Notícias

Brasil bate marca de 3 mil mortos por Covid por dia na média móvel e soma 325,5 mil óbitos

Por André Luis

País contabilizou 12.842.717 casos e 325.559 óbitos por Covid-19 desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Foram 3.673 mortes registradas em 24 horas, levando a média a 3.119 por dia.

G1

O Brasil registrou 3.673 mortes por Covid nas últimas 24 horas, totalizando nesta quinta-feira (1º) 325.559 óbitos. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou acima da marca de 3 mil pela primeira vez e chegou a 3.119. É o pior número no índice pelo 7º dia consecutivo. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +43%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta quinta. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Já são 71 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de mil; o país completa agora 16 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia; é o sexto dia com a média acima da marca de 2,5 mil.

Veja a sequência da última semana na média móvel: sexta (26): 2.400 (recorde); sábado (27): 2.548 (recorde); domingo (28): 2.598 (recorde); segunda (29): 2.655 (recorde); terça (30): 2.728 (recorde); quarta (31): 2.971 (recorde); quinta (1º): 3.119 (recorde).

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.842.717 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 89.459 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 73.993. Isso representa uma variação de +2% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Dezesseis estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: ES, MG, RJ, SP, DF, GO, MS, MT, AP, RO, TO, AL, CE, MA, PB, PE e PI.

O consórcio também levantou que oito estados tiveram seu pior dia da pandemia até aqui, colocando como parâmetro a evolução da média móvel de mortes de cada um deles: DF, ES, MT, MG, RJ, RS, SP e TO.

Outras Notícias

Agenda: Papai Noel chega ao Shopping Serra Talhada nesta quinta, 19

O Shopping Serra Talhada, localizado a 410Km da capital pernambucana, já está em clima de Natal. O empreendimento vai estrear sua primeira decoração natalina seguindo os protocolos e com as adaptações necessárias ao “novo normal”. Com o tema “Natal Encantado de Presente”, a decoração segue o estilo tradicional, usando o vermelho e dourado como cores […]

O Shopping Serra Talhada, localizado a 410Km da capital pernambucana, já está em clima de Natal.

O empreendimento vai estrear sua primeira decoração natalina seguindo os protocolos e com as adaptações necessárias ao “novo normal”.

Com o tema “Natal Encantado de Presente”, a decoração segue o estilo tradicional, usando o vermelho e dourado como cores predominantes e resgatando o aconchego familiar, afastado durante a pandemia.

O grande destaque será a árvore de 7 metros, na Praça de Alimentação, enfeitada pelo personagem que representa a data e que, em função da pandemia de Covid-19, não poderá estar presente fisicamente: o Papai Noel. Pequenos cenários serão montados em pontos estratégicos, como: na alameda de serviços, praça de alimentação e nos arredores da escada rolante.

De acordo com a gerente de Marketing do shopping, Angélica Lopes, os cenários serão bem espaçados, seguindo os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19 a fim de evitar aglomerações.

“A decoração ficará muito bonita e promete encantar a todos os clientes. Aprendemos muito com a pandemia e a ideia é reforçar a tradição do Natal e do Papai Noel, que, apesar de não estar presente fisicamente, aparece em destaque para mostrar que o Natal chega trazendo a esperança de um futuro melhor”, declarou.

O lançamento oficial da decoração de natal acontece na próxima quinta (19), com passeio do bom velhinho pelas ruas da cidade, saindo da Avenida Afonso Magalhães, às 17h, até o Shopping Serra Talhada.

Miguel Coelho é diplomado prefeito reeleito

Reeleito com mais de 121 mil votos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, recebeu, nesta segunda (14), o diploma da Justiça Eleitoral que oficializa o mandato de 2021 a 2024. A solenidade foi realizada na Fundação Nilo Coelho para um grupo reduzido de convidados em virtude das medidas de controle da pandemia. Miguel recebeu o […]

Reeleito com mais de 121 mil votos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, recebeu, nesta segunda (14), o diploma da Justiça Eleitoral que oficializa o mandato de 2021 a 2024. A solenidade foi realizada na Fundação Nilo Coelho para um grupo reduzido de convidados em virtude das medidas de controle da pandemia.

Miguel recebeu o diploma de sua esposa, Lara Secchi Coelho. Na solenidade, o prefeito da mais importante cidade do Sertão expressou o compromisso de devolver a confiança pelos votos de milhares de petrolinenses com novos projetos e trabalho duplicado. Entre as prioridades citadas por Miguel no discurso, foram destacados o combate à pandemia, investimentos em escolas em tempo integral, trabalho com foco no social e obras estruturantes.

“Fui eleito para fazer mais do que nos primeiros quatro anos. Se as pessoas gostaram do primeiro mandato, posso garantir: o segundo será ainda melhor. Minha porta estará aberta para todos que quiserem construir um futuro melhor para Petrolina. Muito foi feito, mas não fizemos tudo. Neste dia histórico para minha vida, prometo me doar para fazer essa cidade ainda melhor”, assegurou o prefeito reeleito.

Além de Miguel e do vice-prefeito Simão Durando, foram diplomados pela Justiça Eleitoral os 23 vereadores eleitos. Petrolina tem cerca de 350 mil moradores e mais de 200 mil eleitores. Miguel e Simão foram eleitos com uma votação histórica no dia 15 de novembro. 121.300 petrolinenses elegeram o prefeito e o vice, equivalente a 76,19% dos votos válidos, maior quantitativo já obtido por uma chapa majoritária no município sertanejo.

