AMUPE lidera campanha solidária para auxiliar municípios afetados pelas chuvas
Por Nill Júnior
A Amupe está liderando uma Campanha onde os municípios que não foram afetados pelos estragos das chuvas dos últimos dias possam adotar municípios afetados.
Dezenove municípios já entraram no Amupe Solidário e estão se envolvendo para buscar alimentos não perecíveis, sabonetes, pasta de dentes, roupas, lençóis, dentre outros ítens. Trinta mil pessoas estão desabrigadas precisando de ajuda.
A Amupe também montou posto de coleta, na sede da Instituição, Av. Recife, 6205, para receber donativos. José Patriota, presidente da Entidade, exemplifica como funciona o Município Solidário. Água Preta por exemplo, foi adotada pelo município de Sertânia; Maraial, por Triunfo e Serra Talhada; Rio Formoso foi adotada por Serra Talhada, São Benedito do Sul e São Bento do Uma. E assim por diante.
Em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, o Presidente da AMUPE, José Patriota falou da situação dos municípios afetados. Há dificuldade para abrigar desalojados porque as escolas são insuficientes. A população fica sem água porque as chuvas arrancam a tubulação. A zonar rural fica isolada porque os rios arrastam tudo”.
Os números são de mais de 20 municípios em calamidade e 30 mil desabrigados. “Indicamos uma equipe de prontidão na AMUPE para receber alimentos e fazer a mediação para distribuir de maneira mais justa”.O gestor também vai buscar as últimas informações da Defesa Civil para sincronizar as ações.
Ele disse que o trabalho também poderá incluir cedência de serviços. “Em um segundo momento vamos mobilizar profissionais. É a segunda fase, sobretudo na área de saúde”. Perguntado quais situações considera mais dramáticas, o gestor citou três. “As piores situações são as de Barreiros, Palmares e Água Preta. A Barragem de Serro Azul ajudou muito, só que as demais barragens ainda não foram construídas porque faltou dinheiro federal”.
No momento, os municípios solidários são Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Aliança, Custódia, Igarassu, Itaíba, Itapissuma, Lagoa do Carro, Moreno, Palmeirinha, Salgueiro, Pedra, São João, Serra Talhada, Sertânia, Surubim, Taquaritinga do Norte, Triunfo e São Bento do Una. Mais municípios que queiram ser solidários devem manter contato com a AMUPE.
Por André Luís O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, utilizou suas redes sociais para se manifestar diante dos trágicos acontecimentos que se seguiram a uma ação policial em Camaragibe, Pernambuco. O incidente resultou na morte de oito pessoas, entre elas, dois agentes do 20° Batalhão da Polícia Militar do Estado. No comunicado, Tadeu […]
O Secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, utilizou suas redes sociais para se manifestar diante dos trágicos acontecimentos que se seguiram a uma ação policial em Camaragibe, Pernambuco. O incidente resultou na morte de oito pessoas, entre elas, dois agentes do 20° Batalhão da Polícia Militar do Estado.
No comunicado, Tadeu Alencar expressou sua profunda preocupação com a morte dos policiais que “tombam no seu ofício”, destacando a gravidade desse cenário. Ele também ressaltou a importância de tratar com seriedade a ação daqueles que, sob qualquer pretexto, tiram vidas, sejam eles autores de crimes ou não.
“Não pode haver indignação seletiva, mas apuração justa e ação firme do Estado para combater a criminalidade violenta, venha de onde vier,” declarou o Secretário Nacional de Segurança Pública.
Os eventos em Camaragibe abalaram a comunidade local e levantaram questões sobre o uso da força policial, bem como a necessidade de investigações rigorosas para esclarecer os detalhes que cercam essa tragédia.
A sociedade aguarda ansiosamente por respostas e medidas concretas que possam promover a segurança da população, ao mesmo tempo em que se respeitam os direitos fundamentais e a integridade dos cidadãos. A manifestação do Secretário Nacional de Segurança Pública reflete a necessidade urgente de um compromisso com a justiça e a segurança pública, sem exceções.
Foto: Lúcio Vinícius Mestre Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de PE pelo Coco de Roda Negras e Negros do Leitão, foi personagem de uma das produções. A primeira edição da Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro acontecerá de 22 a 30 de novembro, no sertão do Pajeú, nas Comunidade Brejo de Dentro e Comunidade Travessão […]
Mestre Inácio Pedro, Patrimônio Vivo de PE pelo Coco de Roda Negras e Negros do Leitão, foi personagem de uma das produções.
