Outras Notícias

Capim seco contribuiu com incêndio em área do aeroporto de Serra Talhada

Segundo o Major Wamberg, do Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio de importantes proporções que atingiu a área do Aeroporto de Serra Talhada, na noite deste sábado (02.10), pode ter sido causado após a queima de um capim seco às margens da pista. Ainda segundo o Major, a causa real que iniciou o incêndio que […]

Segundo o Major Wamberg, do Corpo de Bombeiros Militar, o incêndio de importantes proporções que atingiu a área do Aeroporto de Serra Talhada, na noite deste sábado (02.10), pode ter sido causado após a queima de um capim seco às margens da pista.

Ainda segundo o Major, a causa real que iniciou o incêndio que durou cerca de quatro horas, só poderá ser comprovada após perícia do Instituto de Criminalística (IC). 

Segundo relatos, o fogo contornou a pista e seguiu em direção à beira do rio. O incidente gerou relatos e repercussão nas redes sociais.

Segundo o Major, o incêndio não atingiu as estruturas físicas do aeroporto e nem deixou vítimas. “Graças a Deus foi só na vegetação ali nas proximidades da pista. O pessoal fez a contenção evitando que o fogo fosse para o lado da estrutura do aeroporto e também não adentrasse na área de Caatinga que fica um pouco mais a frente”, afirmou.

Wanberg também destacou que a reserva de água presente no local facilitou os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros.

Audiência Pública discute situação do Rio São Francisco pós-Brumadinho

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove amanhã, dia 07 de maio, uma audiência pública para debater os riscos que o rio mais importante do Nordeste corre após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). A iniciativa é da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, coordenada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB). […]

A Assembleia Legislativa de Pernambuco promove amanhã, dia 07 de maio, uma audiência pública para debater os riscos que o rio mais importante do Nordeste corre após o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

A iniciativa é da Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco, coordenada pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB). O evento será realizado às 9h no auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

O objetivo é avaliar a situação do rio com a possível chegada dos rejeitos minerais que contaminaram o Rio Paraopeba. Também serão ouvidos especialistas em recursos hídricos e meio ambiente, além de representantes de órgãos públicos com atuação ligada aos usos múltiplos das águas do Rio São Francisco. “É nossa obrigação defender o Velho Chico e estamos atentos ao perigo que ele corre desde o momento em que a barragem da Vale rompeu em Minas Gerais, o que representa uma grande ameaça e pode trazer prejuízos para o Nordeste”, afirma Lucas Ramos.

“A audiência pública será um momento importante para a elaboração do relatório final do nosso colegiado, quando apresentaremos um diagnóstico dos impactos causados pela tragédia em Brumadinho e propostas para que a saúde do São Francisco seja preservada”, comenta o parlamentar.

Confirmaram presença representantes da Fundação Joaquim Nabuco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, CHESF e Codevasf, além das secretarias estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Agrário, Compesa, CPRH e Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).

Deputado Lucas Ramos entrega homenagem da Alepe a Faculdade em Petrolina‏

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB-PE) esteve esta sexta-feira (12) no Vale do São Francisco, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE-PE), para prestar uma singela e justa homenagem aos 40 anos de fundação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE). A homenagem da ALEPE foi proposta pelo deputado. Modelo sólido entre […]

9O deputado estadual Lucas Ramos (PSB-PE) esteve esta sexta-feira (12) no Vale do São Francisco, representando a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE-PE), para prestar uma singela e justa homenagem aos 40 anos de fundação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).
A homenagem da ALEPE foi proposta pelo deputado. Modelo sólido entre as autarquias municipais de ensino em Pernambuco, a FACAPE se destaca por seu pioneirismo e credibilidade e por ser uma instituição que soube acompanhar a evolução do tempo mantendo-se sempre atual e formando cidadãos de maneira exemplar.
Participaram autoridades do Legislativo e Executivo municipal, estadual e federal, além de coordenadores de curso e professores da FACAPE. Em seu discursos, os participantes enalteceram a importância da instituição para o progresso de Petrolina e do Vale do São Francisco, e defenderam a melhoria da contínua da estrutura educacional na região.
O presidente da FACAPE, Rinaldo Remígio, recebeu com muita gratidão a honra e dedicou aos colegas de trabalho e aos alunos dizendo que trabalha para manter o padrão e melhorar cada vez mais a instituição.
No mesmo evento, a Câmara de Vereadores de Petrolina concedeu à FACAPE a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, principal honraria do Legislativo petrolinense, proposta do vereador Elismar Gonçalves (PMDB-PE), pelos 40 anos de relevantes serviços prestados ao município, especialmente na área da educação.
Bolsonaro chama Haddad de “mentiroso”

