Notícias

Cadeiras arremessadas e spray de pimenta em Ipojuca

Por Nill Júnior

whatsapp-image-2017-01-01-at-10-56-12A posse dos vereadores de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, foi marcada por confusão.

O candidato Romero Sales (PTB) havia sido o mais votado para prefeito, mas teve o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa.

Quem assume o cargo interinamente é o presidente da Câmara dos Vereadores, até que ocorra nova eleição. Durante a sessão de posse dos novos vereadores, o prédio da Câmara ficou repleto de pessoas gritando palavras de ordem.

Com o anúncio da vitória de Ricardo José de Souza (PTC) na disputa pela presidência da Casa (e, consequentemente, pelo cargo provisório de prefeito), cadeiras de plástico foram arremessadas em direção aos vereadores.  Houve correria e gritaria, as agentes de segurança usaram spray de pimenta para dispersar a confusão.

Outras Notícias

Rádio Pajeú e blog recebem prêmio após pesquisa popular

Nesta terça-feira (23), a Rádio Pajeú, recebeu prêmio do Instituto Star News, como a Melhor Rádio, após pesquisa popular realizada em Afogados da Ingazeira. O Instituto, que é do Agreste, realizou pesquisa entre os meses de setembro e outubro deste ano. A amostragem tem nível de confiança de 95%, segundo o instituto. A Rádio Pajeú […]

Nesta terça-feira (23), a Rádio Pajeú, recebeu prêmio do Instituto Star News, como a Melhor Rádio, após pesquisa popular realizada em Afogados da Ingazeira.

O Instituto, que é do Agreste, realizou pesquisa entre os meses de setembro e outubro deste ano. A amostragem tem nível de confiança de 95%, segundo o instituto.

A Rádio Pajeú é a primeira emissora do Sertão Pernambucano e completou 59 anos no último dia 4 de outubro. Desde 15 está com sua programação em 104,9 FM. A grade sofreu algumas alterações com programas como “A Tarde é Sua”, “Som da Terra” e repaginação de programas como Encontro com a Poesia, Pajeú Social e Domingo da Gente.

O blog também foi escolhido como o Melhor pela pesquisa popular. A página nasceu em 2004, fruto da produção diária de conteúdo. Hoje é o blog mais acessado na região do Pajeú (Instituto Múltipla) e um dos cinco blogs mais acessados do Estado em sua categoria (Allexa).

Joselita Amador foi a responsável por receber as duas premiações. O evento aconteceu na Maju Festas, em Afogados da Ingazeira.

Meio dia: Múltipla afere evolução dos candidatos em Serra Talhada

O resultado será divulgado no programa Revista da Cultura, na Cultura FM Neste sábado o Instituto Múltipla divulga a terceira pesquisa com intenção de votos para as eleições na Capital do Xaxado. O dado vai mostrar como se movimentaram estatisticamente as candidaturas de Márcia Conrado, Marquinhos Dantas, Socorro Brito e Victor Oliveira em relação aos outros […]

O resultado será divulgado no programa Revista da Cultura, na Cultura FM

Neste sábado o Instituto Múltipla divulga a terceira pesquisa com intenção de votos para as eleições na Capital do Xaxado.

O dado vai mostrar como se movimentaram estatisticamente as candidaturas de Márcia Conrado, Marquinhos Dantas, Socorro Brito e Victor Oliveira em relação aos outros dois levantamentos de 13 de setembro e 4 de outubro.

O resultado será divulgado no programa Revista da Cultura, na Cultura FM 92,9, que ainda terá a participação de Ronald Fallabela, Diretor do Instituto, avaliando os números e as perspectivas de cada nome rumo à disputa da maior cidade do Pajeú.

Exclusivo – dados para Vereador por partido: o Múltipla aferiu o cenário para a Câmara de Serra Talhada e fez um levantamento de como estão posicionados os candidatos por partido. A margem de erro e o fato de ser espontânea faz com que seja natural a maior imprevisibilidade sobre o cenário apresentado.

A pesquisa foi registrada com o número de identificação PE-03167/2020. Foram 300 entrevistas realizadas dia 21 de outubro. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Nome da entidade que realizou a pesquisa: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla. Nome do contratante: André Cavalcante Falabella LTDA. Nome de fantasia: Instituto de pesquisa Múltipla.

Ipec: Lula tem 51% no 2º turno, e Bolsonaro, 42%

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Este é o segundo levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado (8) e segunda-feira […]

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (10), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 51% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%.

