Notícias

Carnaíba: Escola José Batista Neto vai ganhar mais duas salas de aula 

Por André Luis

Na última sexta-feira (19) foi dada a Ordem de Serviço para construção de duas salas de aula e a quadra de esportes da Escola José Batista Neto, no Distrito de Ibitiranga. O prefeito Anchieta Patriota e a secretária de Educação Cecília Patriota estiveram presentes, assim como a comunidade local e lideranças do município e do Distrito.

A secretária de Educação ressaltou a necessidade da ampliação por causa do aumento de alunos. “Cada vez mais os pais têm confiado suas crianças na rede municipal de ensino, especialmente na educação infantil. A Escola José Batista tem excelentes resultados assim como as demais, todas as nossas unidades respondem a todo investimento que é feito, tanto na parte estrutural como pedagógica com excelentes resultados. E os pais confiam porque sabem que seus filhos estão aprendendo”, afirmou a secretária.

De acordo com o prefeito, outros investimentos estão previstos a exemplo da escola da comunidade do Jatobá, que também será ampliada. A diretora Adriana Marques, representando a comunidade escolar e João Carlos, representando os pais, agradeceram os investimentos realizados.

As obras tiveram início nesta segunda-feira (22).

Outras Notícias

Serra Talhada distribui kits produtivos para apicultores da Casa do Mel

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, entregou nesta segunda-feira (03/01), no Centro Administrativo I, 12 kits produtivos para a atividade de apicultura, contendo 120 colmeias completas, 1 balança de até 300 kg, 2 fumigadores, 4 bandejas de aço inox, 10 carretilhas e 12 formões. Os kits […]

A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, entregou nesta segunda-feira (03/01), no Centro Administrativo I, 12 kits produtivos para a atividade de apicultura, contendo 120 colmeias completas, 1 balança de até 300 kg, 2 fumigadores, 4 bandejas de aço inox, 10 carretilhas e 12 formões.

Os kits foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF, através do Comitê Gestor Municipal, que tem como coordenador o secretário de Agricultura e vice-prefeito, Márcio Oliveira, em parceria com a Casa do Mel.

“Em parceria com a Casa do Mel e através da Secretaria de Agricultura, o Governo Municipal tem incentivado e fortalecido a prática da apicultura no nosso município, gerando mais desenvolvimento para os produtores rurais”, comentou Márcio Oliveira. 

Além da prefeita Márcia Contado e do vice-prefeito Márcio Oliveira, estiveram presentes o ex-prefeito Luciano Duque; o presidente do STR, Fabinho do Sindicato; Cícero do Conselho Municipal; os vereadores Alice Conrado, Zé Raimundo, Jaime Inácio e Pinheiro do São Miguel; representantes da UFRPE/UAST e as lideranças Waldir Tenório, Jaime Neto e Pessival Gomes. 

CNT/MDA: Avaliação positiva do governo Bolsonaro sobe para 34,5%

Guilherme Mazieiro / UOL A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de 29,4% para 34,5% nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, em Brasília. A avaliação negativa do governo teve queda: passou de 39,5%, em agosto de 2019, para 31%, em janeiro deste ano. A pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos […]

Foto: Isac Nóbrega/PR

Guilherme Mazieiro / UOL

A avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro (sem partido) cresceu de 29,4% para 34,5% nos últimos meses, segundo pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, em Brasília. A avaliação negativa do governo teve queda: passou de 39,5%, em agosto de 2019, para 31%, em janeiro deste ano.

A pesquisa da CNT (Confederação Nacional dos Transporte) foi encomendada ao instituto MDA. O estudo ouviu 2.002 pessoas, de 15 a 18 de janeiro, em 137 municípios de 25 Unidades da Federação. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, segundo o instituto.

A avaliação positiva soma os índices daqueles que responderam “ótimo” ou “bom” sobre o governo. Já a negativa acumula os índices de ruim e péssimo.

Avaliação do governo do presidente Bolsonaro em janeiro de 2020:

Ótimo – 9,5 % (era 8% em agosto de 2019)

Bom – 25% (era 21,4% em agosto de 2019)

Regular – 32,1% (era 29,1% em agosto de 2019)

Ruim – 9,5% (era 12,9% em agosto de 2019)

Péssimo – 21,5% (era 26,6% em agosto de 2019)

Não sabe/não respondeu – 2,4% (era 2% em agosto de 2019)

A aprovação do desempenho pessoal do presidente também subiu além da margem de erro. Ao responderem à pergunta “aprova ou desaprova o desempenho pessoal do presidente Jair Bolsonaro à frente do governo?”, 47,8% disseram que aprovam, contra 41% em agosto. Já 47% disseram que desaprovam, índice inferior aos 53,7% da pesquisa anterior.

Aprovação do desempenho pessoal do presidente Bolsonaro em janeiro de 2020:

Aprova – 47,8% (era 41% em agosto de 2019)

Desaprova – 47% (era 53,7% em agosto de 2019)

Não sabe / não respondeu – 5,2% (era 5,3% em agosto de 2019).

Veja mais dados da pesquisa aqui.

