Notícias

Bomba: Zirleide Monteiro deixa disputa em Arcoverde

Por Nill Júnior

Do Blog Falando Francamente

Após quatro candidatos a vereador do Partido Progressista renunciarem às suas candidaturas, hoje (24) foi a vez da ex-vereadora Zirleide Monteiro abrir mão de sua candidatura à Câmara de Arcoverde.

A decisão deve provocar uma implosão da legenda devido ao não cumprimento da Lei das Cotas de gênero previsto pela Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que exige que partidos assegurem o mínimo de 30% e o máximo de 70% de candidaturas de cada sexo.

No início da tarde desta terça-feira, a ex-vereadora esteve no Cartório Eleitoral da 57ª Zona, quando assinou seu pedido de renúncia à candidatura pela chapa do Partido Progressista.

Segundo fontes, ela disse discordar da forma como a campanha do PP vinha sendo conduzida na cidade, sem apoio da legenda quanto ao fundo eleitoral e o privilégio que algumas candidaturas estavam tendo.

Com a saída de Zirleide Monteiro da disputa eleitoral, agora o Partido Progressista fica apenas com os candidatos masculinos: Everaldo Lira, Paulinho Wanderley, Bolinho, Jarbas Oliveira e Romero Pacheco. Sem a presença feminina na chapa, agora o PP torna-se inviável legalmente para disputar o pleito de 6 de outubro próximo.

Antes de Zirleide, renunciaram às candidaturas o ex-secretário de Saúde, Isaac Sales; a ex-secretária Executiva de Saúde, Telma Jeane; Junior Mendes e Nayara Siqueira. Todos disputavam uma vaga na Casa James Pacheco pela legenda progressista, mas alegaram falta de apoio partidário para prosseguirem com a campanha. A renúncia não tem volta legal, é fato consumado.

Outras Notícias

Valdemir Filho diz não a Flávio Marques e pode ser o vice de Nicinha

Uma fonte tabirense em contato agora há pouco com o Blog do Finfa, afirmou que o Presidente da Câmara, vereador Valdemir Filho e a ex-vice prefeita Genedy Brito, não aceitaram a vice na chapa de Flávio Marques. A decisão foi tomada após uma reunião. Segundo a fonte, os dois marcaram uma reunião com o ex-vereador […]

Uma fonte tabirense em contato agora há pouco com o Blog do Finfa, afirmou que o Presidente da Câmara, vereador Valdemir Filho e a ex-vice prefeita Genedy Brito, não aceitaram a vice na chapa de Flávio Marques.

A decisão foi tomada após uma reunião.

Segundo a fonte, os dois marcaram uma reunião com o ex-vereador Sebastião Ribeiro, para alinhar com a prefeita Nicinha Melo a vice para o atual presidente do legislativo municipal.

Resumindo, está nas mãos da prefeita fechar a chapa com Valdemir Filho na vice. Resta saber como fica o ex-presidente da Câmara, Djalma das Almofadas, que também pleitea a vice.

Sebrae apresentou quatro projetos na ExpoSerra

A  19ª ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, teve o Sebrae Pernambuco como um dos maiores apoiadores do evento, representado por Ana Dias – Diretora Técnica, que veio de Recife no voo inaugural da Azul no aeroporto Santa Magalhães, citando-o como uma experiência emocionante, durante seu discurso. “Vocês não podem imaginar […]

Ana Dias – Sebrae

A  19ª ExpoSerra – Feira da Indústria, Comércio e Serviços de Serra Talhada, teve o Sebrae Pernambuco como um dos maiores apoiadores do evento, representado por Ana Dias – Diretora Técnica, que veio de Recife no voo inaugural da Azul no aeroporto Santa Magalhães, citando-o como uma experiência emocionante, durante seu discurso.

“Vocês não podem imaginar a emoção que, nós que nem somos daqui, sentimos ao descer do avião e ver toda movimentação da cidade, orgulhosos com esta conquista. Uma vontade de fazer mais. De transformar esta cidade e região, ao ver a esperança e expectativa positiva de um futuro melhor”, disse Ana.

