Notícias

Cano da Adutora do Pajeú se rompe às margens da PE-320

Por André Luis

O cano de uma adutora se rompeu nesta segunda-feira (1º) na rodovia PE 320, no Sertão do Pajeú. De acordo com o site O Repórter do Pajeú, o rompimento aconteceu próximo a uma estação de tratamento de água da Compesa, depois do primeiro acesso para Afogados da Ingazeira.

Profissionais que trabalhavam no local para conter o vazamento contaram que o rompimento do cano provavelmente ocorreu devido à pressão da força da água na tubulação. Não foi informado, no entanto, se esse problema deixou as cidades da região sem água, nem se o trabalho já foi concluído.

Outras Notícias

Médico tabirense Carlos Eduardo acusado de atropelar e matar juruense, diz site

Carlos é filho do ex-prefeito de Tabira, Rosalvo Sampaio As polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para identificar e prender o verdadeiro autor do acidente que vitimou o juruense Edson Rodrigues, conhecido por Edinho. O atropelamento aconteceu na noite da sexta-feira, dia 5 de fevereiro, próximo à ponte de Serra Branca na cidade de […]

Carlos é filho do ex-prefeito de Tabira, Rosalvo Sampaio

As polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para identificar e prender o verdadeiro autor do acidente que vitimou o juruense Edson Rodrigues, conhecido por Edinho. O atropelamento aconteceu na noite da sexta-feira, dia 5 de fevereiro, próximo à ponte de Serra Branca na cidade de Juru Paraíba.

De acordo com informações do Sertão Notícias, testemunhas afirmam que o condutor do veículo estava bebendo no centro da cidade, acompanhado de algumas pessoas minutos antes do acidente. Edinho trafegava pela PB-306 em sua moto modelo Honda Bros, quando foi atropelado e morto por uma caminhonete modelo Hilux de cor branca. Após isso o condutor fugiu sem prestar socorro a vítima.

Segundo o Sertão Notícias, relatos apontam que o principal suspeito de conduzir a Hilux, seja o médico, Carlos Eduardo Sampaio, natural de Tabira. Carlos Eduardo é filho do Ex-prefeito de Tabira, Rosalvo Sampaio Brito (Mano). Caso a polícia chegue ao veredito que de fato tenha sido o médico tabirense, esse será o segundo atropelamento e a quarta morte com seu envolvimento.

No dia 06 de março de 2014, Carlos Eduardo, conduzia pela zona rural de Água Branca e em alta velocidade, uma outra caminhonete modelo S10, ao dobrar numa curva do local conhecido por Campo de Aviação, atropelou e matou o casal Josete Gonçalo e Luciana Alves, que também seguia de moto para sua residência, no sitio Olho D’água. Luciana que morreu no local, estava grávida de 8 meses e o bebê acabou não resistindo. Na época, Carlos Eduardo trabalhava em Água Branca e dava plantões no povoado de Lagoinha. A página Sertão Notícias  segue acompanhado de perto, todo o desfecho dessa trágica história na tentativa de elucidar os fatos e fazer justiça a todos.

Motoristas tem prejuízos na PE 275

As péssimas condições da estrada que liga Albuquerque Né a Cruzeiro do Nordeste continuam causando danos em veículos. Esse flagrante foi enviado hoje ao blog. O motorista, claro, estava indignado com o dano e perda de tempo na estrada. Ele teve o pneu estourado devido ao acúmulo de buracos na rodovia, quase causando um acidente. […]

As péssimas condições da estrada que liga Albuquerque Né a Cruzeiro do Nordeste continuam causando danos em veículos.

Esse flagrante foi enviado hoje ao blog. O motorista, claro, estava indignado com o dano e perda de tempo na estrada.

Ele teve o pneu estourado devido ao acúmulo de buracos na rodovia, quase causando um acidente.

O MP já havia solicitado à Secretaria de Transportes do Estado melhorias na PE 275. Não é a primeira vez que isso acontece.

Sicoob ocupa lugar que era do BB em Iguaracy

Em Iguaracy, avançou a parceria para que o município abrigue uma agência do Sicoob no município. A possibilidade foi construída em uma Audiência Pública dia 8 de março proposta pelo vereador Manoel Olímpio e aprovada pelos pares, que reuniu representantes da Câmara, Prefeitura, comércio e do próprio banco. Vários vereadores participaram juntamente com setores diversos […]

Em Iguaracy, avançou a parceria para que o município abrigue uma agência do Sicoob no município. A possibilidade foi construída em uma Audiência Pública dia 8 de março proposta pelo vereador Manoel Olímpio e aprovada pelos pares, que reuniu representantes da Câmara, Prefeitura, comércio e do próprio banco. Vários vereadores participaram juntamente com setores diversos do município.

