Notícias

Alepe debate mudanças no Proupe

Por Nill Júnior

Uma série de mudanças no Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) estão sendo debatidas na Assembleia Legislativa. Relator da medida na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Casa, o deputado Romário Dias (PSD) recebeu, nesta terça (12), uma Carta Aberta da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP) com uma série de questionamentos acerca da reformulação do programa, proposta pelo Projeto de Lei (PL) Nº 1570, do Poder Executivo.

“Entregamos uma Carta Aberta ao deputado Romário Dias, que é relator do projeto, e aos demais deputados da Comissão para que se possa mudar os pontos que não são favoráveis aos estudantes”, explicou a presidente da UEP, Manuella Mirella.

Os estudantes argumentam que, com as mudanças, o Proupe muda o foco das Licenciaturas para “as competências técnicas e profissionais, de nível superior, nas áreas de Ciências, Tecnologia, engenharias, Matemática e Computação”. Segundo o PL, a concessão de 60% das bolsas em 2018 e 2019 (70% a partir de 2020) será feita para alunos dos cursos de Matemática, Física, Química, Biologia e afins e para os de Engenharias, Informática e Estatística, assim como os tecnólogos nestas áreas.

No documento, os estudantes ainda criticam a redução do número de bolsas, a nota mínima de 450 no Enem, que passa a ser exigida para a concessão do benefício; além das exigências de o aluno obter aproveitamento de 100% e de as autarquias necessitarem de nota mínima de 2 no Enade (precisando aumentar esta nota para 3 em um ano).

“O Proupe é um programa de extrema importância para Pernambuco. Iremos analisar o documento, juntamente com a procuradoria da Assembleia Legislativa, para a elaboração do relatório”, garantiu o deputado Romário Dias. A previsão é que o parlamentar apresente o relatório na reunião da CCLJ na próxima semana.

PROGRAMA

Instituído pela Lei Estadual Nº 14.430, de 2011, o projeto é destinado à concessão de bolsas de estudo integrais e parciais para alunos do Ensino Superior em Autarquias Municipais sem fins lucrativos. Pela proposta do PL em tramitação na Alepe, o objetivo do Proupe é “priorizar a formação de pessoas em nível superior, subsidiando e atendendo a demanda do Estado com uma melhor qualificação do potencial humano para a sociedade do conhecimento”.

Outras Notícias

Corpo de esposa de fisioterapeuta encontrada morta será sepultado hoje

Após ser liberado pelo IML de Caruaru, o corpo de Aiane Michele Pereira Gomes Leite, chegou nesta terça-feira (29) na comunidade do Logradouro de Tabira. A jovem de 26 anos, esposa do fisioterapeuta Cleiton Leite, foi encontrada morta na manhã da última segunda-feira (28), no banheiro do consultório do marido, em Afogados da Ingazeira.  O […]

Após ser liberado pelo IML de Caruaru, o corpo de Aiane Michele Pereira Gomes Leite, chegou nesta terça-feira (29) na comunidade do Logradouro de Tabira.

A jovem de 26 anos, esposa do fisioterapeuta Cleiton Leite, foi encontrada morta na manhã da última segunda-feira (28), no banheiro do consultório do marido, em Afogados da Ingazeira. 

O sepultamento acontece logo mais às 8h em Juazeirinho município de São José do Egito. 

Aiane vinha sofrendo de quadro depressivo, era natural de Tabira e estava casada com Cleiton Leite há menos de um ano. Ela vinha sendo acompanhada por psicólogo.

Decisão do TSE pode permitir que políticos inelegíveis até outubro disputem eleições em novembro

TSE definiu que inelegibilidade por oito anos, contada a partir das eleições de 2012, não pode ser estendida. Regra não vale para quem tem condenação criminal. G1 O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (1º), por cinco votos a dois, que não é possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no […]

TSE definiu que inelegibilidade por oito anos, contada a partir das eleições de 2012, não pode ser estendida. Regra não vale para quem tem condenação criminal.

G1

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu nesta terça-feira (1º), por cinco votos a dois, que não é possível estender o prazo de inelegibilidade de candidatos ficha-suja com base no adiamento das eleições municipais deste ano.

Na prática, a decisão pode permitir que alguns candidatos condenados por ilícitos em 2012, e cuja punição termina em outubro, participem das eleições. O primeiro turno foi adiado por conta da pandemia, e está marcado para 15 de novembro.

Essa decisão vale para candidatos, por exemplo, condenados por abuso de poder econômico e político, mas não alcança candidatos com condenação criminal.

