Notícias

Ministério da Transparência avalia oferta e qualidade da merenda escolar no país

Por André Luis
Foto: Adenilson Nunes

Falhas de gestão prejudicam estudantes. Prejuízo potencial é de R$ 4,3 milhões

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado da avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O objetivo foi analisar a regularidade no processo de aquisição dos alimentos pelas secretarias de educação nos estados e no Distrito Federal e pelas prefeituras municipais; armazenamento e distribuição dos gêneros alimentícios nas escolas públicas; e a atuação dos profissionais de nutrição, dos representantes das instâncias de controle social e do gestor federal para garantir refeições de qualidade aos estudantes.

O tema foi selecionado por critérios de relevância social (para muitos alunos, a alimentação escolar constitui-se na única fonte de refeição diária); de criticidade (elevado número de denúncias recebidas); e materialidade, isto é, o volume de recursos públicos envolvidos – o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transfere, por ano, cerca de R$ 3,5 bilhões à conta do Pnae em Estados, Municípios e no DF.

O trabalho consolida ações realizadas no período 2011 a 2015, durante as 34ª, 35ª, 36ª, 37ª, 38ª, 39ª e 40ª edições do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, que envolveu 371 municípios, seus Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) e 1.797 escolas, nas 26 Unidades da Federação. Os auditores analisaram um montante de R$ 161 milhões e, desse universo amostral, identificaram prejuízo potencial de R$ 4,3 milhões.

Veja o relatório completo clicando aqui.

Constatações – As falhas encontradas pelo Ministério da Transparência comprometem a finalidade do Pnae, que é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos. Entre as principais irregularidades, destacam-se:

Licitações irregulares: Fragilidades na gestão administrativa das entidades executoras provocaram gastos de R$ 2,4 milhões sem a devida comprovação documental. Também foi constatada restrição à competitividade em 45 municípios e direcionamento/simulação de processo licitatório em 32 entes.

Descumprimento contratual pelos fornecedores: Fragilidades na relação entre o objeto contratado e o entregue em 24 municípios. Já sobre a aquisição de produtos alimentícios oriundos da agricultura familiar, verificou-se que 176 municípios fiscalizados não adquiriram nenhum produto ou adquiriram em percentual inferior ao mínimo exigido em lei (30%).

Despesas irregulares: No que se refere aos gastos com aquisições de gêneros alimentícios, foi identificada em 42 municípios a execução de recursos no valor de R$ 347.523,67 com itens que não possuíam relação com o objeto do Pnae (material de limpeza e produtos alimentícios proibidos ou restritos, como refrigerantes, doces e embutidos).

Superfaturamento: Fragilidades na pesquisa, orçamento e escolha dos fornecedores, tendo em vista que, em 25 municípios, as aquisições foram realizadas com valores acima da média de mercado, o que após a efetivação do pagamento gerou superfaturamento de R$ 543 mil.

Armazenagem irregular: Em 575 escolas visitadas, as instalações não estavam adequadas para garantir o bom acondicionamento dos produtos alimentícios (ausência de forro sob o telhado, de telas nas janelas, de ventilação adequada, paredes e teto com mofo e infiltrações, fiação exposta). Já em 493 escolas, foram os equipamentos que se mostraram inadequados (ausência de estantes ou armários; uso de baldes e caixas de papelão para estocar alimentos; ausência de refrigeradores e geladeiras ou, quando existentes, deteriorados).

Alunos sem merenda: Em 73 escolas, a quantidade servida aos alunos é insuficiente. Já em 156 unidades visitadas, os professores, merendeiras, diretores, pais de alunos, alunos, entre outros membros da comunidade escolar, relataram que houve períodos em que a alimentação não foi fornecida – o que além de prejudicar os estudantes, ocasionou dano ao erário de R$124.342,44. Os principais motivos foram a falta de alimentos, de condições de preparo e de merendeira.

Falta de cardápio e de higiene: Em 451 escolas as refeições foram preparadas sem base em um cardápio elaborado por nutricionista. Em 302, a alimentação é elaborada de forma inadequada (utilização de água de poço ou trazida em baldes de plástico pela vizinhança; preparo em tanques da área de serviço ou em pias quebradas e mal higienizadas; problemas no sistema de esgoto da cozinha; presença de lixeiras sem tampa e próximas à área de manipulação dos alimentos; sujidades nas paredes e bancadas).

