O senador Armando Monteiro (PTB-PE) prestigiou, na noite desta quinta-feira (22), uma das maiores e melhores manifestações juninas do Nordeste, o São João de Caruaru.
Ao lado da prefeita Raquel Lyra (PSDB), do vice Rodrigo Pinheiro (PSDB), de lideranças políticas estaduais e secretários municipais, o líder petebista circulou pelos principais polos do festejo.
Armando elogiou o planejamento da Prefeitura na organização do São João, que é considerado o maior do mundo. Ontem, o Pátio do Forró, principal ponto onde ocorrem os grandes shows, registrou um dos maiores públicos dessa edição, segundo o governo municipal.
Um dos polos visitados por Raquel e Armando foi o da Estação Ferroviária. O local abriga uma cidade cenográfica que representa as melhores tradições da cultura junina e traz espaços peculiares do São João de Caruaru, como a Casa do Forró e do Cordel, o Polo do Repente, entre outros atrativos.
“É uma grande alegria voltar a Caruaru nessa grande festa, que é uma das mais ricas expressões da cultura nordestina e de Pernambuco. Faço um reconhecimento ao cuidado, ao carinho e à competência do planejamento que a administração da prefeita Raquel Lyra faz a essa importante festa”, afirmou o senador.
CONGRESSO UVP – Ainda em Caruaru, o senador Armando Monteiro participou do Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP). O petebista ministrou palestra ressaltando a importância de o Brasil promover urgentemente uma Reforma Tributária. Aos participantes, o parlamentar enfatizou que o atual sistema é complexo, injusto, disfuncional e prejudica as camadas sociais mais frágeis.
O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), afirmou nesta quarta-feira (1º), durante entrevista ao Debate das Dez da Rádio Pajeú, que seguirá politicamente ao lado do deputado federal Carlos Veras (PT). Segundo ele, a parceria tem rendido investimentos importantes para o município. “Vou caminhar com Carlos porque é um camarada que já vem […]
O vice-prefeito de Afogados da Ingazeira, Daniel Valadares (MDB), afirmou nesta quarta-feira (1º), durante entrevista ao Debate das Dez da Rádio Pajeú, que seguirá politicamente ao lado do deputado federal Carlos Veras (PT). Segundo ele, a parceria tem rendido investimentos importantes para o município.
“Vou caminhar com Carlos porque é um camarada que já vem mostrando parceria, é de Tabira, vem mostrando muita vontade de ajudar Afogados da Ingazeira”, declarou Valadares.
Entre as ações citadas pelo vice-prefeito, estão a destinação de quase R$ 3 milhões em emendas parlamentares para obras de asfaltamento, calçamento, construção da praça da Várzea e da quadra do Instituto Federal do Sertão. Ele destacou ainda a chegada de médicos peritos do INSS para Afogados, que segundo ele foi viabilizada com o apoio do deputado.
“Essa é uma vitória gigantesca. Eu me orgulho muito de, como vice-prefeito, nosso mandato também ter feito parte dessa conquista. Pessoas que precisavam viajar para Patos, Recife ou Salgueiro vão poder fazer perícia aqui mesmo”, disse.
Daniel também mencionou apoios a outros projetos, como a destinação de R$ 150 mil para o Cine Teatro São José, por meio de solicitação apresentada à Rádio Pajeú.
Sobre o cenário estadual, Valadares explicou que as decisões políticas têm sido construídas em conjunto com o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB). Ele citou o nome do ex-prefeito de Itapetim, Adelmo Moura (PSB), como uma das possibilidades para deputado estadual em 2026.
O vice-prefeito também comentou o papel do governo Lula no enfrentamento de pautas nacionais. Para ele, “Lula tá sendo um guerreiro ao enfrentar o presidente dos EUA Donald Trump para defender a nossa soberania”.
Na tarde desta sexta-feira (10), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) se reuniu com servidores do Poder Judiciário Federal de Petrolina e Juazeiro, onde declarou o seu apoio ao PLC 28/15 que trata da revisão salarial da categoria. O PLC 28/15 foi aprovado por unanimidade no Senado no último dia 30 de junho e, neste […]
Na tarde desta sexta-feira (10), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) se reuniu com servidores do Poder Judiciário Federal de Petrolina e Juazeiro, onde declarou o seu apoio ao PLC 28/15 que trata da revisão salarial da categoria.
