Notícias

Agregador de pesquisas mostra a disputa pela presidência no Nordeste

Por Nill Júnior

Números apontam Lula com 57,8% e Bolsonaro com 23,4%. 

O Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer, atualizado com os números desta semana, indica leve inversão na tendência de intenção de voto para a Presidência da República no Nordeste.

A curva ascendente de Lula (PT) apresentou queda. Enquanto isso, o presidente vê um leve aumento dos seus números na região.

O mecanismo reúne diferentes pesquisas e estima, levando em conta as diferentes metodologias dos levantamentos, a intenção de voto do eleitorado. Levando em conta a atualização desta quarta-feira (24), Lula tem 57,8% e Bolsonaro tem 23,4%.

O petista, porém, na semana passada vinha em estabilidade, atingindo 59,2% no último dia 7. O atual presidente, nessa mesma data, tinha 21,8%. Ciro Gomes (PDT) se mantém estável, indo de 7,8% para 8%.

A corrida, num eventual segundo turno, se mantém estável. A tendência de voto em Lula no Nordeste fica em 63,7%. Enquanto isso, Bolsonaro ficaria com 27,38% na região, numa eventual disputa direta com o ex-presidente.

Outras Notícias

Polo UAB Tabira repudia uso de imagem para fins políticos

O Polo UAB Tabira celebra 19 anos de parceria com UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. Temos a honra e a graça de Deus em comemorar os 19 anos da parceira UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. A implantação do Polo de Educação a Distância  no município […]

O Polo UAB Tabira celebra 19 anos de parceria com UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira.

Temos a honra e a graça de Deus em comemorar os 19 anos da parceira UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira.

A implantação do Polo de Educação a Distância  no município de Tabira é o fruto de uma luta de muitos anos, parceria com UUniversidade de Pernambuco (UPE) que iniciou em 2001 com o Programa Especial de Graduação em Pedagogia – PROGRAPE.

Dando continuidade em 2004 à criação do Núcleo de Educação a Distância, em 2006 foi realizado o primeiro vestibular para os cursos de Licenciatura em Fisica, e o curso de licenciatura em Biologia.

A instituição vem destacando-se pelo excelente trabalho realizado frente aos demais Polos do estado, continuamos a nossa luta, em prol da educação e do desenvolvimento da nossa região.

Em 2016 recebemos a doação de um terreno pelo empresário Paulo Manu. Desde então, não descansamos e permanecemos na incessante busca por apoiadores, na entrega do projeto de construção a ministros, ao governador, deputados, secretários, para que fosse possível a construção do Campus da UPE do Sertão do Alto Pajeú (Universidade de Pernambuco) em nossa cidade.

Nesse trajeto em prol do desenvolvimento da região temos vários companheiros de caminhada, pessoas que não devem ser esquecidas, educadores, o Professor Renato Medeiros, grande baluarte, a saudosa Sineide Lima Gomes.

Buscamos também apoio de gestores, dos 21 municípios atendidos pelo polo UAB, a nossa luta foi e sempre será pela educação, pelo desenvolvimento.

Hoje comemoramos 19 anos da parceria da UPE na oferta do Ensino Superior no município de Tabira. Atualmente o Polo UPE de Tabira, funciona com 14 cursos de licenciaturas, 1 bacharelado e 7 cursos técnicos e atende em torno de 987 estudantes.

Temos uma universidade em nossa cidade, já tivemos vários profissionais formados por meio dessa instituição, e buscamos sempre mais.

Com o desejo que com a união de forças seja possível a construção de uma nova edificação, o nosso novo espaço, que seja consolidado o nosso tão sonhado, Campus do Sertão do Alto Pajeú para que possamos continuar a ofertar o que fazemos de melhor, educação e desenvolvimento local.

Agradecemos aos deputados Ricardo Teobaldo, Tadeu Alencar,Marília Arraes, por terem disponibilizados emendas e ao Deputado tabirense Carlos Véras que acolheu o projeto e destinou emenda para que fosse possível a realização desse sonho.

A luta continua. Precisamos de parceiros, que queiram colaborar com a construção da edificação.

