Destaque, Notícias

Segundo Datafolha, Raquel e João empatam na Região Metropolitana

Por Nill Júnior

Do JC PE

A mais recente pesquisa Datafolha sobre a disputa pelo governo de Pernambuco detalha o comportamento do eleitorado de acordo com a região.

O cruzamento dos dados revela um cenário de forte competitividade na Região Metropolitana do Recife (RMR), onde Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) aparecem numericamente empatados em uma simulação de segundo turno, segundo o Datafolha. Já nos municípios do interior, a atual governadora consolida maioria das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada com 1.022 eleitores entre os dias 25 e 27 de maio de 2026, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Simulação de segundo turno

No cenário direto entre os dois candidatos com maior pontuação, a divisão geográfica do eleitorado fica evidente. Enquanto a disputa é acirrada na capital e cidades vizinhas, o distanciamento se amplia fora da RMR, de acordo com o instituto.
Total do Estado: Raquel Lyra (51%); João Campos (44%); Branco/Nulo (4%).

Total do Estado: Raquel Lyra (51%); João Campos (44%); Branco/Nulo (4%)
Região Metropolitana (RMR): Raquel Lyra (48%); João Campos (48%); Branco/Nulo (3%)

Interior: Raquel Lyra (53%); João Campos (41%); Branco/Nulo (4%)

A pesquisa possui uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, num cenário de primeiro turno, Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB) aparecem tecnicamente empatados.

Raquel Lyra (PSD) – 48%;
João Campos (PSB) – 43%;
Ivan Moraes (PSOL) – 2%;
Branco/Nulo – 4%.

Na pesquisa regionalizada, o ex-prefeito do Recife aparece à frente (47%) em relação à atual governadora (43%) na Região Metropolitana do Recife. Ivan Moraes totaliza 3% das intenções de votos.

No interior do estado, de acordo com o instituto, Raquel Lyra aparece à frente (51%), seguida de João Campos (40%).

No interior do estado, de acordo com o instituto, Raquel Lyra aparece à frente (51%), seguida de João Campos (40%). Ivan Moraes aparece com 1% das intenções de votos. Brancos e nulos têm 4%.

Outras Notícias

São José do Egito: mais de 100 toneladas de entulho recolhidos, informa Prefeitura em nota

A Prefeitura de São José do Egito enviou nota ao blog, dizendo que já foram recolhidos mais de 100 toneladas de lixo das ruas do município. Ainda segundo a nota, há muitos meses que não havia recolhimento regular de lixo e entulho em toda zona urbana da cidade. Veja nota: Depois de meses sem o […]

SaoJoseDoEgito-EntulhosA Prefeitura de São José do Egito enviou nota ao blog, dizendo que já foram recolhidos mais de 100 toneladas de lixo das ruas do município.

Ainda segundo a nota, há muitos meses que não havia recolhimento regular de lixo e entulho em toda zona urbana da cidade. Veja nota:

Depois de meses sem o recolhimento regular de lixo e entulho em toda zona urbana de São José do Egito, a secretaria de infraestrutura vem se desdobrando para limpar a cidade o mais rápido possível.

Segundo cálculos preliminares mais de 100 toneladas de detritos já foram recolhidos em apenas 15 dias de trabalho.

O volume é tão grande que pelo menos três frentes de trabalho atuam na limpeza em bairros diferentes.

A previsão é que pelo menos até o inicio de Fevereiro toda sujeira acumulada dos últimos meses da antiga gestão seja retirada das ruas da capital da poesia.

Alta de Bolsonaro está prevista para quinta-feira

Apesar de Flavio Bolsonaro ter dito ontem que Jair Bolsonaro pode ter alta médica “a qualquer momento”, dando a entender que a liberação do presidente estaria prestes a acontecer, a previsão da equipe médica que o assiste desde a madrugada de ontem no Hospital Vila Nova Star é outra. A Informação é de Lauro Jardim/O […]

Apesar de Flavio Bolsonaro ter dito ontem que Jair Bolsonaro pode ter alta médica “a qualquer momento”, dando a entender que a liberação do presidente estaria prestes a acontecer, a previsão da equipe médica que o assiste desde a madrugada de ontem no Hospital Vila Nova Star é outra. A Informação é de Lauro Jardim/O Globo.