O PLC 28/15 foi aprovado por unanimidade no Senado no último dia 30 de junho e, neste momento, aguarda apenas a sanção presidencial. Servidores do Poder Judiciário estão há noves anos com a mesma remuneração, o último Plano de Cargos e Salários foi aprovado em 2006.
Patriota informou que ajudará a categoria e cobrará da presidente Dilma Rousseff o compromisso de sancionar o PLC 28/15. O prazo para sanção termina no dia 21 de julho. O deputado irá arrecadar assinaturas dos deputados e senadores para que a presidente veja que, além de aprovado na Câmara e no Senado, o projeto continua tendo o apoio da maioria dos parlamentares.
O socialista ainda disse que “caso o projeto seja vetado, a gente vai derrubar esse veto e a presidente ficará desmoralizada”.
Resultados do Boletim Epidemiológico 2025 alerta para a subnotificação do número real de pessoas que vivem com doença de Chagas na cidade. No dia 30 de abril, às 8h no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy (CEMUPI), será realizado o lançamento do Boletim Epidemiológico sobre doença de Chagas 2025, com presença da Prefeitura Municipal de […]
Resultados do Boletim Epidemiológico 2025 alerta para a subnotificação do número real de pessoas que vivem com doença de Chagas na cidade.
No dia 30 de abril, às 8h no Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy (CEMUPI), será realizado o lançamento do Boletim Epidemiológico sobre doença de Chagas 2025, com presença da Prefeitura Municipal de Iguaracy, Secretarias, profissionais da Saúde e da Educação, lideranças comunitárias e pessoas acometidas com doença de Chagas, além dos Coordenadores do Integra Chagas Brasil.
Em 2024, um Informe Epidemiológico sobre doença de Chagas em Iguaracy havia sido publicado, e este Boletim segue o Informe com dados atualizados após um ano inteiro de ações de testagem rápida no município.
Com um total de 3.042 testes rápidos de triagem feitos de 2024 a 28 de março de 2025, o Boletim apresenta os resultados das testagens e os encaminhamentos para sorologia confirmatória, demonstrando os dados demográficos da população testada, assim como estabelecendo qual a parcela da população que pode estar mais vulnerável ao contágio.
SUBNOTIFICAÇÃO EM IGUARACY
No município de Iguaracy comumente são encontradas 2 espécies do besouro Barbeiro, Triatoma brasiliensis e Triatoma pseudomaculata. Ambas as espécies são transmissores relevantes do protozoário Trypanosoma Cruzi que causa a doença de Chagas em Pernambuco, o que revela a necessidade de constante vigilância e ações integradas de controle.
Em 43 anos, Iguaracy registrou 152 casos de Chagas crônica. 72 apenas de 2024 a 2025.
De 1982 até 28 de março de 2025, Iguaracy tem 152 casos notificados de Chagas crônica. Foram 82 casos entre 1982 e 2023. Com o início das ações do projeto IntegraChagas Brasil para realização de testagem, incentivo e conscientização da população, além da formação de profissionais, foram notificados 72 novos casos de 2024 a 2025.
Em 1 ano de atividade do IntegraChagas Brasil, já foram notificados quase o mesmo número de casos das últimas 4 décadas. Isso mostra a urgência e a importância que há na realização de ações de testagem para identificar os casos de Chagas em Iguaracy, com a finalidade de oferecer tratamento adequado e assistencial às pessoas com Chagas, além de informar os cuidados necessários para prevenção.
CHAGAS EM PERNAMBUCO
A maior parte das pessoas convive com a doença de forma assintomática. Contudo, de 20% a 30% das pessoas com Chagas evoluem da fase aguda da doença para a fase crônica, que pode acarretar em lesões no coração, no trato gastrointestinal e/ou no sistema nervoso. Com tratamento adequado, a doença pode ser curada no início da fase aguda ou ter as complicações impedidas de progredir na fase crônica.
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas convivem com a doença de Chagas no Brasil. Mas, devido à falta de dados oficiais, o número pode ser muito maior. E a subnotificação atinge diretamente cidades como Iguaracy, em Pernambuco.
