Notícias

André de Paula toma posse como ministro da Pesca e Aquicultura

Por André Luis

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (3), em Brasília, a cerimônia de apresentação do ministro da Pesca e Aquicultura, o pernambucano André de Paula. Em seu discurso, ele destacou que o momento é de reconstrução, de união e de resgate. 

“A recriação do Ministério da Pesca e Aquicultura expressa um decisivo momento para o Brasil e um gesto valioso do governo do presidente Lula em consonância com as demandas históricas e populares de nossa sociedade”, disse.

Tal gesto, segundo o ministro, tem relação direta com o resgate da cidadania, da defesa da biodiversidade, do combate à fome, da valorização do protagonismo das mulheres, do respeito a um do modo de vida tradicional, singular e, sobretudo, o resgate das comunidades pesqueiras artesanais – um contingente de mais de 1 milhão pessoas – e com o enorme potencial econômico do Brasil nessa atividade.

Estrutura enxuta

O ministro explicou que o novo ministério sinaliza o apoio ao desenvolvimento mais amplo da pesca artesanal, da aquicultura e da pesca industrial, e que deve haver equilíbrio entre produção de alimentos saudáveis, geração de renda e trabalho, participação e justiça socioambiental.

“Hoje celebramos a criação de um ministério com horizonte claro das políticas de Estado que serão implementadas. Trata-se de uma estrutura organizacional enxuta, mas que busca a eficiência do ponto de vista operacional. Vamos estimular um ambiente de profissionalização do serviço público, com colaboradores capacitados e motivados para atender aos anseios dos setores envolvidos, privilegiando a construção coletiva”, adiantou André de Paula.

Nesse novo desafio, ministro elencou algumas questões consideradas urgentes. Segundo ele, é necessário retomar o fomento, a capacitação e, sobretudo, os investimentos na Pesca e Aquicultura no Brasil, atividade com forte potencial econômico para um país, que também é sinônimo de águas.

“É preciso retomar com eficiência os serviços básicos como a emissão de licenças para embarcações pesqueiras e a carteira profissional de pescador. A ineficiência nessas ações levou a prejuízos econômicos e excluiu pescadores e pescadoras artesanais do acesso às políticas públicas”.

André enfatizou que o estímulo aos aquicultores familiares também constituirá uma das estratégias de combate à fome que pretendemos apresentar ao presidente Lula, para melhorar a oferta de alimentos saudáveis e gerar renda para as comunidades.

“Destaco, ainda, a necessidade de melhorar a imagem do Brasil no exterior e estimular fortemente a abertura dos mercados, principalmente o mercado europeu. O armador de pesca industrial terá assento e voz nos diferentes espaços de participação, reconhecendo a imensa contribuição desse setor para o país. Não será diferente com a pesca artesanal”, assegurou o ministro.

Presenças

Prestigiado, o evento contou com a presença dos ministros Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações) e Daniela Carneiro (Turismo); do líder do PSD na Câmara dos Deputados, deputado Antônio Brito; do deputado estadual Diogo Moraes, vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale); do prefeito do Recife, João Campos; do presidente da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), vereador Léo do Ar. Presentes, também, as prefeitas dos municípios de Jaqueira, Ridete Pellegrino, e de Ibirajuba, Maria Izalta, além de integrantes de entidades representativas do setor.

Outras Notícias

Veja fotos da abertura do carnaval 2016

Do Portal Pajeú Rádio Web Começou o carnaval 2016 em Afogados da Ingazeira e com ele mais um show de cobertura. Antes na sexta-feira (5) este blogueiro, cobriu a abertura oficial do carnaval do Estado, já no dia seguinte, entrou com flashes ao vivo do Galo da Madrugada em Recife e durante todo o dia […]

4
Nill Júnior na homenagem a Chico Sciense, no camarote do Galo da Madrugada

Do Portal Pajeú Rádio Web

Começou o carnaval 2016 em Afogados da Ingazeira e com ele mais um show de cobertura.

Antes na sexta-feira (5) este blogueiro, cobriu a abertura oficial do carnaval do Estado, já no dia seguinte, entrou com flashes ao vivo do Galo da Madrugada em Recife e durante todo o dia informando o que estava acontecendo no carnaval da capital.

Em Afogados da Ingazeira às 12h o Bloco Asa no Frevo se concentrou no restaurante Casa de Bobô ao som da Orquestra de Frevo Jogando Brasa & Quarteto do Samba. Às 14h o Bloco das Virgens, se concentrou no Ateliê de Luciano Pires de onde mais tarde desfilou pelas ruas da cidade até a Avenida Rio Branco em direção à Praça de Alimentação.

A abertura oficial estava programada para as 19h, mas só por volta das 21h e que o prefeito José Patriota puxou a caminhada pela Avenida Rio Branco acompanhado dos Blocos Flor do Mandacaru, Bloco da Melhor Idade, troças, Rei e Rainha 2016, Princesinha do Carnaval, tabaqueiros, virgens, passistas, maracatu, Boi de Hermes, Boi de Genésio, orquestra de Frevo e foliões em geral, em direção a Praça de Alimentação (Polo do Frevo) onde foi feita a abertura oficial do Carnaval 2016. Após a abertura a Orquestra Show de Frevo animou os foliões na Praça de Alimentação.

