Barragem de Brotas volta a sangrar
Imagens desta manhã mostraram a Barragem de Brotas começando a verter no início da manhã.
O volume da lâmina d’água não é maior por conta da vegetação aquática
É uma prova do grande volume de chuvas esse ano. Desde a criação da Barragem da Ingazeira, que tem capacidade para 49 milhões de metros cúbicos de água, 29 milhões a mais que Brotas, todos sabiam que só um grande inverno faria Brotas sangrar de novo.
Há comunidades no Pajeú onde as chuvas alcançaram 1.000 milímetros. Nas últimas horas, voltou a chover em Afogados da Ingazeira e na região. As chuvas chegaram a dez milímetros em algumas áreas.
O último registro da barragem vertendo é de março de 2020, há quatro anos. Àquela data, o blog noticiou:
“Na tarde desta terça-feira (17), por volta das 15h, para a alegria do povo sertanejo, uma fina lâmina d’água começou a transpor a parede do vertedouro da barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira.
Às 16h, o volume d’água aumentou, chegando a cobrir quase que totalmente o vertedouro. Agora é real! A barragem de Brotas começou a transbordar.
A notícia foi dada em primeira mão durante o programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú FM e através das redes sociais da emissora.
Mal a notícia foi dada, o número de pessoas que chegava até o manancial para conferir de perto aumentava a cada momento. Logo, dezenas de curiosos disputavam um espaço na parede da barragem para admirar o transbordo do manancial”.