Notícias

Bastidores do PT dizem que Lula é unanimidade para 2018

Por Nill Júnior

20141027101800177386i

da Agência do Estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer concorrer ao Palácio do Planalto em 2018 e, para tanto, avalia que precisa ter maior protagonismo no segundo governo de Dilma Rousseff.

No diagnóstico de Lula, Dilma precisa sair do isolamento nos próximos quatro anos e se reaproximar dos políticos, dos empresários e dos movimentos sociais, sob pena de o PT enfrentar problemas para se manter no poder depois de mais quatro anos. Sábado, em São Bernardo do Campo, o ex-presidente chegou a falar em “lacerdismo”.

A cúpula do PT chega ao fim da eleição dividida entre “lulistas” e “dilmistas” na disputa por espaço. Nos bastidores, porém, mesmo os mais próximos de Dilma afirmam que Lula é unanimidade no partido para a disputa de 2018, embora tenha sofrido reveses com as derrotas de seus afilhados em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Se Lula quiser ser candidato a qualquer coisa, terá o meu apoio e eu estarei a seu lado, como sempre estive em todas as campanhas, desde a de 1982, quando ele concorreu ao governo de São Paulo”, afirmou o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. O ministro negou especulações de que esteja se movimentando para enfrentar Lula e disputar o Palácio do Planalto, em 2018.

“Isso é bobagem. Eu já cumpri minha missão e não disputarei mais nada se não houver reforma política e se as regras de financiamento de campanha não mudarem”, afirmou Mercadante. “Lula é o candidato do coração da militância do PT e não há nenhuma discussão no partido que não seja a do nome dele.”

Outras Notícias

Marconi Santana oficializa filiação ao PSD

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana formalizou, nesta terça-feira (17), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), legenda da governadora Raquel Lyra. A assinatura da ficha de filiação ocorreu ao lado da governadora e confirma a entrada de Marconi no partido. Com a mudança, ele passa a integrar a base […]

O ex-prefeito de Flores e pré-candidato a deputado estadual, Marconi Santana formalizou, nesta terça-feira (17), sua filiação ao Partido Social Democrático (PSD), legenda da governadora Raquel Lyra.

A assinatura da ficha de filiação ocorreu ao lado da governadora e confirma a entrada de Marconi no partido. Com a mudança, ele passa a integrar a base governista e se coloca na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A articulação partidária vinha sendo construída nos bastidores e foi oficializada com o aval da direção da legenda no estado. Ao escolher o número 55, Marconi se vincula formalmente ao projeto político liderado pelo governo estadual.

A filiação também reforça a aproximação com o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, indicando alinhamento com a gestão estadual. Segundo aliados, o movimento busca ampliar a interlocução política em diferentes regiões do estado.

Programa Cinema de Rua Vivo busca fortalecer rede de cinemas de rua em Pernambuco

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) avança na implementação do Programa Cinema de Rua Vivo (CRIVO), política pública que já iniciou ações de formação, visitas técnicas e articulação com municípios para fortalecer os cinemas de rua em diferentes regiões do estado. Com o avanço da iniciativa, o programa busca consolidar uma rede estadual de […]

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) avança na implementação do Programa Cinema de Rua Vivo (CRIVO), política pública que já iniciou ações de formação, visitas técnicas e articulação com municípios para fortalecer os cinemas de rua em diferentes regiões do estado. Com o avanço da iniciativa, o programa busca consolidar uma rede estadual de exibição capaz de fortalecer a circulação do audiovisual, preservar o patrimônio cultural e ampliar o acesso da população ao cinema em Pernambuco.

Criado para ampliar o acesso da população ao audiovisual e incentivar a circulação de filmes pernambucanos e brasileiros, o CRIVO fortalece os cinemas de rua como espaços permanentes de cultura, educação e convivência. A iniciativa reconhece esses equipamentos como locais de preservação da memória, formação de público e dinamização da vida cultural, articulando Estado, municípios, gestores de salas, cineclubes, instituições de ensino e agentes culturais em uma rede de cooperação.

