Notícias

Associação do Ministério Público de PE rebate notas e defende ações no Pajeú

Por Nill Júnior
Roberto Brayner, Presidente da AMPPE

A Associação do Ministério Público de Pernambuco – AMPPE, repudiou em nota as declarações do advogado Emerson Dario Correia de Lima, defensor do ex e atual prefeito de Itapetim, Arquimedes Machado e Adelmo Moura.

Também refutou frase constante em nota de autoria da senhora Tânia Maria dos Santos, Prefeita do Município de Brejinho-PE, publicada também no blog,  em que imputa deslealdade do Ministério Público. A nota é assinada por Roberto Brayner, Presidente da Associação. Nesse contexto, a AMPPE esclarece:

  1. A atuação do membro do Ministério Público nos casos, além de absolutamente imparcial, foi pautada por conclusões advindas de auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco em que são apontadas irregularidades e violações dos princípios inerentes à administração pública;

  1. Nos termos da Constituição Federal e nos limites da Lei, as ações intentadas são os instrumentos adequados para levar ao Poder Judiciário fatos e provas que, em tese, podem configurar improbidade administrativa. Ou seja, respeitando o devido processo legal e a presunção de inocência, o Ministério Público apenas iniciou a etapa do processo, caminho natural quando se depara com indícios de irregularidades passíveis de punição nos precisos termos da Lei nº 8.429/92;

  1. Nenhuma autoridade da República está acima da lei e todos que exercem cargo público estão sujeitos aos órgãos de controle. Além disso, as ações encetadas do Ministério Público não são pautadas pela agenda política ou pela imprensa;

  1. É dever de qualquer instituição pública prestar contas de suas atividades e manter a população informada sobre as ações que desenvolve, em especial quando se trata da proteção do patrimônio público e social, como no caso em questão. Portanto, salvo nas hipóteses de segredo de justiça, os procedimentos conduzidos pelo Ministério Público devem ser abertos e transparentes, donde se conclui serem descabidas, ofensivas e levianas as acusações de busca por holofotes da mídia;

  1. São princípios basilares do direito a independências das instâncias administrativa, civil e criminal, bem como a inafastabilidade da jurisdição. Consequentemente, as investigações e ações promovidas pelo Ministério Público não estão limitadas por eventuais apreciações do Tribunal de Contas ou da Câmara de Vereadores;

  1. Em nenhum momento divulgou-se que a ação relacionada a senhora Tânia Maria dos Santos estava relacionada ao mandato de Prefeita. Tratam-se de atos praticados na Comissão de Licitação do Município de Brejinho, durante a gestão do ex-Prefeito José Vanderlei da Silva, irregularidades igualmente identificadas pela auditoria do TCE;

  1. A promotora de justiça Lorena de Medeiros Santos, responsável pelas ações referidas na descabida declaração ora repudiada, tem uma história limpa e uma conduta irrepreensível em mais de sete anos na carreira do Ministério Público de Pernambuco. Como sempre, referida membra do Ministério Público apenas cumpriu a lei e o seu papel como agente do Estado. Fazer diferente seria ingressar no terreno pantanoso da prevaricação.

Outras Notícias

Vereadores homenageiam Juiz, Promotor e Delegado em Custódia

Com informações do Sertânia Vip A Câmara Municipal de Custódia, em Sessão Solene, realizada nesta quinta (21), no Fórum da Comarca de Custódia, entregou Título de Cidadão Honorífico da Cidadão Custodiense, pelos relevantes serviços prestados ao Município, a autoridades locais. Receveram as homenagens o Juiz Felipe Arthur Monteiro, o Promotor Tiago Meira de Souza e […]

Com informações do Sertânia Vip

A Câmara Municipal de Custódia, em Sessão Solene, realizada nesta quinta (21), no Fórum da Comarca de Custódia, entregou Título de Cidadão Honorífico da Cidadão Custodiense, pelos relevantes serviços prestados ao Município, a autoridades locais.

Receveram as homenagens o Juiz Felipe Arthur Monteiro, o Promotor Tiago Meira de Souza e o Delegado Andrei Fragoso Rocha de Oliveira.

O evento contou com a presença do Desembargador Antenor Cardoso Soares Júnior, Vice-Presidente do TJPE, o Prefeito Manuca, a Vice-prefeita Lucuiara, o ex-prefeito Luiz Calos, representantes do BEPI, advogados e empresário.

Além do Presidente da Câmara Ronivaldo Barbalho, estavam presentes os vereadores Joãozito Moura, Gilberto Nunes, Didi do Quitimbu, Cristiano Dantas, Marcilio Ferraz, Anne Lucia e Yolanda.

O ato ocorreu dentro da programação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que inaugurou a 2ª Vara da Comarca de Custódia.

A solenidade aconteceu no Fórum Doutor Josué Custódio de Albuquerque e contou com a presença do segundo vice-presidente do Judiciário estadual, desembargador Antenor Cardoso, representando o chefe do Judiciário estadual, desembargador Adalberto de Oliveira Melo.

Itapetim: Moradores protestam contra obra do Governo do Estado inacabada em São Vicente

Moradores do Distrito de São Vicente, município de Itapetim (PE), chamaram a atenção na manhã deste sábado (21) com um protesto pacifico para criticar o atraso na entrega de uma estrada.  O projeto da PE-263 ligando o distrito de São Vicente em Itapetim, a divisa com a Paraíba, já são 5 quilômetros de asfalto terminados […]

Moradores do Distrito de São Vicente, município de Itapetim (PE), chamaram a atenção na manhã deste sábado (21) com um protesto pacifico para criticar o atraso na entrega de uma estrada. 