Da Folha PE O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), líder das pesquisas de opinião, na corrida ao Palácio do Planalto, foi o entrevistado do Programa Folha Política, desta sexta-feira (19), explanando sobre seu planejamento para a Região Nordeste, onde venceu em cinco capitais, mas perde no total de votos para seu adversário Fernando Haddad (PT). Ele […]

Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Da Folha PE

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), líder das pesquisas de opinião, na corrida ao Palácio do Planalto, foi o entrevistado do Programa Folha Política, desta sexta-feira (19), explanando sobre seu planejamento para a Região Nordeste, onde venceu em cinco capitais, mas perde no total de votos para seu adversário Fernando Haddad (PT). Ele ainda explicou como pretende tratar da questão de provavelmente ter a maioria dos governadores entre os estados nordestinos se contrapondo à sua posição política.

“A gente não pode ao ser uma oposição aos governadores e prejudicar o seu povo. Uma das metas da nossa equipe econômica é fazer com que o recurso vá direto aos estados e municípios e não fique concentrado em Brasília, e aí você não tem como escolher esse ou aquele Estado. Não haverá esse problema. O que eu queria de todos os governadores é que eles realmente fizessem um trabalho pelo interesse da sua população e não fiquem fazendo briguinha”, pediu.

Bolsonaro justificou a não participação nos debates propostos pelas emissoras de televisão. “Haddad é um mentiroso, porque eu tenho que debater com esse cara e colocar em risco minha saúde?”, avisou.

Pensando numa possível composição da Câmara Federal, Bolsonaro adiantou que o presidente da Casa não deve ser um correligionário, como, por exemplo o deputado federal Luciano Bivar (PSL-PE). “Apesar de dizer que caso fosse eleito não interferiria nas indicações no Congresso, afirmou que prefere que o indicado para o comando da Câmara não seja do PSL. “Com todo o carinho que eu tenho pelo Luciano Bivar, acredito que ele terá um lugar na mesa conosco, mas, no meu entender, a presidência da Câmara teria que ser de outro partido, para, exatamente, a gente ir formando uma base lá dentro”, disse.

Luciara de Neemias pavimenta caminho para disputar a Prefeitura de Custódia em 2024

Herdeira política do ex-prefeito Neemias Gonçalves, a vice-prefeita Luciara de Neemias é um dos principais nomes para disputar a Prefeitura de Custódia nas eleições de 2024. Luciara é vice-prefeita da cidade sertaneja desde 2017, quando foi eleita na chapa do prefeito Manuca, sendo reeleitos em 2020. Apontada como a candidata natural à sucessão de Manuca, […]

Herdeira política do ex-prefeito Neemias Gonçalves, a vice-prefeita Luciara de Neemias é um dos principais nomes para disputar a Prefeitura de Custódia nas eleições de 2024.

Luciara é vice-prefeita da cidade sertaneja desde 2017, quando foi eleita na chapa do prefeito Manuca, sendo reeleitos em 2020. Apontada como a candidata natural à sucessão de Manuca, ela e o prefeito se distanciaram no início deste ano, seguindo caminhos opostos na política local.

Nos bastidores correm boatos de que Manuca rompeu com a vice para não apoiá-la como sucessora, apesar dela ter sido leal a ele desde que ambos foram eleitos para juntos governar Custódia, seguindo e apoiando todas as decisões do grupo.

Além de filha do ex-prefeito Nemias Gonçalves (in memoriam), que governou Custódia por três mandatos, Luciara é professora por formação e tem vasta experiência dentro da gestão municipal, onde já comandou as secretarias de Educação e de Finanças, duas das principais pastas do município.

Para fortalecer seu nome na disputa contra o grupo de Manuca, Luciara está buscando a união das oposições em Custódia. As informações são do Fala PE.