“O CRIVO nasce do entendimento de que os cinemas de rua são muito mais do que espaços de exibição. Eles são equipamentos culturais que preservam memórias, fortalecem os territórios e aproximam as pessoas do cinema. Com esse programa, estamos construindo uma política pública permanente, baseada na cooperação com os municípios e na valorização desses espaços, para ampliar o acesso ao audiovisual em todas as regiões de Pernambuco”, destaca a secretária de cultura de Pernambuco em exercício, Ana Paula Jardim.

Estruturado em quatro eixos — formação, programação diversificada, consolidação de uma rede de cooperação e acompanhamento dos cinemas de rua —, o programa prevê sessões regulares, oficinas, debates, ações educativas, atividades de memória e monitoramento das condições de funcionamento dos equipamentos. A proposta busca garantir uma atuação contínua e territorializada, fortalecendo a presença do cinema em diferentes regiões do estado.

Entre as ações já realizadas estão a oficina “Estratégias de Retomada de Cinemas de Rua na Atualidade”, voltada a gestores e agentes culturais durante o Festival de Cinema de Triunfo, visita técnica ao Cineteatro Marco Camarotti, em Paudalho, além da organização administrativa do programa e do diálogo com gestores municipais para pactuação das próximas etapas de execução. 

Nesta primeira fase, o CRIVO concentra sua atuação em diferentes macrorregiões do interior pernambucano, adotando a descentralização territorial como um dos principais critérios para implementação das ações. A iniciativa estabelece um modelo que poderá ser ampliado para outras salas de cinema de rua do estado, fortalecendo o acesso à cultura em diferentes territórios.

Além da programação audiovisual, o CRIVO desenvolverá ações voltadas à preservação da memória dos cinemas de rua, à formação de público e à aproximação entre escolas e salas de cinema. Entre elas estão o projeto “Todo cinema conta uma história”, que registrará depoimentos de pessoas ligadas aos cinemas de rua, e “A escola vai ao cinema / O cinema é a nossa sala de aula”, iniciativa que busca integrar estudantes e professores às atividades dos equipamentos culturais.

Amupe recomenda que municípios sigam tratativas dispostas em guia do TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a ONG Transparência Internacional lançaram recentemente uma cartilha com recomendações para transparência de contratações emergenciais em resposta à Covid-19. Além de apoiar a iniciativa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), por meio do seu projeto de transparência e participação social, o Gestão Cidadã, tocado em conjunto com […]

O Tribunal de Contas da União (TCU) e a ONG Transparência Internacional lançaram recentemente uma cartilha com recomendações para transparência de contratações emergenciais em resposta à Covid-19.

Além de apoiar a iniciativa, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), por meio do seu projeto de transparência e participação social, o Gestão Cidadã, tocado em conjunto com a União Europeia, recomenda a todos os municípios pernambucanos a leitura e a adoção deste material como norteador da gestão de combate ao coronavírus.

O guia conta com mais de 30 pontos que podem auxiliar a gestão na transparência das contas públicas com a população. Segundo o TCU, tem se notado resultados diversos, com níveis variados de sucesso entre os diferentes entes federativos no Brasil. O objetivo deste guia é tornar uniforme o nível de transparência nos Estados e municípios brasileiros.

Para o presidente da Amupe, José Patriota, a cartilha é muito oportuna para balizar as ações de transparência dos municípios.

Segundo ele “a Amupe, por meio do Projeto Gestão Cidadã, desde o início da pandemia em Pernambuco, já vem trabalhando esse tema com os municípios, estimulando ações como a produção e publicação dos planos de contingência por parte dos 184 municípios, que descreve e divulga à população as ações de enfrentamento ao coronavírus”, frisou.

A cartilha também traz exemplos de ações de transparência exitosas ao redor do mundo. A exemplo do Paraguai, que desenvolveu a Diretoria Nacional de Contratações Públicas e Portal Covid-19, e da Colômbia com a Agência Nacional da Colômbia para Compras Eficientes e a Ferramenta para Controle Social no âmbito da Covid-19.

O material está disponível no site da ONG Transparência internacional, no transparenciainternacional.org.br/, ou no site da Amupe, www.amupe.org.