O projeto da PE-263 ligando o distrito de São Vicente em Itapetim, a divisa com a Paraíba, já são 5 quilômetros de asfalto terminados e faltando cerca de 6 quilômetros que estão paralisados e sem uma sinalização do DER e/ou do Governo do Estado de quando irá ou se vai ser terminado.

De cinco meses pra cá, a obra está completamente parada, segundo os moradores. “Uma obra de suma importância para região encurtar caminhos e trazer desenvolvimento para São Vicente e o Alto Pajeú”, pontuou um dos moradores.

A parte da obra no lado da Paraíba segue a todo vapor, Livramento à São José dos Cordeiros e na semana passada o governador João Azevedo sinalizou a estrada Desterro à divisa de Pernambuco sentido Itapetim. Taperoá sentido São José dos Cordeiros, foi assinada a ordem de serviços.

A reivindicação da população é para o término da obra no lado pernambucano. A obra paraibana será entregue em meados de 2024. As informações são do blog do Marcello Patriota.

Duque reassume Prefeitura de Serra Talhada

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, reassumiu o município de Serra Talhada nesta quarta-feira (20), após um período de férias. O prefeito interino o Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Enfermeiro, devolveu o governo esta tarde na Prefeitura. Duque se ausentou dia 11 para uns dias de férias. Na oportunidade, ele passou o comando do […]

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, reassumiu o município de Serra Talhada nesta quarta-feira (20), após um período de férias. O prefeito interino o Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Enfermeiro, devolveu o governo esta tarde na Prefeitura.

Duque se ausentou dia 11 para uns dias de férias. Na oportunidade, ele passou o comando do município para o vice-prefeito Márcio Oliveira.

Márcio também passou o Governo Municipal para o Presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Enfermeiro porque participa em Barcelona da Espanha do evento Smart City Expo World Congress, que termina amanhã. Foi a primeira vez que o Presidente da Câmara assumiu a prefeitura serra-talhadense.

Kajuru convoca piloto morto na tragédia da Chapecoense para depor na CPI

O Senado Federal retomou, na última quinta-feira (25), os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a tragédia envolvendo o avião da Chapecoense, ocorrido em 2016 na Colômbia. A primeira sessão já foi marcada por uma gafe, protagonizada pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO). Após o depoimento da controladora de voo responsável por autorizar o plano […]

O Senado Federal retomou, na última quinta-feira (25), os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a tragédia envolvendo o avião da Chapecoense, ocorrido em 2016 na Colômbia.

A primeira sessão já foi marcada por uma gafe, protagonizada pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Após o depoimento da controladora de voo responsável por autorizar o plano de voo do avião, o senador defendeu que o piloto do avião deveria ser convocado a depor na CPI. No entanto, o piloto foi uma das 71 vítimas do acidente, ocorrido em 29 de novembro de 2016.

O senador Jorginho Mello (PL-SC) é quem informa que o piloto havia sido uma das vítimas do acidente. Surpreso, Kajuru responde: “Ah, o piloto que ela culpa faleceu?”.

“Eu sou Bolsonaro”, anuncia secretário de Márcia Conrado

Farol de Notícias O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do governo Márcia Conrado, Carlito Godoy, desabafou em entrevista nesta sexta-feira (01.10) ao programa Falando Francamente, na TV Farol no YouTube, e declarou que é um bolsonarista dentro do governo do PT em Serra Talhada.  Carlito tentou justificar dizendo que se sentiu traído pelo ex-presidente […]

Farol de Notícias

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do governo Márcia Conrado, Carlito Godoy, desabafou em entrevista nesta sexta-feira (01.10) ao programa Falando Francamente, na TV Farol no YouTube, e declarou que é um bolsonarista dentro do governo do PT em Serra Talhada. 

Carlito tentou justificar dizendo que se sentiu traído pelo ex-presidente Lula. Ele também negou que exista um ‘gabinete do ódio’ contra o ex-prefeito Luciano Duque dentro da gestão, no entanto, concordou que há pessoas, sim, divergentes quanto ao nome de Duque lá dentro.

“Não existe ‘gabinete do ódio’, existem pessoas que têm pensamentos divergentes. Eu tenho a maior consideração por vocês, mas eu sou Bolsonaro, eu acho que a política é a arte de conviver, de viver com as convergências e conviver com as divergências. Eu fui traído por Lula, já que Lula me traiu, é aquele ditado ‘você vai dar uma arma a alguém que já atirou em você?’ Você daria Giovanni? Eu sinto que Lula atirou em mim quando me traiu”, disparou. 

“Desde a coligação com o Patriota, o Pastor Eurico que lá estava hoje é bolsonarista, o Vandinho da Saúde é bolsonarista, não é crime, eu respeito a posição do Farol [crítica à Bolsonaro], dos meus colegas do PT e eu fiz campanha para Marília Arraes, votei nela, agora em Lula eu não dou mais munição para ele, no momento por eliminação eu estou com Bolsonaro”, continuou.

Carlito chegou a dizer que poderá votar numa terceira via que não seja Bolsonaro em 2022. “Posso mudar se a terceira via for mais conveniente com o Brasil. Nessa engrenagem nós temos o secretário da cidadania, nós temos membros do Patriota, temos membro do PDT, eu fui indicado pelo partido do PDT, meu candidato poderia ser Ciro Gomes, mas eu prefiro que o PDT apresente outra opção que não seja Ciro Gomes”, afirmou. 

“Então, o gabinete do ódio não existe, existem pessoas que podem pensar diferente de Luciano e tem pessoas que podem pensar diferente de Márcia, mas o grupo é unido por Serra Talhada”, concluiu.