendem “minar o processo legislativo” e buscam que o Judiciário interfira no Congresso.

Eduardo Cunha explicou que não há ilegalidade na tramitação da matéria. Para ele, o Artigo 60 da Constituição Federal não pode ser aplicado a emendas aglutinativas, por entender que somente se o projeto original for rejeitado, o processo deve ser arquivado. O texto do artigo diz que a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou prejudicada não pode ser objeto de nova proposta no mesmo ano. Cunha cita um precedente do Supremo para justificar sua posição.

“Diante de todos esses fundamentos, pode-se concluir que não houve violação alguma à Constituição, por ser absolutamente legítima a votação de emenda aglutinativa ou projeto original, quando recusado substitutivo, ainda que todos tratem do tema”, argumenta Cunha.

Na madrugada do dia 1° de julho, a Câmara rejeitou a Proposta de Emenda à Constituição 171, que reduzia a maioridade penal de 18 para 16 anos, com 303 votos a favor, 184 contrários e três abstenções.

Na sequência, após acordo com líderes que defendem a redução, Cunha decidiu colocar em votação uma nova proposta com o mesmo teor, que foi aprovada na madrugada do dia seguinte.

Ouro Velho recebe caminhão compactador de lixo

Equipamento vai gerar economia de R$ 10 mil para o município Por André Luis O município de Ouro Velho, no Cariri paraibano, recebeu nesta segunda-feira (12), um caminhão compactador de lixo.  O prefeito Augusto Valadares, esteve em João Pessoa para receber o equipamento, que foi adquirido a partir de emenda do deputado federal Efraim Filho. […]

Equipamento vai gerar economia de R$ 10 mil para o município

Por André Luis

O município de Ouro Velho, no Cariri paraibano, recebeu nesta segunda-feira (12), um caminhão compactador de lixo. 

O prefeito Augusto Valadares, esteve em João Pessoa para receber o equipamento, que foi adquirido a partir de emenda do deputado federal Efraim Filho.

Ao blog, Valadares revelou que o equipamento irá gerar uma economia de R$10 mil para os cofres públicos do município.

“O nosso compactador era locado. Com a aquisição deste novo equipamento iremos cancelar o contrato e economizaremos R$ 10 mil por mês para os cofres públicos do município. Esse recurso poderá ser usado em outras áreas estratégicas da gestão”, revelou Augusto Valadares.