Além de Lula, mais 6 pessoas prestaram depoimento hoje na Lava Jato.
Por Nill Júnior
O deputado José de Filippi Júnior
(PT-SP) (Foto: Arquivo/Agência Câmara)
O deputado José de Filippi Júnior (PT-SP) (Foto: Arquivo/Agência Câmara)
Sete pessoas prestaram depoimento durante a 24ª fase da Lava Jato na manhã desta sexta-feira (4) em São Paulo. Além do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mais seis pessoas cumpriram mandado de condução coercitiva na capital paulista.
Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, e José de Filippi Júnior, tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, prestaram depoimento na sede da Polícia Federal, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Filippi Júnior também é ex-prefeito de Diadema, na Grande São Paulo, e secretário da Saúde de São Paulo na gestão Fernando Haddad.
Fillipi Júnior prestou depoimento durante cerca de 4 horas. Ele deixou a sede da Polícia Federal sem conversar com a imprensa.
João Henrique Worn, taxista que teria levado dinheiro da UTC para Filippi Júnior em 2010. Rogério Aurélio Pimentel, que seria assessor da família de Lula, e teria recebido a mudança do ex-presidente Lula para o sítio de Atibaia em 2010, também prestaram depoimento na sede da PF. Paulo Marcelino Coelho também depôs de manhã.
No total, foram dez os mandados de condução coercitiva, mas só sete foram cumpridos. As outras três pessoas, cujos nomes não foram divulgados pela PF, não foram encontradas em suas casas.
Com informações da TV Jornal Parentes de uma das vítimas do acidente que deixou seis pessoas carbonizadas em Flores, no Sertão de Pernambuco, acreditam que o motorista estava alcoolizado. A mãe do comerciante Dionísio Pereira da Silva, de 23 anos, afirmou em entrevista à TV Jornal que havia alertado o filho sobre o perigo de dirigir […]
A dona de casa Maria Pereira, mãe de Jonathan, que conduzia o carro que provocou o acidente
Com informações da TV Jornal
Parentes de uma das vítimas do acidente que deixou seis pessoas carbonizadas em Flores, no Sertão de Pernambuco, acreditam que o motorista estava alcoolizado. A mãe do comerciante Dionísio Pereira da Silva, de 23 anos, afirmou em entrevista à TV Jornal que havia alertado o filho sobre o perigo de dirigir embriagado.
“Ele estava em uma festa, com certeza, tinha bebido. Como mãe, eu pedia para ele não sair, não beber, andar devagar, mas…”, falou, aos prantos, a dona de casa Maria Pereira. Além do comerciante, também viajavam no veículo Maysa Siqueira, 21, e Jonathan Souza.
Os três saíram de uma festa em Afogados da Ingazeira e iriam para uma outra, em um sítio na zona rural de Flores. Dionísio teria perdido o controle do carro, invadido a faixa contrária e batido de frente em uma caminhonete, com placa de São Paulo, onde estava José Luiz de Vasconcelos Júnior, o Júnior de Bico, 30 anos, residente no Sitio Capim Grosso de Carnaíba. Uma mulher e uma criança de colo seguem sem identificação. Todos os ocupantes dos dois carros morreram na hora.
Secretaria de Defesa Social promete liberação em até dez dias: Os seis corpos chegaram ao Instituto de Medicina Legal, em Santo Amaro, na área central do Recife, no final da manhã da segunda-feira (21). Como estão carbonizados, a liberação dos cadáveres depende de exames de DNA. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a previsão é que o o resultado saia em até dez dias.
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), foi o convidado do Debate das Dez desta quinta-feira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Sandrinho falou sobre vários temas e respondeu críticas que tem recebido da oposição. Sobre ações, voltou a afirmar que em julho o trânsito de Afogados da Ingazeira iniciará seu processo […]
O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), foi o convidado do Debate das Dez desta quinta-feira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Sandrinho falou sobre vários temas e respondeu críticas que tem recebido da oposição.
Sobre ações, voltou a afirmar que em julho o trânsito de Afogados da Ingazeira iniciará seu processo municipalizado, alertando que sociedade civil, empresários, comerciantes e outros setores devem fazer sua parte. Uma novidade é a de que, ao contrário do que vinha sendo sinalizado até agora, a cidade terá áreas de zona azul.
Sobre as queixas em relação a animais soltos, anunciou que o município vai utilizar o espaço da Clínica Pai e Filho, do veterinário Caio César, na Diomedes Gomes, para o processo de castração e disponibilização de animais para castração. Entretanto, afirmou que pela lei, depois de algum período, os animais têm que ser devolvidos às ruas se não forem adotados.