O adiamento das eleições foi feito em uma emenda à Constituição promulgada em julho deste ano, sem qualquer referência à Lei da Ficha Limpa. Com a mudança no calendário, a data saiu do intervalo de inelegibilidade de parte dos condenados em 2012.

Os ministros do TSE analisaram uma consulta feita pelo deputado federal Célio Studart (PV-CE) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nesse cenário. A legislação diz que candidatos condenados por abuso de poder durante a campanha, por exemplo, ficam inelegíveis por oito anos.

Pela regra atual, o marco inicial para a contagem do prazo de inelegibilidade é a data da eleição na qual ocorreu o ato ilícito. O prazo termina no mesmo dia, oito anos depois.

Como a data mudou, o deputado do PV consultou o TSE na tentativa de evitar que a falta de coincidência das datas beneficiasse políticos ficha-suja.

Em parecer ao tribunal, o vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Góes defendeu que o prazo de inelegibilidade deveria valer até o fim do oitavo ano da punição – e não apenas até a data da eleição. A tese não foi acatada pelos ministros.

Na análise, os membros do TSE ressaltaram a importância da Lei da Ficha Limpa para a moralidade no cenário eleitoral, mas ressaltaram que a aplicação da inelegibilidade deve ser feita de forma estrita, porque atinge diretamente direitos fundamentais – entre eles, a participação nas eleições.

Os ministros ponderaram ainda que o Congresso não analisou o tema na emenda que alterou a data da eleição. Por isso, na avaliação do TSE, a regra não poderia ser definida apenas em um entendimento da corte.

TCE reprova gestão fiscal de Mirandiba e aprova a de Ouricuri

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, em sessão realizada nesta terça-feira (28), dois processos de Gestão Fiscal, um da Prefeitura de Mirandiba e o outro de Ouricuri, ambos de 2017. Os relatores foram os conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos, respectivamente. O objetivo foi avaliar o cumprimento das exigências relativas à transparência pública, […]

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou, em sessão realizada nesta terça-feira (28), dois processos de Gestão Fiscal, um da Prefeitura de Mirandiba e o outro de Ouricuri, ambos de 2017. Os relatores foram os conselheiros Valdecir Pascoal e Ranilson Ramos, respectivamente.

O objetivo foi avaliar o cumprimento das exigências relativas à transparência pública, previstas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, pelas leis da Transparência (LC nº 131/2009) e de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011) além do Decreto Federal nº 7.185/2010.

Em relação a Mirandiba a responsável foi a prefeita Rose Cléa Maximo. De acordo com o voto, não foram adotadas as providências necessárias para dar cumprimento à transparência da gestão fiscal e ao acesso a informações obrigatórias, relativas à execução orçamentária, financeira e patrimonial, deixando o município com um índice “crítico”de transparência. Além de julgar pela irregularidade, o conselheiro aplicou uma multa no valor de R$ 6.000,00 à gestora.

Já em Ouricuri o relator julgou pela regularidade com ressalvas do processo de Gestão Fiscal, tendo como responsável o prefeito Francisco Ricardo Ramos. Os votos foram aprovados por unanimidade.

Homem morto em Delegacia de Itapetim

A cidade viveu um crime inusitado, com um homicídio dentro da própria Delegacia Aconteceu ontem (04), um crime, pasmem, dentro da Delegacia de Polícia da cidade de Itapetim. Sidney Ferreira Monteiro, 23 anos, foi esfaqueado dentro da Delegacia de Polícia Civil de Itapetim no início da tarde. Sidney estava depondo quando o acusado Paulo Renato, […]

A cidade viveu um crime inusitado, com um homicídio dentro da própria Delegacia

Aconteceu ontem (04), um crime, pasmem, dentro da Delegacia de Polícia da cidade de Itapetim. Sidney Ferreira Monteiro, 23 anos, foi esfaqueado dentro da Delegacia de Polícia Civil de Itapetim no início da tarde.

Sidney estava depondo quando o acusado Paulo Renato, conhecido como Ninha entrou e efetuou um golpe de faca no abdômen da vítima. De acordo com a polícia, no ano passado, Sidney atirou contra Ninha por este não tirar gasolina de sua moto para ceder a ele. Na época Paulo Renato do Amaral perdeu um braço.

Ontem, no momento em que Sidney era ouvido pela polícia, Paulo invadiu a delegacia e desferiu o golpe de faca contra ele. O acusado foi preso. Socorrido para o hospital de São José do Egito, Sidney faleceu. Ele tinha várias passagem pela polícia.

