Biden é o primeiro candidato à presidência dos EUA a atingir a marca de 70 milhões de votos
O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, bateu recorde e se tornou o primeiro presidenciável da história americana a alcançar a marca de 70 milhões de votos. Ele disputa o cargo com o atual presidente dos EUA, o republicano Donald Trump.
A participação popular, que não é obrigatória no país, nestas eleições já é considerada a maior em 112 anos. Estima-se que 157 milhões de norte-americanos votaram para eleger o novo presidente, o equivalente a 65,7% das pessoas com direito a voto no país.
No entanto, diferentemente do Brasil, o número de votos total não é o suficiente para eleger o próximo presidente dos Estados Unidos. O sistema eleitoral do país contabiliza os votos em cada estado – que tem um número específico de delegados. Esses delegados, por sua vez, irão representar os eleitores do seu estado, confirmando a maioria dos votos populares em determinado candidato.
O democrata e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, até o momento, está à frente do atual presidente na corrida à Casa Branca: Biden conta com 238 delegados contra 213 de Trump. Para vencer a eleição, é preciso conquistar, no mínimo, 270 delegados.
A definição para Biden vai depender dos resultados nos estados de Michigan, Wisconsin e Nevada, onde aparece na frente. Ganhando nas três regiões, o democrata chegaria aos exatos 270 delegados que precisaria para vencer contra o opositor republicano. Trump segue em vantagem na apuração dos estados da Geórgia, Carolina do Norte e Alasca, o que pode lhe levar aos 268 delegados.