Notícias

Alepe aprova decretos de calamidade pública em 64 municípios

Por André Luis
Foto: Breno Laprovitera

No Pajeú, seis municípios fazem parte da lista. Entre eles Afogados da Ingazeira.

Na primeira Reunião Plenária por videoconferência da história, a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou, nesta terça (31), projetos de decreto legislativo que reconhecem a ocorrência do estado de calamidade pública em 64 municípios pernambucanos. As medidas foram solicitadas por prefeituras de todas as regiões do Estado, em razão da emergência de saúde pública originada da pandemia internacional da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

A discussão foi realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR) e contou com transmissão ao vivo pela TV Alepe e plataformas digitais. A iniciativa inédita atende a medidas de isolamento social editadas pelas autoridades nacionais e estaduais. Durante a Reunião Plenária, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PP), ressaltou a importância histórica da ação e agradeceu aos servidores que viabilizaram o SDR. Afirmou, ainda, que “a Casa de Joaquim Nabuco continuará funcionando para que a democracia no Estado seja plenamente exercida, independentemente da dificuldade para realizar reuniões presenciais”.

“Os parlamentares e servidores públicos estão à disposição, assim como os servidores da saúde, buscando soluções para minimizar o impacto do coronavírus na vida do povo pernambucano”, expressou Medeiros. “Superar essa crise é um dever de todos nós. Vamos seguir com fé, dedicação e solidariedade, especialmente para com aqueles que mais precisam”, prosseguiu.

Com a aprovação dos Decretos Legislativos de nºs 4 a 67/2020, serão suspensas restrições aos municípios, previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para gastos com pessoal, endividamento e empenho, além da obrigação de atingir resultados fiscais. Assim como foi feito na última semana, quando foi decretada calamidade pública em Pernambuco e no Recife, as medidas valem até o dia 31 de dezembro.

Os projetos de decreto legislativo da Mesa Diretora foram votados em bloco, em Discussão Única, e aprovados por unanimidade. No Sertão do Pajeú os municípios que tiveram o estado de calamidade acatado pela Alepe foram: Afogados da Ingazeira, Flores, Ingazeira, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada e Triunfo.

Outras Notícias

Candidato à reeleição, Dr. Marcones anuncia 4 novas creches em Salgueiro

No programa eleitoral desta segunda-feira (9), o guia da Frente Popular de Salgueiro trouxe o anúncio da construção de quatro novas creches para o município. No governo Marcones 3.0, o prefeito entregou três creches, nos bairros da Cohab, Planalto e no distrito de Conceição das Crioulas. Agora, Dr Marcones anunciou a construção de quatro novas […]

No programa eleitoral desta segunda-feira (9), o guia da Frente Popular de Salgueiro trouxe o anúncio da construção de quatro novas creches para o município.

No governo Marcones 3.0, o prefeito entregou três creches, nos bairros da Cohab, Planalto e no distrito de Conceição das Crioulas.

Agora, Dr Marcones anunciou a construção de quatro novas creches, nos bairros do Santa Margarida, Residencial Santo Antônio, Prado e no Distrito de Umãs.

Ainda no guia eleitoral da frente popular, foi veiculado um áudio do presidente Lula, onde pede apoio aos candidatos a prefeito que estão ao seu lado. Lula que inclusive é a base de apoio para o anúncio das 04 novas creches anunciadas por Dr.Marcones.

Jarbas renuncia ao mandato e Duere se efetiva no Senado

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decidiu se aposentar da vida parlamentar. Após se licenciar do cargo, em dezembro do ano passado, para realizar tratamento de saúde, o senador resolveu formalizar, hoje, a sua saída em definitivo da Casa. Em seu lugar, assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado Federal Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente […]

O senador Jarbas Vasconcelos (MDB) decidiu se aposentar da vida parlamentar. Após se licenciar do cargo, em dezembro do ano passado, para realizar tratamento de saúde, o senador resolveu formalizar, hoje, a sua saída em definitivo da Casa. Em seu lugar, assume formalmente a representação de Pernambuco no Senado Federal Fernando Dueire (MDB), primeiro suplente de Jarbas que já vinha no exercício do mandato desde o ano passado.

“Na minha vida pública, sinto-me grato por ter trilhado o caminho ao lado do povo de Pernambuco. Pude contar com a confiança do meu Estado em diferentes momentos e, em todos eles, procurei retribuir a confiança defendendo projetos que tivessem real impacto na vida das pessoas.

Posso dizer, com orgulho, que tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe técnica e política competente. Juntos, soubemos priorizar a participação popular, modernizar as estruturas de atuação municipal e estadual, fazer relevantes obras de infraestrutura, investir na cultura, na educação, na saúde e na criação de importantes programas e iniciativas que impulsionaram a economia do Estado.

Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor.

É movido por esse mesmo orgulho e consciência cívica que decido, neste momento, deixar o Congresso por entender que minha contribuição ao País será dada, de agora em diante, de outra forma. Minha admiração e respeito a todos que me acompanharam ao longo das últimas décadas. À minha família meu mais profundo agradecimento por sempre estarem ao meu lado. A Fernando Dueire, suplente que escolhi pessoalmente e que passa a ocupar em definitivo a honrosa tarefa de representar Pernambuco no Senado Federal, meus sinceros votos de muito sucesso.