A primeira edição da Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro acontecerá de 22 a 30 de novembro, no sertão do Pajeú, nas Comunidade Brejo de Dentro e Comunidade Travessão do Caroá – Quilombos do Caroá (Carnaíba); na Comunidade Varzinha dos Quilombolas (Iguaracy); e na Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça (Afogados da Ingazeira). Durante a mostra serão exibidas produções dirigidas e/ou codirigidas por pessoas negras, pessoas de comunidades tradicionais e filmes realizados nas comunidades que sediarão o evento.
Entre os 15 filmes que integram a programação, estão os filmes produzidos durante as oficinas de realização audiovisual que aconteceram nas comunidades durante os dias 30 de outubro e 16 de novembro. Ministrada por William Tenório, tanto as oficinas quanto as atividades de exibição acontecem com apoio das associações das comunidades, potencializando os encontros e trocas para o fortalecimento da cadeia audiovisual no Pajeú. O insta oficial da mostra é https://www.instagram.com/semente.cinemanegro/.
“Ao longo de todo o processo de construção e execução da Semente estamos pensando no fortalecimento das comunidades, criando meios e espaços de trocas que possam perdurar depois do evento, de forma autônoma e consciente. O cinema é um veículo de muitas possibilidades, nosso desejo é colaborar para a cadeia cultural no Pajeú cada vez maior e mais forte.” Explica Rafaela de Albuquerque, produtora da Mostra.
Também compõem a programação encontros sobre produção cultural e elaboração de projetos e apresentações culturais de cada comunidade que receberá o projeto. “Teremos apresentação dos grupos culturais em cada uma das comunidades, abrindo espaço na nossa programação para que elas também apresentem as suas riquezas e saberes. Desde a última semana estamos circulando com a oficina de realização na qual as próprias comunidades construíram filmes que também serão exibidos no evento.” Conta Bruna Tavares, curadora e coordenadora pedagógica da Semente.
Ocupar os territórios no mês da Consciência Negra tem ainda mais significado para o projeto, já que todas as ações são voltadas para o fomento e celebração da arte e cultura negras, seja nas produções locais ou filmes selecionados pela curadoria a serem exibidos.
A Semente – Mostra Itinerante de Cinema Negro é uma realização da Pajeú Filmes, com apoio da Comissão Quilombola do Caroá, da Associação da Varzinha dos Quilombolas e da Associação Rural do Umbuzeiro e Leitão, e tem incentivo do Funcultura/ Fundarpe/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEMENTE – MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA NEGRO
22/11 (quarta-feira)
15h – Oficina de Elaboração de Projetos Culturais – Associação do Travessão do Caroá.
19h – Exibição do Programa 1 (71’) – Comunidade Quilombola Brejo de Dentro/ Carnaíba
A Farpa (GO, 2022, 2’) de Sara Regina
Escasso (RJ, 2022, 15’) de Clara Anastacia e Gabriela Gaia Meirelles
Yakhë – nossos corpos (PE, 2021, 15’) de Tayko Fulni-ô
Bala perdida (PE, 2023, 2’) de Maria Antônia e Julia Carvalho
Avôa (PB, 2022, 4´) de Lucas Mendes
Último domingo (RJ, 2022, 17’) de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude
Jussara (BA, 2023, 8’) de Camila Cordeiro Ribeiro
Eu sou raiz (PE, 2021, 7’) de Cíntia Lima e Lilian de Alcântara
20h30 – Apresentação cultural do Samba de Coco do Caroá.
23/11 (quinta-feira)
19h – Exibição do Programa 2 – Comunidade Quilombola Travessão do Caroá/Carnaíba
TonTon dente de leão (SP, 2’ ) de Ariédhine Carvalho
Histórias do Quilombo do Leitão da Carapuça (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Leitão-Umbuzeiro.
Eu sou porque nós somos (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas da Varzinha dos Quilombolas.
Pedro e Inácio (PE, 2023, 23’) de Caio Dornelas
Cantigas de Farinhada (PE, 2023, 6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Caroá.
A velhice ilumina o vento (MT, 2022, 20’) de Juliana Segóvia
Caminhos afrodiaspóricos (RJ, 2022, 20’) de Wagner Novais
20h30 – Apresentação cultural do Grupo de Dança do Caroá.
27/11 (segunda-feira)
17h – Oficina de Elaboração de Projetos Culturais – Associação da Varzinha dos Quilombolas.
