Notícias

Câmara entrega Complexo de Polícia Científica em Garanhuns

Por Nill Júnior

O  governador Paulo Câmara entregou, nesta quinta-feira (07), a primeira das novas unidades descentralizadas da Polícia Científica, em Garanhuns, no Agreste Meridional.

O Complexo fortalecerá a investigação de crimes na região, reunindo todos os serviços de perícia criminal, perícia médico-legal, identificação criminal e produção de retrato falado.

Ao todo, serão beneficiados mais de 500 mil habitantes de 22 municípios da região. Na oportunidade, também foram apresentados 20 novos policiais militares para reforçar o policiamento ostensivo do 9º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco.

“Vai atender 22 municípios, com a questão das investigações, das perícias criminais. Tudo estará pronto aqui para que se possa oferecer o melhor serviço de segurança à cidade. O complexo vai trabalhar em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, em uma integração dentro do Pacto pela Vida, onde a gente busca acelerar as informações, diminuir homicídios e diminuir qualquer tipo de mal à população”, pontou o governador.

O Complexo irá funcionar de domingo a domingo, 24 horas por dia. “Vamos oferecer os serviços de perícia criminal em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, pelo Instituto de Criminalística (IC); perícias médico-legais em vivos (traumatologia e sexologia forense), com o Instituto de Medicina Legal (IML); e identificação criminal e elaboração de retrato falado, com os profissionais do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB)”, detalhou Sandra Santos, chefe da Polícia Científica de Pernambuco.

Atuarão no local 30 novos servidores, aprovados no último concurso público, nas funções de médico legista, perito criminal, auxiliar de legista, auxiliar de perito e papiloscopista. As novas seis unidades descentralizadas da Polícia Científica de Pernambuco foram criadas pela Lei Estadual nº 16.278, de 27 de dezembro de 2017, e chegarão também a Palmares (Mata Sul) e Nazaré da Mata (Mata Sul); Afogados da Ingazeira, Arcoverde e Ouricuri, no Sertão. Já existiam as unidades do Recife, de Caruaru e de Petrolina – e as duas últimas também estão sendo requalificadas.

Serão atendidos pelo Complexo de Polícia Científica de Garanhuns também os municípios de Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São Bento do Uma, São João e Terezinha. Antes, os moradores dessas cidades eram atendidos pelos servidores da Polícia Científica em Caruaru. Agora, terão acesso aos serviços com mais agilidade.

Outras Notícias

São João em Serra Talhada terá Walquyria Santos, Cláudia Leitte, César Menotti e Fabiano

Assisão, As Severinas, Henrique Brandão, Quinteto Violado e Novinho da Paraíba também estão na grade. Veja programação completa Com o tema “Na Capital do Xaxado, o São João é de Tradição”, a prefeitura de Serra Talhada anunciou a programação da programação junina deste ano. A programação vai de 21 a 25 de junho no Polo Estação […]

Assisão, As Severinas, Henrique Brandão, Quinteto Violado e Novinho da Paraíba também estão na grade. Veja programação completa

Com o tema “Na Capital do Xaxado, o São João é de Tradição”, a prefeitura de Serra Talhada anunciou a programação da programação junina deste ano. A programação vai de 21 a 25 de junho no Polo Estação do Forró.

Participaram do anúncio a prefeita Márcia Conrado e o esposo, Breno Araújo, o vice-prefeito Márcio Oliveira, o Presidente da Fundação Cultural Anildomá William e a esposa Cleonice Maria, o presidente da CDL Serra Talhada, Maurício Melo, o sanfoneiro Assisão, o Tenente Coronel Welber, pelo 14o BPM e vereadores da base.

A realização da programação foi possível graças a uma arrumação entre a prefeitura e o Governo do Estado, através da Fundarpe. A prefeita esteve reunida com o Secretário de Cultura de Pernambuco, Oscar Barreto e o Presidente da FUNDARPE, Severino Pessoa, onde fechou a grade.

Em seu discurso, Márcia destacou que foi uma dor de cabeça para conseguir bandas, estrutura, diante do fato de que 350 cidades realizam a festa no Nordeste. Ela agradeceu aos artistas da terra em nome de Assisão, que abre a grade. Ela destacou atrações como Concursos de quadrilhas e outras atividades de fomento à cultura.

De atrações mais identificadas com a festa, Assisão, Walquiria Santos, As Severinas, Forró das Meninas, Forrozão Mil, Quinteto Violado, Novinho da Paraíba, Noda de Cajú, Henrique Brandão e Luizinho de Serra. A prefeitura adotou a tática de outras cidades, de atrações sem identificação com a festa junina, mas de apelo popular como Cláudia Leitte e César Menotti e Fabiano.

