Casa de Saúde vai realizar cirurgias para tratamento de câncer
Por Nill Júnior
O Médico cirurgião oncológico João Karimai, que atua no Hospital do Câncer em Recife , agora vai atender e realizar cirurgias de câncer na casa de saúde Dr José Evoide de Moura em Afogados da Ingazeira.
Segundo a unidade, ele fará cirurgias para tratar câncer do aparelho digestivo, ginecológico, pele e partes moles, pelve, tumores de esôfago e estômago, pâncreas, intestino, útero, ovários, vagina.
A estimativa mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que cerca de uma em cada cinco pessoas desenvolverá câncer durante a vida. Daí a importância da interiorização dos procedimentos, oferecendo resolutividade e qualidade de vida.
O profissional estará atendendo dia 11 de abril, numa sexta-feira. para marcações, os telefones são os (87.)9-9947-0105 ou 0800-191-2428.
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) publicou a Resolução TC nº 302, de 10 de dezembro de 2025, que estabelece critérios obrigatórios de transparência e rastreabilidade para a execução de emendas parlamentares estaduais e municipais, incluindo as chamadas transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”. A norma entrou em vigor em 11 de […]
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) publicou a Resolução TC nº 302, de 10 de dezembro de 2025, que estabelece critérios obrigatórios de transparência e rastreabilidade para a execução de emendas parlamentares estaduais e municipais, incluindo as chamadas transferências especiais, conhecidas como “emendas PIX”. A norma entrou em vigor em 11 de dezembro de 2025.
A resolução se fundamenta nas atribuições constitucionais do TCE-PE e em decisões do Supremo Tribunal Federal, especialmente na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 854, que determinou o fortalecimento dos mecanismos de controle e publicidade na execução orçamentária das emendas parlamentares em todos os entes da federação.
De acordo com o texto, ficam submetidos às novas regras os Poderes Executivo e Legislativo, estaduais e municipais, além de entidades da administração indireta, fundos especiais e organizações da sociedade civil que recebam recursos oriundos de emendas parlamentares.
Entre as principais exigências, a resolução determina que os entes públicos adequem seus sistemas para permitir o acompanhamento integral e em tempo real da execução das emendas, com disponibilização das informações em plataformas digitais de dados abertos. O cumprimento dessas medidas passa a ser condição prévia para a execução financeira das emendas a partir do exercício de 2026.
Os dados deverão estar organizados em seção específica dos Portais de Transparência e conter, entre outros elementos, a identificação da emenda, o nome do parlamentar autor, o objeto detalhado, os valores envolvidos, o CNPJ do beneficiário e os registros das despesas realizadas. No caso das transferências especiais, será obrigatória a publicação de um plano de trabalho com cronograma e metas, além da identificação da conta bancária exclusiva para o recebimento dos recursos.
A norma também estabelece a obrigatoriedade de abertura de conta bancária específica, em instituição oficial, para cada transferência especial, vedando o uso de contas intermediárias ou saques em espécie que dificultem a identificação do beneficiário final. O registro incorreto ou a omissão de informações será caracterizado como infração às normas de contabilidade pública.
O TCE-PE ficará responsável por avaliar a efetividade das medidas adotadas, a padronização dos registros contábeis e a regularidade dos atos administrativos em todas as etapas da execução da despesa, desde a indicação da emenda até a aplicação final dos recursos.
Como medida complementar, a resolução determina que os entes encaminhem ao Tribunal, até o dia 16 de janeiro de 2026, um plano de ação detalhado, com diagnóstico da situação atual e cronograma de adequação aos novos requisitos. O texto também prevê a possibilidade de cooperação técnica entre os órgãos para o compartilhamento de soluções tecnológicas.
O documento, assinado pelo presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, ainda registra prorrogações de prazos para apresentação de defesas prévias em processos envolvendo as câmaras municipais de Taquaritinga do Norte e de Barra de Guabiraba. Leia aqui a íntegra da Resolução.
Nesta quinta-feira (17) o presidente do Afogados da Ingazeira FC, Edygar Santos, fechou os últimos detalhes com o técnico Sérgio China. Ele irá comandar a equipe no Campeonato Pernambucano e Campeonato Brasileiro Série D na temporada 2022. Sérgio China retorna ao Afogados, que comandou na temporada 2021, onde tem um ótimo retrospecto. Foram 10 jogos, […]
Nesta quinta-feira (17) o presidente do Afogados da Ingazeira FC, Edygar Santos, fechou os últimos detalhes com o técnico Sérgio China.
