Notícias

Chuvas até abril em Pernambuco devem ser entre o normal e acima da média, diz Apac

Por André Luis

De acordo com o meteorologista da Apac Thiago do Vale, uma combinação de fatores climáticos contribui para a previsão

O trimestre de fevereiro a abril em Pernambuco deve ter chuvas entre a média e acima da média, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). O prognóstico vale para todas as regiões do Estado.

De acordo com o meteorologista da Apac Thiago do Vale, uma combinação de fatores climáticos contribui para a previsão. 

“As condições do clima ainda mostram o La Niña ativo, porém, desintensificando. Já o Atlântico Tropical está em fase de aquecimento. Essas duas combinações favorecem chuvas em excesso, principalmente no Sertão, onde estamos no período chuvoso, e também pancadas de chuvas no Litoral e na Zona da Mata, que podem ser de formas intensas”, detalha Thiago. 

A expectativa é que o La Niña permaneça ativo, ao menos, até março. O fenômeno causa um resfriamento de parte das águas superficiais do Pacífico, o que influencia o ciclo de precipitação e o clima de certas regiões do mundo.

O trimestre de fevereiro a abril é o período chuvoso do Sertão de Pernambuco – em março, segundo a média histórica da Apac, a região registra 133,8 milímetros.

E ainda em abril tem início a quadra chuvosa na Região Metropolitana do Recife, Zona Mata e Agreste do Estado, época do ano, que segue até julho, de maior quantidade de chuvas. 

Veja as médias para fevereiro, março e abril:

Fevereiro

RMR – 122,9 mm

Mata – 81,0 mm

Agreste – 57,2 mm

Sertão – 92,3 mm

Março

RMR – 212,2 mm

Mata – 128,2 mm

Agreste – 90,6 mm

Sertão – 133,8 mm

Abril

RMR – 269,2 mm

Mata – 159,6 mm

Agreste – 103,0 mm

Sertão – 99,2 mm

A previsão climática sazonal para o período entre fevereiro e abril de 2023, diz a Apac, foi baseada nos resultados de modelos numéricos de previsão climática para o trimestre. A agência também analisou os campos globais dos oceanos Pacifico Equatorial e Atlântico Tropical, assim como da atmosfera global. As informações são da Folha de Pernambuco.

Outras Notícias

Sebastião Oliveira propõe emendas para saúde e quer apoio da gestão Márcia ao Distrito Industrial

Prefeito diz não ter mais como apontar emendas para investimento e quer que prefeitura aponte contrapartida Em conversa com o Farol de Notícias, nesse final de semana, o deputado federal, Sebastião Oliveira (Avante), analisou como ‘muito positivo’ o encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Carlito Godoy, na última sexta-feira (9). Godoy […]

Prefeito diz não ter mais como apontar emendas para investimento e quer que prefeitura aponte contrapartida

Em conversa com o Farol de Notícias, nesse final de semana, o deputado federal, Sebastião Oliveira (Avante), analisou como ‘muito positivo’ o encontro com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Serra Talhada, Carlito Godoy, na última sexta-feira (9).

Godoy procurou o deputado serra-talhadense após aval da prefeita Márcia Conrado (PT), em busca de emendas para obras de infraestrutura no Distrito Industrial da capital do xaxado.

Durante a entrevista, ‘Sebá’, reforçou que está com muita disposição para alocar emendas para Serra Talhada, mas disse ser meio complicado no caso do distrito.

“Informei a Carlito que neste momento não tenho emendas para investimento, mas tenho para o custeio da saúde básica, média e alta complexidade. Pedi para ele [Carlito] para conversa com a prefeita qual o valor aportaria na saúde, para que ela, em contrapartida, possa fazer o investimento no parque industrial”, explicou.

Brincadeira após anúncio de investimento na feito na Cultura FM: Sebastião Oliveira fez uma ponderação, e até foi irônico. No último sábado (10) a prefeita Márcia Conrado e o ex-prefeito Luciano Duque, anunciaram, durante entrevista à revista da Cultura, que teriam conseguido R$ 48 milhões em emendas para Serra Talhada, junto a deputados aliados.