19h – Exibição do Programa 1 (71’) – Comunidade Quilombola de Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy
A Farpa (GO, 2022, 2’) de Sara Regina
Escasso (RJ, 2022, 15’) de Clara Anastacia e Gabriela Gaia Meirelles
Yakhë – nossos corpos (PE, 2021, 15’) de Tayko Fulni-ô
Bala perdida (PE, 2023, 2’) de Maria Antônia e Julia Carvalho
Avôa (PB, 2022, 4´) de Lucas Mendes
Último domingo (RJ, 2022, 17’) de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude
Jussara (BA, 2023, 8’) de Camila Cordeiro Ribeiro
Eu sou raiz (PE, 2021, 7’) de Cíntia Lima e Lilian de Alcântara
28/11 (terça-feira)
19h – Exibição do Programa 2 (83’) – Comunidade Quilombola de Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy
TonTon dente de leão (SP, 2’ ) de Ariédhine Carvalho
Histórias do Quilombo do Leitão da Carapuça (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Leitão-Umbuzeiro.
Eu sou porque nós somos (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas da Varzinha dos Quilombolas.
Pedro e Inácio (PE, 2023, 23’) de Caio Dornelas
Cantigas de Farinhada (PE, 2023, 6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Caroá.
A velhice ilumina o vento (MT, 2022, 20’) de Juliana Segóvia
Caminhos afrodiaspóricos (RJ, 2022, 20’) de Wagner Novais
20h30 – Apresentação cultural do Grupo de Coco da Varzinha dos Quilombolas.
29/11 (quarta-feira)
19h – Exibição do Programa 1 (71’) – Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira
A Farpa (GO, 2022, 2’) de Sara Regina
Escasso (RJ, 2022, 15’) de Clara Anastacia e Gabriela Gaia Meirelles
Yakhë – nossos corpos (PE, 2021, 15’) de Tayko Fulni-ô
Bala perdida (PE, 2023, 2’) de Maria Antônia e Julia Carvalho
Avôa (PB, 2022, 4´) de Lucas Mendes
Último domingo (RJ, 2022, 17’) de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude
Jussara (BA, 2023, 8’) de Camila Cordeiro Ribeiro
Eu sou raiz (PE, 2021, 7’) de Cíntia Lima e Lilian de Alcântara
30/11 (quinta-feira)
19h – Exibição do Programa 2 (83’) – Comunidade Quilombola do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira
TonTon dente de leão (SP, 2’ ) de Ariédhine Carvalho
Histórias do Quilombo do Leitão da Carapuça (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Leitão-Umbuzeiro.
Eu sou porque nós somos (6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas da Varzinha dos Quilombolas.
Pedro e Inácio (PE, 2023, 23’) de Caio Dornelas
Cantigas de Farinhada (PE, 2023, 6’) – Dir. Coletiva/Quilombolas do Caroá.
A velhice ilumina o vento (MT, 2022, 20’) de Juliana Segóvia
Caminhos afrodiaspóricos (RJ, 2022, 20’) de Wagner Novais
20h30 – Apresentação cultural do Grupo de Coco Negros e Negras do Leitão da Carapuça.
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (30). Foram aprovadas em segundo turno com ressalvas as contas de 2013 do prefeito José Patriota onde a Câmara seguiu a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O vereador Renon de Ninô cobrou explicação do Executivo […]
A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira realizou mais uma sessão ordinária na noite desta segunda-feira (30). Foram aprovadas em segundo turno com ressalvas as contas de 2013 do prefeito José Patriota onde a Câmara seguiu a recomendação do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
O vereador Renon de Ninô cobrou explicação do Executivo de um contrato com empresa para apreensão de animais que se encerra hoje (31 de março). Segundo o questionamento, foram repassados mais de R$ 110 mil para a empresa e ninguém a viu atuar com apreensão de animais.
“Eu fui pego de surpresa. O que mais tem pelas ruas de Afogados são animais soltos e esse contrato já se encerra amanhã (hoje) e que ninguém sabia e nem vê atuação por parte dessa empresa pelas ruas do município”, reclamou Renon.
Já Zé Negão voltou a cobrar do líder do governo respostas dos pedidos de informações por parte da prefeitura. De acordo com o vereador, o regimento da Casa não está sendo respeitado pelo Executivo. “Há vários pedidos de informações e que a prefeitura de Afogados da Ingazeira tem um prazo de 15 dias para responder e não responde”.