Ainda durante sua fala, Ana Claudia Dias contou sobre a participação do Sebrae dentro da feira. “Estamos com um grupo de indústrias, apresentando alternativas importantes de como viver no semiárido olhando para as oportunidades, de forma produtiva, com qualidade e reduzindo custos. Também estamos com empresários que, investiram com o Sebrae para a melhorarem suas gestões, além da Arena Gastronômica, onde oito restaurantes se capacitaram e criaram pratos novos, exclusivos para a ExpoSerra e hoje vemos a culminância deste projeto, e o auditório, onde teremos duas grandes palestras e rodadas de negócios”, afirma.

Na sexta-feira (13), o Neurologista Tércio Cavalvanti, fez uma apresentação sobre os benefícios da neurociência para o empreendedor, seguido por Eduardo Viana, das Casas Bandeirantes que falou sobre o caso de sucesso de sua empresa e Erico Brilhante, Consultor do Sebrae, proferiu a palestra Eficiência Energética.

Sábado, último dia de feira, Elias Monteiro Filho, representante do SICRED, falou sobre Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira. Em seguida, a Dermatologista Samara Godoy, palestrou sobre Longevidade com muito bom humor e o empresário Airon Duarte, do Posto Cruzeiro, contou sua história de vida e como conquistou o sucesso.

“A palavra-chave este ano foi inovação e o Sebrae cumpriu na risca este papel, com novos pratos na Arena Gastronômica, novas culturas no desenvolvimento do semiárido, inovações para empresas que já existiam, mas que precisavam de algo novo e palestras diferenciadas, como as palestras dos médicos Tércio Cavalcanti e Samara Godoy” afirma Pedro Lira, Gerente do Sebrae em Serra Talhada.

Convivência no Semiárido

A Hidroflora Pajeú, do município de Triunfo-PE, é um dos exemplos de como sobreviver no semiárido apresentados pelo Sebrae com a hidroponia. Sistema de cultivo em espaço reduzido e com menores gastos.

“Moramos em uma região com poucas chuvas e a hidroponia é a forma de cultivo ideal, pois com mil litros de água, podemos ter um sistema de cultura produtiva com aproximadamente mil pés de alface, em um local pequeno, proporcionando mais comodidade, facilidade, livre de agrotóxicos e com baixos custos”, explica Antônio Carlos, um dos sócios da empresa.

Nill Júnior Podcast: em Serra, debate tem que voltar a ser propositivo

Racha entre Márcia Conrado e Luciano Duque está contaminando o debate entre “quem tem culpa”, “quem traiu quem”, dentre outras questões menos importantes. Com isso, o debate essencial, da Serra Talhada que queremos para o futuro, fica em terceiro plano. A cidade deixa de debater seu futuro,  o que avançou e o que precisa avançar,  […]

Racha entre Márcia Conrado e Luciano Duque está contaminando o debate entre “quem tem culpa”, “quem traiu quem”, dentre outras questões menos importantes.

Com isso, o debate essencial, da Serra Talhada que queremos para o futuro, fica em terceiro plano.

A cidade deixa de debater seu futuro,  o que avançou e o que precisa avançar,  se a cidade se define por manter o atual ciclo ou se opta por mudança.

Ouça as impressões desse jornalista sobre o tema no Nill Júnior Podcast , analisando os fatos da política pernambucana, regional e do cotidiano. o episódio foi ao ar no Sertão Notícias,  da Cultura FM.

Siga, ouça, compartilhe! É só seguir o Nill Júnior Podcast no Spotify e demais plataformas de áudio, como Google Podcast e Amazon Music.  Ouça o episódio:

Paulo Câmara apresenta experiências exitosas do Estado no Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional 

Governador presidiu, nesta sexta, a abertura do encontro, que reuniu importantes investidores do setor  Destacando os investimentos realizados nos últimos anos pelo Governo de Pernambuco que consolidaram o Estado como energético nacional, o governador Paulo Câmara se reuniu, nesta sexta-feira (04.11), com executivos para discutir o futuro do setor. Ao lado do ministro de Minas […]

Foto: Roberto Pereira/SEI
Foto: Roberto Pereira/SEI

Governador presidiu, nesta sexta, a abertura do encontro, que reuniu importantes investidores do setor 

