Candidatos ao Governo de Pernambuco participarão de sabatina no G1 Pernambuco
Por Nill Júnior
A partir da próxima segunda (25) até sexta (29) o site G1 Pernambuco começará à apresentar uma série de entrevistas com todos os candidatos ao Governo de Pernambuco. A cada dia será entrevistado um dos candidatos, todos terão um tempo máximo para responder cada questão, de modo que eles devem dosar como bem entenderem os segundos ou minutos gastos com as respostas.
As entrevistas serão gravadas nos dias 20, 21 e 22 de agosto e publicadas, em vídeo e texto, a partir de 25 de agosto, sendo uma por dia até 30 de agosto (segunda a sábado). Antes da morte de Campos, as entrevistas seriam gravadas nos dias 18, 19 e 20. A ordem de publicação foi definida em sorteio com a presença de representantes dos candidatos.
A ordem das entrevistas ficou assim:
25 de agosto: Zé Gomes (PSOL)
26 de agosto: Paulo Câmara (PSB)
27 de agosto: Pantaleão (PCO)
28 de agosto: Jair Pedro (PSTU)
29 de agosto: Miguel Anacleto (PCB)
30 de agosto: Armando Monteiro (PTB)
Hospital de campanha será desativado em virtude da queda no número de casos Nesta quinta (22), mais de 240 doses de vacina Covid-19 foram aplicadas nos quatro pontos de vacinação de Iguaracy: UBS Caatingueira, UBS Irajaí, Quadra da Escola Diomedes Gomes e no CAE em Jabitacá. A Secretaria de Saúde ampliou mais uma faixa etária […]
Hospital de campanha será desativado em virtude da queda no número de casos
Nesta quinta (22), mais de 240 doses de vacina Covid-19 foram aplicadas nos quatro pontos de vacinação de Iguaracy: UBS Caatingueira, UBS Irajaí, Quadra da Escola Diomedes Gomes e no CAE em Jabitacá.
A Secretaria de Saúde ampliou mais uma faixa etária (36 e 37 anos) para ser imunizada, além das segundas doses AstraZeneca (a partir de 60 dias da D1) que também foram ofertadas.
Segundo o Secretário de Administração de Iguaracy, Marcos Antonio, falando ao programa institucional da Prefeitura, o hospital de campanha será desativado justamente por conta da queda no número de casos em virtude da vacinação. A Unidade Mista de Iguaracy abrigará a Ala Covid. Segundo o Secretário, a economia mensal será de R$ 100 mil.
Farol de Notícias O líder do bloco de oposição pelo Avante em Serra Talhada, o deputado federal Sebastião Oliveira, disse que o grupo do prefeito Luciano Duque está “em desespero” pelo fato de saber que o médico Carlos Evandro vai disputar as eleições 2020. A declaração de ‘Sebá’ foi ao ar durante o programa do Farol, […]
O líder do bloco de oposição pelo Avante em Serra Talhada, o deputado federal Sebastião Oliveira, disse que o grupo do prefeito Luciano Duque está “em desespero” pelo fato de saber que o médico Carlos Evandro vai disputar as eleições 2020. A declaração de ‘Sebá’ foi ao ar durante o programa do Farol, na TV FAROL no Youtube.
Sebastião rebateu boatos de que Carlos não será candidato dizendo ainda que “não é chefe de cartório” para avalizar ou não documentações jurídicas que viabilizem ou impeçam o nome de Evandro de entrar na disputa. Pois, pelo que sabe, afirmou o parlamentar, os advogados garantem que existe viabilidade para a candidatura do ex-prefeito.
“É desespero porque ele [Luciano Duque] sabe que temos pesquisas recentes de consumo interno de que Carlos Evandro é disparado. Então, de fato o desespero está batendo à porta. Não quer perder de jeito nenhum, porque não vai ter consistência para defender a candidata que foi reprovada durante esse período que administrou a saúde pública de Serra Talhada”, disse Sebastião.
Depois da definição das pré-candidaturas em Serra Talhada, o Baixo Pajeú e parte do Médio estão com os cenários quase totalmente desenhados. As dúvidas giram em torno do nome governista em Flores e do adversário de Joelson em Calumbi. Em Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, as eleições são tidas como acirradas. E em […]
Depois da definição das pré-candidaturas em Serra Talhada, o Baixo Pajeú e parte do Médio estão com os cenários quase totalmente desenhados.
As dúvidas giram em torno do nome governista em Flores e do adversário de Joelson em Calumbi.
Em Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, as eleições são tidas como acirradas.
E em Serra Talhada, tirar Luciano Duque deu um tom de favoritismo à prefeita Márcia Conrado, mas não tem vitória de véspera, com muitos fatores políticos e administrativos que ainda passarão pelo crivo da população serra-talhadense.
Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias, da Cultura FM.
Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotifye demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music. Ouça o episódio:
Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (27), às 16 horas, no auditório de Centro Tecnológico de Pernambuco, será empossado o Conselho Municipal de Cultura. O Conselho, faz parte do Sistema Municipal de Cultura que vem sendo implantado pela Secretaria de Cultura de Serra Talhada e, conforme informa o secretário Anildomá Willans “está em pleno avanço”. Na visão […]
Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira (27), às 16 horas, no auditório de Centro Tecnológico de Pernambuco, será empossado o Conselho Municipal de Cultura.