A sonda nasogástrica colocada em Bolsonaro já foi retirada, mas internamente a equipe médica prevê que a alta só aconteça na quinta-feira.

Em Brasília, um ministro que tem assento no Palácio do Planalto confirmou que recebeu informações dos médicos  e que na sexta-feira Bolsonaro já estaria em Brasília.

Ações da Operação Força Tarefa contemplam o Residencial Maria de Fátima Freire, em Arcoverde

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Prefeitura de Arcoverde, após levarem a Operação Força Tarefa à Vila São Francisco (antiga Vila do Presídio) e ruas dos bairros do Tamboril e São Cristóvão, estão promovendo o mutirão de ações no Residencial Maria de Fátima Freire. Entre os trabalhos iniciados na última […]

Foto: Carlos Lopes

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente da Prefeitura de Arcoverde, após levarem a Operação Força Tarefa à Vila São Francisco (antiga Vila do Presídio) e ruas dos bairros do Tamboril e São Cristóvão, estão promovendo o mutirão de ações no Residencial Maria de Fátima Freire. Entre os trabalhos iniciados na última segunda-feira, 03 de junho, estão sendo executadas: capinação, retirada de lixo e entulhos, além de pinturas de canteiros e bancos disponíveis na praça da comunidade.

Com 35 integrantes, que contam com o auxílio de máquinas e caçambas, a operação atende a uma das determinações da prefeita Madalena Britto, para que a manutenção no local esteja ainda mais eficiente.

“Estamos intensificando a Força Tarefa também no mês de junho, possibilitando que a limpeza urbana e outros serviços atendam uma grande demanda da população de Arcoverde, principalmente no Residencial Maria de Fátima Freire e em outras comunidades que pretendemos chegar até o início do ciclo junino”, ressaltou o secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Freed Gomes.

Alerta de chuvas intensas põe o Pajeú e o Moxotó em ‘perigo potencial’

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma atualização crítica na manhã desta quinta-feira, dia 19, colocando as regiões do Sertão do Pajeú e do Sertão do Moxotó sob monitoramento rigoroso. De acordo com o órgão, a classificação de “Perigo Potencial” indica a possibilidade de acumulados de água que podem chegar a 30mm por hora […]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu uma atualização crítica na manhã desta quinta-feira, dia 19, colocando as regiões do Sertão do Pajeú e do Sertão do Moxotó sob monitoramento rigoroso. De acordo com o órgão, a classificação de “Perigo Potencial” indica a possibilidade de acumulados de água que podem chegar a 30mm por hora ou até 50mm ao longo do dia, acompanhados de rajadas de vento que variam entre 40 e 60km/h. O aviso tem validade para todo o período de hoje, exigindo atenção redobrada das autoridades e das populações locais.

No Sertão do Pajeú, a área de risco abrange as cidades de Afogados da Ingazeira, Brejinho, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, São José do Egito, Serra Talhada, Solidão, Tabira, Triunfo e Tuparetama. Já no Sertão do Moxotó, o alerta de vigilância estende-se pelos municípios de Arcoverde, Betânia, Custódia, Ibimirim, Inajá, Manari e Sertânia.

Enquanto o Sertão e grande parte do Agreste pernambucano seguem sob o alerta do Inmet, a Região Metropolitana do Recife, as Zonas da Mata Norte e Sul, além de trechos específicos do Agreste, não foram incluídos nesta previsão de instabilidade climática severa. O cenário reforça a necessidade de políticas públicas de prevenção de danos em regiões historicamente vulneráveis a fenômenos meteorológicos extremos.

