Notícias

Auditorias do TCE apontam irregularidades no transporte escolar‏

Por Nill Júnior

ImageProxyO início do ano letivo 2016, nesta primeira segunda-feira de fevereiro, chega trazendo uma preocupação a mais para pais e alunos, que diz respeito à qualidade do transporte escolar, oferecido pelos municípios pernambucanos, aos estudantes da rede pública de ensino.

Por meio de fiscalizações e auditorias, o Tribunal de Contas de Pernambuco vem acompanhando o funcionamento do serviço para tentar auxiliar no controle e na diminuição de acidentes. A Resolução do TCE Nº 06/2013 estabelece critérios a serem adotados pelos gestores públicos, como cuidados com a segurança, controle de trajetos por meio de GPS e controle dos registros dos custos com transporte escolar.

Irregularidades – No ano de 2015, o TCE realizou 93 auditorias em 68 municípios pernambucanos para fiscalizar a qualidade do transporte escolar. A maior parte delas foi de auditorias de acompanhamento (51) e análises de procedimento licitatório (24). Esses trabalhos geraram a formalização de 14 processos de auditoria especial. Também foi avaliado o transporte escolar em 03 processos de prestação de contas e em 01 de denúncia. Os relatórios apontaram diversas irregularidades no serviço, como veículos sem requisitos mínimos de conforto e segurança, excesso de passageiros, motoristas sem habilitação e utilização indevida do transporte escolar. Os dados são de novembro de 2015.

A prática de irregularidades pode levar à responsabilização dos gestores públicos, com punições que vão desde a aplicação de multa e devolução de recursos, até a rejeição de contas dos prefeitos. Eles ainda podem responder a processos de improbidade administrativa no Ministério Público Estadual. O Tribunal de Contas, através de sua sede e das Inspetorias Regionais, está à disposição dos gestores para orientações e esclarecimentos.

Outras Notícias

Flagrado com dinheiro na cueca, Chico Rodrigues reassume mandato no Senado

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) reassumiu o mandato nesta quinta-feira, 18. O parlamentar, que estava licenciado após ter sido flagrado com dinheiro na cueca, é acusado de desviar recursos da covid-19. Ele nega a acusação. As informações são do Estadão. A licença do senador terminou na quarta-feira, 17, quando o ministro Luís Roberto Barroso, do […]

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) reassumiu o mandato nesta quinta-feira, 18. O parlamentar, que estava licenciado após ter sido flagrado com dinheiro na cueca, é acusado de desviar recursos da covid-19. Ele nega a acusação. As informações são do Estadão.

A licença do senador terminou na quarta-feira, 17, quando o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou o retorno ao cargo. Hoje, o sistema do Senado coloca Rodrigues como parlamentar “em exercício”. Ele pode pedir um novo período fora do cargo, o que não ocorreu até o momento.

De acordo com a Constituição e o regimento interno do Senado, um parlamentar não pode se licenciar do mandato por mais de 120 dias a cada ano. Como a licença foi dada em outubro, Rodrigues pode ficar por mais dois meses e meio longe dos holofotes.

O senador foi afastado do cargo há quatro meses por decisão de Barroso, após uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal. 

Rodrigues tentou esconder o dinheiro dos agentes da PF, mas não obteve sucesso. Apesar de não prorrogar o afastamento do senador, Barroso decidiu mantê-lo fora da comissão criada para discutir os valores destinados a Estados e municípios com o objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus. O senador é alvo de uma representação no Conselho.

Procuradoria pede ao STF inquérito para investigar senador Agripino Maia

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O pedido da PGR é resultante de investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos e corrupção naPetrobras. […]

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN) (Foto: Antonio Cruz/ABr)
O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN)
(Foto: Antonio Cruz/ABr)

A Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar o senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM, por suposta prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O pedido da PGR é resultante de investigações da Operação Lava Jato, que apura desvio de recursos e corrupção naPetrobras. De acordo com o pedido, as investigações apontaram que o senador combinou pagamento de propina com executivos da OAS, uma das empreiteiras alvo da Lava Jato. O dinheiro teria sido desviado da obra do estádio Arena das Dunas, em Natal.

Ao G1, o senador José Agripino disse que se colocará à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos. “Apesar de achar essa acusação absolutamente absurda, descabida e inveridica, eu me colocarei à disposição do Judiciário para promover os esclarecimentos que forem necessários”, declarou. O G1 busca contato com a assessoria da construtora OAS, mas não tinha conseguido até a última atualização desta reportagem.

Para a procuradoria, o inquérito não tem relação direta com a Lava Jato e, por isso, não deve ficar com o ministro Teori Zavascki, relator no Supremo Tribunal Federal dos casos relacionados à operação.