Este é o segundo levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições. As entrevistas foram feitas entre sábado (8) e segunda-feira (10). Brancos e nulos são 5% e não sabem ou não responderam 2%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos votos válidos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Na sondagem espontânea, na qual os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 49%, e Bolsonaro, com 42%.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Covid-19: Pajeú contabiliza 1.717 casos confirmados, 52 óbitos e 1.188 curas

Região registrou mais três óbitos nas últimas 24 horas. 2 em Triunfo e 1 em Flores. Por André Luis De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (09.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, oito cidades registraram oitenta e dois novos casos da Covid-19, e a região […]

Região registrou mais três óbitos nas últimas 24 horas. 2 em Triunfo e 1 em Flores.

Por André Luis

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos divulgados nesta quinta-feira (09.07), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, nas últimas 24 horas, oito cidades registraram oitenta e dois novos casos da Covid-19, e a região totaliza 1.717.

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 892 confirmações. Logo em seguida, com 206 casos confirmados está Tabira, Afogados da Ingazeira subiu para 125 e São José do Egito está com 113 casos confirmados.

Carnaíba chegou aos 61 casos, Triunfo tem 60, Flores está com 46,  Iguaracy está com 35, Calumbi está com 33, Brejinho, e Tuparetama tem 32 casos cada.

Itapetim está com 23 casos confirmados, Quixaba tem 16 casos, Santa Cruz da Baixa Verde tem 15, Santa Terezinha tem 13, Ingazeira está com 9 e Solidão tem 6 casos confirmados.

Mortes – Triunfo registrou mais dois óbitos nesta quinta-feira (9). Os dois pacientes estavam em tratamento intensivo e também tinham outras comorbidades.

Flores, também registrou novo óbito nesta quinta-feira. Uma paciente do sexo feminino, idade de 60 anos, que se encontrava em Internamento hospitalar.

A região tem no total, 52 mortes por Covid-19. Até o momento, doze cidades registraram mortes. São elas: Serra Talhada 14, Carnaíba 6 e Triunfo 6 cada, Tabira 5, Afogados da Ingazeira 4, Quixaba e Iguaracy tem 3 cada, Tuparetama, São José do Egito e Flores tem  2 óbitos cada, Itapetim e Calumbi com 1 óbito cada.

Recuperados – Nas últimas 24 horas, a região registrou vinte  novas curas clínicas, totalizando 1.188 recuperados. O que corresponde a 69,19% dos casos confirmados.

O levantamento foi fechado às 8h10 desta sexta-feira  (10.07), com os dados fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Funcionária da ADAGRO/IPA estaria positivada para Covid e trabalhando, diz Internauta Repórter

O leitor do blog e ouvinte da Rádio Pajeú, Juscelio Gomes, foi emitir uma Guia de Trânsito Animal na ADAGRO, onde também funciona o IPA, e diz ter ouvido que uma servidora testou positivo para Covid-19 e não cumpriu o isolamento. Dentre os próprios servidores, há a informação circulando. “Tá trabalhando normalmente. Lá frequentam idosos […]

O leitor do blog e ouvinte da Rádio Pajeú, Juscelio Gomes, foi emitir uma Guia de Trânsito Animal na ADAGRO, onde também funciona o IPA, e diz ter ouvido que uma servidora testou positivo para Covid-19 e não cumpriu o isolamento. Dentre os próprios servidores, há a informação circulando.

“Tá trabalhando normalmente. Lá frequentam idosos e podem pegar a doença”. Há um aumento de casos no Estado.

Apesar de controlada do que se entende como pandemia, a Covid-19 ainda pode matar idosos, portadores de doenças crônicas , principalmente no espectro de quem não tomou todas as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde

A Vigilância Sanitária esteve no local. “Eles negaram a situação e dizem que já saíram do período de isolamento” disse Aline Alves, da Vigilância.

Depois da repercussão,  a versão da ADAGRO mudou: a pessoa só teria ido entregar o atestado.  “Foi feita a orientação de só entregar o atestado quando voltar ou então mandar por WhatsApp”. Ainda orientado que, quem estivesse com sintomas, procurasse a unidade de saúde pra realizar a testagem.

Se testar positivo para covid-19:

Manter isolamento domiciliar por 7 dias, com possibilidade de redução para 5 dias se estiver afebril nas últimas 24h e testar negativo ao final do 5º dia;

Monitorar os sinais de agravamento e procurar um serviço de saúde caso piorem os sintomas;

Após o retorno ao trabalho ou outro ambiente coletivo como escola, creche, transporte público, serviço de saúde, usar máscara até completar 10 dias do início dos sintomas a fim de evitar a transmissão para outras pessoas;

Nesse período de retorno ao trabalho, se precisar retirar a máscara, evitar estar próximo das pessoas de risco; dentre outras medidas.