Pesquisa Simplex anima aliados de Raquel e diverge dos resultados de outros institutos

O jornalista Nill Júnior comentou, nesta segunda-feira (6), na Rádio Cultura FM de Serra Talhada, os resultados da nova pesquisa do Instituto Simplex sobre a disputa entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Segundo ele, o levantamento mostra uma mudança relevante em relação às pesquisas anteriores […]

O jornalista Nill Júnior comentou, nesta segunda-feira (6), na Rádio Cultura FM de Serra Talhada, os resultados da nova pesquisa do Instituto Simplex sobre a disputa entre o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD). Segundo ele, o levantamento mostra uma mudança relevante em relação às pesquisas anteriores e tem sido motivo de comemoração entre aliados da governadora.

De acordo com o levantamento Simplex, João Campos aparece com 43,6% das intenções de voto, enquanto Raquel Lyra tem 29,3%. O jornalista destacou que, em comparação à pesquisa anterior do mesmo instituto, divulgada em 8 de junho, o socialista perdeu cerca de 10 pontos percentuais, enquanto a governadora cresceu aproximadamente oito pontos  uma variação que aponta para o estreitamento da diferença entre os dois principais nomes.

O comentarista ressaltou, porém, que os números divergem fortemente dos de outros institutos. “Pesquisa de 22 de agosto da Quest dava 55 a 24 para João. Depois, o Real Time Big Data, com a CNN, no fim de setembro, mostrava 59 a 24. Agora, a Simplex vem com 43 a 29. Veja a diferença”, pontuou.

 

Demitidos da Abril denunciarão calote da família Civita

Funcionários demitidos da Editora Abril, que engloba veículos como a Revista Veja, farão um ato público no próximo dia 14, a partir das 12h, na porta da gráfica, para entregar uma Carta Aberta a Família Civita. Vão denunciar a “repulsa e indignação diante da dispensa em massa, no dia 6 de agosto, de 800 empregados […]

Funcionários demitidos da Editora Abril, que engloba veículos como a Revista Veja, farão um ato público no próximo dia 14, a partir das 12h, na porta da gráfica, para entregar uma Carta Aberta a Família Civita.

Vão denunciar a “repulsa e indignação diante da dispensa em massa, no dia 6 de agosto, de 800 empregados que ajudaram a construir a história do Grupo Abril”. “Jornalistas, gráficos, funcionários da distribuição e do administrativo, além de freelas:

De acordo com a nota, “a empresa não cumpriu sua obrigação. Negou-se a pagar todas as verbas rescisórias (incluindo a multa de 40% sobre o FGTS) e mais uma multa (referente ao artigo 477 da CLT) por não ter quitado, em dez dias, sua dívida com os empregados demitidos. Conseguiu esse feito com ajuda da Justiça: no dia 16 de agosto, o juiz atendeu o pedido do Grupo Abril, que entrou em Recuperação Judicial (RJ)”.

“Dessa maneira, nós, que tínhamos o salário como única fonte de sustento, fomos jogados em uma interminável lista de credores a quem o Grupo Abril deve 1,6 bilhão de reais. Credores são os bancos, os grandes fornecedores de papel, as empresas estrangeiras com quem a Abril mantém negócios. Nós somos trabalhadores! Muitos, entre os demitidos, já estão sem dinheiro para comprar comida, pagar a escola dos filhos, o transporte, as prestações, os remédios…”, continua.

“Aos seus empregados, a Abril reservou o calote. Nossa parte (incluindo a dos freelas) corresponde a cerca de 8% da dívida total. Isso, a Família Civita, principal acionista do grupo, poderia pagar com recursos próprios. Os três herdeiros que chefiam o clã são donos de um patrimônio mundialmente reconhecido. A Exame repercutiu, poucos anos atrás, a lista das maiores fortunas do Brasil, publicada pela Forbes. Os bens pessoais dos três irmãos Civita estavam na casa dos R$ 10 bilhões (em valores de hoje)”, acrescenta.

Duplo homicídio em Itapetim

Falando ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Rádio Vivo desta quinta-feira, o repórter Marcello Patriota, informou que por volta das 22h30 de ontem, cinco jovens estavam à beira do Rio Pajeú na estrada vicinal que dá acesso ao sítio Cacimbas na passagem molhada, quando dois homens encapuzados chegaram e mandaram três deles saírem e […]

Haryel (18), e Pedro Victor (17). Foram assassinados na noite de ontem.

Falando ao comunicador Anchieta Santos durante o programa Rádio Vivo desta quinta-feira, o repórter Marcello Patriota, informou que por volta das 22h30 de ontem, cinco jovens estavam à beira do Rio Pajeú na estrada vicinal que dá acesso ao sítio Cacimbas na passagem molhada, quando dois homens encapuzados chegaram e mandaram três deles saírem e logo após executaram os jovens Hariel, 18 anos e Pedro Vitor de 17 anos, com vários disparos de arma de fogo.

Segundo boletim da Polícia Militar, após a chegada da GT com o apoio do GATI no local, as vitimas foram socorridas de imediato ao hospital local e que ao dar entrada no hospital, já foi constatada pelo médico plantonista a morte de Hariel. Pedro Victor foi atendido e em seguida encaminhado para a cidade de Patos-PB, mas faleceu no caminho antes de chegar ao destino.

Segundo informações de populares os dois jovens tinham passagem por pequenos furtos e tinham envolvimento com drogas. Nos últimos dois anos este é o oitavo assassinato na cidade de Itapetim com o mesmo modus operandi. Destes, a polícia já desvendou 6, tendo quatro pessoas sido presas.