Historicamente, Pernambuco é um estado considerado vulnerável à doença de Chagas:
De 2010 a 2023 foram registrados 38 casos de doença de Chagas aguda.
De 2019 e 2024, de 8.873 examinados, 1.162 pessoas tiveram resultado positivo para Chagas na sorologia.
Neste mesmo período, 592 pessoas tiveram óbito atribuído à doença.
SOBRE O PROJETO
O IntegraChagas Brasil é um projeto do Ministério da Saúde financiado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto tem como objetivo ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento da Doença de Chagas no âmbito dos serviços de atenção primária e integração de ações com os serviços de vigilância em saúde, atuando em 5 cidades do Brasil consideradas endêmicas, e Iguaracy está entre elas.
Cerimônia de lançamento Boletim Epidemiológico 2025
Data: 30 de abril, quarta-feira
Horário: 8h
Local: Centro de Múltiplo Uso de Iguaracy (CEMUPI)
A Polícia Militar chegou aos homens que participaram do assalto à Casa Lotérica de Iguaracy, na tarde da última sexta (9). Primeiro, as equipes do Malhas da Lei, NIS I, ROCAM e GT de Carnaíba interceptaram na PE 320, próximo à entrada do Sítio Riacho do Peixe, a moto usada na ação, uma Honda CB […]
A Polícia Militar chegou aos homens que participaram do assalto à Casa Lotérica de Iguaracy, na tarde da última sexta (9).
Primeiro, as equipes do Malhas da Lei, NIS I, ROCAM e GT de Carnaíba interceptaram na PE 320, próximo à entrada do Sítio Riacho do Peixe, a moto usada na ação, uma Honda CB 300R, placa EFH-0843, guiada por um menor, que disse pertencer a Tiago Beserra de Brito, de Afogados da Ingazeira.
Depois de negar, Tiago confessou ser o proprietário da moto e de ter participado da ação criminosa contra a Casa Lotérica. Acabou por apontar Fernando Barbosa da Silva Filho, o “Fernandinho”, como o indivíduo que entrou armado na Lotérica.
Ele foi foi localizado e preso nas mediações de sua residência, confessando sua participação no assalto. A arma usada segundo ele, pertencia a uma terceira pessoa, identificada pela PM. Na casa dele, a PM apreendeu um revólver Taurus calibre 38, oxidado, n° 1228712, provavelmente usado na ação. Tiago e Fernando foram autuados em flagrante delito.
A Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, no centro de Afogados da Ingazeira, vai ser também o centro dasatenções para alunos, educadores e amantes da literatura. Vão ser realizadas no local, de 10 a 13 de novembro, a 13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (Filco) e a 2ª Feira da Poesia do Pajeú. A […]
A Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, no centro de Afogados da Ingazeira, vai ser também o centro dasatenções para alunos, educadores e amantes da literatura.
Vão ser realizadas no local, de 10 a 13 de novembro, a 13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento (Filco) e a 2ª Feira da Poesia do Pajeú.
A Filco é realizada pela Prefeitura de Afogados, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação. A Feira de Poesia é realizada pelo Governo do Estado, com coordenação da Cepe Editora. Também são parceiras do evento a Fundação Gilberto Freire, a Biblioteca Pública Municipal de Afogados da Ingazeira, a Livraria Alfa Livros e a Secretaria de Educação de Tabira.
“É uma conquista podermos unir dois grandes projetos de disseminação do conhecimento através dessas linguagens tão encantadoras, que são a educação e a literatura. A nossa Filco já está consolidada, sendo realizada já há 13 anos, mas sempre se ampliando e inovando”, comemora o prefeito Sandrinho Palmeira, que também se declara feliz por sediar a Feira de Poesia do Pajeú. “Este é um evento itinerante, disposto a percorrer toda a região. Este ano Afogados convida o Pajeú para prestigiar o nosso momento de sediar a Feira.”
A programação envolve oficinas, apresentações artísticas, saraus, contações de histórias, lançamentos de livros e cordéis e apresentações de projetos de leitura vivenciados pelas escolas municipais ao longo de 2022. Na estrutura terá palco, tenda interativa, stands para exposição e vendas de livros, espaços de lazer e de alimentação.
