Notícias

Arcoverde é contemplado em pacote de R$ 323 milhões em investimentos do Governo de Pernambuco

Por Nill Júnior

Arcoverde está entre as cidades pernambucanas contempladas no novo pacote de investimentos anunciado pelo Governo de Pernambuco, que prevê a aplicação de R$ 323 milhões na economia estadual e a geração de 612 empregos diretos.

Os números foram apresentados na quinta-feira (28), durante a 136ª Reunião do Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic), realizada na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). As informações são da Folha das Cidades.

O grande destaque do anúncio foi a interiorização dos investimentos. Do total aprovado, R$ 224,9 milhões serão destinados para municípios do interior do estado, com previsão de criação de 456 vagas de trabalho. Já a Região Metropolitana do Recife (RMR) receberá R$ 98,1 milhões em investimentos, gerando 156 empregos.

A inclusão de Arcoverde entre os municípios com projetos validados reforça o potencial estratégico da cidade no cenário econômico do Sertão pernambucano, ampliando perspectivas de desenvolvimento, fortalecimento industrial e geração de oportunidades na região.

Além de Arcoverde, também aparecem entre as cidades contempladas no interior municípios como Caruaru, Petrolina, Serra Talhada, Garanhuns, Salgueiro, Belo Jardim, Afogados da Ingazeira, Goiana, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Lajedo e Aliança.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Danielle Jar Souto, os números refletem o fortalecimento da economia regional e a política de descentralização dos investimentos adotada pelo Governo do Estado.

Entre as empresas com investimentos aprovados estão grandes grupos nacionais e multinacionais como Suzano S.A., Owens-Illinois, Asa Indústria, Tron Controles Elétricos, Noha Shoes, Interlândia (Dragão), Casas Bandeirantes e Norcola.

Para Arcoverde, o reconhecimento dentro do pacote estadual fortalece a expectativa de novos investimentos privados e amplia a importância econômica do município dentro da política de desenvolvimento regional do Governo de Pernambuco.

Outras Notícias

Cine A abrirá sexta-feira no Shopping Serra Talhada

Na próxima sexta-feira (09), o Cine A abre suas portas no Shopping Serra Talhada realizando o sonho de milhares de pajeuzeiros, que agora irão poder usufruir de mais lazer e descontração. O Cine A é a mais completa Rede de Cinemas do Sul de Minas e Leste Paulista, que a mais de 16 anos vem […]

Na próxima sexta-feira (09), o Cine A abre suas portas no Shopping Serra Talhada realizando o sonho de milhares de pajeuzeiros, que agora irão poder usufruir de mais lazer e descontração.

O Cine A é a mais completa Rede de Cinemas do Sul de Minas e Leste Paulista, que a mais de 16 anos vem se consolidando no mercado cinematográfico e promovendo cultura no Brasil inteiro.

A empresa possui o primeiro cinema autossustentável da América Latina, localizado na cidade de Itajubá/MG, além de um cinema com alta definição em 4K, tecnologia 3D e som Dolby Atmos.

Para receber os pajeuzeiros, novas medidas foram adicionadas.

Todos os funcionários estarão de máscara. É obrigatório o uso de máscaras pelo público em todas as áreas comuns do cinema e do shopping.

Todas as filas estão sinalizadas com o distanciamento indicado pelas autoridades de saúde.

O funcionamento inicial será com ocupação máxima de 30% em cada sala, seguindo as regras impostas pelos órgãos responsáveis, visando o distanciamento social.

O sistema de compra faz o bloqueio automático de duas poltronas laterais e mais uma poltrona na frente e atrás no momento da compra.

A saída do público após o término dos filmes é feita por fileiras, priorizando as fileiras mais próximas da saída.

Será disponibilizado álcool em gel 70% nas áreas de circulação dos cinemas. As salas são higienizadas antes e depois de cada sessão, inclusive poltronas, porta-copos, corrimãos, etc.

Para mais segurança, os ingressos podem ser comprados pela internet. É fácil, rápido e seguro.

As sessões terão intervalos maiores, entre uma e outra, antes de cada filme para que a equipe de limpeza possa fazer a higienização correta.

Na programação de estreia, Scooby Doo, o filme, A Ilha da Fantasia, Minions, O Segredo – ouse sonhar e Invocação do Mal.

Na Alepe, Julio Cavalcanti diz que falta segurança no Estado

Na reunião plenária desta quarta-feira (03), o deputado Júlio Cavalcanti falou sobre a insegurança no Estado. O parlamentar afirmou estar preocupado com os rumo que a segurança pública está tomando. “Na verdade, não há rumo. Está, simplesmente, desgovernado”, afirmou. Júlio destacou a pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, que aponta que o número de assaltos […]

JULIO-CAVALCANTI-RS-4Na reunião plenária desta quarta-feira (03), o deputado Júlio Cavalcanti falou sobre a insegurança no Estado. O parlamentar afirmou estar preocupado com os rumo que a segurança pública está tomando. “Na verdade, não há rumo. Está, simplesmente, desgovernado”, afirmou.

Júlio destacou a pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Rodoviários, que aponta que o número de assaltos a ônibus no Grande Recife foi de 1002 até a última segunda, uma média de cinco por dia.

O parlamentar destacou, ainda, as ocorrências nos caixas eletrônicos. “Os ladrões se sentem tão seguros, mas tão seguros, que explodem até equipamentos que estão dentro de prédios públicos, como aconteceu na terça, na Procuradoria Regional da Fazenda. Ora, senhoras e senhores, se um bandido se sente à vontade para fazer isso num instituição pública, é porque o desgoverno desse barco é, realmente, muito grande”, afirmou.