O bloco A Onda arrastou uma multidão de foliões pela Avenida Rio Branco, segundo a organização este ano bateram o recorde de associados com a participação de 4.800 pessoas. A animação ficou por conta da atração, Pedrinho Pegação. Veja abaixo as fotos do primeiro dia de carnaval em Afogados:

5

9

8

10

11

Zeca, Miguel e Fernando Filho fazem ato político em Arcoverde nesta quinta-feira

O trio Zeca Cavalcanti, Miguel Coelho e Fernando Filho prometem reunir várias pessoas nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, em Arcoverde.  O ato político marcará o lançamento da candidatura de Miguel ao governo do estado, e de Zeca para deputado estadual com dobradinha com Fernando Filho para federal, em Arcoverde. O encontro acontecerá na […]

O trio Zeca Cavalcanti, Miguel Coelho e Fernando Filho prometem reunir várias pessoas nesta quinta-feira (25), a partir das 19h, em Arcoverde. 

O ato político marcará o lançamento da candidatura de Miguel ao governo do estado, e de Zeca para deputado estadual com dobradinha com Fernando Filho para federal, em Arcoverde. O encontro acontecerá na Persone Recepções.

Anfitrião do ato, Zeca convoca toda a sua militância e apoiadores da região, além de familiares e amigos para o encontro. 

“Vamos fazer uma linda festa. Esse será o marco da nossa campanha para referendar nossas candidaturas para quem acredita que é possível fazer um Pernambuco melhor para se viver. Vamos mostrar a força que a mudança tem. Esperamos apoiadores de todo agreste meridional, Moxotó e Pajeú”, avisa Zeca. 

Ex-deputado federal, e duas vezes prefeito de Arcoverde, Zeca é conhecido em todo agreste e sertão pernambucanos também pelos serviços prestados como médico com atendimento em várias cidades do estado.

O ato, aberto ao público, também, será transmitido ao vivo pelas redes sociais de Zeca Cavalcanti no Instagram @zecacavalcantioficial  e pelo Facebook @zecacavalcanti

Prefeito eleito de Brejinho promete anunciar equipe de governo até 15 de dezembro

Uma cidade mais justa – esta é a promessa do prefeito eleito de Brejinho Gilson Bento do Republicanos, que no domingo 15 de novembro derrotou o ex-prefeito José Wanderley. Prometendo pôr um fim ao nepotismo e confirmar a mudança com ações, Gilson Bento falou ontem a Rádio Cidade FM.  “Em uma campanha de porta em […]

Uma cidade mais justa – esta é a promessa do prefeito eleito de Brejinho Gilson Bento do Republicanos, que no domingo 15 de novembro derrotou o ex-prefeito José Wanderley.

Prometendo pôr um fim ao nepotismo e confirmar a mudança com ações, Gilson Bento falou ontem a Rádio Cidade FM. 

“Em uma campanha de porta em porta, visitamos todas as casas e a população entendeu a nossa mensagem”. 

Sem querer anunciar as ações para os primeiros 100 dias, o prefeito eleito de Brejinho disse que inicialmente vai tomar pé da situação, a herança recebida e daí planejar e executar. 

Se mostrou confiante na transição com a gestão Tânia Maria (PSB) e até 15 de dezembro prometeu que anunciará o seu secretariado, priorizando pessoas de Brejinho. 

Mesmo não tendo feito a maioria na Câmara, Gilson Bento disse acreditar no entendimento entre executivo e legislativo, pelo bem do município. As informações são de Anchieta Santos.

Municípios do Pajeú sofrem com a falta de água

por Anchieta Santos São José do Egito depois de ficar por mais de um ano abastecida por carro pipa ainda sofre com a frágil distribuição de água mesmo após a construção da adutora do Rosário pelo governo do estado. Na terra da poesia o rodizio faz a água chega à casa da população a cada […]

05ec73ed81deea86615d95da09b751de

por Anchieta Santos

São José do Egito depois de ficar por mais de um ano abastecida por carro pipa ainda sofre com a frágil distribuição de água mesmo após a construção da adutora do Rosário pelo governo do estado.

Na terra da poesia o rodizio faz a água chega à casa da população a cada 20 dias.  Na cidade de Brejinho a população ficou sem água por mais de 20 dias por causa uma bomba quebrada no açude Serraria. A Compesa prometeu comprar uma nova bomba. Semana passada a bomba quebrou mais uma vez.

Em Tabira mesmo com a água repassada por Afogados da Ingazeira existem bairros reclamando da falta de água por 40 dias. A Compesa rebate informando que ninguém está há mais de 30 dias sem água na cidade das tradições.

As obras da adutora do Pajeu ligando Afogados/Tabira estão adiantadas. Itapetim está sem água na torneira a mais de um ano. 40 Caixas d’água estão espalhadas pela cidade para receberam o abastecimento por carro pipa.

A população reclama pedindo maior número de reservatórios para acumular água.

Ministério da Saúde envia mais 1,12 milhão de doses de vacina Covid-19 da Pfizer

Todos os estados e DF recebem os imunizantes de forma proporcional e igualitária a partir desta segunda-feira (10) Mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (10). As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com […]

Todos os estados e DF recebem os imunizantes de forma proporcional e igualitária a partir desta segunda-feira (10)

Mais um lote com 1,12 milhão de doses da vacina Covid-19 da Pfizer/BioNTech começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde a partir desta segunda-feira (10). As doses são destinadas para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente. 

Todos os estados e Distrito Federal recebem o imunizante de forma proporcional e igualitária. Confira aqui a divisão das doses por UF.

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que possuem particularidades diferentes dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, as doses estão armazenadas a uma temperatura de -90°C a -60°C. Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas a temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Em função disso, o Ministério da Saúde orienta que, neste momento, a vacinação com o imunizante da Pfizer seja realizada apenas em unidades de saúde das 27 Capitais brasileiras, de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir a aplicação da primeira e segunda doses com intervalo de 12 semanas entre uma e outra.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios.