Notícias

Câmara de Tabira instala comissão para investigar cedência de prédio da Esmar

Por Nill Júnior

camara-de-tabiraPor Anchieta Santos

Durante o Governo Dinca Brandino a Prefeitura de Tabira cedeu as instalações do prédio onde funciona a Escola particular Esmar.

Agora, na gestão de Sebastião Dias, a prefeitura que paga aluguel de muitos prédios, quer o seu patrimônio de volta e a documentação provando ser o prédio da Prefeitura sumiu.

Ontem, durante a sessão da Câmara, mais uma Comissão especial de investigação foi criada, agora composta pelos vereadores Aristoteles Monteiro, Presidente, Edmundo Barros e Val do Bar.

Outras Notícias

Inaugurada em Afogados a nova sede da Pharmaplus Distribuidora de Medicamentos

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes Afogados da Ingazeira ganhou ontem mais um grande empreendimento com a inauguração da maior Central de Medicamentos do Sertão de Pernambuco, a Pharmaplus Distribuidora, uma conquista do Grupo JM, comandado por Maria do Carmo de Lima, Diretora Técnica e Joseph Domingos, Diretor Presidente. Durante a solenidade, foram homenageados os […]

IMG_9171

IMG_9048

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes

Afogados da Ingazeira ganhou ontem mais um grande empreendimento com a inauguração da maior Central de Medicamentos do Sertão de Pernambuco, a Pharmaplus Distribuidora, uma conquista do Grupo JM, comandado por Maria do Carmo de Lima, Diretora Técnica e Joseph Domingos, Diretor Presidente.

Durante a solenidade, foram homenageados os saudosos Helvécio Lima, pioneiro no ramo de Farmácia de Afogados e o médico Vicente Jesus de Lima, com placas sendo entregues a filha e neta, Goretti Lima Lacerda.  Também foi homenageada Socorro Oliveira, a mais antiga funcionária do Laboratório de Análises Clinicas.

IMG_9050

IMG_9085

“A Pharmaplus já existe a oito anos distribuindo medicamentos e produtos hospitalares na região. Vinha alcançando índices de crescimento elevados e o local não comportava a empresa. Fizemos o projeto há dois anos e conseguimos ampliar a unidade para uma área de 3 mil metros quadrados”, afirmou Joseph.

A Pharmaplus já atende um raio de 250 quilômetros na região com mais de 100 cidades de Pernambuco, Paraíba e Cariri cearense. “É uma área muito grande já que as instalações anteriores não estavam ajudando. Vamos ter mais eficiência para atender e ampliar os serviços. Temos fornecedores no Sudeste, Sul, Centro-Oeste. Trazemos para esse centro de distribuição em Afogados e levamos para toda a região”, acrescenta.

IMG_9128

IMG_9106

IMG_9257

A localização geográfica é a principal vantagem competitiva da empresa, por ficar no centro do estado. “Deste local, alcançamos um número enorme de pequenas cidades que não tinham essa assistência. Ocupamos esse espaço e temos uma responsabilidade social muito grande porque chega a cidades mais carentes da região”, acrescentou.

Participaram da solenidade Clarissa, Laíse e André, Pedro Henrique e Valéria, filhos, nora e genro dos fundadores.

Entre as autoridades compareceram o Prefeito de Afogados da Ingazeira Jose Patriota que usou a palavra, de Iguaracy Francisco Dessoles, vereadores, empresários de Afogados e região. Após a solenidade foi oferecido um coquetel comemorativo na área interna da Pharmaplus.

Presidente do PT de Tabira exalta vitória de Dilma e cutuca Dinca: “É um político em fase terminal”

por Anchieta Santos A maneira petista de governar, ouvindo a população foi responsável pelo triunfo – Foi assim que o vereador e Presidente do PT de Tabira Tote Marques definiu a vitória da Presidente Dilma, falando ontem a Rádio Cidade FM. Tote fez questão de citar o envolvimento dos vereadores Marcos Crente, Djalma das Almofadas, […]

SAM_0471

por Anchieta Santos

A maneira petista de governar, ouvindo a população foi responsável pelo triunfo – Foi assim que o vereador e Presidente do PT de Tabira Tote Marques definiu a vitória da Presidente Dilma, falando ontem a Rádio Cidade FM. Tote fez questão de citar o envolvimento dos vereadores Marcos Crente, Djalma das Almofadas, Aldo Santana, Didi e Aristotelis Monteiro para o resultado positivo em Tabira.

Provocado a falar sobre a não participação do ex-prefeito Dinca Brandino no segundo turno que anunciou que votaria em branco, o Presidente do PT declarou que ele não é mais liderança. “Está em fase terminal e não é um exemplo a ser seguido na política”, declarou o petista.

Ao falar sobre o pedido de União da Presidente Dilma para governar o país e a palavra da Presidente do PT Tereza Leitão que disse que o PSB tem que ser tratado como oposição, o petista tucanou, disse que as duas tem razão.