O blogueiro Marcelo Patriota disse à Rádio Pajeú que a cidade encontrava-se sem delegado de polícia há mais de dois meses. O Delegado anterior, Edson Augusto vinha fazendo um trabalho de combate ao crime organizado na cidade com apoio da PM. O atual, Rodrigo Passos, nega que haja esse período sem titular (veja nota da redação abaixo).

O delegado Edson Augusto que prestava uma grande serviço junto com sua equipe, na cidade do Ventre Imortal da Poesia, foi transferido para Santa Cruz da Baixa Verde.

Nota da redação: o Delegado Rodrigo Passos informou ao blog que não procede a informação de que não há Delegado na cidade. E que estava na Delegacia no dia do crime, conforme nota encaminhada ao blog. Veja nota.

Indefinição de cenário faz maioria da população ainda não ter nome para o Senado em PE

Total de 93,4% não tem nome na pesquisa espontânea.  Marília Arraes,  Paulo Câmara, Daniel Coelho e até Eduardo da Fonte lideram cenários estimulados Pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla para o Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios apresentou as intenções de votos para o Senado Federal em Pernambuco. A pesquisa para o […]

Total de 93,4% não tem nome na pesquisa espontânea.  Marília Arraes,  Paulo Câmara, Daniel Coelho e até Eduardo da Fonte lideram cenários estimulados

Pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla para o Blog do Alberes Xavier e a Rede Pernambuco de Rádios apresentou as intenções de votos para o Senado Federal em Pernambuco.

A pesquisa para o senado foi montada com nove cenários. Nos levantamentos onde a deputada federal Marília Arraes aparece,  ela lidera.

Sem ela e com o governador Paulo Câmara, o gestor estadual aparece com vantagem. vence sem a presença de Marília Arraes e o deputado Daniel Coelho aparece na maioria das indicações. A surpresa ficou por conta do deputado Eduardo da Fonte, sendo bem lembrado pela população.

No 1º cenário, onde a pesquisa é espontânea, o quadro é indefinido, todos aparecem empatados, dentro da margem de erros que é 3,1%. A deputada federal Marília Arraes tem 1,9%, seguida pelo deputado Daniel Coelho 1,5%, o senador Fernando Bezerra Coelho 0,8%, o deputado André de Paula 0,5% e o governador Paulo Câmara 0,1%. Outros 1,7%, brancos e nulos 11,2%, indecisos 27,5% e não opinou 54,7%.

Já na 2ª análise, com o método de pesquisa estimulado, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Marília Arraes lidera com 26,8%, ela é seguida por Daniel Coelho com 6,7%, Eduardo da Fonte com 6,6%, Fernando Bezerra Coelho 6,5%, André de Paula 4,1%, Silvio Costa Filho 4,0% e o Ministro Gilson Machado Neto 0,7%. Brancos e nulos 11,2%, indecisos 27,5% e não opinou 54,7%.

No 3º cenário, sem as presenças de Marília Arraes e Paulo Câmara, a surpresa aparece, Eduardo da Fonte vence com 9,4%, Daniel Coelho 8,3%, Fernando Bezerra Coelho 7,5%, Silvio Costa Filho 7,3%, André de Paula 4,8%, Carlos Vera 1,1% e Gilson Machado Neto 0,9%. Brancos e nulos 29,1%, indecisos 20,4%, não opinou 11,2%.

No quarto cenário,  com Marília e Paulo juntos, a petista a surge com 28%, em segundo está Paulo Câmara com 13,8%, Daniel Coelho 7,3%, Fernando Bezerra Coelho 6,6% e Gilson Machado Neto 0,5%. Brancos e nulos 21,9%, indecisos 14,3%, não opinou 7,6%.

Num cenário com Paulo Câmara e sem Marília,  o socialista venceria com 17,9%, seguido por Daniel Coelho 11,7%, Fernando Bezerra Coelho 8,9%, e Gilson Machado Neto 2,5%. Brancos e nulos 29,6%, indecisos 17,8% e não opinou 11,6%. Nessa o nome de Marília Arraes não foi avaliado.

Na 5º avaliação, Daniel Coelho aparece pela 1ª vez na liderança com 12,4%, porém os adversários são Fernando Bezerra Coelho 9,9%, Gilson Machado Neto 4,0% e Carlos Vera com 2,6%. Brancos e nulos 34,6%, indecisos 21,6%, não opinou 14,9%.

Vale ressaltar que a pesquisa para o senado também escutou 1.000 pernambucanos, destes, 53,9% são mulheres e 46,7% homens. O período de pesquisa foi de 28 de agosto a 1º de setembro. A margem de erro é de 3,1% para mais ou para menos.

Veja todos os cenários clicando aqui.