Falta de nutricionistas: O quantitativo mínimo legal de um profissional de nutrição não estava sendo cumprido em 195, o que impacta negativamente na oferta de uma merenda escolar   balanceada e de qualidade aos alunos. Além disso, 57 nutricionistas possuíam mais de dois vínculos simultâneos, o que leva a necessidade de a prefeitura verificar a compatibilidade de horários das jornadas de trabalho.

Dificuldade ao exercício do controle social: Em 223 Conselhos fiscalizados não foi elaborado planejamento das atividades para o exercício. No tocante à disponibilização pelo Município de infraestrutura adequada para o CAE exercer suas atribuições, verificou-se que em 138 não havia condições suficientes para seu funcionamento. Esses motivos geram atuação deficiente dos CAE, uma vez que não acompanham o processo de aquisição dos gêneros alimentícios, a verificação da qualidade dos alimentos, as condições de armazenagem, dentre outros aspectos.

Controle frágil: Verifica-se, portanto, que o FNDE ainda não estruturou completamente um mecanismo de controle interno administrativo que permita a detecção tempestiva de inconsistências da gestão do Pnae, o que fragiliza o controle e o monitoramento da política, além da detecção de irregularidades nas prestações de contas dos recursos já liberados.

Recomendações – O Ministério da Transparência efetuou recomendações para que o gestor federal adotasse as medidas necessárias ao saneamento das falhas verificadas, além de recomendações para a devolução dos recursos referentes aos prejuízos potenciais identificados. No entanto, até a presente data o FNDE não adotou todas as providências recomendadas.

Além de publicado na internet, o resultado do trabalho foi encaminhado ao Ministério da Educação e ao FNDE, para a adoção das medidas corretivas. O Ministério da Transparência permanece na busca conjunta por soluções e realiza sistemático acompanhamento da adoção das providências por parte dos gestores responsáveis.

Outras Notícias

Afogados: prefeitura promoveu Arraial da Melhor Idade

Com muito forró pé-de-serra, idosos que integram os projetos “Academia da Saúde” e “Saúde em movimento” participaram de um grande arraial promovido pela Prefeitura de Afogados no Bairro São Francisco. O arraial ocorreu na última sexta (17) e serviu como confraternização para um primeiro semestre repleto de atividades. Segundo o Secretário de Cultura, Edgar Santos, […]

arraialCom muito forró pé-de-serra, idosos que integram os projetos “Academia da Saúde” e “Saúde em movimento” participaram de um grande arraial promovido pela Prefeitura de Afogados no Bairro São Francisco.

O arraial ocorreu na última sexta (17) e serviu como confraternização para um primeiro semestre repleto de atividades.

Segundo o Secretário de Cultura, Edgar Santos, 115 idosos participam dos projetos e são acompanhados diariamente em suas atividades físicas por profissionais especializados, oriundos da Secretaria de Saúde.

 “Hoje já são seis polos itinerantes, mais o polo fixo que fica no Bairro São Francisco. As atividades se iniciam às 5 da manhã. Os projetos tem melhorado os indicadores de saúde da população que participa das atividades. Eles ganham mais saúde e mais qualidade de vida,” destacou Edgar.

Muitos dos participantes são diabéticos e hipertensos, e com as atividades realizadas pelos profissionais do município, alguns deles não precisam mais tomar os medicamentos, pois conseguiram manter controladas a diabetes e hipertensão.

Durante o arraial, uma mesa repleta de comidas típicas do período junino foi ofertada aos participantes, segundo nota ao blog.

Humberto comemora decisão que suspende o leilão de distribuidoras da Eletrobras

Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT) comemorou a decisão da Justiça Federal de suspender o leilão de distribuidoras da Eletrobras. Segundo o senador, esta é uma vitória importante na luta contra o projeto do governo de Michel Temer (MDB) de “esfacelamento do patrimônio nacional”. Ao todo, seriam leiloadas distribuidoras que atuavam em seis […]

Foto: Roberto Stuckert Filho

Líder da Oposição no Senado, Humberto Costa (PT) comemorou a decisão da Justiça Federal de suspender o leilão de distribuidoras da Eletrobras.

Segundo o senador, esta é uma vitória importante na luta contra o projeto do governo de Michel Temer (MDB) de “esfacelamento do patrimônio nacional”.

Ao todo, seriam leiloadas distribuidoras que atuavam em seis estados: Acre, Alagoas, Piauí, Rondônia, Roraima e Amazonas. O evento estava marcado para o próximo dia 26.