O Conselho, faz parte do Sistema Municipal de Cultura que vem sendo implantado pela Secretaria de Cultura de Serra Talhada e, conforme informa o secretário Anildomá Willans “está em pleno avanço”.
Na visão da Secretaria, a partir daí é que se coloca os “desafios” para todos que lidam com cultura, sejam gestores, produtores culturais, pesquisadores da cultura, artistas a fim de que se estabeleçam diretrizes e metas na das políticas públicas de Cultura.
O Conselho é o primeiro grande passo nesta direção e através dele, o município norteará todas as suas políticas culturais, “com isso,os maiores beneficiados são os artistas e todos o que vivem o fazer cultural, na ponta está a população que poderá contar com um trabalho ordenado e capaz de preservar nossa cultura”, disse Anildomá ao mesmo tempo em que aproveita para convidar toda população para o evento desta quinta-feira.
Ilustre jornalista Nill Júnior, Visando corrigir equívocos divulgados ontem nesse conceituado órgão noticioso, esclareço que fui formalmente convidado pelo presidente da comissão prévia, vereador João Taxista, e me fiz acompanhar pela ilustre advogada Victória, assessora jurídica do referido vereador e do assessor legislativo Marcos Ferreira, para participarmos da reunião da mencionada comissão prévia, a fim […]
Visando corrigir equívocos divulgados ontem nesse conceituado órgão noticioso, esclareço que fui formalmente convidado pelo presidente da comissão prévia, vereador João Taxista, e me fiz acompanhar pela ilustre advogada Victória, assessora jurídica do referido vereador e do assessor legislativo Marcos Ferreira, para participarmos da reunião da mencionada comissão prévia, a fim de deliberar a respeito da “denúncia” de suposto descumprimento do orçamento pelo Prefeito.
É de curial interesse de esclarecer que o presidente da comissão prévia, nos solicitou um assessoramento jurídico informal, no que cuidamos de atender prontamente, em face de que a assessoria jurídica, fica ao talante e à mercê da escolha do presidente da comissão, tendo em vista que o interesse público, eis que se aponta o prefeito como suposto acusado quanto ao orçamento.
Assim, custa crê que como advogado com larga experiência profissional, exercendo o cargo de procurador-geral, e tendo sido presidente da Câmara Municipal e profundo conhecedor do ritual que cerca a relação dos Poderes Executivo e Legislativo, jamais me descuidaria de comparecer à Casa Legislativa sem convite.
Dessa forma, o posicionamento de segmento da oposição minoritária, em não se conformar com a composição da comissão prévia, cujos componentes são majoritariamente favoráveis ao prefeito, rejeitando a “denúncia”, tanto na referida comissão prévia, como no plenário da Casa, que a rejeitará por seis votos.
Aflora a toda evidência que a “denúncia” certamente desconhece conceitos básicos sobre matéria orçamentária e emendas parlamentares, regulamentadas pela Constituição Federal, art. 166, e Lei Complementar Municipal nº 17/2022, art. 3º, § 2º. Assim, arroubos de retórica, desprovidos de fundamento jurídico, é atitude que não se adequa ao Estado de Direito Democrático.
A “denúncia”, sequer encontra amparo legal e nem processual, e está fadada a ser rejeitada, o que não padece de dúvida, eis que desprovida de prova, como exige o § 1º, art. 333, do Regimento Interno, e pelos seus termos, com honestidade e merecido respeito, tem elevação de raridade e infunde quase perplexidade, eis que banaliza-se de forma inverossímil o processo de tentativa de receber “denúncia” sem sustentação jurídica. É interpretação ingênua, esdrúxula e bisonha do regimento interno.
As Emendas Parlamentares, de acordo com a Constituição Federal e a Lei Complementar Municipal nº 17/2022, devem ser pagas no exercício financeiro do ano em curso, cujo prazo se expira em 31 de dezembro 2023. Portanto, não paira qualquer ilegalidade.
Contudo, ante o princípio da simetria, a Câmara Municipal aprovou a Lei Complementar nº 17, de 13 de dezembro de 2022, regulamentando a execução financeira quanto às emendas parlamentares, e os restos a pagar, no Parágrafo 2º, do art. 3º, exatamente como prevê a Constituição Federal.
Esses fatos, sequer foram mencionados na pueril “denúncia”. E assim, constitui demasiada sutileza semântica para justificar uma grosseria jurídica.
Não se admite que a Câmara Municipal descumpra suas próprias leis.
Isto porque o Legislativo deve ater os seus atos à bitola estrita da legalidade, ou seja, nada se pode fazer sem previsão em norma jurídica.
Deve ser reiterado em respeito ao povo arcoverdense, que compareci à Câmara Municipal para atender o honroso convite formulado pelo vereador João Taxista, presidente da comissão prévia, o que à mercê do parecer majoritário que será elaborado no âmbito da referida comissão, certamente culminará pela rejeição da “denúncia”, ad referendum do plenário, ante a ausência de qualquer prova da açodada alegação de suposto descumprimento à Lei Orçamentária.
Você precisa fazer login para comentar.