“A Filco é a culminância do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e o momento de interação da nossa rede de ensino. É um grande compartilhamento de produções e aprendizados entre as escolas e delas com toda a comunidade”, explica a secretária de Educação de Afogados, Wiviane Fonseca.
A abertura oficial do evento acontece no dia 10, às 17h30. Mas já a partir das 8h tem atividades. Veja abaixo a programação completa.
13ª Feira Interativa de Leitura e Conhecimento e 2ª Feira da Poesia do Pajeú
Programação
Dias 10 e 11 de novembro – 8h30 às 10h30 – Auditório da Secretaria de Educação – Oficina para Professores da Rede Municipal de Ensino: “A leitura em diversas linguagens: vivências com danças circulares em contextos educacionais”, com o psicólogo Danniel Alves.
De 10 a 12 de novembro – 16h30 às 20h30 – Atividades permanentes na Praça Monsenhor Arruda Câmara
Dia 10 de novembro – quinta-feira – 16h Palco – Oficina: Os Três Pilares do Cordel, com Thaynnara Queiroz, do Clube do Cordel.
17h – Palco – Abertura oficial da 13ª Filco e da 2ª Feira da Poesia do Pajeú
– Homenagem aos Finalistas da Etapa Municipal do Concurso “Ler Bem – 2022”
– Lançamentos: Livros “O fuxico do rabicho”; “10 cordéis em 01 cartonero” e “A peleja do Boto Cor-de-Rosa com a Sereia Iara”, do poeta Alexandre Morais, e “Prova de Fé – Esperança sertaneja”, do poeta José Nildo (Chimba).
17h30 – Palco – Sarau Estudantil com as escolas municipais José Rodrigues de Brito, José Lourenço de Sena, Santa Joana D’Arc, Nossa Senhora de Lourdes, Levino Cândido, Letícia de Campos Góes, Ana Melo e Professor Geraldo Cipriano dos Santos
20h30 – Palco – Espetáculo: “Madalena, eu, Madalena”, com Matheus Abel
Dia 11 de novembro – sexta-feira – 16h – Palco – Oficina: A Literatura de Cordel como Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, com Carla Santana, do Clube do Cordel.
17h – Stand De Exposições – Lançamentos: Coletânea Literária “Nas veredas da Poesia”, da Academia Afogadense de Letras, e Cordéis “Casamento Sustentável” e “Os Tabaqueiros”, da professora e poetisa Elenilda Amaral.
17h30 – Palco – Sarau Estudantil: Escolas Municipais Evangelina de Siqueira Lima, Maria Genedí Magalhães, Petronila de Siqueira Campos Góes, Padre Carlos Cottart e Domingos Teotônio
20h30 – Tenda Interativa – SARAU: “Nós Quatro e o Sertão”, com Carla Santana, Francisca Araújo, Nilson Gonçalves e Taynnara Queiroz, do Clube do Cordel.
Dia 12 de novembro – sábado
16h – Palco – Contação de Histórias: “Varal de Histórias”, com Susana Morais
17h – STAND DE EXPOSIÇÕES – LANÇAMENTO: “Tchau para tudo que faz mal”, da escritora e cordelista Susana Morais.
17h30 – Palco – Sarau Estudantil: Escolas Municipais São Sebastião, São João, Dom João José da Mota e Albuquerque, Professora Francisca Lira Leite de Brito e Professora Mª Gizelda Simões Inácio
20h30 – Palco – Cantoria De Viola: Anísio Queiroz e Heleno da Silveira.
13 de novembro – Domingo
16h – Palco – Espetáculo: “Uma Festa Na Floresta”, com o Grupo Tapete Voador
17h – Tenda Interativa – Lançamentos: Livros “Mais um Matulão na Praça”, de Paulo Monteiro, “Respingo de Saudade”, de Aprígio Jerônimo, e “Entre a Feira e o Teatro”, de Cícero Figueira, e Cordel “O Debate de Cristo Cirineu e Benito Messias Mussolini”, de Felipe Amaral. Participação dos autores e apresentação de Marcos Costa.
19h – Palco – Mesa De Glosas Feminina: Erivoneide Amaral, Thaynnara Queiroz, Francisca Araújo e Elenilda Amaral. Mediação de Carla Driely.
Você precisa fazer login para comentar.