Outro ponto da fala do deputado foi o grande assalto à agência dos correios de Sirinhaém, que fez a gerente de refém. E, no mês de julho, Sirinhaém também ganhou destaque na mídia por ter sido palco de um assalto cinematográfico: duas agências bancarias invadidas, quatro caixas eletrônicos destruídos, tiros e bombas, e carros queimados.

DER conclui as obras do viaduto da Serra das Russas, na BR 232

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu obras de recuperação estrutural do Viaduto da Serra das Russas, nas imediações do Km 65,5 da BR-232, em Gravatá. O trabalho, que contou com investimento de quase R$ 5 milhões, foi finalizado antes do prazo previsto de oito meses. A liberação […]

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu obras de recuperação estrutural do Viaduto da Serra das Russas, nas imediações do Km 65,5 da BR-232, em Gravatá.

O trabalho, que contou com investimento de quase R$ 5 milhões, foi finalizado antes do prazo previsto de oito meses. A liberação do tráfego foi realizada nesta segunda-feira (2).

A iniciativa contemplou os serviços de substituição das juntas de dilatação e implantação de gradil de proteção e foi executada em seis meses.

O equipamento possui 450 metros de extensão e 50 metros de largura. O trabalho faz parte do pacote de ações do Programa Caminhos de Pernambuco, que é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos.

“É motivo de muita alegria entregarmos, hoje, mais uma obra do Caminhos de Pernambuco para a população. Com dois meses antes do previsto, concluímos a recuperação estrutural do viaduto da Serra das Russas, que vai proporcionar mais segurança e conforto para quem transita pela localidade. É mais um compromisso assumido pelo Governo do Estado no sentido de fortalecer os investimentos e as ações voltadas para a reestruturação da malha viária”, destacou o presidente do DER, Maurício Canuto.

Autor do tiro acidental que matou a irmã se apresenta na Delegacia de Tabira

O jovem de 23 anos, autor do disparo que atingiu e matou sua irmã Maria Mikaeli Pereira Avelino, de 20 anos, se apresentou na delegacia na tarde desta segunda-feira (21), em Tabira, acompanhado dos advogados Dr. Klênio Pires e Dr. Flávio Marques. Após prestar depoimento ao Dr. Cley Anderson, titular de Tabira e que investiga […]

O jovem de 23 anos, autor do disparo que atingiu e matou sua irmã Maria Mikaeli Pereira Avelino, de 20 anos, se apresentou na delegacia na tarde desta segunda-feira (21), em Tabira, acompanhado dos advogados Dr. Klênio Pires e Dr. Flávio Marques.

Após prestar depoimento ao Dr. Cley Anderson, titular de Tabira e que investiga o caso, o jovem que alegou tiro foi acidental, foi liberado.

Relembre o caso: uma brincadeira indevida acabou em tragédia na Cidade das Tradições. Maria Mikaele, 20 anos, foi morta com um tiro disparado acidentalmente pelo próprio irmão.  Felipe Alves, de 23 anos, estava manuseando a arma quando ocorreu o disparo de forma acidental.

Informações indicam que Felipe não sabia que a arma estava carregada, foi brincar com a irmã, mirou e disparou. O incidente foi no Bairro da Cohab.

A vítima foi levada de imediato para Hospital Municipal Dr. Luiz José da Silva Neto, porém não resistiu.  A Polícia Militar e Civil foram chamadas ao local.

O Instituto de Criminalística foi ao local e o corpo foi levado ao IML de Caruaru. O sepultamento deve ocorrer ainda nesta segunda-feira.

O caso foi registrado na Delegacia de Tabira e o irmão, indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar, ou por dolo eventual, por ter assumido o risco de matar a irmã com a brincadeira. O caso está sendo investigado pelo Delegado Clay Anderson.

Raquel Lyra participa de reunião do Consórcio Nordeste

Em agenda nesta terça-feira (18) na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma nova reunião com gestores de estados nordestinos. O encontro tratou do apoio que os estados podem promover ao desenvolvimento da agricultura familiar, sobretudo em regiões do semiárido. Durante a reunião, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola […]

Em agenda nesta terça-feira (18) na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, a governadora Raquel Lyra participou de uma nova reunião com gestores de estados nordestinos. O encontro tratou do apoio que os estados podem promover ao desenvolvimento da agricultura familiar, sobretudo em regiões do semiárido.

Durante a reunião, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançaram um edital de seleção dos quatro estados no Nordeste para a implementação do Projeto “Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste” (PCRP).

O projeto, denominado de ‘Sertão Sustentável’, pretende dar mais segurança alimentar para mais de 250 mil famílias na região Nordeste, com produção agrícola, segurança hídrica e promoção da convivência com o semiárido. “Pernambuco será parte desse processo, a gente precisa transformar a maneira como o Estado vem lidando com a agricultura familiar e fazer um desenvolvimento que seja sustentável e que possa garantir a novas gerações a permanência no campo, produzindo alimentos e garantindo qualidade de vida ao povo de Pernambuco”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Existe uma disposição de recursos para o projeto no montante de mais de US$ 217 milhões, cerca de R$ 1 bilhão. A iniciativa conta com financiamento de US$ 30 milhões de empréstimo do Fida, US$ 65 milhões de empréstimo do Fundo Verde do Clima (GCF), US$ 34,5 milhões de doação do GCF, US$ 73 milhões de contrapartida do BNDES e US$ 15,3 milhões de contribuição dos beneficiários.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, os governadores de Alagoas, Paulo Dantas, de Sergipe, Fábio Mitidieri, do Maranhão, Carlos Brandão, do Ceará, Elmano de Freitas, e os vice-governadores, Lucas Ribeiro, da Paraíba, e Geraldo Júnior, da Bahia, também participaram do encontro em Brasília.