21 de junho:

Trio Elétrico Asas da América com puxada matuta

Assisão

Taty Girl

Walquyria Santos

22 de junho:

As Severinas

Forró das Meninas

Mari Fernandes

23 de junho:

Forrozão Mil

Quinteto Violado

Novinho da Paraíba

Noda de Cajú

24 de junho:

Kennedy e Nando

Bruna Magalhães

Os Pernambuquês

Cláudia Leitte

25 de junho:

Henrique Brandão

Luizinho de Serra

Roberto Vanerão

César Menoti e Fabiano

Pajeú ganha mais força nas redes

A Rádio Pajeú aprimorou ainda mais sua transmissão nas redes sociais. Semana passada, anunciou a a estreia do influencer Pedro Eduardo Acioly, o “Corujão do Pepeu”, ampliando os conteúdos através do Instagram e Facebook da emissora. A ideia é trazer conteúdos exclusivos para as plataformas, além de fortalecer parcerias comerciais exclusivas. Hoje, graças ao trabalho […]

A Rádio Pajeú aprimorou ainda mais sua transmissão nas redes sociais.

Semana passada, anunciou a a estreia do influencer Pedro Eduardo Acioly, o “Corujão do Pepeu”, ampliando os conteúdos através do Instagram e Facebook da emissora. A ideia é trazer conteúdos exclusivos para as plataformas, além de fortalecer parcerias comerciais exclusivas.

Hoje, graças ao trabalho de consultoria da Escopo Comunicação, mais o empenho de André Luiz e Tito Barbosa, a transmissão no YouTube ou Facebook ganhou melhor resolução e qualidade.  Já tem muita gente espelhando o conteúdo na TV de casa. Aqui fazendo um joinha com o odontólogo Pedro Sílvio essa manhã.

O rádio continua sendo o veículo mais popular do país. Em Pernambuco, mais de 80% da população ouve rádio com alguma frequência, segundo o instituto Kantar IBOPE.

Mas a chegada das redes sociais em relação ao veículo tem o poder de potencializá-lo. O rádio agrega valor às redes. A Pajeú está presente no  facebook.com/radiopajeu, no YouTube Rádio Pajeú. Na plataforma RádiosNet, é top 10 entre todas as emissoras do Estado, batendo prefixos tradicionais do Estado, graças a sua grade com informação e prestação de serviço.

CPI: Randolfe quer explicações de Osmar Terra sobre gabinete paralelo

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou nesta sexta-feira (4) requerimentos de convocação para que o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o médico Paolo Zanotto se expliquem à comissão.  A motivação para os requerimentos foi o vídeo divulgado pela imprensa que mostraria reunião de um suposto […]

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou nesta sexta-feira (4) requerimentos de convocação para que o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e o médico Paolo Zanotto se expliquem à comissão. 

A motivação para os requerimentos foi o vídeo divulgado pela imprensa que mostraria reunião de um suposto “gabinete paralelo” ao Ministério da Saúde, cujo objetivo seria aconselhar o presidente Jair Bolsonaro sobre a pandemia. Segundo Randolfe, o vídeo seria “a prova definitiva da existência do gabinete paralelo”.

No vídeo divulgado pelo site de notícias Metrópoles aparecem o virologista Paolo Zanotto, a médica Nise Yamaguchi, o deputado federal Osmar Terra (ex-ministro da Cidadania no governo Bolsonaro) e o próprio Jair Bolsonaro. Osmar Terra é chamado pelo presidente de “padrinho” e “assessor”. No vídeo, há falas de ressalva ao uso da vacina e de defesa da hidroxicloroquina. Os participantes da reunião não usavam máscaras.

Vários senadores utilizaram o Twitter para reagir à publicação do vídeo. Para o presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), o vídeo confirmaria a tese do gabinete paralelo e explicaria por que o ex-ministro Eduardo Pazuello dizia que a vacinação “iniciaria no dia D, na hora H”. Segundo Omar Aziz registrou em sua conta no Twitter, Pazuello esperava “as determinações do ‘shadow cabinet’ [expressão citada por Paulo Zanotto no vídeo]”.

Na opinião do relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a existência do gabinete paralelo é “inegável”. Ele lembra que a reunião exibida no vídeo ocorreu em setembro do ano passado, quando a primeira oferta de vacinas da Pfizer já tinha ocorrido. E acrescenta que “no dia 12 de setembro a Pfizer oferta vacinas diretamente a Bolsonaro, que despreza o imunizante até março de 2021. Apenas no dia 18 de agosto foram ignoradas 130 milhões de doses”. Para Renan, o vídeo mostra “o ministério da doença em ação”.

O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) também comentou o vídeo em sua conta no Twitter. Ele afirmou que o gabinete paralelo estaria “orientando Bolsonaro contra as vacinas”. Os senadores petistas Rogério Carvalho (SE), Jean Paul Prates (RN) e Humberto Costa (PE) também usaram suas redes sociais para destacar a divulgação do vídeo e criticar a atuação do governo federal.