Prefeito de Iguaracy decreta estado de emergência

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou nesta segunda feira (28), estado de emergência no município. A medida permite que a prefeitura faça compra de combustível, medicamentos, insumos hospitalares, bem como alimentos e gás a fornecedores que não estejam cadastrados como licitados na administração pública municipal, quando estes não puderem fornecer o material necessário, a […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, assinou nesta segunda feira (28), estado de emergência no município.

A medida permite que a prefeitura faça compra de combustível, medicamentos, insumos hospitalares, bem como alimentos e gás a fornecedores que não estejam cadastrados como licitados na administração pública municipal, quando estes não puderem fornecer o material necessário, a tempo e modo.

O decreto de situação de emergência pública vale por um período de  60 (sessenta) dias, podendo este prazo ser prorrogado por igual período.

Atuações de Sávio e Diogenes bem avaliadas

Diógenes chega a ter avaliação ligeiramente melhor que Sávio, segundo Múltipla O Instituto Múltipla fez uma avaliação da atuação do prefeito Sávio Torres, do vice-prefeito Diógenes Patriota e do presidente da Câmara de Tuparetama, Arlan Markson. O instituto perguntou se Tuparetama está no caminho certo. Para  78,2% está no caminho certo. Segundo 11,4%, Tuparetama está […]

Diógenes chega a ter avaliação ligeiramente melhor que Sávio, segundo Múltipla

O Instituto Múltipla fez uma avaliação da atuação do prefeito Sávio Torres, do vice-prefeito Diógenes Patriota e do presidente da Câmara de Tuparetama, Arlan Markson.

O instituto perguntou se Tuparetama está no caminho certo. Para  78,2% está no caminho certo. Segundo 11,4%, Tuparetama está no caminho errado. Um total de 10,4% não opinaram.

Quando o Múltipla quis saber de aprovação ou desaprovação do governo do prefeito Sávio Torres, 81,4% aprovam. Já 12,3% desaprovam. E 6,3% não opinaram. Quando chamada a classificar, 20,9% disseram que a gestão é ótima, 44,5% dizem ser boa, 23,6% afirmam ser regular, 3,6% ruim, 5,5% péssima. Apenas 1,9% não opinaram.

Chama atenção a avaliação de Diógenes Patriota, o que explica sua boa aceitação no levantamento eleitoral. Diógenes não tem exercido a interinidade durante o ciclo Sávio, mas mantém uma agenda principalmente assessorando pessoas que precisam de acompanhamento de saúde em outros centros. Ainda tem tido ações em parceria com o ex-deputado Gonzaga Patriota. quando a população é chamada a avaliar sua atuação, 87,3% aprovam, índice até maior que o de Sávio. Desaprovam 5,5%. Não opinaram 7,2%.

Quando a população avalia sua atuação, 28,6% consideram ser ótima, 55% boa, 10,5% regular, 0,5% ruim e 2,3%, péssima. Não opinaram 4,9%. A nota atribuída é 8,7.

Quanto à atuação da Câmara de Vereadores,56,4% aprovam os trabalhos, contra 19,5% que desaprovam. Um total de 24,1% não opinaram. Quanto à classificação, 8,2% dizem que o trabalho é ótimo, bom para 38,2%, regular para 22,7%, ruim para 3,6%, péssimo para 7,3%. Não opinaram 20%. A nota média dos trabalhos desenvolvidos pela câmara de vereadores foi 7.

A pesquisa foi realizada dia 12 de abril. Foram 220 entrevistas. A margem de erro é de 6% para mais ou para menos. Perfil da amostra: Masculino 48,2%, Feminino 51,8%; Na faixa de 16 a 34 anos, 33,2%. Na de 35 a 59 anos, 45%,. Com 60 anos ou mais, 21,8%.  Distribuição das entrevistas: Cidade 76% e Zona Rural, 24%. 

 

Serra Talhada apresenta projetos como boas práticas no 8º Congresso da Amupe

A cidade de Serra Talhada participou, nesta quarta-feira (30), do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Recife, apresentando dois projetos reconhecidos como boas práticas de gestão pública. As iniciativas destacadas foram “Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável” e “Zona Lilás”. Os projetos […]

A cidade de Serra Talhada participou, nesta quarta-feira (30), do 8º Congresso da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), realizado no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Recife, apresentando dois projetos reconhecidos como boas práticas de gestão pública.

As iniciativas destacadas foram “Infraestrutura e Tecnologia para Mobilidade Segura e Sustentável” e “Zona Lilás”. Os projetos foram apresentados pelas secretárias Vera Gama (Mulher), Joana Alves (Planejamento) e pelo presidente da STTRANS, Célio Antunes.

A “Zona Lilás” tem como foco o atendimento a mulheres em situação de violência, por meio de acolhimento, orientação jurídica e suporte psicológico. Já o projeto voltado à mobilidade busca implementar soluções tecnológicas para organizar o trânsito, ampliar a segurança viária e garantir mais acessibilidade no espaço urbano.

A prefeita Márcia Conrado comentou a participação de Serra Talhada no evento. “Receber esse destaque em um congresso tão importante mostra que nossas políticas públicas estão gerando resultados reais. Tenho muito orgulho da nossa equipe, que trabalha com seriedade e sensibilidade para cuidar de cada serra-talhadense”, afirmou.

O Congresso da Amupe reúne gestores municipais de todo o estado para troca de experiências e apresentação de iniciativas que fortalecem as administrações locais.