Com isso, Teori Zavascki enviou o pedido de investigação para para o presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, a fim de que ele determine a distribuição do caso para um novo relator. (G1)

Carol Patriota anuncia apoio a George Borja

Carol de Val ou Carol de Jane como é conhecida em São José do Egito, que foi candidata a vereadora em 2020 pela oposição e obteve quase 200 votos, confirmou esta semana, seu apoio a pré-candidatura de George Borja a prefeito. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Carol expressou sua confiança em Dr. George, […]

Carol de Val ou Carol de Jane como é conhecida em São José do Egito, que foi candidata a vereadora em 2020 pela oposição e obteve quase 200 votos, confirmou esta semana, seu apoio a pré-candidatura de George Borja a prefeito.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Carol expressou sua confiança em Dr. George, tanto como pessoa quanto como potencial gestor municipal, diz o candidato em nota.

“Eu acredito muito na pessoa de George e também como gestor de São José do Egito, confio e por esse motivo tô vindo da oposição dar todo o meu apoio como nosso futuro prefeito, se Deus quiser”, declarou Carol.

“O anúncio é significativo, considerando o histórico de Carol como opositora. Sua decisão de se aliar a Dr. George, representa a consolidação da base de apoio em torno da pré-candidatura dele a gestor municipal”, diz o candidato.

“Eu agradeço demais, apoios como o seu, apoios conscientes, que vem mostrar que estamos no caminho certo, eu fico muito feliz de você agora caminhar junto com a gente. Vamos pegar no serviço”, concluiu George em agradecimento.

Adutora do Pajeú tem rompimento em Cajá de Flores

A Compesa informa que está realizando serviços de manutenção emergencial no Sistema Adutor do Pajeú, para conserto de um rompimento, em trecho da adutora localizado nas imediações do sítio Cajá, no município de Flores. Para executar os serviços de reparo, foi preciso suspender o abastecimento de água das cidades de Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Itapetim, Santa […]

A Compesa informa que está realizando serviços de manutenção emergencial no Sistema Adutor do Pajeú, para conserto de um rompimento, em trecho da adutora localizado nas imediações do sítio Cajá, no município de Flores.

Para executar os serviços de reparo, foi preciso suspender o abastecimento de água das cidades de Brejinho, Carnaíba, Iguaracy, Itapetim, Santa Terezinha, Flores, Quixaba e Tuparetama. Além de reduzir a vazão do abastecimento em Afogados da Ingazeira, Tabira e São José do Egito.

A expectativa é concluir os trabalhos hoje (19). Após a finalização das intervenções, o abastecimento das áreas afetadas será retomado de maneira gradativa e seguindo o calendário de distribuição.

Paulo Câmara: Formação do secretariado terá surpresas

Seguem até domingo (14) as conversas e convites para composição do secretariado que irá auxiliar o governador eleito Paulo Câmara (PSB) na condução da gestão estadual. “Óbvio que, nesse processo de escutas, tem pessoas que a gente sonda que não manifestam interesse. Podemos puxar pessoas da prefeitura (do Recife), tem pessoas de mandato que a […]

20141212173015773703a

Seguem até domingo (14) as conversas e convites para composição do secretariado que irá auxiliar o governador eleito Paulo Câmara (PSB) na condução da gestão estadual. “Óbvio que, nesse processo de escutas, tem pessoas que a gente sonda que não manifestam interesse. Podemos puxar pessoas da prefeitura (do Recife), tem pessoas de mandato que a gente está avaliando…. As surpresas maiores serão as de alguns nomes que hoje não compõem o governo”, declarou o socialista.

Até o momento, o único nome confirmado pelo socialista na equipe é o de Ênnio Benning como secretário de Comunicação. Benning esteve à frente do núcleo de comunicação da campanha do socialista e tem feito a assessoria dele desde então. O jornalista era assessor do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

O partido do senador ocupa a vice-governadoria, com Raul Henry que chegou a ser cogitado para, também, assumir uma secretaria. Henry declarou ter conversado com Câmara e recusado a possibilidade. Ainda assim, é esperado que a sigla indique outro nome para uma pasta.

Ainda de acordo com Paulo Câmara, as conversas incluem definições do segundo escalão e das estruturas das secretarias. “Não há pretensão de resolver tudo até segunda-feira”, ressaltou. Nessa data é esperado apenas o anúncio dos nomes que irão compor o primeiro escalão.

Paulo Câmara esteve nesta sexta-feira (12)  na confraternização do escritório de Jarbas Vasconcelos.