Humberto afirmou que “o desgoverno Bolsonaro é tão delinquente que não teve nenhum receio de registrar em vídeo a prova [do] seu crime”. Segundo o senador, “enquanto deixava sem resposta ofertas de vacina, o presidente participava de reuniões do gabinete paralelo, onde negava a ciência e defendia medicamentos sem eficácia”.

Fonte: Agência Senado

Morre paciente do HR que gerou debate sobre liberação. “Morreu com dignidade”, diz filha

Morreu no fim da noite deste sábado no Hospital Regional Emília Câmara o senhor Osni Fernandes de Melo, 62 anos. A informação foi confirmada pela filha,  Carlla Barros Melo. Em fase terminal com um câncer de garganta e metástase, o quadro de Osni gerou um debate entre Conselho do Idoso e corpo clínico da unidade. […]

Morreu no fim da noite deste sábado no Hospital Regional Emília Câmara o senhor Osni Fernandes de Melo, 62 anos.

A informação foi confirmada pela filha,  Carlla Barros Melo.

Em fase terminal com um câncer de garganta e metástase, o quadro de Osni gerou um debate entre Conselho do Idoso e corpo clínico da unidade.

A família disse que não teria condição de recebê-lo em casa, mas a assistente social da unidade estava informando que ele seria liberado, mesmo precisando de suporte ventilatório com baixa saturação, variação da pressão arterial e se alimentando por sonda.

À noite, a Direção Clínica da unidade informou que reviu o caso e manteria o senhor assistido na unidade. O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto também afirmou que não havia condições de enviá-lo para a casa. “O Ministério Público não concorda com essa saída do Hospital Regional para colocar esse idoso, no seu atual estado, em casa, sem que a família tenha as mínimas condições de lhe prestar os cuidados adequados”.

O promotor afirmou ainda que já tem levantado esse questionamento da Promotoria em casos de outros pacientes aqui da Comarca. Segundo ele, essa discussão leva ao aprofundamento do debate para termos estrutura de home care pelo SUS, no município, com os equipamentos e os profissionais para prestar cuidados técnicos em casa.

“Não sendo isso possível, entendo que a rede pública não pode simplesmente dar alta e jogar os pacientes para morrer à míngua no meio da família. Isso fere o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana que todos devemos defender. É uma questão de saúde e também uma questão social, em face da qual todos devemos somar esforços para encontrar soluções”, acrescentou.

Confirmando a condição complexa do paciente,  mesmo assistido, ele não resistiu e faleceu entre o final da noite do sábado e primeiros minutos desse domingo. “Quero agradecer a todos que se doaram um pouco para que meu pai morresse com dignidade”, disse a filha.

“Recuperadíssimo”, diz Temer durante caminhada no Palácio do Jaburu

G1 O presidente Michel Temer fez uma caminhada na manhã desta quinta-feira (4) na residência oficial do Palácio do Jaburu. Questionado por repórteres e fotógrafos sobre sua saúde, Temer afirmou que está “recuperadíssimo”. A imprensa foi avisada de que Temer faria a caminhada. “Perfeito, recuperadíssimo, graças a Deus”, disse o presidente. Temer saiu para caminhar […]

G1

O presidente Michel Temer fez uma caminhada na manhã desta quinta-feira (4) na residência oficial do Palácio do Jaburu. Questionado por repórteres e fotógrafos sobre sua saúde, Temer afirmou que está “recuperadíssimo”. A imprensa foi avisada de que Temer faria a caminhada. “Perfeito, recuperadíssimo, graças a Deus”, disse o presidente.

Temer saiu para caminhar de camiseta e calça de ginástica por volta das 8h22. “Deus ajuda a quem cedo madruga”, afirmou.

Temer, que tratou uma infecção urinária nos últimos dias, caminhou pela pista da residência oficial. Um dos assessores do presidente avisou a imprensa, na quarta à noite, que ele pretendia realizar o passeio matinal e que poderia ser fotografado e filmado durante a atividade.

“Ontem eu vi que vocês estavam por aqui e eu não sabia que vocês tinham vindo para fazer essas imagens”, disse.

Temer vem de uma sequência de problemas de saúde. Desde a semana passada o peemedebista adota um ritmo mais ameno de trabalho e ficou em Brasília durante a virada do ano, seguindo orientação médica.

Em 13 de dezembro, Temer foi submetido à cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para desobstruir a uretra. Ele precisou utilizar uma sonda, que já foi retirada.

Foi a segunda intervenção urológica do presidente, que em outubro, passou por um “procedimento de desobstrução uretal através de ressecção da próstata”. No intervalo das cirurgias, ele ainda realizou, em novembro, uma angioplastia de três artérias coronárias.

Durante a caminhada, o presidente foi perguntado sobre o futuro do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, já que na quarta o então titular da pasta, Marcos Pereira, pediu demissão. Temer afirmou que ainda não escolheu o substituto.