Qualquer palavra de agradecimento que tentasse expressar não estaria à altura da gratidão que tive por representar e defender o meu Estado nos últimos 50 anos da minha vida”, disse Jarbas em nota à imprensa.

Prefeitura de Afogados realiza ampliação do sistema de abastecimento da Encruzilhada

A Prefeitura de Afogados realizou esta semana obras de melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade rural da Encruzilhada. A Prefeitura escavou os terrenos e instalou mil metros de nova tubulação, trazendo água de um novo poço, e interligando-o ao sistema de distribuição existente, ampliando a oferta de água, para atender […]

A Prefeitura de Afogados realizou esta semana obras de melhorias e ampliação do sistema de abastecimento de água da comunidade rural da Encruzilhada.

A Prefeitura escavou os terrenos e instalou mil metros de nova tubulação, trazendo água de um novo poço, e interligando-o ao sistema de distribuição existente, ampliando a oferta de água, para atender a mais de cem famílias, com água nas torneiras.

“Esse foi mais um compromisso assumido pela gestão municipal e que nós estamos colocando em prática, cumprindo o que dissemos, garantindo mais água para as famílias que residem na Encruzilhada,” destacou o Secretário de Agricultura de Afogados, Valberto Amaral.

Secretária do Ministério da Saúde diz que vacina contra Covid para crianças é segura

G1 Uma nota técnica assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que a vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos é segura. A posição da secretária subordinada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai na contramão dos questionamentos do […]

G1

Uma nota técnica assinada pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), afirma que a vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos é segura.

A posição da secretária subordinada ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vai na contramão dos questionamentos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que diz haver “desconfiança” e uma “interrogação enorme” em relação a supostos efeitos colaterais da aplicação de vacinas contra a Covid em crianças.

A secretária diz ainda que a análise técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é feita de “forma rigorosa e com toda a cautela necessária”.

“As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil“, diz o documento.

Luciano Bivar declara apoio à chapa Socorro e Eliane, em Serra Talhada

O deputado federal e presidente nacional do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar e, o presidente estadual, Frederico França, declararam apoio irrestrito à candidatura de Socorro Brito (Avante) e Dra. Eliane Oliveira (PSL), à prefeitura de Serra Talhada. Em visita à capital pernambucana, nesta última quinta-feira (15), a Dra. Eliane se reuniu com o presidente […]

O deputado federal e presidente nacional do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar e, o presidente estadual, Frederico França, declararam apoio irrestrito à candidatura de Socorro Brito (Avante) e Dra. Eliane Oliveira (PSL), à prefeitura de Serra Talhada.

Em visita à capital pernambucana, nesta última quinta-feira (15), a Dra. Eliane se reuniu com o presidente nacional e estadual do partido e recebeu a confirmação do apoio irrestrito a sua chapa, encabeçada por Socorro Brito na disputa pela prefeitura da capital do Xaxado.

A Dra. Eliane já havia recebido o apoio do diretório estadual no mês de agosto, quando ainda seguia com sua pré-candidatura solo, que logo em seguida foi convertida em uma aliança com o grupo do deputado federal, Sebastião Oliveira, e do ex-prefeito, Carlos Evandro, que colocou sua esposa, Socorro Brito, na cabeça da majoritária. Com isso, a coligação no entorno de Socorro passou a somar sete partidos – Avante, Solidariedade, Republicanos, MDB, PSB, DEM e PSL.

“Esse apoio irrestrito do deputado federal, Luciano Bivar, só fortalece cada vez mais seus laços com o povo de Serra Talhada e, traz cada vez mais, benefícios como os que já recebemos, a exemplo das emendas de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para o Hospital Governador Eduardo Campos (HGEC) e R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinada a Guarda Municipal de Serra Talhada, para o desenvolvimento de políticas de segurança pública, prevenção e enfrentamento à criminalidade. Sem falar de minha última solicitação junto ao Ministério das Comunicações, onde o deputado conseguiu incluir escolas sediadas na zona rural de Serra Talhada, no Projeto de Inclusão Digital que já beneficiou cinco escolas do município.”, comentou Dra. Eliane.

O presidente nacional da legenda viu com bons olhos a aliança e comentou; “Me sinto muito seguro e feliz com esta aliança, temos excelentes resultados com Dra. Eliane a frente da coordenação do PSL Sertão, e mais ainda, essa aliança costurada por ela, vem para fortalecer o nosso vínculo de amizade e respeito para com o deputado Sebastião Oliveira, figura a qual tenho a mais elevada estima.”, disse Luciano Bivar.

Já o presidente estadual comemorou a união; “Seja na cabeça de chapa ou na vice, ela dará sempre o seu melhor e precisamos da Dra. Eliane, firme e forte, como ela sempre foi, para poder representar o PSL no patamar nunca antes visto em Serra Talhada. Inclusive, o nosso presidente nacional, Luciano Bivar, está muito satisfeito com ela”, finalizou Frederico França.