Destacando os investimentos realizados nos últimos anos pelo Governo de Pernambuco que consolidaram o Estado como energético nacional, o governador Paulo Câmara se reuniu, nesta sexta-feira (04.11), com executivos para discutir o futuro do setor. Ao lado do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, o chefe do Executivo estadual apresentou experiências exitosas que dialogam com as demandas da sociedade civil, da cadeia produtiva e com a sustentabilidade na abertura do Fórum Pernambuco e o Setor Elétrico Nacional, no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

“Não se pode falar em crescimento sustentável, hoje, sem ter estratégia de energia e de sua infraestrutura para a distribuição. Então, Pernambuco vai contribuir para esse debate nacional. Nós, que apostamos e sabemos a importância da energia, defendemos e colocamos em prática processos que nos darão a segurança para não termos um colapso nesse segmento”, frisou o governador, completando: “Nós não vamos deixar de aproveitar as oportunidades por falta de distribuição de energia”.

Diante de grandes nomes do setor energético, Paulo Câmara detalhou os avanços do Estado no segmento. “Hoje, nós temos gás natural chegando a Belo Jardim, no Agreste, além de empreendimentos voltados para a geração de energias renováveis”, citou. Pernambuco usufrui do primeiro contrato do Leilão de Energia Solar, com a Enel Green Power, que opera os empreendimentos Fontes Solar I e II, em Tacaratu, no Sertão. A energia gerada no parque híbrido – o primeiro do País – abastece o Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, na RMR.

Para o ministro Fernando Bezerra Filho, o setor energético vem reagindo bem, nos últimos meses, e atualmente apresenta uma tendência de crescimento. “Valorizou R$ 1 bilhão por dia, nos primeiros 100 dias de governo (do presidente Michel Temer). Acredito que isso é a volta da confiança”, avaliou Fernando. O titular da pasta de Minas e Energia do Governo Federal disse ainda que Pernambuco tem um papel fundamental no processo de retomada no segmento. “Isso se dá pela formação de recursos humanos e por toda a cadeia instalada no Estado”, completou.

Durante o evento ainda será firmada a “Carta de Pernambuco”, com diretrizes e sugestões para o desenvolvimento do setor elétrico nacional e do Estado. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, o documento ratificará os esforços do Estado para impulsionar o setor. “A promoção do setor energético é uma prioridade para o governador, tanto para a diversificação da matriz de energia da Região Nordeste, como também atividade econômica de maior relevância, que gera emprego e renda”, frisou o auxiliar de Paulo Câmara.

Realizado pelo Centro de Treinamento e Estudos em Energia (CTEE), do Grupo CanalEnergia, em parceria com o Governo do Estado, o Fórum teve um debate sobre os “Desafios da Geração, Transmissão e Distribuição”, pela manhã. No período da tarde, será discutido o painel “Perspectivas da Energia Renovável em Pernambuco”; e, por fim, os “Desafios do Mercado de Energia no Brasil”.

Criminosos que levaram dinheiro do BB de Belmonte estudaram minunciosamente ação

Ainda não há pistas sobre os criminosos que assaltaram a agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte na madrugada deste sábado (29). A agencia, que  fica localizada no centro, foi assaltada sem alarde ou com explosão de caixas, modus operanti comum nos últimos assaltos no estado. De acordo com informações da Polícia […]

belmonte-300x200Ainda não há pistas sobre os criminosos que assaltaram a agência do Banco do Brasil de São José do Belmonte na madrugada deste sábado (29).

A agencia, que  fica localizada no centro, foi assaltada sem alarde ou com explosão de caixas, modus operanti comum nos últimos assaltos no estado.

De acordo com informações da Polícia Civil, o alarme da agência disparou e quando os policiais militares chegaram ao local constataram o crime. Os criminosos entraram por uma janela e arrombaram o cofre. A ação mostra que houve um planejamento prévio para saber como acessar o cofre.

Ainda não se sabe quantas pessoas teriam participado da ação, nem a quantia levada. Muito menos se as câmeras de segurança registraram algo relevante, já que o acesso se deu por uma janela e não pela frente da agência. O local foi isolado.