Câmara de Solidão deverá reformar decisão que rejeitou contas de Cida Oliveira
Por Nill Júnior
Cida Oliveira e o marido Jesus, de Solidão
A quinta-feira à noite foi de sessão ordinária da Câmara de vereadores de Solidão. De novidade na sessão a presença da ex-prefeita Cida Oliveira (PSB).
Fazendo uso da Tribuna Popular a ex-prefeita usou da palavra por dez minutos para pedir aos parlamentares a aprovação de suas contas dos exercícios de 2015 e 2016.
O Tribunal de Contas do Estado indicou pela aprovação com ressalvas das contas de 2015 e pela rejeição das contas de 2016.
O quadro parece bem favorável especialmente depois que o Prefeito Djalma Alves declarou desejar a aprovação. Cida foi notificada e terá dez dias para apresentar sua defesa.
As informações que vem de Solidão dão conta de que até mesmo vereador do bloco de oposição admite votar pela aprovação das contas da ex-prefeita. A informação é de Anchieta Santos ao blog.
A prefeita Nicinha Melo, juntamente com o secretário de Juventude e Meio Ambiente, Geicon Gef, o secretário de Obras e Urbanismo, José Batista e o engenheiro Herton Felipe, estiveram, na manhã da sexta-feira (31.12), realizaram vistoria nas atividades do depósito de resíduos sólidos, o lixão Municipal, e deram por encerrado as atividades de descarte permanente […]
A prefeita Nicinha Melo, juntamente com o secretário de Juventude e Meio Ambiente, Geicon Gef, o secretário de Obras e Urbanismo, José Batista e o engenheiro Herton Felipe, estiveram, na manhã da sexta-feira (31.12), realizaram vistoria nas atividades do depósito de resíduos sólidos, o lixão Municipal, e deram por encerrado as atividades de descarte permanente de material naquela área.
“Agora, Tabira não terá mais lixão municipal, nós iremos recuperar toda esta área, contaremos com uma Estação de Triagem e Transbordo, empreendimento que além de minimizar significativamente os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida dos Tabirenses, manterá a empregabilidade e fonte de renda dos catadores de materiais recicláveis”, afirmou o secretário de Juventude e Meio Ambiente.
“Isso é para ser comemorado, uma vez que o fim do lixão foi promessa e palanque político por muitos anos e a primeira mulher a ser chefe do executivo resolve o problema do Lixão Municipal”, completa Geicon Gef.
Já a prefeita destacou a importância do encerramento do lixão. “Estou realizada em concluir 2021 com o encerramento do Lixão e com a implantação da Estação de Triagem e Transbordo, que beneficiará os mais de 40 trabalhadores de materiais recicláveis, que era uma das minhas preocupações, pois tiram o seu sustento através da reciclagem. Estou muito feliz pelo encerramento do Lixão e pelo olhar sensível aqueles que ali trabalhavam, que agora poderão fazer a separação dos recicláveis dentro da Estação”, finalizou a prefeita Nicinha Melo.
Foto: Cláudio Gomes Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú. Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC. Nesses últimos meses, travou uma batalha em […]
Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú.
Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC.
Nesses últimos meses, travou uma batalha em luta pela vida e passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O corpo estar sendo velado na Casa de Velório do Plafan, ao lado do cemitério São Judas Tadeu. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 16h30, no cemitério Parque da Saudade.
Dona Socorro foi casada com Abílio Barbosa (in memoriam) e teve cinco filhos: Tito Barbosa, Leila Albuquerque, Alberes Silva, Cláudia Albuquerque (in memoriam) e Abílio (in memoriam). As informações são do Blog Alyson Nascimento.
O vereador e presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adalberto Gonçalves Júnior, Doutor Júnior, apresentou a indicação 08/2020. Nela, solicita ao prefeito Geovane Martins, o Vaninho de Danda, no sentido que seja pago o adicional de insalubridade aos profissionais da Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha – (HPP). Eles atuam na linha de frente no […]
O vereador e presidente da Câmara de Santa Terezinha, Adalberto Gonçalves Júnior, Doutor Júnior, apresentou a indicação 08/2020.
Nela, solicita ao prefeito Geovane Martins, o Vaninho de Danda, no sentido que seja pago o adicional de insalubridade aos profissionais da Unidade Mista de Saúde de Santa Terezinha – (HPP).
Eles atuam na linha de frente no combate à COVID-19.
“Enfrentamos uma pandemia causada pelo novo coranavírus, que assola todo nosso país, inclusive com caso já confirmado em nosso município. Os profissionais de saúde estão sendo afetados diretamente pela onda de contágio, mas arriscam diariamente suas vidas para cuidarem dos enfermos que são acometidos por essa doença”, justifica.
A cada dia cresce o número desses profissionais que são contaminados e muitos já vieram a óbito no país é Pernambuco.
“Por isso se faz necessário que seja atribuída, a remuneração dos mesmos, uma compensação por tão grandioso esforço e coragem, nos tempos mais difíceis que a nossa geração tem enfrentado”, argumenta.
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) do Poder Executivo que institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Peaaf) foi aprovado nesta quinta-feira (14), por unanimidade, em segunda votação, na Assembleia Legislativa. O deputado Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, avalia que essa é uma conquista para toda a sociedade, já […]
O Projeto de Lei Ordinária (PLO) do Poder Executivo que institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (Peaaf) foi aprovado nesta quinta-feira (14), por unanimidade, em segunda votação, na Assembleia Legislativa.
O deputado Doriel Barros, presidente da Comissão de Agricultura, avalia que essa é uma conquista para toda a sociedade, já que o PEAAF fortalecerá a agricultura familiar, fomentando a produção orgânica e agroecológica, o beneficiamento de alimentos e a geração de renda, além de contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Esse é o resultado de uma luta dos movimentos e organizações sociais e sindicais que atuam no meio rural, e que, com o nosso apoio e a sensibilidade do governador Paulo Câmara e do secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, pode anunciar uma conjuntura mais favorável para o campo, não só neste momento de pandemia, mas também posteriormente, movimentando, inclusive, a economia dos municípios”, analisa o parlamentar.
Doriel Barros destaca, ainda, que uma das novas regras permite que, em situação de calamidade pública, como a de agora, as aquisições na modalidade Compra Direta com Doação Simultânea possam ocorrer sem a necessidade de chamada pública. Essa possibilidade visa a doação desses alimentos para entidades integrantes da rede socioassistencial do estado, matando a fome de muitas pessoas.
O texto prevê que, do total de recursos financeiros repassados pelo Poder Executivo Estadual para a realização de compras institucionais diretas e indiretas de gêneros alimentícios, será reservado um percentual mínimo de 30% (trinta por cento) a ser destinado à aquisição de alimentos produzidos por agricultores e agricultoras familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários e beneficiárias da reforma agrária e da agricultura urbana, ou suas organizações econômicas e sociais.
CNH Gratuita – Outra vitória para o campo ontem, na Alepe, foi a aprovação do Projeto de Lei do deputado Doriel Barros que propõe a inclusão de agricultores e agricultoras familiares entre os beneficiários do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores, conhecido como CNH Popular.
“Essa iniciativa contribuirá para a regularização da situação de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras rurais que, sem conseguir arcar com os custos para a emissão da carteira de habilitação, trafegam com seus veículos pela zona rural e, às vezes, até pelas cidades, colocando em risco as suas vidas e as vidas de outras pessoas”, avalia Barros.
Ele destaca que essa é mais uma iniciativa que visa garantir a segurança e dar mais dignidade a esses homens e mulheres.
Depois de 12 anos, Sertânia deve voltar a ter uma mulher no comando da prefeitura. Como o blog antecipou, o prefeito Ângelo Ferreira anunciou a escolha da vereadora Rita Rodrigues para candidatura de seu grupo à prefeitura. Se a oposição mantiver o nome de Pollyanna Abreu na disputa, 2024 terá uma eleição histórica com duas […]
Depois de 12 anos, Sertânia deve voltar a ter uma mulher no comando da prefeitura.
Como o blog antecipou, o prefeito Ângelo Ferreira anunciou a escolha da vereadora Rita Rodrigues para candidatura de seu grupo à prefeitura.
Se a oposição mantiver o nome de Pollyanna Abreu na disputa, 2024 terá uma eleição histórica com duas mulheres encabeçando as chapas que concorrerão ao governo municipal.
Cleide Ferreira foi a única prefeita de Sertânia, seu mandato foi de 2009 a 2012.
A escolha de Rita como candidata visa anular o discurso da oposição da candidata mulher e também à crítica de “chapa nepotista”, se nome fosse o de Paulo Henrique, sobrinho do prefeito. Agora é aguardar os próximos capítulos.
Você precisa fazer login para comentar.