Notícias

Ailton Suassuna assegura que prisão não afetou a sua popularidade em Tavares

Por Nill Júnior

Enchendo Ricardo Coutinho (PSB) de elogios pelo trabalho executado como governador da Paraíba, o prefeito de Tavares, Ailton Suassuna (MDB), falou a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM sobre a crise que se abateu sobre a política do seu estado.

Declarou acreditar na justiça, sonhando que Coutinho prove sua inocência, mesmo diante de tantas evidências contrárias. De zero a dez, o prefeito ficou no meio, citando o cinco e que o ex-governador é inocente.

Perguntado sobre o seu processo, já que o  Suassuna foi preso em novembro de 2018 pela Operação República sendo acusado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) de ter cobrado propina como condição para o pagamento pela aquisição de dois veículos pela administração municipal, o gestor de Tavares disse que a Justiça lhe dará razão.

“No STJ ganhei por 5 a 0 para retornar a Prefeitura, por não existir nenhuma prova contra a minha pessoa. Diante do recurso do MPF, ganhei também no STF. O processo segue em aberto cujo mérito ainda será julgado”.

Suassuna informou que a prisão não prejudicou sua popularidade, uma vez que recente pesquisa do Instituto Datavox de Campina Grande, lhe dá entre ótimo e bom mais de 80% de aprovação.

Sobre as ações da gestão nos últimos sete ano, Ailton citou muitas obras, com destaque para os investimentos na saúde. O hospital que está em reforma deverá ser concluído em fevereiro. O prefeito tenta conseguir junto ao Governo Federal mais R$ 1,5 milhão para aquisição dos equipamentos.

Ele revelou que ainda no primeiro trimestre pretende anunciar o seu candidato para a eleição municipal. Negou que Edvaldo da Casa de Apoio já esteja escolhido, lembrando que nomes como o vice-prefeito Luiz Poeta e o ex-líder da oposição Coco de Odálio também tem chances de liderar a chapa majoritária.

Outras Notícias

Grupo Saminina se destaca em evento da publicidade pernambucana

Na última quinta-feira (17), o Recife Expo Center foi palco do Festival Cria PE, um evento que celebrou a criatividade e inovação na publicidade pernambucana. Reunindo profissionais de agências e importantes players do setor, o festival promoveu um espaço dedicado ao networking, troca de conhecimentos e discussão de temas impactantes, como transformação digital, criatividade e […]

Na última quinta-feira (17), o Recife Expo Center foi palco do Festival Cria PE, um evento que celebrou a criatividade e inovação na publicidade pernambucana. Reunindo profissionais de agências e importantes players do setor, o festival promoveu um espaço dedicado ao networking, troca de conhecimentos e discussão de temas impactantes, como transformação digital, criatividade e novas tendências em comunicação.

Durante o festival, também foram premiados os trabalhos mais criativos das agências do estado. Um dos destaques foi o Grupo Saminina, localizado em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Em um evento que contou com a participação de quase 18 agências de referência de Pernambuco, a Saminina conquistou três prêmios: o Capivara de Ouro como Agência do Ano (interior), o Capivara de Prata pela ilustração da Cavalgada Pedra do Reino e o Capivara de Bronze, reconhecendo o projeto desenvolvido para a Associação Pedra do Reino na mesma categoria.

O blog, que esteve presente no evento, conversou com Carla Carvalho, CEO do Grupo Saminina. Em uma entrevista, Carla expressou seu orgulho em representar o Sertão e ressaltou a importância das premiações para a publicidade interiorana. “É uma grande satisfação mostrar que temos, sim, profissionais capacitados. O que importa é o que você quer fazer, e nós somos bons no que fazemos, por isso estamos aqui recebendo esses prêmios”, afirmou.

Ao falar sobre a relevância de eventos como o Cria PE, Carla destacou que eles valorizam o mercado publicitário, beneficiando não apenas as agências, mas também os clientes anunciantes. “O Cria é uma evolução do antigo Prêmio Pernambuco de Propaganda, no qual a Saminina também foi premiada anos atrás. Hoje, além dos prêmios, trouxemos conhecimento através de workshops e palestras, promovendo oportunidades de networking com parceiros”, disse. Carla também revelou sua expectativa de participar novamente do evento no próximo ano.

