Após crítica de Vigário Geral, prefeito promete solução para trânsito ainda esse ano
Monsenhor João Acioly disse que ações imediatas não precisam esperar municipalização e classificou trânsito em Afogados de “bagunça”.
O tema mobilidade urbana e trânsito voltou à pauta em Afogados da Ingazeira.
Ouvintes do programa Manhã Total reclamaram da quantidade de calçadas ocupadas indevidamente por comerciantes, jogando pedestres para a rua.
Um dos casos, segundo um ouvinte, é de um feirante que ocupa uma via próxima à antiga Cagep, um núcleo administrativo do município onde funcionam várias secretarias.
Outras situações registradas de ocupação de calçadas por comerciantes e problemas no trânsito foram registradas.
Chamou a atenção a participação do Vigário Geral da Diocese, Monsenhor João Carlos Acioly Paz. Ele apelou para que o prefeito Sandrinho Palmeira não deixe para depois medidas que já podem ser tomadas no combate à falta de mobilidade urbana e também do trânsito, que chamou de bagunça. “Tem a falta de organização do trânsito e a desorganização do povo que diz, aqui já tá uma bagunça, então vou continuar bagunçando”.
“Fiquei preocupado porque o trânsito ele botou como prioridade para 2022. Melhor esperança tarde do que desengano cedo. Mas isso não quer dizer que algumas ações não devam ser priorizadas a partir de agora. Já estamos no final de 2020. E fico com medo de 2022 porque é um ano político. E em ano político os políticos tem medo de tomar decisões. E o trânsito para organizar, vai desagradar muita gente”.
Ele defendeu melhor sinalização e guardas fardados fazendo a fiscalização enquanto não vem a solução definitiva.
João Acioly também criticou a situação das estradas da região, especialmente a PE 320 no trecho Afogados-Tabira e a falta de sinalização na PE 275. E disse que solicitou ao prefeito Sávio Torres melhoria no acesso a Tuparetama, onde é Pároco.
Pelo que o blog apurou, o prefeito Sandrinho Palmeira entrou em contato com o sacerdote concordando com a análise crítica e afirmando que adotará algumas medidas ainda esse ano e que o lançamento do plano de ordenamento urbano, com foco na municipalização do trânsito será lançado até 2022, com criação de uma Autarquia Municipal.