Canal de Xingó garantirá segurança hídrica a 3 milhões de pessoas em Sergipe e na Bahia

Garantir o abastecimento de água para cerca de 3 milhões de pessoas em Sergipe e na Bahia, por meio da construção do Canal de Xingó. O primeiro passo desse objetivo foi dado nesta sexta-feira (23), em Aracaju (SE), com a assinatura, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da ordem de serviço para o projeto […]

Garantir o abastecimento de água para cerca de 3 milhões de pessoas em Sergipe e na Bahia, por meio da construção do Canal de Xingó.

O primeiro passo desse objetivo foi dado nesta sexta-feira (23), em Aracaju (SE), com a assinatura, pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da ordem de serviço para o projeto executivo do Lote I da Fase I do empreendimento, que compreende os primeiros 50 quilômetros da obra. O investimento do Governo Federal nesta etapa será de R$ 5,9 milhões.

“Após concluída, esta obra vai permitir que haja segurança hídrica para o estado de Sergipe nos próximos 50, 60 anos. É uma ação relevante, que conta com a participação decisiva da bancada do estado na alocação dos recursos necessários para sair do papel”, destacou o ministro Rogério Marinho. “Uma obra com essa magnitude precisa ter um planejamento, um projeto executivo, e esta primeira etapa estamos dando início agora”, completou Marinho.

O Canal de Xingó será executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), instituição vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), e servirá para garantir a segurança hídrica em Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e em Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe. A água será captada no reservatório da Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV e poderá ser utilizada para abastecimento humano, atividades agropecuárias e agroindustriais.

O projeto executivo deverá ser entregue em até 440 dias e vai abarcar o primeiro trecho do canal do Xingó, de 50 quilômetros de extensão, que atenderá os municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia, e Canindé do São Francisco, em Sergipe.

A infraestrutura do lote 1 da fase 1 contará com um túnel, 12 segmentos de canais, seis aquedutos, seis extravasores com descarga de fundo e 19 tomadas d’água. Também serão construídos uma galeria, 10 pontes, oito passarelas, 50 quilômetros de estradas de serviço e 55 bueiros para drenagem.

Outras etapas: O Canal do Xingó como um todo terá cerca de 300 quilômetros de extensão e será dividido em quatro fases. As fases II, III e IV alcançarão os municípios sergipanos de Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. Para abastecimento humano, haverá oferta de água aos municípios baianos de Paulo Afonso e Santa Brígida, bem como reforço à rede de abastecimento do estado de Sergipe.

Além de ampliar a oferta de água para consumo humano, o canal promoverá desenvolvimento econômico associado a atividades produtivas em ramos como agropecuária e agroindústria. O canal deverá beneficiar, por exemplo, os Projetos de Irrigação Santa Brígida/Paulo Afonso, Manoel Dionísio, Califórnia e Jacaré-Curituba, além de dezenas de projetos de assentamento situados em sua área de influência.

A solenidade ocorreu na Superintendência da Codevasf em Aracaju (SE) e contou com a participação do presidente do órgão, Marcelo Moreira, e do superintendente da companhia no estado, Marcos Alves Filho.

Saneamento básico: Ainda nesta sexta-feira, Rogério Marinho visita as obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário em bairros da Zona Norte de Aracaju. A execução física do empreendimento já alcança 60%. A projeção é que 35 mil famílias das localidades de Bugio, Cidade Nova, Jabotiana, Jardim Centenário, Japãozinho, Lamarão, Olaria, São Carlos, Soledade e Veneza sejam beneficiadas.

O projeto conta com investimentos federais de R$ 161,3 milhões, sendo que R$ 61,6 milhões foram aportados desde 2019. Além disso, outros R$ 15,5 milhões estão sendo garantidos para a continuidade das obras.

A infraestrutura contempla a construção de duas estações de tratamento de esgoto (ETE), 12,1 quilômetros de emissários, 130,2 quilômetros de rede coletora, nove estações elevatórias e 35 mil ligações domiciliares.