Sobre habitação popular, revelou que o município tem espaço destinado para novas moradias, sem revelar qual, e que está com projeto junto ao Governo Federal para implementar a política pública.
Sandrinho foi questionado sobre as críticas da oposição e de setores da imprensa. Afirmou respeitar pelo princípio democrático todas elas, mas disse que há má vontade quando se apontam problemas e não se reconhecem avanços. Deu como exemplo a crítica de que a gestão teria desviado recursos do Fundeb. “O dinheiro foi para os professores”, alegou, dizendo que interrompeu os repasses cuja alegação era de desvio de finalidade e aguarda parecer do TCE. “Não fui notificado de nada”. Sandrinho disse que notícias como a entrega de uma ação por semana, a ponte Antonio Mariano e o chamamento de mais aprovados que o previsto do concurso, segundo ele “o maior da história”, não ganham destaque em setores da imprensa. “Quem só ataca é porque em algum momento teve o interesse contrariado”, chegou a dizer.
Sandrinho voltou a defender a proposta de afastamento ou calçamento de ruas a partir de dez imóveis no ano base 2024, disse que o curso de Medicina vai sair e que tem aprovação da maioria da população que reconhece seu trabalho. “Tínhamos 66% de aprovação na eleição. Chegamos a 68%”, disse.
Sandrinho respondeu a uma pergunta de seu opositor na Câmara, Edson do Cosmético. Ele questionou a posição de Afogados no Índice Firjan nas áreas de Saúde e Educação, na posição 93 no segundo parâmetro, enquanto Carnaíba ficou, no primeiro lugar, e cidades como São José do Egito, Tabira, Triunfo e outras, com menos recursos, tem posição melhor.
O prefeito disse respeitar a posição do vereador, mas que esses índices tem oscilação, que Afogados já ocupou a primeira posição e que poderia voltar de novo. Acusou Edson de não se assumir bolsonarista a depender da circunstância, que ele estava sendo acionado pela gestão e por empresários por acusações feitas e também o chamou de contraditório, por reconhecer o trabalho do PSB em Carnaíba, seu alvo ideológico no estado. Ainda disse ouvir permanentemente o povo, “que o aprovou nas urnas e na gestão”.
Ao final, Sandrinho foi confrontado com a posição de opositores de que será caçado, na ação por abuso de poder econômico. “A oposição disse que iria ganhar a eleição. Perdeu. A oposição disse que a gente não ia fazer concurso, que era pra ganhar votos. Nós fizemos. Depois disse que o concurso tava chamando pouca gente, chamamos muitos e a oposição não reconheceu ainda. Disse que Daniel Valadares não iria ficar com o MDB, outra conversa”. Ao final disse que era o papel dela, mas apelou para que apresentem emendas para recursos. “Podem dizer onde querem colocar e vamos fazer”.
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, 22 partidos não cumpriram a exigência de repasse proporcional às candidaturas de mulheres. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que anistia os partidos que descumpriram as regras de destinação do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas pode livrar 22 partidos de investigação sobre possíveis irregularidades nas eleições de 2020. Cruzamento de dados feito […]
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, 22 partidos não cumpriram a exigência de repasse proporcional às candidaturas de mulheres.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que anistia os partidos que descumpriram as regras de destinação do Fundo Eleitoral para candidaturas femininas pode livrar 22 partidos de investigação sobre possíveis irregularidades nas eleições de 2020.
Cruzamento de dados feito pelo jornal O Globo com informações da Justiça Eleitoral mostra que as legendas deixaram de repassar os recursos na mesma proporção ao número de candidatas mulheres, determinação exigida pela legislação.
Conhecida como PEC 18, a proposta foi aprovada em dezembro pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Em julho, foi aprovada em dois turnos no Senado.
Recentemente, a Câmara instalou a comissão especial, que será a última etapa antes de o texto ser levado ao plenário. A anistia conta com o apoio de praticamente todos os partidos da Casa, especialmente as siglas do Centrão.
De acordo com os dados da Justiça Eleitoral, dos 33 partidos com candidatos lançados aos cargos de vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, 22 não cumpriram a exigência de repasse proporcional às candidaturas de mulheres. Entre as legendas que podem ficar livres de investigação estão DEM, MDB, PL, Podemos, PDT, PSD, Republicanos e PSDB.
A proposta em tramitação prevê que “não serão aplicadas sanções de qualquer natureza” às siglas que não repassaram o mínimo de 30% dos recursos eleitorais para candidaturas de mulheres. As informações são do jornal O Globo.