“Essa é, sem dúvida, uma ação importante no sentindo de inibir aquilo que tem sido a prática deste governo: vender o patrimônio público a preço de banana. A Eletrobrás é uma empresa estratégica para o país. Mas o governo Temer agora quer vender a toque de caixa. A própria Justiça brasileira reconheceu os riscos desse tipo de transação”, afirmou o senador.

Segundo Humberto, a decisão beneficia indiretamente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), subsidiária da Eletrobrás, que também está no hall de companhias que o governo Temer deseja leiloar.

“É mais uma ação que contesta essa pressa do governo de Michel Temer em acabar com tudo o que nós temos de bom no Brasil. E a Chesf tem um papel extremamente relevante para o Nordeste: além de garantir energia para boa parte da região, a companhia tem todo um trabalho de responsabilidade social para com a população que vive às margens do rio São Francisco, como também com o próprio rio. Não vamos deixar que o governo Temer acabe com tudo isto”, disse o líder da Oposição.

A decisão da Justiça Federal acatou ação civil pública movida pela Associação dos Empregados da Eletrobras (AEEL ), que pedia a suspensão do processo licitatório por entender que o certame precisaria de aprovação legislativa.

Anteriormente, o próprio ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, já havia determinado em liminar que a privatização de empresas públicas teria que depender de autorização prévia em lei.

Foragido: Família pede ajuda para encontrar assassino de “Paulo de Bilinha”

por André Luis Bento No dia 31 de maio, foi encontrado por volta das 13 horas, caído no meio de uma estrada vicinal conhecida popularmente por “corredor da coruja”, localizado no Sítio Macambira, nas proximidades do distrito de Irajaí, o corpo do Sr. Paulo Ferreira de Siqueira (74), mais conhecido por “Paulo de Bilinha”. Após […]

foragido

por André Luis Bento

No dia 31 de maio, foi encontrado por volta das 13 horas, caído no meio de uma estrada vicinal conhecida popularmente por “corredor da coruja”, localizado no Sítio Macambira, nas proximidades do distrito de Irajaí, o corpo do Sr. Paulo Ferreira de Siqueira (74), mais conhecido por “Paulo de Bilinha”.

Após investigação da Polícia, chegou-se ao nome de Gildo Marques de Siqueira Neto (50), casado, agricultor, residente a Rua José Lopes de Almeida s/n, Vila de Irajaí, Iguaraci-PE, como sendo o responsável pela morte de Paulo surpreendendo a vitima em uma emboscada.

Paulo estava sendo ameaçado pelo acusado por ter sido arrolado como testemunha em uma questão de terras e já havia registrado queixa na Delegacia.

Gildo já teve a prisão preventiva decretada e está foragido da polícia.

A família está oferecendo uma recompensa no valor de R$2.000,00 para quem der informações do acusado.

As denúncias devem ser feitas pelo telefone da Delegacia de Iguaracy: (87) 3837-1908 / 3837-1905

Afogados: Prefeitura divulga programação do carnaval 2025

Neste sábado (22), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulgou a programação do Carnaval 2025. Segundo o anúncio, a programação visa valorizar a tradição dos tabaqueiros e do frevo Pernambucano.  “Vai ter programação para todos os gostos, o tempo todo, todo o tempo, nos cinco dias de folia”, destacou a Secretaria de Cultura e Esportes. […]

Neste sábado (22), a Prefeitura de Afogados da Ingazeira divulgou a programação do Carnaval 2025. Segundo o anúncio, a programação visa valorizar a tradição dos tabaqueiros e do frevo Pernambucano. 

“Vai ter programação para todos os gostos, o tempo todo, todo o tempo, nos cinco dias de folia”, destacou a Secretaria de Cultura e Esportes.

Serão ao todo 32 blocos, com sete puxadas do trio elétrico Axé Mania, e seis polos de animação: Polo do Frevo (praça de alimentação), Polo dos Tabaqueiros (beco do hidrante), polo da AABB, Polo das Virgens do Sobreira, Polo da Rio Branco e Polo do Padre Pedro Pereira (próximo à rotatória). Haverá também programação em várias comunidades da zona rural, com apresentações do Grupo Coco de Roda Negras e Negros do Leitão da Carapuça. 

Ainda: Desfile e concurso de virgens, futebol das virgens, boi de Genésio, boi de Hermes, concurso de fantasias, concurso de tabaqueiros, e muito mais numa programação eclética, que começa de manhã e só termina na madrugada do dia seguinte. 