Essa é a nossa realidade, essa é a nossa luta, o Polo Uab Tabira é uma instituição séria e apolítica Não temos partidos políticos, não temos lado partidário, não temos pais da obra, temos uma luta incessante em prol do desenvolvimento local e regional por meio do ensino técnico e superior.

Repudiamos o uso da imagem da nossa instituição com o intuito de angariar votos e lembramos que seguimos na luta, precisamos de suporte e apoio diariamente e não apenas em períodos eleitorais, exigimos responsabilidade e respeito nas campanhas eleitorais que usam do nosso trabalho e luta!

O nosso partido foi e sempre será a educação!

Polo UAB Tabira

Ouro Velho recebe ônibus escolar, amplia abastecimento de água e entrega fardamento para alunos da rede municipal

O município de Ouro Velho registrou, ao longo da última semana, uma série de entregas voltadas para a educação e o abastecimento de água. O prefeito Doutor Júnior anunciou, por meio de suas redes sociais, a chegada de um ônibus escolar 0 km, recebido em João Pessoa das mãos do governador João Azevedo, do vice-governador […]

O município de Ouro Velho registrou, ao longo da última semana, uma série de entregas voltadas para a educação e o abastecimento de água.

O prefeito Doutor Júnior anunciou, por meio de suas redes sociais, a chegada de um ônibus escolar 0 km, recebido em João Pessoa das mãos do governador João Azevedo, do vice-governador Lucas Ribeiro, do deputado federal Wilson Santiago e do deputado estadual e secretário de Educação da Paraíba, Wilson Santiago Filho. 

O veículo, segundo o gestor, é fruto de parceria entre a Prefeitura de Ouro Velho e o Governo do Estado e será destinado ao transporte de estudantes da rede municipal.

Na área de abastecimento, o prefeito destacou a construção de uma adutora no Sítio Pantaleão e de um reservatório com capacidade de 30 mil litros na comunidade, iniciativa que busca ampliar o acesso à água potável para as famílias da zona rural.

Ainda no setor educacional, foi realizada a entrega oficial do novo fardamento escolar. O kit distribuído aos alunos inclui camisa, calça, short para meninos, saia para meninas e calçado modelo Crocs. O ato contou com a presença da secretária de Educação, Edjane Cabral, e da diretora do Colégio Municipal, Claudecir.

A vice-prefeita Natália Lira também acompanhou os anúncios.

Waldemar Borges articula doação de 500 máscaras para Câmara de Tabira

Vereadores repassaram para a Secretaria de Saúde do município A presidente da Câmara de Tabira Nelly Sampaio, informa que recebeu 500 máscaras doadas por articulação do Deputado Estadual Waldemar Borges, apoiado no último pleito em Tabira pelo grupo encabeçado pela vereadora, os vereadores Marcos Crente e Marcílio Valadares, além de nomes como Zé de Bira, […]

Vereadores repassaram para a Secretaria de Saúde do município

A presidente da Câmara de Tabira Nelly Sampaio, informa que recebeu 500 máscaras doadas por articulação do Deputado Estadual Waldemar Borges, apoiado no último pleito em Tabira pelo grupo encabeçado pela vereadora, os vereadores Marcos Crente e Marcílio Valadares, além de nomes como Zé de Bira, Pipi da Verdura e Paulo Manu.

As máscaras recebidas pelo legislativo municipal, serão doadas à Secretaria de Saúde do Município para fortalecimento nas ações de combate e prevenção ao Covid19, auxiliando aos profissionais que atuam na linha de frente da saúde, da segurança e das barreiras sanitárias.

“Sou profissional de saúde e defensora do SUS, acredito que é hora de fortalecer as instituições, de maior integração entre legislativo e executivo, assim como fizemos na devolução do residual do duodécimo, estamos, junto aos demais vereadores, comunicando formalmente ao município a doação das máscaras. Não é hora de debate de político, nem de individualizar a ações. Estamos em conjunto e é disso que o povo de Tabira precisa, da união dos poderes e dos seus agentes para cuidar da saúde da população.” destacou Dra Nelly.