UPE suspende concurso para advogados após questionamento do MPCO

A Universidade de Pernambuco (UPE) suspendeu momentaneamente o concurso para advogados do órgão para fazer modificações no edital do concurso. A decisão da UPE ocorreu após questionamento do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) sobre o edital e as provas que seriam aplicadas. A procuradora geral do MPCO, Germana Laureano, recebeu denúncia dos atuais […]

A Universidade de Pernambuco (UPE) suspendeu momentaneamente o concurso para advogados do órgão para fazer modificações no edital do concurso. A decisão da UPE ocorreu após questionamento do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) sobre o edital e as provas que seriam aplicadas.

A procuradora geral do MPCO, Germana Laureano, recebeu denúncia dos atuais advogados concursados da UPE, contra o edital do concurso em andamento para a carreira. Segundo os servidores, o edital só previa a aplicação de provas objetivas (de múltipla escolha), sem provas escritas, como é praxe em concursos da carreira jurídica.

O MPCO notificou a UPE para esclarecer “a justificativa para a inexistência de fase discursiva no âmbito do certame, nos termos do respectivo edital”.   Em aviso no site do concurso, foi anunciado que um novo edital se encontra em elaboração.

A Secretaria Estadual de Administração tinha divulgado, em 13 de junho, edital de concurso para selecionar advogados para atuar na UPE. Eram previstas nove vagas para atuação na Região Metropolitana do Recife e nas cidades de Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde e Petrolina, no Sertão. A remuneração inicial era de R$ 3.205,00.

Entre as atribuições do cargo, está a consultoria e assessoria jurídica, além de representação judicial e extra-judicial da UPE. As inscrições tiveram início em 25 de junho e seguiriam até o dia 25 de julho, exclusivamente pela internet, mas agora estão suspensas. A taxa para participar da seleção é R$ 100.

O MPCO aguarda a publicação de novo edital, para avaliar se foram sanadas as irregularidades apontadas na denúncia dos servidores do órgão.

Corpo de Bombeiros divulga celular para chamadas de emergência

Corporação informou que nos Sertões do Moxotó, Itaparica e Pajeú, o 193 está inoperante O 3º Grupamento de Bombeiros informa que, em virtude de danos no cabo de fibra ótica, a Central Telefônica do Grupamento encontra-se inoperante quanto às ligações efetuadas para o número de emergência 193. Segundo o Corpo de Bombeiros, o problema afeta […]

Corporação informou que nos Sertões do Moxotó, Itaparica e Pajeú, o 193 está inoperante

O 3º Grupamento de Bombeiros informa que, em virtude de danos no cabo de fibra ótica, a Central Telefônica do Grupamento encontra-se inoperante quanto às ligações efetuadas para o número de emergência 193.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o problema afeta as regiões dos Sertões do Moxotó, Itaparica e Pajeú. 

“Destarte, em caso de emergência, solicitamos ligar para o telefone (87) 98877-2515 WhatsApp enquanto aguardamos o reestabelecimento da linha. O problema já está sendo resolvido e, em breve, o serviço pelo “193” será restabelecido”, informou o Subcomandante, Major Wamberg Rodrigues dos Santos.

Novo protesto cobra repasses do ProUPE a Autarquias

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes Mais um protesto contra os atrasos nos repasses do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – Proupe aconteceu em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Como já foi informado, desde dezembro de 2015, as 13 autarquias educacionais estão ameaçadas em Pernambuco. Uma manifestação pelas ruas da cidade de Afogados quis […]

IMG_7185

Fotos gentilmente cedidas por Cláudio Gomes

Mais um protesto contra os atrasos nos repasses do Programa Universidade para Todos em Pernambuco – Proupe aconteceu em Afogados da Ingazeira, no Pajeú. Como já foi informado, desde dezembro de 2015, as 13 autarquias educacionais estão ameaçadas em Pernambuco. Uma manifestação pelas ruas da cidade de Afogados quis chamar a atenção da sociedade para a dimensão do problema.

Desde 2015 as autarquias vem sofrendo com os constantes atrasos dos repasses por parte do estado, que além de reduzir a quantidade de bolsas ofertadas, não renovou novas matrículas esse ano. A AEDAI tinha 477 bolsas e atualmente conta apenas com 410.

IMG_7099

IMG_7197

IMG_7422

De acordo com a diretora da autarquia, professora Socorro Dias, 90% da receita da faculdade vem atualmente do Proupe, criado em 2011 após uma mobilização dos estudantes das autarquias estaduais. “O Proupe é um legado que não pode deixar de existir, pois representa a luta por cidadania e a democratização do acesso ao ensino superior, além de garantir receita para as autarquias”, disse ela.

A mobilização seguiu pelas ruas da cidade até a frente da Câmara de Vereadores, onde houve falas de defesa dos repasses e manutenção do programa feitas por alunos, professores, representantes da Autarquia e da própria Câmara.

IMG_7329

IMG_7224

IMG_7387

De acordo com a lei nº 14.430, de 30 de setembro de 2011, que instituiu o Proupe em Pernambuco, sob a gestão  da Secretaria de Ciência e Tecnologia – SECTEC, as bolsas já existentes tem que ser mantidas até o final. Além de cobrar agilidade nos pagamentos atrasados, as autarquias pedem a manutenção do programa que está previsto até esse ano e a ampliação do número de bolsas concedidas. O quadro é parecido nas demais Autarquias.