Embora tenha ido sozinha desta vez, a CEO do Grupo Saminina pretende trazer sua equipe no próximo festival. “Meu time ficou no interior, trabalhando, e eles também queriam estar aqui, disputando e fazendo parte dessa vitrine”, comentou.

Carla deixou um recado para as pequenas agências de publicidade do Sertão do Pajeú e do interior de Pernambuco: “Já temos o ‘não’, então precisamos buscar o ‘sim’, que são os prêmios. O tamanho do cliente não importa. O prêmio que estou levando hoje é de uma associação cultural, um cliente pequeno que a agência abraçou. O que importa é um trabalho dedicado e a vontade de concorrer.”

Ela também fez um apelo às agências: “Só concorre ao prêmio quem é associado ao Sinapro – Sindicato das Agências de Propaganda de Pernambuco. Busquem se profissionalizar e associar-se ao Sinapro, pois ele defende a categoria e ajuda a desenvolver o nosso mercado. Primeiro, associem-se ao Sinapro, depois concorram”, pontuou.

Tabira realiza 1º Feira de Negócios e Cultura

A  FENE CULT – Feira de negócios e Cultura de Tabira é uma parceria do SEBRAE, Sala do empreendedor e CDL do município A 1º FENE CULT– Feira de Negócios e Cultura de Tabira, uma parceria entre o SEBRAE, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Prefeitura municipal por meio da Sala do empreendedor,  acontecerá […]

A  FENE CULT – Feira de negócios e Cultura de Tabira é uma parceria do SEBRAE, Sala do empreendedor e CDL do município

A 1º FENE CULT– Feira de Negócios e Cultura de Tabira, uma parceria entre o SEBRAE, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL e Prefeitura municipal por meio da Sala do empreendedor,  acontecerá entre os dias 07 à 09 de dezembro.

A programação conta com palestras, feira expositora e atrações culturais, 24 empreendimentos dos ramos de serviços, alimentação, artesanato e cultura  estarão demonstrando seus produtos e serviços  a partir das 19h do dia 07 na Praça Gonçalo Gomes, ao lado da igreja matriz.

Com o propósito de  fortalecer a economia local e divulgar as ações da CDL e  sala empreendedora do município, que são postos avançados do Sebrae e atendem a demanda das cidades de forma descentralizada, a feira é um ambiente para oportunidades de negócios, publicidade, capacitações, qualificações, intercâmbio e parcerias entre empresas, empreendedores, clientes e instituições.

Durante os três dias de Feira haverá programação cultural que contará com Mesa de glosas, Recital de Poesia, Cantoria com poetas locais, atrações musicais, apresentações do Reizado, danças populares e banda de pífanos.

“Em Tabira a feira tem a peculiaridade de ser também Feira de Cultura, para que se possa mostrar as potencialidades dessa região,  fortalecer o empreendedorismo e os negócios locais e o Sebrae tem interesse nesse desenvolvimento, por isso estamos aqui”,  destaca Pedro Lira – gerente geral da unidade do Sebrae Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica.

Durante a feira, no dia 08, acontecerá a palestra com a temática: Reforma Trabalhista, os interessados devem procurar a  Sala do empreendedor do município para realizar a sua inscrição, o investimento é no valor de R$ 10,00.

Pernambuco supera a marca de 2.400 leitos para atender à população

Desde o início de março, Governo do Estado abriu 303 novas vagas, o que representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração Ao final desta quinta-feira (18.03), primeiro dia de quarentena rígida em todo o Estado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço dos mais recentes esforços do […]

Desde o início de março, Governo do Estado abriu 303 novas vagas, o que representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração

Ao final desta quinta-feira (18.03), primeiro dia de quarentena rígida em todo o Estado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, fez um balanço dos mais recentes esforços do Governo de Pernambuco no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em coletiva de imprensa online, ele destacou como uma das principais estratégias a ampliação recorde de leitos dedicados exclusivamente aos pacientes suspeitos ou confirmados com a doença. Hoje, Pernambuco superou a marca de 2,4 mil leitos, sendo 1.324 de UTI, efetivamente abertos para atender à população.