A Prefeitura foi representada pelo Secretário Marcos Henrique. Começaram ali as tratativas com o banco para a efetivação do funcionamento da agência. “Uma das condições colocadas pelo banco foi que a prefeitura colocasse a sua conta de servidores em licitação para que o banco pudesse concorrer”, disse Manoel.

Em maio, houve uma reunião entre o prefeito Zeinha Torres e  o Presidente da instituição, Evaldo Campos,  em São José do Egito, estiveram acompanhados do Secretário de Administração Marcos Henrique e de vereadores da base governista Fábio Torres, Jorge Soldado e Tenente. Foi fechada a parceria.

Iguaracy sofre sem agência bancária desde que houve ação criminosa contra o Banco do Brasil do município. Pouco depois, o banco foi incluído numa lista de agências que seriam desativadas pelo banco no Estado. O município  sofre economicamente com a dependência da agência de Afogados da Ingazeira. Onde estava a agência semi destruída do Banco do Brasil, agora é possível ver o prédio com as cores do novo banco. A previsão é do início do funcionamento em até duas semanas.

A parceria proposta  prevê a transferência de serviços como pagamento de IPTU e outros convênios na nova agência. Uma nova licitação para abrigar a folha de pagamento do município será realizada, hoje ligada ao BB.

Na licitação para a folha, uma das exigências é de que o banco tem que ter estrutura na sede do município, o que pode apresentar uma vantagem para o Sicoob, já que outros bancos não tem essa estrutura. “Estamos dando total apoio para a instituição se instalar em Iguaracy”, disse Marcos Henrique, Secretário de Administração. São quase 500 servidores com uma folha de R$ 745 mil mensais, indo a quase R$ 1 milhão com os inativos.

Daniel Vorcaro pagou férias de Ciro Nogueira no valor de R$ 1,8 mi, diz revista

O senador Ciro Nogueira teve férias bancadas pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro em estação de esqui de Courchevel, nos Alpes franceses, que custou R$ 1.849.201,00, segundo a PF. As informações são da revista Piauí de junho. Segundo a matéria, as investigações da Polícia Federal identificaram uma série de benefícios concedidos por Vorcaro a Ciro Nogueira. Em […]

O senador Ciro Nogueira teve férias bancadas pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro em estação de esqui de Courchevel, nos Alpes franceses, que custou R$ 1.849.201,00, segundo a PF. As informações são da revista Piauí de junho.

Segundo a matéria, as investigações da Polícia Federal identificaram uma série de benefícios concedidos por Vorcaro a Ciro Nogueira. Em decisão que autorizou novas diligências sobre o escândalo do Banco Master, o ministro André Mendonça afirmou que os elementos reunidos indicam uma relação que extrapolava a simples amizade, caracterizando um “arranjo funcional e instrumental orientado por benefício mútuo”.

As investigações apontam para uma complexa rede de vínculos entre o senador e Vorcaro. Entre os principais elementos sob análise estão pagamentos considerados atípicos à empresa CNLF Empreendimentos Imobiliários, ligada à família de Ciro; uma sociedade empresarial firmada em condições consideradas vantajosas ao senador; supostos pagamentos periódicos que a PF trata como possível mesada; uso de imóveis pertencentes ao banqueiro; despesas pessoais custeadas por terceiros; viagens internacionais em aeronaves privadas; além da atuação parlamentar em projetos e emendas legislativas que beneficiariam diretamente os interesses do Banco Master.

Segundo os investigadores, a empresa BRGD, ligada à família Vorcaro, transferiu cerca de R$ 902 mil para a CNLF entre 2023 e 2024. A PF suspeita que as operações possam ter servido para mascarar pagamentos indevidos. Em paralelo, a CNLF adquiriu 30% da Green Investimentos por R$ 1 milhão, embora a participação fosse avaliada em aproximadamente R$ 13 milhões, operação considerada incomum e destacada pelo ministro André Mendonça.

As mensagens apreendidas também sugerem a existência de pagamentos mensais em favor do senador. Conversas entre Vorcaro e seu primo, Felipe Cançado Vorcaro, mencionam repasses de R$ 300 mil, posteriormente elevados para R$ 500 mil. A origem, o destino e a finalidade desses valores ainda são alvo de investigação.