“Rapaz, ficamos de nos reunir, novamente, para fecharmos os números. Agora, após o anúncio do volume de recursos de outros parlamentares, acho difícil a prefeitura querer as minhas emendas”, disse Oliveira, caindo em risos.

Prêmios da Ação Social de Tabira são comprados, acusa Dinca

Durante sua recente passagem pelo Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, o ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino (PMDB) fez fortes criticas ao trabalho da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, comandada pela 1ª dama Ieda Melo. Ao ser alertado pelo apresentador de que a Secretaria teve o trabalho reconhecido com a conquista de alguns […]

DINCA-BRANDINO-TABIRADurante sua recente passagem pelo Programa Cidade Alerta da Rádio Cidade FM, o ex-prefeito de Tabira Dinca Brandino (PMDB) fez fortes criticas ao trabalho da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura, comandada pela 1ª dama Ieda Melo.

Ao ser alertado pelo apresentador de que a Secretaria teve o trabalho reconhecido com a conquista de alguns prêmios, Dinca não titubeou e disse: “Todos comprados”.

Eduardo Campos é sepultado em Recife
25
Os filhos de Eduardo Campos, Pedro e João, carregaram o caixão do pai até o mausoléu da família.
27
Eduardo Campos foi enterrado com honras militares.
Momento de muita emoção quando a viúva Renata Campos e seus filhos se despediam de Eduardo.
Momento de muita emoção quando a viúva Renata Campos e seus filhos se despediam de Eduardo.
29
Renata Campos e os filhos rezaram muito emocionados.
30
Eduardo Campos é enterrado com fogos e ao som de “Madeira do Rosarinho”
MPPE pede cassação de candidata ao Conselho Tutelar de Gravatá por abuso do poder político

Por André Luis O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública pedindo a cassação do registro de uma candidata eleita ao Conselho Tutelar de Gravatá. O MPPE alega que a candidata abusou do poder político em sua campanha, utilizando funcionários comissionados e contratados pela Prefeitura para trabalharem em seu favor. De acordo […]

Por André Luis

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública pedindo a cassação do registro de uma candidata eleita ao Conselho Tutelar de Gravatá.

O MPPE alega que a candidata abusou do poder político em sua campanha, utilizando funcionários comissionados e contratados pela Prefeitura para trabalharem em seu favor.

De acordo com o MPPE, a candidata foi beneficiada pela influência da máquina municipal, que teria gerado desequilíbrio na eleição e desvirtuado o processo democrático.

O MPPE pede que a Justiça suspenda a diplomação, posse e o exercício do mandato da candidata. Se a ação for procedente, a candidata será excluída da lista dos eleitos, e os candidatos subsequentes serão reposicionados.

Iguaracy: prefeito inaugura Feira de Animais em Jabitacá

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou ontem (01) a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Caatingueira, com a presença do ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS), autor da emenda parlamentar. Zeinha esteve acompanhado do ex-deputado, do vice-prefeito Pedro Alves, mais vereadores. Ainda inaugurou a Feira de Animais […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou ontem (01) a ordem de serviço para a construção de uma quadra poliesportiva na comunidade de Caatingueira, com a presença do ex-deputado federal João Fernando Coutinho (PROS), autor da emenda parlamentar.

Zeinha esteve acompanhado do ex-deputado, do vice-prefeito Pedro Alves, mais vereadores. Ainda inaugurou a Feira de Animais do Distrito de Jabitacá, além de entregar um trator fruto da emenda parlamentar do ex-deputado para as comunidades Ramada da Quixabeira e Caldeirões.

“Essa realização só foi possível pelo empenho e dedicação do ex-deputado Federal João Fernando Coutinho, que destinou mais essa emenda para o nosso município quando ainda era deputado”, disse agradecendo.