Ministros, governadores, embaixadores, prefeitos, deputados, senadores, empresários, lideranças sindicais e empresariais de todo o país são esperadas nesta quarta-feira (7) na transmissão do cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ao senador pernambucano Armando Monteiro Neto. O ato acontece às 15h30 desta quarta (7), no auditório do Banco Central, em Brasília. Armando assume […]
Ministros, governadores, embaixadores, prefeitos, deputados, senadores, empresários, lideranças sindicais e empresariais de todo o país são esperadas nesta quarta-feira (7) na transmissão do cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior ao senador pernambucano Armando Monteiro Neto. O ato acontece às 15h30 desta quarta (7), no auditório do Banco Central, em Brasília.
Armando assume o ministério com o desafio de aumentar a competitividade da economia brasileira, estimulando a modernização e o fortalecimento da indústria, além de ampliar as oportunidades de exportação dos produtos nacionais.
“A agenda do ministério é uma agenda de crescimento e de desenvolvimento. O Ministério do Desenvolvimento joga no ataque, é ponta de lança, não joga na defesa”, afirma o novo ministro, que já assumiu o cargo no dia 1º. “A exportação é uma oportunidade para a economia, é uma janela, porque se nós vamos ter menor crescimento no Brasil, nós temos que ser sócios do crescimento dos países que têm maior potencial neste momento. E como é que fazemos isto? Exportando para eles. Então eu acho que nós precisamos ter um olhar sobre estes mercados”, defende Armando.
A solenidade terá uma despedida do ex-ministro Mauro Borges, que passa o cargo simbolicamente para Armando Monteiro. Em seguida, haverá um discurso do novo titular da pasta. Para ter acesso ao evento não é preciso estar credenciado ou formalmente convidado.
Pré-candidata ao Governo de Pernambuco também visitará outras cidades da região. Por André Luis A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade), estará cumprindo agenda, no próximo domingo (29), em Afogados da Ingazeira, onde será recepcionada pela pré-candidata a deputada estadual, Evângela Vieira (Solidariedade). Antes no sábado (28), Evângela recebe a […]
Pré-candidata ao Governo de Pernambuco também visitará outras cidades da região.
Por André Luis
A deputada federal e pré-candidata ao Governo de Pernambuco Marília Arraes (Solidariedade), estará cumprindo agenda, no próximo domingo (29), em Afogados da Ingazeira, onde será recepcionada pela pré-candidata a deputada estadual, Evângela Vieira (Solidariedade).
Antes no sábado (28), Evângela recebe a pré-candidata a deputada federal, Maria Arraes. Juntas irão promover um coquetel que marcará a apresentação das duas pré-candidaturas. O Evento está marcado para acontecer às 20h, na AABB.
Nesta segunda-feira (23), Evângela anunciou em suas redes sociais que recebeu o apoio do ex-prefeito de Solidão Diomesio Oliveira e da ex-vice prefeita Rosa Dalva a sua pré-candidatura a deputada estadual.
No domingo, Evângela recebe Marília em sua casa. “Ela estará discutinho propostas, conhecendo os problemas da cidade e da região e abraçando os nossos apoiadores”, informou Evângela. Ainda segundo a anfitriã, Marília também participara de coletiva de imprensa.
Logo após a reunião na casa de Evângela, Marília segue para Triunfo onde dá sequencia a sua agenda na região que começa no sábado (28), em São José do Egito. Veja abaixo a agenda de Marília Arraes na região:
No sábado (28), a pré-candidata deve visitar a feira livre de São José do Egito, conceder entrevista a Rádio Gazeta FM e se encontrar com lideranças locais. Após o almoço, Marília segue para Tuparetama, Tabira e Solidão.
No domingo (29), participa da Missa Cavalgada Pedra do Reino em São José do Belmonte; depois segue para Sertânia. A tarde tem agenda com Evângela Vieira em Afogados da Ingazeira, o encontro está marcado para às 14h; depois segue para Triunfo.
Na segunda-feira (30), Marília faz visita a feira-livre e ao comércio de Serra Talhada; depois segue para Santa Cruz da Baixa Verde e volta no final da manhã para Serra onde dará entrevista a imprensa local. Ainda em Serra, a pré-candidata fará uma visita ao empresário João Duque – pai de seu amigo, aliado político e pré-candidato a deputado estadual Luciano Duque, depois tem reunião com empresários da cidade.
Você precisa fazer login para comentar.