Documentos indicam que Ciro utilizou por meses um apartamento pertencente ao banqueiro em São Paulo. O senador estava morando em imóvel de Vorcaro em novembro de 2025, passado, quinze dias antes da prisão de Vorcaro, Ciro estava ocupando apartamento do banqueiro em SP e, em diálogo obtido pela revista, pediu diretamente ao banqueiro para ficar mais uns “três, quatro meses” no imóvel.

Conversas mostram ainda que despesas em restaurantes, viagens e hospedagens teriam sido pagas por Vorcaro. Entre os episódios investigados está uma viagem a Courchevel, estação de esqui de luxo nos Alpes franceses, realizada em janeiro de 2025. Segundo a PF, os gastos totais da viagem ultrapassaram R$ 1,8 milhão.

As suspeitas se estendem à atuação parlamentar. A chamada “Emenda Master”, apresentada por Ciro em 2024, propunha elevar de R$ 250 mil para R$ 1 milhão a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). A investigação sustenta que o texto teria sido elaborado com participação direta do banco e beneficiaria especialmente o modelo de negócios do Master. Mensagens interceptadas mostram Vorcaro comemorando a apresentação da proposta, afirmando que ela havia saído “exatamente como mandei”.

A investigação atual também analisa a evolução patrimonial da família Nogueira. Relatórios do Coaf apontam movimentações financeiras consideradas incompatíveis com a renda declarada pelo senador. Empresas controladas por familiares acumulam ativos milionários, distribuições de lucros expressivas e operações imobiliárias que despertaram interesse dos investigadores. Entre elas está a compra de uma cobertura de alto padrão na Rua Oscar Freire, em São Paulo, por cerca de R$ 22 milhões.

Outro personagem recorrente é o empresário Ricardo Magro, dono da Refit. A PF investiga negociações imobiliárias entre empresas ligadas a Magro e familiares do senador, além da atuação de Ciro em emendas legislativas que poderiam favorecer interesses do empresário.

Ao longo das últimas três décadas, Ciro Nogueira consolidou-se como um dos políticos mais influentes de Brasília. Passou por diferentes governos, presidiu o PP por mais de uma década e alcançou o auge de sua trajetória ao assumir a Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro. Nesse período, ampliou sua influência sobre cargos estratégicos, orçamento e articulações políticas.

Agora, entretanto, a investigação sobre o Banco Master representa o desafio mais sério de sua carreira. Pela primeira vez, os elementos reunidos pela Polícia Federal conectam, em um mesmo contexto, relações pessoais, operações empresariais, movimentações financeiras, viagens de luxo e iniciativas legislativas. Ciro nega irregularidades, afirma ser vítima de perseguição política e sustenta que todas as suas ações foram legais.

Apesar das suspeitas, até o momento o senador não foi condenado nem teve sua culpa reconhecida pela Justiça. As investigações seguem em andamento, enquanto os relatórios da Polícia Federal e as decisões do STF continuam ampliando o escrutínio sobre sua atuação política e empresarial

A reportagem descreve ainda uma longa trajetória política de Ciro Nogueira, destacando sua ascensão ao comando do PP e seu papel como ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro. O texto afirma que ele acumulou forte influência sobre indicações de cargos, orçamento e articulações políticas, tornando-se um dos principais operadores do chamado Centrão.

O levantamento também revisita acusações e delações envolvendo o senador em diferentes escândalos ao longo das últimas décadas, incluindo casos relacionados à Operação Lava Jato, à Petrobras, à J&F e a empreiteiras. Embora seu nome tenha aparecido em diversas investigações e acordos de colaboração premiada, a reportagem ressalta que Ciro nunca foi condenado, preso ou sequer se tornou réu em boa parte dos casos.

Além de Vorcaro, o texto menciona relações de Ciro com empresários investigados ou acusados de irregularidades em setores como combustíveis, apostas online e mercado financeiro, incluindo Ricardo Magro e Fernando Oliveira Lima.

A matéria conclui que o escândalo do Banco Master abalou a imagem política de Ciro Nogueira ao revelar, segundo a PF, uma rede de negócios, favores e interesses compartilhados com Vorcaro. Apesar das suspeitas, o senador nega irregularidades, afirma ser vítima de perseguição política e sustenta que suas relações com empresários ocorreram dentro da legalidade.