“A velocidade de abertura de novas vagas de terapia intensiva em Pernambuco é recorde. Desde a última segunda-feira, foram mais de 73 novos leitos de UTI em todas as regiões do Estado. Para se ter uma ideia, desde o início do mês de março, abrimos 303 novas vagas. Esse número representa cinco vezes a capacidade instalada de UTI no Hospital da Restauração. E é 15 vezes maior que o número de leitos de UTI que tínhamos em todos os hospitais de campanha estaduais desativados no ano passado”, pontuou André Longo.

Das 73 novas vagas, 10 são no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, 10 são leitos pediátricos no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), quatro são no Cesac – unidade Prado, 10 no Hospital do Tricentenário, três no Vale do Una, em Palmares, oito no Neurocárdio (Petrolina), oito no Hospital das Clínicas (HC/UFPE), 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros, e 10 no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada.

O secretário alertou, no entanto, que mesmo com todos os esforços para ampliar a rede, o sistema de saúde pernambucano está cada vez mais próximo do limite, o que reforça a necessidade de cooperação por parte de todos. “Quem trabalha na área da saúde sabe que não é uma tarefa simples colocar um leito de UTI para funcionar. Seguimos trabalhando para abrir novos leitos mas, mesmo com os esforços, nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. A cada dia o vírus se torna mais perigoso e sua propagação, mais rápida. Sabemos que ampliar o número de leitos é essencial para a recuperação de pacientes graves mas, neste momento, o esforço precisa ser ainda maior e de todos. A única medida capaz de frear a curva crescente da Covid-19 é reduzir a circulação de pessoas”, reforçou.

André Longo também destacou a compra recente de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, por meio do Consórcio Nordeste, explicando que a expectativa é de que os imunizantes comecem a ser entregues entre abril e julho deste ano. Ele também esclareceu que os governadores do Nordeste trataram com o Ministério da Saúde para que todas as doses fiquem, a princípio, à disposição do Plano Nacional de Imunização (PNI), e sejam utilizadas por todos os brasileiros. “Não queremos quebrar a regra da equidade que deve existir. Os governadores do Nordeste querem contribuir para que se tenha mais vacinas e vacinação à disposição. Não é do nosso interesse quebrar o pacto do ponto de vista federativo e passar à frente de outros grupos que não sejam prioritários”, explicou.

MORTALIDADE – Em uma análise do cenário epidemiológico da Covid-19 em Pernambuco, o secretário André Longo fez um comparativo entre a média móvel de mortes registradas nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes em diversos Estados brasileiros. Atualmente, a taxa em Pernambuco está em 0,42 – somente o nosso Estado e o Maranhão registram taxas abaixo de 0,5.

“O vírus mata. E mata em uma escala assustadora, como já vemos pelas taxas de outros Estados, como São Paulo (0,9), Paraná (1,4) e Rio Grande do Sul (2,16), onde a mortalidade é de duas a seis vezes maior que a registrada atualmente em Pernambuco. No Rio Grande do Sul, por exemplo, são mais de 200 mortes por dia em média. Aqui, estamos com uma média de 43 óbitos. Mas se não mudarmos o curso da doença agora, em breve poderemos chegar no mesmo patamar”, alertou o secretário, reforçando, ainda, o cenário nas redes pública e privada. “É preciso lembrar, mais uma vez, que se não nos unirmos em um grande pacto em defesa da vida, vão faltar leitos. As pessoas vão morrer esperando vaga de UTI, e o fato de ter plano de saúde ou dinheiro não vai mudar a situação”, advertiu.

REDES SOCIAIS – Nesta quinta, a Secretaria Estadual de Saúde iniciou uma campanha nas redes sociais para conscientizar a sociedade pernambucana durante os próximos dias de quarentena rígida. No material, profissionais de saúde de diversas unidades ligadas à rede estadual compartilham as experiências vividas em um ano de pandemia, e fazem um apelo para que a população cumpra as medidas de restrição e fique em casa. As mídias serão veiculadas no Instagram (www.instagram.com/saude_pe ), Facebook (www.facebook.com/saude.pe) e Twitter (www.twitter.com/saudepe ).

OPERAÇÃO QUARENTENA – O secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, que também participou da coletiva online, destacou o início da Operação Quarentena nesta quinta, com o intuito de executar as medidas mais rígidas e tentar diminuir o número de pessoas transitando nas cidades. Ele explicou que as forças de segurança estarão reforçadas com efetivo extra, no período de 18 a 28 de março, quando Pernambuco estará em quarentena. Dos 4.990 profissionais, 2.907 são policiais militares, 1.324 são bombeiros militares, 617 são policiais civis e 142 são lotados na SDS. Para garantir esse incremento, que atuará em regime de jornada extra, o Governo de Pernambuco está investindo cerca de R$ 1 milhão.

“Tivemos um dia com grande volume de abordagens e orientações sobre o que está permitido no decreto. No início da manhã, percebemos algumas pessoas desavisadas sobre as regras vigentes nos próximos dias. No entanto, logo que esclarecemos, elas atenderam às solicitações dos policiais militares, guardas municipais, Corpo de Bombeiros, Procon e vigilâncias sanitárias”, afirmou Antonio de Pádua. O balanço completo do primeiro dia será divulgado nesta sexta-feira (19.03).

Acordo prestes a ser quebrado entre vereadores de São José do Egito

Quando teve definido o seu nome para liderar a chapa da oposição a Presidência da Câmara de São Jose do Egito o vereador Antônio Andrade, eleito no palanque governista, concordou que o seu sucessor seria o vereador Aldo da Clips. Exercendo o último ano de gestão, Antônio do Milhão, como é mais conhecido estaria articulando […]

Quando teve definido o seu nome para liderar a chapa da oposição a Presidência da Câmara de São Jose do Egito o vereador Antônio Andrade, eleito no palanque governista, concordou que o seu sucessor seria o vereador Aldo da Clips.

Exercendo o último ano de gestão, Antônio do Milhão, como é mais conhecido estaria articulando ser outra vez candidato a Presidência.

Se não respeitar o que foi acordado com Aldo da Clips, do Milhão entrará para a história como mais um vereador que não respeitou a palavra empenhada. A análise é de Anchieta Santos para o blog.

André de Paula diz que Raquel Lyra será reeleita independentemente do adversário

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, afirmou neste domingo (27) que acredita na reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026, independentemente de quem seja seu adversário. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Ponto de Encontro, apresentado pelo jornalista Elielson Lima. Questionado sobre a possibilidade do prefeito do Recife, João […]

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, afirmou neste domingo (27) que acredita na reeleição da governadora Raquel Lyra (PSD) em 2026, independentemente de quem seja seu adversário.

A declaração foi dada durante entrevista ao programa Ponto de Encontro, apresentado pelo jornalista Elielson Lima.

Questionado sobre a possibilidade do prefeito do Recife, João Campos (PSB), disputar o governo do Estado, André de Paula elogiou o gestor, mas reforçou sua confiança na vitória de Raquel.

“O bom time não escolhe adversário. Ao contrário, eu advogo que a gente deva sempre enfrentar o adversário mais valoroso. E eu reconheço que o prefeito João Campos é um jovem talentoso, de muito futuro, um belo adversário para enfrentar”, disse.

O ministro destacou que a eleição será decidida com base na avaliação da gestão de Raquel Lyra. “Eu não tenho nenhuma dúvida de que ele [João Campos] tem uma bela trajetória pela frente, mas o sonho de chegar ao governo de Pernambuco será adiado. Raquel será reeleita”, afirmou.

Segundo André de Paula, o eleitor fará seu julgamento a partir das entregas do atual governo. “Ela será reeleita. Quer o candidato seja João, Roberto, José ou Maria, ela vai ser reeleita porque o povo vai julgar o governo que ela está fazendo, as entregas que ela está fazendo”, afirmou.

Para ele, a decisão nas urnas passará por uma reflexão natural do eleitor: “Quando você tem a reeleição, você como eleitor tem que responder: eu quero que o governo siga? Nós avançamos? Ou quero correr risco de retrocesso? Quando o eleitor fizer essa pergunta, vai dar Raquel.”