Petista desiste e candidato da oposição em Sertânia será do Democratas

O médico e vereador Orestes Neves, não irá mais concorrer a Prefeitura de Sertânia pelas oposições, e para isso alegou ao site Tribuna do Moxotó diversas razões. O parlamentar, que é filiado ao PT, confirmou as informações. Orestes Neves deverá mesmo enfrentar a disputa para a reeleição da Câmara de Vereadores. Agora restam apenas dois […]

O médico e vereador Orestes Neves, não irá mais concorrer a Prefeitura de Sertânia pelas oposições, e para isso alegou ao site Tribuna do Moxotó diversas razões.

O parlamentar, que é filiado ao PT, confirmou as informações. Orestes Neves deverá mesmo enfrentar a disputa para a reeleição da Câmara de Vereadores.

Agora restam apenas dois partidos, PRTB e o DEM, para apresentarem pré-candidaturas majoritária e assim disputarem as eleições municipais. O Democratas deverá anunciar o nome da oposição até a noite deste sábado.

Justiça manda suspender Instagram de influenciador que chamou nordestinos de ‘esgoto do Brasil’

A Justiça determinou, em decisão liminar, que a Meta suspenda, em até dois dias, o perfil do influenciador Gabriel Silva no Instagram. A medida atende a um pedido da Defensoria Pública de Pernambuco, que ajuizou uma ação civil pública acusando o criador de conteúdo de divulgar, de forma reiterada, discursos de ódio e xenofobia contra […]

A Justiça determinou, em decisão liminar, que a Meta suspenda, em até dois dias, o perfil do influenciador Gabriel Silva no Instagram.

A medida atende a um pedido da Defensoria Pública de Pernambuco, que ajuizou uma ação civil pública acusando o criador de conteúdo de divulgar, de forma reiterada, discursos de ódio e xenofobia contra nordestinos, além de ofensas a pessoas em situação de pobreza e outras minorias.

Na decisão, o juiz José Alberto de Barros Freitas Filho, da 26ª Vara Cível da Capital, afirmou que a liberdade de expressão não protege discursos de ódio e que os elementos apresentados pela Defensoria indicam, em análise inicial, uma conduta reiterada de discriminação.

Segundo o magistrado, o influenciador, que tem cerca de 976 mil seguidores no Instagram, transformou “o preconceito e a ridicularização de grupos vulneráveis em uma engrenagem de monetização e espetacularização”.

A ação foi proposta pelo defensor público Kleyner Arley Pontes Nogueira Abreu. Na petição, ele reproduz trechos atribuídos ao influenciador, nos quais ele afirma, entre outras declarações, que: nordestinos deveriam precisar de um “visto” para sair da região; pessoas do Nordeste teriam QI inferior e “nascem burros”; quem mora na região deveria “continuar aí” e “vender camarão na praia”; pessoas pobres “aceitam a pobreza” e que isso seria uma “doença”; o Nordeste seria o “esgoto do Brasil”; que “todo carioca, baiano e cearense tinha que nascer preso”.

Para o juiz José Alberto de Barros Freitas Filho, as manifestações não configuram apenas opiniões ou ironias, mas uma “afronta sistemática à dignidade de milhões de brasileiros”.

Ainda segundo a decisão, apagar publicações específicas seria insuficiente, porque o conteúdo discriminatório seria recorrente na atuação do influenciador, “cuja linha editorial é pavimentada pelo ódio e pela injúria coletiva”.

Com isso, a Justiça determinou que a Meta suspenda integralmente o perfil “@gabrielsilva” em até dois dias após ser intimada. Caso a empresa descumpra a ordem, poderá ser aplicada multa correspondente a 20% do valor da causa, que é de R$ 976 mil, além da possibilidade de multa diária.

Além da suspensão do perfil, a Defensoria Pública pede que ele seja condenado ao pagamento de R$ 976 mil por danos morais coletivos, valor equivalente a R$ 1 por seguidor do perfil; que a medida se torne definitiva ao final do processo e que o influenciador seja proibido de divulgar conteúdos considerados xenofóbicos.

A Justiça ainda não julgou o pedido de indenização. A Defensoria também solicitou autorização para citar o influenciador por e-mail e por mensagem direta no Instagram, alegando que ele mora nos Estados Unidos. O pedido, porém, foi negado pelo juiz, que determinou a citação por carta no endereço informado na ação, no Rio de Janeiro.