Nas puxadas do trio elétrico, pela Avenida Rio Branco e no bairro São Francisco (em uma das saídas do bloco mela-mela), apresentações de Pedrinho Pegação, Valdinho Paes, Mateus Max, Fabiana Santiago, Tuca Barros, Márcio Dhuka, Helton Lima e DJ W.Rocha. 

A abertura oficial acontece na próxima sexta (28), com o tradicional arrastão cultural, saindo do início da Avenida Rio Branco, às 19h. O arrastão contará com a Orquestra Show de Frevo, tabaqueiros, passistas, estandartes dos blocos, blocos Flor de Mandacaru e Bando de loucos, fantasias vencedoras do baile municipal, troças, foliões e o homenageado do carnaval 2025, Benjamim Almeida. No polo dos tabaqueiros, a partir das 21h, a animação fica por conta do DJ W.Rocha e Wagner Fernando.

“O nosso carnaval é de valorização das nossas tradições, para todos os públicos, da criança ao idoso, com o povo na rua festejando, pulando, celebrando, de manhã, de tarde e de noite. Vamos esse ano fazer mais um grande carnaval, mais uma vez com paz, alegria e harmonia,” avaliou o Prefeito Sandrinho Palmeira.  

Confira a íntegra da programação: 

CARNAVAL 2025 – Afogados da Ingazeira 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

ABERTURA OFICIAL 

Sexta, 28 de fevereiro 

19h – Arrastão cultural com estandartes dos blocos, bloco Flor de Mandacaru, passistas, orquestra de frevo, fantasias vencedoras do baile municipal, tabaqueiros, troças, foliões e o homenageado do carnaval 2025, Benjamim Almeida

(Avenida Rio Branco) 

19h – Bloco Bando de Loucos (concentração na Avenida Rio Branco com descido no arrastão cultural e paredão de som) 

21h – DJ W Rocha e Wagner Fernando 

(polo dos tabaqueiros – beco do hidrante) 

Todos os dias – Bloco do povão (sexta à terça de carnaval, na Rua Décio Amaral Padilha) e desfile dos Bois de Genésio e de Hermes pelas ruas da cidade 

Sábado, 1º de março 

9h – Concentração dos tabaqueiros 

(Praça Arruda Câmara – com arrastão até o polo dos tabaqueiros)

10h – Bloco U´Z biriteiros, com Mirosmar bota pressão (praça em frente à rotatória no Pe. Pedro Pereira)

10h – Bloco Nado Folia (concentração na Rua Pedro Pires)

11h – Bloco bando de loucos, com Kleiton Mota e Amigos do Samba (polo AABB)

11h – Bloco amigos do sábado (Rua Aparício Veras)

14h – Bloco das virgens (concentração na Rua Pedro Pires)

15h – Concurso das virgens (Rua Pedro Pires)

20h – Descida do trio elétrico com o bloco das virgens, com puxada de Mateus Max. 

21h – Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais

(Polo do Frevo – Praça de alimentação) 

Domingo, 2 de março 

7h – Concentração para o jogo das virgens (Av. Pedro Francisco Belo/Sobreira)

8h – Jogo das Virgens, com show de Warley Brito (campo do Cohabão, no Sobreira)

8h – Jogo das Virgens (Campo da Vila Bom Jesus, no São Francisco)

10h – Carnaval no Sítio Jatobá, ano ll – bodega de polícia, com show de Carla Sertão e Grupo de coco negras e negros do Leitão da Carapuça

10h – Bloco Gava, show de Kleiton Mota (Concentração no Clube Campestre)

10h – Bloco Mela-Mela. Descida com trio elétrico, puxada de Marcio Dhuka e Banda (Avenida Rio Branco)

10h – Bloco Benfica, com show de Mateus Max (concentração na praça do Pe. Pedro Pereira, desfile pelas ruas do bairro com paredão de som)

11h – Bloco Adega Folia, com WJ Vilão e paredão do Imperador (Rua do Sol, São Francisco)

12h – Bar de Djalma, show com Genival Versátil

12h – Folia no terreiro (Sítio Covoadas)

12h – Bloco Adega do Magnata, ano ll, com show do Quinteto do Samba (concentração na Rua 15 de Novembro)

12h – Bloco RDC, show com Everton Freitas (concentração na Trav. João da Cruz)

13h – Bloco Asa do Frevo, ano 17, com apresentação da Orquestra Show de Frevo (Polo AABB)

14h – Samba de coco na zona rural (Associação rural do sítio encruzilhada, com apresentação do grupo de coco negras e negros do Leitão da Carapuça)

