Lembre-se de mim
Registre-se Esqueceu sua senha?

Coluna do Domingão

Publicado em Notícias por em 25 de dezembro de 2022

Eles se merecem 

Com martelo batido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto essa não é a novidade.

O fato novo é a viagem de Bolsonaro para um resort do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

O condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida é de Trump, o mandatário pretende passar um mês de “férias”.

A postura antidemocrática uniu Bolsonaro e Trump. Ambos questionaram o processo eleitoral em seus países.

Ambos jantaram no local em março de 2020, durante uma visita oficial do presidente brasileiro ao então presidente americano, no começo da pandemia do coronavírus.

Registre-se,  há algumas sutis diferenças.  No tocante à pandemia, Trump teve que se dobrar à ciência.  Bolsonaro manteve seu negacionismo até o fim. Sua postura custou pelo menos 350 mil mortos a mais.

No arroubo anti democrático de ambos, Trump foi além com o episódio do Capitólio.  O Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que investiga a invasão em 6 de janeiro de 2021 recomenda que Trump seja proibido de ocupar cargos públicos no país. O mandatário ainda pode ser responsabilizado criminalmente.

Diferente de Bolsonaro,  que tentou golpear a democracia,  mas não achou ambiente na maior parte da população (75% rejeitam essa aberração), nas Forças Armadas, na imprensa. O episódio mais grave,  dos ataques  em Brasília,  ainda está sendo apurado.

Trump e Bolsonaro se merecem.  Nunca dois líderes mundiais se pareceram tanto no agir,  na ignorância,  estupidez e, quem sabe, no futuro, onde poderão responder pelos crimes que cometeram contra a democracia e a humanidade.  Na linguagem popular, dá-se um pelo outro sem querer troco…

Romério inelegível?

A audiência da Ação por Improbidade da gestão Evandro Valadares contra Romério Guimarães no processo 0800047-86.2017.4.05.8303 foi terrível para o ex-prefeito,  acusado de movimentar R$ 500 mil de um convênio com o Ministério dos Esportes para pagar uma empresa quando não era mais gestor, em 4 de janeiro de 2017. Pra sair no lucro, a própria defesa de Romério propôs devolver o dinheiro corrigido e fazê-lo inelegível por 5 anos.

Pior não é 

A avaliação do Secretário de Obras, Silvano Brito, o Bombinha, eleito o pior da gestão Sandrinho em uma pesquisa da Rádio Pajeú,  prova que o auxiliar é sacrificado por falta de condições da própria gestão.  Falta equipe, equipamentos e recursos para as demandas exigidas.  E sobra demora em alguns projetos estruturadores da pasta.  Aí o pau cai no lombo do velho guerreiro.

Duplo X

A mesma pesquisa mostrou uma curiosidade: Rivelton Santos, da Agricultura,  foi citado como o melhor secretário por 23,5% em virtude de sua atuação para uns. E é o pior para 27,5%, em virtude de sua falta de atuação para outros.

Click!

O jornalista Mario Viana Filho está tão empolgado com seu apoio a Raquel Lyra que foi de mala, cuia e fotógrafo contratado para sua diplomação.  Cada mergulho era um flashe. Dizem que vai pra Ciretran.  Ele não confirma.

“Só saio com…”

Na sessão que reelegeu João de Maria em São José do Egito,  o que mais chamou atenção não foram os embates, as falas acaloradas ou a PM convocada para evitar que a sessão  “tabirasse”. Foi a presença do ilustre agiota Zé Galinheiro, indo cobrar parlamentar que pegou dinheiro a juro. Zé ouviu dizer que tinha rolado muito dinheiro na negociação e chegou gritando: “quero meus 140 mil”.

Avaliação

Pra quem duvida que Márcia Conrado está  em céu de brigadeiro.  Uma pesquisa do programa Frequência Democrática, com Francys Maya, quis avaliar sua gestão em 2022. Ao todo, 81,5% disseram aprovar seu governo,  contra apenas 18,5% que a reprovam.

Pegaram o malandro

Foi preso noite passada no São Braz o responsável pelo furto de mais de R$ 10 mil ao Mercadão Confiança.  Ruan Gomes aguarda agora audiência de custódia.  Estava com mais dois elementos de posse de meio quilo de maconha. Parte do dinheiro foi recuperado.  Agora, que o judiciário use a lei por seu rigor e não por sua frouxidão.

Ação solidária 

O PM e empresário Edson dos Cosméticos realizou por mais um ano seu Natal Solidário,  com doação de cestas básicas a duzentas famílias carentes.  “Com essas desde o início do projeto, são mais de seiscentas doadas”, disse à Coluna.

Quem é?

Prefeitos do Pajeú não gostaram nem um pouco das revelações do “prefeito fonte” ao blog sobre dinheiro sobrando nas prefeituras.  Na boca miúda, até um prêmio estão prometendo a quem descobrir quem é o dedo-duro,  que corre risco se ser condenado a enforcamento em praça pública.

Vai sair!

A governadora Raquel Lyra finalmente deve anunciar sua equipe com seus principais membros a partir dessa terça, pelo que o blog apurou. Registre-se, ela só tem mesmo essa semana para anúncio. Fato: a demora atrapalha os ungidos, que vão trocar o pneu com o carro em movimento.

Fim de feira

Representantes dos órgãos regionais já atiraram o modo “fim de feira”. O programa Manhã Total tentou ouvir quatro deles avaliando as atividades da pasta, convidando Igor Galindo (Compesa), Socorro Amaral (GRE), Mary Delanea (Saúde) e Heleno Mariano (Ciretran). Só o último topou.

Frase da semana:

“Natal sem os pobres não é o Natal de Jesus”.

Do Papa Francisco,  na homilia da Missa solene da Noite de Natal deste sábado, na Basílica de São Pedro. Ele condenou a ganância dos homens, as guerras e a fome.

Deixar um Comentário

%d blogueiros gostam disto: