Notícias

Caetano, Gil e Chico Buarque se apresentam em protesto no Rio contra PEC da Blindagem

Por André Luis

Por AFP

Três ícones da MPB, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, se apresentarão amanhã (21), durante um protesto na praia de Copacabana contra a chamada PEC da Blindagem, que busca proteger parlamentares de serem processados criminalmente e que gerou indignação no Brasil.

Na terça-feira, a Câmara dos Deputados aprovou a proposta de emenda à Constituição (PEC), que exige que o Congresso autorize, por meio do voto secreto, qualquer acusação penal contra deputados e senadores.

Os cantores e compositores, todos octogenários e com décadas de ativismo político, vão liderar as manifestações que serão realizadas em mais de uma dúzia de cidades do País contra o que os críticos denominaram de “PEC da Bandidagem”.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, a proposta “tem um efeito cascata importante: pode haver uma infiltração do crime organizado nos Parlamentos, que é algo que muito me preocupa”, segundo advertiu em declarações ao jornal O Globo.

A indignação cresceu na quarta-feira, quando os deputados aprovaram dar caráter de urgência ao Projeto de Lei da Anistia, que poderia beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na semana passada a 27 anos de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

No Instagram, Caetano Veloso disse que a iniciativa do Congresso em ambas os temas “não pode ficar sem resposta por parte da população brasileira”. “Precisamos ir às ruas”, conclamou.

A estrela do funk Anitta também se somou à convocação para as manifestações, pedindo a seus 63 milhões de seguidores no Instagram para imaginar “ser assassinados e que seu assassino não pudesse ser processado sem autorização de seus colegas”.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos – PB), defendeu a PEC como uma proteção contra abusos judiciais.

Quando uma norma semelhante esteve vigente entre 1988 e 2001, segundo o portal de notícias G1, apenas um legislador foi processado enquanto 250 solicitações do Supremo Tribunal Federal (STF) foram recusadas.

“Chega de impunidade. Parlamento sem vergonha”, diz a mensagem que circula maciçamente nas redes sociais convocando os protestos.

A PEC, assim como o PL da Anistia para os bolsonaristas condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e que poderia beneficiar o próprio ex-presidente, enfrenta resistência no Senado.

O presidente Lula prometeu vetar o PL da Anistia e disse que a PEC da Blindagem “não é uma coisa séria” com a qual os legisladores deveriam se ocupar.

Outras Notícias

Diretora da Anvisa diz que nota da Saúde é “infeliz surpresa”

Meiruze Freitas, uma das diretoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) refutou ontem (22) uma nota técnica do Ministério da Saúde que contesta a eficácia de vacinas contra a covid-19. Em entrevista à CNN Brasil, ela afirmou que a nota está “errada” e “no mínimo atrasada 2 anos”. As informações são do Poder 360. Meiruze […]

Meiruze Freitas, uma das diretoras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) refutou ontem (22) uma nota técnica do Ministério da Saúde que contesta a eficácia de vacinas contra a covid-19. Em entrevista à CNN Brasil, ela afirmou que a nota está “errada” e “no mínimo atrasada 2 anos”. As informações são do Poder 360.

Meiruze disse ainda que a nota é contraditória com o discurso propagado pelo próprio Ministério da Saúde de que as vacinas contra a Covid-19 são seguras e eficazes. “No 1º momento nós achamos que esse documento era falso, que não era do Ministério da Saúde. No 2º momento, foi uma infeliz surpresa”, explicou a diretora.

A nota técnica, além de questionar a eficácia das vacinas, aponta a eficiência da hidroxicloroquina. Essa posição já foi descartada pelas principais entidades de saúde do mundo. Meiruze afirmou que o medicamento “tem o seu valor” no combate de doenças como a malária, mas que não existe comprovação da sua eficácia contra covid-19.

“Toda preocupação que nós temos nesse sentido é que as pessoas deixem de se vacinar, deixem de procurar a melhor estratégia de salvar vidas, e utilizem medicamentos que não têm a comprovação para o tratamento da Covid-19. Cada vez que a gente traz uma informação contrária, a gente prejudica e a gente impede que as pessoas busquem essa vacina e busque inclusive que a a gente supere essa pandemia”, disse a diretora da agência.

O QUE DIZ O MINISTÉRIO DA SAÚDE

Em nota enviada ao Poder360, o Ministério da Saúde disse que “em nenhum momento afirmou que o referido fármaco é seguro para o tratamento da covid-19”. Negou que a nota técnica conteste as vacinas.

Presidente do PSDB de Afogados da Ingazeira questiona declarações do vereador Pedro Raimundo

  O ainda presidente do PSDB de Afogados da Ingazeira, Ivanildo Valeriano, questionou as declarações do vereador Pedro Raimundo onde afirmou durante entrevista na Rádio Pajeú na manhã desta segunda-feira (22) que o prefeito Patriota em dois anos de gestão, já realizou mais obras no São João que a ex-prefeita Giza Simões durante oito anos […]

 ivanildo-do-Gás-blog-do-Itamar

O ainda presidente do PSDB de Afogados da Ingazeira, Ivanildo Valeriano, questionou as declarações do vereador Pedro Raimundo onde afirmou durante entrevista na Rádio Pajeú na manhã desta segunda-feira (22) que o prefeito Patriota em dois anos de gestão, já realizou mais obras no São João que a ex-prefeita Giza Simões durante oito anos de mandato.

Em conversa com o Blog Afogados Online, Ivanildo questionou o vereador Pedro perguntando por que o vereador não fez comparações da gestão do atual prefeito (Patriota) no tocante a obras na comunidade do São João com a gestão dos oito anos do ex-prefeito Totonho Valadares.

Para Ivanildo, o vereador Pedro Raimundo deveria antes de tudo, fazer comparações da atual gestão com o governo que lhe antecedeu, no caso do ex-prefeito Totonho Valadares.

Prefeito de Sairé declara apoio a Waldemar Borges e Sebastião Oliveira

O prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, reuniu mais de 400 pessoas, no final da tarde deste domingo  para apresentar seus candidatos a deputado estadual, Waldemar Borges, e a deputado federal, Sebastião Oliveira. O evento contou com a presença do vice-prefeito Natanael Ferreira, do presidente da Câmara, Francisco Pergentino, do vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba, do […]

foto_10

O prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, reuniu mais de 400 pessoas, no final da tarde deste domingo  para apresentar seus candidatos a deputado estadual, Waldemar Borges, e a deputado federal, Sebastião Oliveira. O evento contou com a presença do vice-prefeito Natanael Ferreira, do presidente da Câmara, Francisco Pergentino, do vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba, do ex-prefeito de Gravatá, Osano Brito, de vereadores, secretários municipais e de lideranças políticas de todas as localidades do município.

O vice-prefeito de Bezerros, Breno Borba,  lembrou que o grupo político do município já está com Waldemar Borges há três mandatos.

O deputado Waldemar Borges agradeceu o apoio e destacou que o prefeito  é um gestor que tem gosto pela cidade, que dignifica a atividade política e que tem mostrado que pode melhorar a vida das pessoas. “Sinto-me entusiasmado e estimulado a trabalhar aqui. Assumo o compromisso de fazer tudo que estiver ao alcance de um deputado estadual pelo município, sempre ao seu lado”, prometeu o candidato à reeleição.

Serra Talhada registra melhor saldo de empregos em junho no Pajeú

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período.  Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho. Foram 847 vagas no Sertão do […]

No total foram 1.258 vagas de saldo no Sertão e 123 no Pajeú. Moxotó registrou apenas 20 vagas no período. 

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados no Brasil (Caged), o Sertão de Pernambuco obteve saldo de 1.258 vagas formais de trabalho no último mês de junho.

Foram 847 vagas no Sertão do São Francisco, 179 no Sertão Central, 123 no Sertão do Pajeú, 62 no Sertão do Araripe, 27 no Sertão de Itaparica e 20 no Sertão do Moxotó.

O melhor saldo é de Petrolina (545), seguido por Afrânio (148), Salgueiro (142), Lagoa Grande (86) e Serra Talhada (61). Os piores resultados em junho são de Sertânia (-12), Afogados da Ingazeira (-16), Ouricuri (-41), Brejinho (-51)  e Inajá (-126).

No Pajeú os melhores resultados foram de Serra Talhada (61), Tabira (23), São José do Egito (14) e Santa Terezinha (11). Os resultados mais negativos ficaram com Afogados da Ingazeira (-16) e Brejinho (-51).

Sertão do Moxotó

  1. Manari (12)
  2. Arcoverde (6)
  3. Custódia (2)
  4. Betânia (-5)
  5. Ibimirim (-10)
  6. Sertânia (-12)
  7. Inajá (-126)

Sertão do Pajeú

  1. Serra Talhada (61)
  2. Tabira (23)
  3. São José do Egito (14)
  4. Santa Terezinha (11)
  5. Flores (4)
  6. Carnaíba (3)
  7. Iguaracy (2)
  8. Triunfo (2)
  9. Tuparetama (2)
  10. Ingazeira (1)
  11. Calumbi (0)
  12. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  13. Solidão (-2)
  14. Itapetim (-3)
  15. Quixaba (-3)
  16. Afogados da Ingazeira (-16)
  17. Brejinho (-51)

Sertão Central

  1. Salgueiro (142)
  2. São José do Belmonte (17)
  3. Mirandiba (9)
  4. Parnamirim (6)
  5. Cedro (3)
  6. Serrita (1)
  7. Verdejante (1)

Sertão de Itaparica

  1. Floresta (22)
  2. Jatobá (5)
  3. Tacaratu (1)
  4. Carnaubeira da Penha (0)
  5. Itacuruba (0)
  6. Belém do São Francisco (-1)
  7. Petrolândia (-10)

Sertão do Araripe

  1. Araripina (42)
  2. Ipubi (18)
  3. Bodocó (1)
  4. Trindade (1)
  5. Granito (0)
  6. Moreilândia (-1)
  7. Exu (-2)
  8. Santa Cruz (-3)
  9. Santa Filomena (-7)
  10. Ouricuri (-41)

Sertão do São Francisco

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Lagoa Grande (86)
  4. Dormentes (32)
  5. Cabrobó (29)
  6. Terra Nova (4)
  7. Santa Maria da Boa Vista (3)
  8. Orocó (-3)

Ranking Geral Junho 2022 (Caged):

  1. Petrolina (545)
  2. Afrânio (148)
  3. Salgueiro (142)
  4. Lagoa Grande (86)
  5. Serra Talhada (61)
  6. Araripina (42)
  7. Dormentes (32)
  8. Cabrobó (29)
  9. Tabira (23)
  10. Floresta (22)
  11. Ipubi (18)
  12. São José do Belmonte (17)
  13. São José do Egito (14)
  14. Manari (12)
  15. Santa Terezinha (11)
  16. Mirandiba (9)
  17. Arcoverde (6)
  18. Parnamirim (6)
  19. Jatobá (5)
  20. Flores (4)
  21. Terra Nova (4)
  22. Carnaíba (3)
  23. Cedro (3)
  24. Santa Maria da Boa Vista (3)
  25. Custódia (2)
  26. Iguaracy (2)
  27. Triunfo (2)
  28. Tuparetama (2)
  29. Bodocó (1)
  30. Ingazeira (1)
  31. Serrita (1)
  32. Tacaratu (1)
  33. Trindade (1)
  34. Verdejante (1)
  35. Calumbi (0)
  36. Carnaubeira da Penha (0)
  37. Granito (0)
  38. Itacuruba (0)
  39. Belém do São Francisco (-1)
  40. Moreilândia (-1)
  41. Santa Cruz da Baixa Verde (-1)
  42. Exu (-2)
  43. Solidão (-2)
  44. Itapetim (-3)
  45. Orocó (-3)
  46. Quixaba (-3)
  47. Santa Cruz (-3)
  48. Betânia (-5)
  49. Santa Filomena (-7)
  50. Ibimirim (-10)
  51. Petrolândia (-10)
  52. Sertânia (-12)
  53. Afogados da Ingazeira (-16)
  54. Ouricuri (-41)
  55. Brejinho (-51)
  56. Inajá (-126)
Datafolha repete números: Dilma tem 52% contra 48% de Aécio

do JC Online Nova pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada na madrugada desta quarta-feira (22) repete os números do levantamento anterior, mostrado na segunda-feira, e mostra Dilma (PT) com 52% das intenções de voto para presidente da República. Aécio Neves (PMDB) também segue com os mesmos números: 48%. Como a […]

00436c8b60ce55b3be2b0f885b9798d0

do JC Online

Nova pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de São Paulo e divulgada na madrugada desta quarta-feira (22) repete os números do levantamento anterior, mostrado na segunda-feira, e mostra Dilma (PT) com 52% das intenções de voto para presidente da República. Aécio Neves (PMDB) também segue com os mesmos números: 48%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos seguem empatados tecnicamente.

O Datafolha ouviu 4.355 eleitores na terça-feira. Em votos totais, Dilma foi de 46% para 47%. Aécio manteve os 43% da pesquisa anterior. Brancos e nulos somaram 6% (antes eram 5%). O número de indecisos caiu de 6% para 4%.

Entre as pessoas que votam em Dilma, 82% têm certeza de que a presidente vai conseguir a reeleição. Dentre os eleitores que preferem Aécio, 78% acham que ele vai ganhar as eleições.

Os eleitores voltam às urnas no próximo domingo (26). Na próxima sexta os dois candidatos voltam a ficar frente a frente para debate na Rede Globo.