No São Francisco, Paulo Câmara inaugura rodovias e anuncia novos investimentos

Com recursos do Plano Retomada, governador contemplou as áreas de saúde, infraestrutura, assistência social e educação nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista O governador Paulo Câmara esteve no Sertão do São Francisco, nesta quarta-feira (15.06), para novos anúncios previstos no Plano Retomada. No município de Santa Maria da Boa Vista, […]

Com recursos do Plano Retomada, governador contemplou as áreas de saúde, infraestrutura, assistência social e educação nos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista

O governador Paulo Câmara esteve no Sertão do São Francisco, nesta quarta-feira (15.06), para novos anúncios previstos no Plano Retomada.

No município de Santa Maria da Boa Vista, ele inaugurou a primeira etapa das obras da rodovia PE-550, no trecho que vai do entroncamento com a BR-428, em Caraíbas, até o projeto Fulgêncio, com extensão de 24,10 quilômetros. A segunda fase da estrada está em andamento e contemplará um trecho de 22,12 quilômetros, até o distrito de Urimamã, somando 46,22 quilômetros de estrada requalificada, com um aporte de R$ 85,5 milhões.

Os serviços na PE-550 foram iniciados em março pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e incluem ações de requalificação asfáltica, implantação de novos dispositivos de drenagem e sinalização completa, com pintura da pista e instalação de placas de trânsito. A requalificação está beneficiando diretamente mais de 85,5 mil habitantes da região, que é responsável por parte significativa da produção de frutas do Estado.

“O investimento nas rodovias e acessos é um dos nossos principais focos dentro do Plano Retomada. É muito bom poder vir aqui e inaugurar essa estrada, que foi totalmente recuperada e vai ser muito útil para a população da região, garantindo o escoamento da produção das agrovilas que ficam aqui no entorno”, afirmou Paulo Câmara, que também vistoriou as obras da PE-574, no trecho de quatro quilômetros que contempla o município. A expectativa é que essa extensão da rodovia seja finalizada no início do segundo semestre deste ano. No momento, os serviços estão 72% concluídos.

O governador autorizou ainda as obras da estação de tratamento de água do Sistema Adutor de Redenção, e assinou a ordem de serviço para construção da quadra da EREM Padre Maurílio Sampaio, no valor de R$ 1 milhão. Para reforçar a assistência social, ele liberou recursos para manutenção do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pagamento de Benefício Eventual e implantação de uma cozinha comunitária. Encerrando a visita, foram repassados mais de R$ 839 mil para o fortalecimento da rede municipal de saúde.

LAGOA GRANDE – Em seguida, o governador esteve no município de Lagoa Grande para inaugurar a recuperação e adequação da PE-574, no trecho do entroncamento da BR-428, e no acesso ao distrito de Vermelhos. A rodovia, conhecida como Estrada da Uva e do Vinho, recebeu um investimento de R$ 23,1 milhões, e vai facilitar o deslocamento na região, garantindo mais mobilidade para o escoamento da produção local, que tem como fontes de geração de renda a fruticultura irrigada, a produção de vinho e a criação de ovinos, caprinos e peixes.

O governador assinou também ordens de serviço para construção das quadras da EREM Dom Helder Câmara e Antônio Amorim Coelho, e firmou convênio, no valor de R$ 816 mil, para adequação de pequenas propriedades rurais, através do Programa Força Local. Também autorizou a implantação de uma Central de Oportunidades no município e entregou 38 certificados para concluintes de cursos profissionalizantes.

No âmbito da assistência social, liberados repasses para manutenção do Cras, pagamento de Benefício Eventual e instalação de uma cozinha comunitária. Para a saúde, o governador assegurou mais de R$ 796 mil, além de R$ 614 mil referentes à primeira parcela do convênio para a pavimentação granítica de ruas no bairro do Vasco e R$ 361 mil da primeira parcela do convênio para a construção da fachada e entorno da nova sede da prefeitura.

Estiveram presentes a vice-governadora Luciana Santos; os secretários estaduais Fernandha Batista (Infraestrutura e Recursos Hídricos), Marcelo Barros (Educação e Esportes), Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas); os presidentes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima, e da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Manuela Marinho; e o diretor executivo de obras do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Alexandre Arruda.

Também integraram a comitiva os deputados federais Danilo Cabral, Gonzaga Patriota e Fernando Monteiro; os deputados estaduais Dulcicleide Amorim, Teresa Leitão, Lucas Ramos, João Paulo Costa, Antônio Fernando e Rodrigo Novaes; os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande) e George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), além de outros prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região.