Ele irá comandar a equipe no Campeonato Pernambucano e Campeonato Brasileiro Série D na temporada 2022.
Sérgio China retorna ao Afogados, que comandou na temporada 2021, onde tem um ótimo retrospecto. Foram 10 jogos, e apenas uma derrota, fazendo frente a Náutico, Santa Cruz e Sport.
Com o apelo da torcida para o seu retorno, o técnico foi um dos nomes mais citados pelos torcedores. China, estava comandando o América-PE no Campeonato Pernambucano Série A2, chegando na fase final da competição.
Com foco total no próximo Campeonato Pernambucano, Sérgio China em conjunto com a diretoria do Afogados dão início a execução do planejamento dentro das quatro linhas da Coruja do Sertão.
A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu os trabalhos da operação tapa-buracos na PE-264. O trecho contemplado possui 12,5 quilômetros de extensão e vai do distrito de Grossos, em São José do Egito, à divisa com o estado da Paraíba. A segunda etapa desta ação consiste na […]
A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu os trabalhos da operação tapa-buracos na PE-264. O trecho contemplado possui 12,5 quilômetros de extensão e vai do distrito de Grossos, em São José do Egito, à divisa com o estado da Paraíba.
A segunda etapa desta ação consiste na restauração da base e do pavimento de um trecho de dois quilômetros, de acordo com do distrito do DER, situado no município de Sertânia. O Governo do Estado realiza um trabalho constante de conservação viária, com o intuito de garantir que as estradas pernambucanas ofereçam boas condições de trafegabilidade.
Além de interligar dois estados, melhorar a mobilidade das pessoas, a PE-264 facilita o escoamento da produção comercial e agrícola dos sertanejos. Os serviços realizados também reforçaram a segurança dos usuários.
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Doutor Ismael, anunciou nesta terça-feira (5) o pagamento de quase R$ 2 milhões em dívidas salariais e previdenciárias deixadas pela gestão anterior. De acordo com o gestor, serão quitadas pendências referentes ao mês de dezembro de 2024, incluindo a folha salarial de servidores aposentados e contribuições que […]
O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Doutor Ismael, anunciou nesta terça-feira (5) o pagamento de quase R$ 2 milhões em dívidas salariais e previdenciárias deixadas pela gestão anterior.
De acordo com o gestor, serão quitadas pendências referentes ao mês de dezembro de 2024, incluindo a folha salarial de servidores aposentados e contribuições que não foram repassadas à Previdência. A previsão é que os pagamentos sejam concluídos até o fim de agosto.
A atual administração também iniciou o pagamento de um parcelamento de débitos previdenciários acumulados em 2023 e 2024. Os valores estão sendo regularizados dentro do que determina a legislação vigente.
“Assumimos a Prefeitura com a responsabilidade de fazer diferente, respeitando o servidor público e a legislação. Com muito esforço, organização e seriedade, estamos conseguindo pagar o que foi deixado para trás, sem deixar de avançar com novas ações que fazem a diferença para a população”, afirmou Doutor Ismael.
Segundo a Prefeitura, esta é a primeira vez que uma gestão municipal assume e quita integralmente débitos salariais e previdenciários herdados em Santa Cruz da Baixa Verde.
Ex-gestor chega a feito incomum: todas as oito contas de suas duas gestões com recomendação de aprovação Na última segunda-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, aprovou as contas do ex-prefeito de Salgueiro Marcones Libório de Sá. O parecer favorável segundo a assessoria do ex-prefeito em nota, “significa que o município foi […]
Ex-gestor chega a feito incomum: todas as oito contas de suas duas gestões com recomendação de aprovação
Na última segunda-feira (25), o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, aprovou as contas do ex-prefeito de Salgueiro Marcones Libório de Sá.
O parecer favorável segundo a assessoria do ex-prefeito em nota, “significa que o município foi administrado com seriedade e atendeu todas as exigências do TCE, cuja função principal é cobrar a transparência, ética e compromisso com o erário público diante da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e controle interno”.
Com o resultado, Marcones Libório conclui os 8 anos de mandatos (2009 a 2016) como prefeito de Salgueiro, com todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
“É o resultado de um trabalho sério, organizado, planejado e sobretudo de muito respeito ao povo de Salgueiro, foi o que fizemos durante os 8 anos que estivemos a frente da prefeitura, um períodode avanços sociais e econômicos e de respeito ao dinheiro do povo”, concluiu Marcones.
Você precisa fazer login para comentar.