14h – Bloco do Sal (show com Gustavo Pinheiro. Rua Décio Campos da Silva, ao lado da Sec. Administração)

15h – Loucos por som, ano ll (concentração no campo do nascente, com descida pela Av. Rio Branco)

15h – Bloco Unidunitê (concentração na Av. Rio Branco, em frente à coletoria, com desfile até a praça de alimentação)

16h – Samba de coco na zona rural (Terreiro de Sebastião, no Leitão da Carapuça. Show com o grupo de coco negras e negros do Leitão da Carapuça)

17h – Bloco Seu Cervejeiro (Rua Senador Paulo Guerra)

19h – Concurso de tabaqueiros (Polo dos tabaqueiros, beco do hidrante)

20h30 – Pedrinho Pegação, descida com trio elétrico (Av. Rio Branco)

21h – Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais (Polo do Frevo, Praça de Alimentação) 

Segunda, 3 de março 

10h – Bloco U’Z Biriteiros, show com Veltinho e Forró do Líder (concentração na pracinha em frente à rotatória, Pe. Pedro Pereira)

10h – Bloco Pais e Filhos (concentração na rua sete de setembro, em frente ao mercadinho de Rosângela)

12h – Genival Versátil (Polo AABB)

12h – Bloco Mela-Mela, Helton Lima e banda na puxada com trio elétrico (concentração na rua sete de setembro, São Francisco)

15h – Loucos por som, ano ll (concentração no campo do nascente, com descida pela Av. Rio Branco)

17h – Bloco Tô na Folia (concentração de troças carnavalescas no letreiro da cidade, com descida no trio elétrico)

19h – Concurso de Fantasias Infantis (Polo do Frevo, Praça de Alimentação)

20h – Bloco Tô na folia, descida com trio elétrico puxado por Tuca Barros e DJ WRocha (Av. Rio Branco)

21h – Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais (Polo do Frevo, Praça de Alimentação)

23h – Bloco Faz o L, com show de Mateus Max (concentração no Polo dos Tabaqueiros, beco do hidrante) 

Terça, 4 de março 

9h – Bloco Pitombeira Folia, show com Denilson Azevedo (Rua da Pitombeira)

10h – Bloco Loucos do Peñarol (concentração na rua Antônio Simão do Nascimento, bairro Borges, com carro pipa e paredão de som)

10h – São Braz Folia (concentração na Rua da Felicidade)

10h – Bloco Adega Folia (concentração na Rua do Sol, bairro São Francisco)

10h – Bloco Benfica (desfile pelas ruas do bairro Pe. Pedro Pereira, com paredão de som e animação do WJ Vilão)

11h – Orquestra Cacá Malaquias (Polo AABB)

12h – Bloco da Estação, com show de Kleiton Mota (Estação Ferroviária)

13h – Bloco Igrejinha Folia (concentração na Rua Mestre Quitério, bairro São Sebastião)

15h – Loucos por som (concentração no campo do nascente, com descida pela Av. Rio Branco)

17h – Valdinho Paes, descida com Trio Elétrico (Av. Rio Branco)

21h – Bloco Bora Pra Frente, descida com trio e animação de Fabiana Santiago (Av. Rio Branco)

22h – Orquestra Show de Frevo, passistas e manifestações culturais (Polo do Frevo, Praça de Alimentação)

Delegado detalha investigação da morte de esposa de fisioterapeuta

Nesta sexta-feira (16), o programa Manhã Total da Rádio Pajeú, ouviu o delegado Ubiratan Rocha, que detalhou a investigação que acabou pedindo a prisão temporária do fisioterapeuta Cleyton Leite. Na quinta-feira (15), o blog do Nill Júnior e o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, mostraram que as investigações da Polícia Civil, descartou […]

Nesta sexta-feira (16), o programa Manhã Total da Rádio Pajeú, ouviu o delegado Ubiratan Rocha, que detalhou a investigação que acabou pedindo a prisão temporária do fisioterapeuta Cleyton Leite.

Na quinta-feira (15), o blog do Nill Júnior e o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, mostraram que as investigações da Polícia Civil, descartou a possibilidade de suicídio da esposa do fisioterapeuta, Aiane Michele Pereira Leite, de 26 anos, que foi encontrada morta no banheiro da Clínica da Dor, de propriedade de Cleyton.

A investigação de Ubiratan indica a ligação de Cleyton com a morte de sua esposa. Ouça abaixo a íntegra do que disse o delegado no Podcast Pajeú.