Augusto apresentou IHG Pajeú em Congresso Estadual
O vereador Augusto Martins foi um dos participantes do VI Congresso Nordestino de Institutos Históricos e o I Congresso Pernambucano de Institutos Históricos Municipais.
O evento foi realizado pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP no prédio do órgão, localizado na rua do Hospício, nº 130, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife.
Encerrando as atividades do ano do Bicentenário da Revolução de 1817, o evento debateu o tema “A Revolução Pernambucana de 1817 na Construção do Brasil”, com o objetivo de compartilhar atividades dos institutos históricos que houve no ano do Bicentenário e articular as comemorações da próximas datas históricas – Convenção de Beberibe (1821), Independência do Brasil (1822) e Confederação do Equador (1824).
Também teve como finalidade reconhecer os esforços das associações de preservação e divulgação da história das cidades. Pernambuco tem 15 institutos históricos municipais e regionais.
Eles estão em Petrolina, Garanhuns, Caruaru, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Carpina, Escada, Pajeú, Catende, Bezerros, Lajedo, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Goiana e Recife.
Augusto Martins falou do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú, o IHGPajeú, órgão que congrega escritores, pesquisadores artistas e professores que se dedicam ao estudo da região teve sua ideia nascida na Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada em 2014, com sede será em Afogados da Ingazeira, porém, um patrimônio histórico e cultural de toda região.