Notícias

CARIRI EM AÇÃO/DATAVOX: Fredson Brito lidera com 55% dos votos válidos em São José do Egito

Por Nill Júnior

O Instituto Datavox em parceria com Canal de Notícias Cariri em Ação divulga pesquisa na corrida pela Prefeitura de São José do Egito/PE.

Na pesquisa estimulada, quando são citados os nomes dos candidatos, os números apontam Fredson Brito com 55% contra 45% do candidato do PSB, Dr. George Borja, dos votos válidos.

No levantamento espontâneo, Fredson também lidera com 50,9% das intenções de voto, enquanto Dr. George Borja obteve 41,8%. Neste cenário, 1,3% dos eleitores declararam voto branco ou nulo, e 6% permanecem indecisos ou não quiseram responder.

A pesquisa também avaliou a rejeição do atual prefeito da cidade, Evandro Valadares, líder do grupo político do candidato George Borja. Ao todo, 48,4% desaprovam a forma como o prefeito vem administrando a cidade nos últimos anos.

Dados da pesquisa

O Instituto Datavox entrevistou 400 pessoas entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro da pesquisa foi de 4,9%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número PE-00473/2024 – TSE/TRE.

Outras Notícias

Arcebispo de Cascavel-PR morre de Covid-19

O arcebispo de Cascavel, Dom Mauro, faleceu no fim da tarde desta quinta-feira (12), na cidade paranaense. Com 66 anos, o líder religioso faleceu devido à Covid-19. Dom Mauro foi internado no dia 16 de fevereiro, após ser diagnosticado com a doença. Dois dias depois, foi transferido para a UTI e acabou intubado. Nos últimos […]

O arcebispo de Cascavel, Dom Mauro, faleceu no fim da tarde desta quinta-feira (12), na cidade paranaense. Com 66 anos, o líder religioso faleceu devido à Covid-19.

Dom Mauro foi internado no dia 16 de fevereiro, após ser diagnosticado com a doença. Dois dias depois, foi transferido para a UTI e acabou intubado.

Nos últimos dias, Dom Mauro apresentou melhoras, mas na última terça-feira (9), a equipe médica informou que houve piora nos exames gerais e também quadro de reinfecção. Dom Mauro era Arcebispo Metropolitano de Cascavel desde 31 de outubro de 2007.

Brasileirão de handebol: Português vence e aumenta chances de disputar a grande final

A equipe do Português/AESO, que no campeonato brasileiro de handebol adulto masculino representa Afogados da Ingazeira, venceu mais uma partida e está perto de disputar mais uma final. Os Pernambucanos venceram a equipe Paraense do Colégio Sucesso por 41 a 23. Nesta Sexta (01), a partir das 19 horas, o Português enfrenta o time do […]

Português x Colégio Sucesso

A equipe do Português/AESO, que no campeonato brasileiro de handebol adulto masculino representa Afogados da Ingazeira, venceu mais uma partida e está perto de disputar mais uma final. Os Pernambucanos venceram a equipe Paraense do Colégio Sucesso por 41 a 23. Nesta Sexta (01), a partir das 19 horas, o Português enfrenta o time do Liespe (MG).

Nos outros jogos da rodada, o Liespe venceu, por 27 a 20, a equipe do Fhanc (BA). A equipe do Caçador (SC), que conta atualmente com diversos jogadores campeões em 2013 pelo Itajaí, venceu fácil o Uninorte (AM) por 35 a 21.

A grande final, assim como a decisão de terceiro lugar, ocorrerá no próximo sábado (02), a partir das oito horas da manhã. O encerramento e premiação do campeonato brasileiro de handebol estão previstos para as 13h30.

O Campeonato é uma promoção da Confederação Brasileira de Handebol em parceria com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira. Os jogos acontecem na quadra coberta do Ginásio Desportivo Municipal, na Rua Antônio Vidal, s/n.

Governador e ex vão ao velório de Coelho

Por Bruno Guimarães Do Site Roberta Jungmann O governador Paulo Câmara levou no avião do Recife para Petrolina os ex-governadores Mendonça Filho (DEM), Roberto Magalhães e Joaquim Francisco, além do secretário da Casa Civil, Antonio Figueira, para o velório do ex-deputado Osvaldo Coelho, que ocorreu durante toda a noite de domingo (1) e dia de […]

Governador foi acompanhado dos ex-governadores Mendonça Filho, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco
Governador foi acompanhado dos ex-governadores Mendonça Filho, Roberto Magalhães e Joaquim Francisco

Por Bruno Guimarães
Do Site Roberta Jungmann

O governador Paulo Câmara levou no avião do Recife para Petrolina os ex-governadores Mendonça Filho (DEM), Roberto Magalhães e Joaquim Francisco, além do secretário da Casa Civil, Antonio Figueira, para o velório do ex-deputado Osvaldo Coelho, que ocorreu durante toda a noite de domingo (1) e dia de segunda (2), na Biblioteca da Univasf.

Muitos políticos passaram para prestar condolências aos familiares, entre eles o filho Guilherme, que é vice-prefeito do município. Alguns deputados da Bahia também se fizeram presentes.

O prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, e muitos outros líderes municipais pernambucanos também compareceram. O senador Fernando Bezerra Coelho, sobrinho de Osvaldo, foi com os filhos, Fernando e Miguel Coelho.

Afogados: homenagem aos 80 anos de Braz Emigdio gera trégua na rivalidade local

Os 80 anos do líder sindical Braz Emigdio de Vasconcelos conseguiu reunir na comunidade de Pintada, município de Afogados da Ingazeira nomes que divergem na política local, mas que se uniram em nome da ligação familiar e respeito ao homenageado. Juntos, o prefeito José Patriota e a esposa Madalena, o petista Emídio Vasconcelos mais os […]

DSC06552

DSC06550

Os 80 anos do líder sindical Braz Emigdio de Vasconcelos conseguiu reunir na comunidade de Pintada, município de Afogados da Ingazeira nomes que divergem na política local, mas que se uniram em nome da ligação familiar e respeito ao homenageado.

Juntos, o prefeito José Patriota e a esposa Madalena, o petista Emídio Vasconcelos mais os irmãos, Alessandro Palmeira, Janailson Nogueira, Fernando Moraes, Rubinho da Ponte, Ruy Acioly, líderes sindicais e comunitários que apoiam o governo, nomes que vagueiam pela situação e oposição. Claro, um grande número de familiares protagonizou as homenagens.

DSC06554

DSC06549

Pelo que o blog ouviu, o aniversário de Braz, que presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e militou politicamente no PT, tendo sido ainda vereador e Secretário de Agricultura, conseguiu estabelecer uma trégua na divisão política familiar e local. O bom senso venceu.

Chamou a atenção o encontro entre Braz e Antonio Marques, outra liderança sindical histórica, que chegou a Presidir a Federação dos Trabalhadores Rurais de Pernambuco, Fetape.

Previdência: CONTAG luta por mudanças na MP 871/2019

O relatório apresentado pelo relator deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) da Comissão Mista da Medida Provisória (MP) 871/2019, na manhã desta terça-feira (07), não contempla as principais propostas da CONTAG, principalmente quanto à exigência de considerar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS-Rural) como prova exclusiva do reconhecimento de direitos a partir de 1º de […]

O relatório apresentado pelo relator deputado Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) da Comissão Mista da Medida Provisória (MP) 871/2019, na manhã desta terça-feira (07), não contempla as principais propostas da CONTAG, principalmente quanto à exigência de considerar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS-Rural) como prova exclusiva do reconhecimento de direitos a partir de 1º de janeiro de 2020, como foi proposto pelo governo federal, ou, se o trabalhador não estiver cadastrado, exigir que comprove recolhimento de contribuição pela venda da produção.

Para a CONTAG, esse é um dos grandes problemas do relatório, pois a imensa maioria dos trabalhadores e trabalhadoras rurais ficará excluída do sistema de proteção previdenciária já a partir do próximo ano.

Outra questão não contemplada é a não participação das entidades sindicais na realização do cadastro dos segurados e seguradas especiais e na atualização do CNIS-Rural para o reconhecimento de direitos. A proposta apresentada é que o cadastro seja feito apenas por órgãos públicos que firmarem convênio com o INSS. A preocupação da CONTAG é que, em geral, os órgãos públicos que estão presentes na maioria dos municípios não possuem recursos humanos e financeiros para atender a demanda da população rural.

O relatório contemplou uma das demandas apresentadas que era aumentar o prazo de 10 para 30 dias para a defesa dos processos que venham a ser revisados em caso de indícios de irregularidade. O relator não acatou a proposta do governo de reduzir de 5 anos para 180 dias o prazo para requerimento de salário maternidade. Também foi contemplado no relatório o reconhecimento da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) para efeito de reconhecimento de direitos, de modo que serão aceitas todas as DAPs emitidas pelos órgãos públicos e também pelas entidades sindicais. Para a CONTAG, este é um ponto que evoluiu.

A sessão da Comissão Especial da MP 871/2019 foi suspensa após a concessão de pedido de vistas coletivas pelos parlamentares e o relatório deverá ser votado amanhã (08), às 14 horas.

“Nós estamos aqui com uma delegação de vários estados e de todas as regiões do País e a nossa estratégia agora é conversar com todos os membros da Comissão Mista, com as lideranças de todos os partidos e das bancadas dos estados na perspectiva de aprovarmos as propostas e emendas apresentadas pela CONTAG. Caso contrário, teremos grandes prejuízos para os trabalhadores e trabalhadoras rurais”, explicou o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

“O ponto que mais nos preocupa é o prazo para a realização do CNIS-Rural e de quem irá realizar o cadastro do segurado especial. Além da delegação que está conosco aqui no Congresso, é importante que as lideranças e os trabalhadores e trabalhadoras rurais intensifiquem a pressão nas bases, conversando com os vereadores, com prefeitos, deputados estaduais, pois serão graves os impactos econômicos e sociais em mais de 70% dos municípios brasileiros. Precisamos nos manter mobilizados para conseguir mudar o relatório até amanhã”, destacou a secretária de Políticas Sociais da CONTAG, Edjane Rodrigues.