O vereador Raimundo Lima disse que de sua parte, sempre tem tentado buscar as respostas dos pedidos de informações da Prefeitura para a Câmara. Da parte dele, garante, nunca se negou fazer isso.
Faltaram à sessão os vereadores Igor Mariano e Antonieta Guimarães. As informações são do Afogados On Line.
Wellington Júnior teve menção protocolada pelo deputado federal Carlos Veras Nesta quarta-feira (28), o fotógrafo afogadense Wellington Júnior recebeu uma Menção Honrosa da Câmara dos Deputados em Brasília. A menção foi protocolada pelo deputado federal Carlos Veras (PT), que divulgou um vídeo ao lado de Wellington. “Estamos aqui ao lado do pajeuzeiro, nosso fotógrafo, no […]
Wellington Júnior teve menção protocolada pelo deputado federal Carlos Veras
Nesta quarta-feira (28), o fotógrafo afogadense Wellington Júnior recebeu uma Menção Honrosa da Câmara dos Deputados em Brasília. A menção foi protocolada pelo deputado federal Carlos Veras (PT), que divulgou um vídeo ao lado de Wellington.
“Estamos aqui ao lado do pajeuzeiro, nosso fotógrafo, no Plenário da Câmara no meio da Sessão porque hoje protocolamos uma Menção Honrosa a esse companheiro pelo prêmio de fotografia que ele recebeu e isso é um orgulho para o nosso povo do Pajeú”, afirmou Veras no vídeo.
“Essa menção honrosa que você recebe aqui na Câmara Federal é fruto do seu trabalho e da sua dedicação. Com certeza o povo de Afogados da Ingazeira e o povo de Serra Talhada, onde você assessora a nossa prefeita Márcia Conrado, estão muito felizes, porque não é você que recebe a menção mais alta do Congresso Nacional, mas é o povo de Serra Talhada, é o povo de Pernambuco. Parabéns amigo”, concluiu o parlamentar.
É com imensa gratidão que recebo esta Menção Honrosa do ilustre deputado federal Carlos Veras. Capturar momentos e contar histórias através das lentes é minha paixão, e ser reconhecido por isso na Câmara dos Deputados Federal é verdadeiramente especial. Agradeço pela valorização do meu trabalho e pelo incentivo contínuo à arte da fotografia”, agradeceu Wellington.
Wellington Júnior recebeu três premiações internacionais por seu trabalho no Brasília Photo Show, considerado o maior Festival de Fotografias da América Latina. Ele venceu nos anos de 2016, 2018 e 2020.
Chama-se Juarez Guedes o nome dado como certo para assumir a comunicação das gestões Márcia Conrado em Serra Talhada e Wellington Maciel em Arcoverde. A ponte em comum foi o Deputado Federal Fernando Monteiro, aliado dos dois prefeitos sertanejos. Em Serra, seu desafio será melhorar a imagem positiva da gestão Márcia Conrado, para, por consequência, […]
Chama-se Juarez Guedes o nome dado como certo para assumir a comunicação das gestões Márcia Conrado em Serra Talhada e Wellington Maciel em Arcoverde.
A ponte em comum foi o Deputado Federal Fernando Monteiro, aliado dos dois prefeitos sertanejos.
Em Serra, seu desafio será melhorar a imagem positiva da gestão Márcia Conrado, para, por consequência, melhorar sua avaliação política. Isso porque não é descartado um embate com o ex-prefeito Luciano Duque. Assim, a gestora precisa melhorar os números.
No caso de Arcoverde, se assumir, Juarez precisará operar um milagre político e administrativo. O prefeito Wellington Maciel tem avaliação muito ruim e está em último nas pesquisas, quando é colocado em cenários com os ex-prefeitos Zeca Cavalcanti e Madalena Britto.
Currículo ele tem de sobra: é natural de João Pessoa. Estrategista de Marketing Político com formação pela The George Washington University e a UCA – Universidade Católica Argentina.
Coordenou campanhas majoritárias e proporcionais nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Ceará, Paraíba e Pernambuco.
Ainda conduziu campanhas vitoriosas e é vencedor dos principais prêmios de comunicação política do mundo: Polaris Awards (Europa), Napolitans Victory Awards (USA) e Prêmio CAMP de Democracia (Brasil).
Dentre os trabalhos premiados, sua atuação na campanha do governador da Paraíba, João Azevedo.
Você precisa fazer login para comentar.