Sonho de Edson Moura voltar a ser prefeito de Tabira não demorou nem 24h

Por Anchieta Santos Depois de se apresentar em sua página de Facebook como alguém que iria fazer uma revolução administrativa em Tabira, prometendo combater a velha política, o ex-deputado Edson Moura apagou as postagens onde se apresentava como o “salvador da Cidade das Tradições”. Na mesma página o médico agora escreveu: “Quando você tem um […]

Por Anchieta Santos

foto-26Depois de se apresentar em sua página de Facebook como alguém que iria fazer uma revolução administrativa em Tabira, prometendo combater a velha política, o ex-deputado Edson Moura apagou as postagens onde se apresentava como o “salvador da Cidade das Tradições”.

Na mesma página o médico agora escreveu: “Quando você tem um projeto que não conta com o apoio da família, desista”. E para dizer que o assunto está encerrado, Moura justificou que as notícias veiculadas na imprensa, foram apenas “especulações”.

Na verdade, o tô dentro tô fora do ex-prefeito tabirense Edson Moura foi apenas uma repetição do que ele fez em 2 de outubro de 2013, quando depois de convidado pelo senador Armando Monteiro, procurou o Presidente do PTB de Tabira Mário Amaral, pedindo para se filiar a sigla com objetivo de disputar o mandato de deputado estadual.

No início da manhã do dia 03, o Rádio Vivo da Pajeú deu a notícia em primeira mão. Às 8h do mesmo dia, a Diretora da Casa de Saúde, Márcia Moura, então esposa do Dr. Edson Moura, já negava a candidatura.

Nota da redação: Moura tentou falar ao programa Manhã Total desta quarta (28) para desmentir que seja candidato. Disse por telefone a este blogueiro que “nem vota em Tabira” e que é ligado a nomes da Frente Popular em Afogados da Ingazeira. Entraria no ar na abertura do programa, mas estava atendendo emergência no horário combinado, o que inviabilizou sua participação.

Itapetim e Brejinho: MPPE quer que agentes cumpram MP que permite acesso forçado em casas para combate ao Aedes

Para intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Itapetim e Brejinho que ponham em execução as ações previstas na Medida Provisória nº 712/2016, que prevê o ingresso forçado de agentes de endemia em imóveis abandonados ou residências onde […]

1._foto_de_francisco_camposPara intensificar a luta contra o mosquito Aedes aegypti, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Itapetim e Brejinho que ponham em execução as ações previstas na Medida Provisória nº 712/2016, que prevê o ingresso forçado de agentes de endemia em imóveis abandonados ou residências onde o proprietário não é encontrado, ou se recusa a permitir o acesso.

Dessa forma, o município deverá orientar os agentes de endemias a emitir documento assinado por duas testemunhas, preferencialmente vizinhos, a fim de permitir a entrada coercitiva em imóveis para a realização das ações de combate ao Aedes aegypti. O documento tem a finalidade de informar a motivação da entrada coercitiva no imóvel, relatar as ações desenvolvidas pelos agentes de endemia, e manter o registro do ingresso forçado.

Segundo a promotora de Justiça Lorena de Medeiros Santos, os municípios de Itapetim e Brejinho não publicaram decretos legislativos regulamentando os procedimentos a serem adotados em caso de negativa de ingresso das autoridades sanitárias. “Por esse motivo, os agentes de endemia e representantes do município procuraram constantemente o Ministério Público para obter informações de como proceder nesses casos”, afirma.

A representante do Ministério Público lembra ainda que, no caso de recusa por parte do morador, o fato deve ser comunicado ao MPPE, uma vez que pode ser tratado como situação de perigo público, já que a situação caracteriza infração sanitária prevista na Lei Federal nº6.437/77, que trata das infrações à legislação sanitária federal.

Lorena de Medeiros Santos ainda disponibilizou um modelo de documento para entrada forçada em imóvel, que pode ser adotado para que os agentes de endemias formalizem a execução da Medida Provisória nº 712/2016, inclusive com a possibilidade de solicitar apoio da autoridade policial.

Os prefeitos dos municípios de Itapetim e Brejinho devem informar sobre o acatamento da recomendação, especificando as providências adotadas, em um prazo de até 5 dias.