Acidentes com motos são maioria no trânsito sertanejo, diz estudo
Por André Luis
Por André Luis
Apesar dos seus 40 mil habitantes, Afogados da Ingazeira é considerada uma cidade de porte médio. É a única cidade com menos de 50 mil habitantes no Estado, que entra num ranking de desenvolvimento de Pernambuco pela sede que é de órgãos regionais. Tem um público flutuante, que aumenta entre as sextas e os sábados, por conta da feira livre, mas têm problemas de cidades maiores e um deles é sem dúvida o trânsito.
Nesta terça-feira(6), o Debate das Dez da Rádio Pajeú, ouviu o coordenador da CIRETRAN de Afogados da Ingazeira, Heleno Mariano, a subcomandante do 23º BPB, major Mirelle Oliveira e as representantes do DETRAN-PE, Reilza Melo, que é orientadora educacional e a analista de trânsito, Gildene Melo.
Eles falaram sobre os problemas no trânsito e o Fórum de Educação para o Trânsito, que acontece em parceria firmada entre o Governo de Pernambuco e a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, que acontece nesta terça no município.
Pela manhã aconteceu uma blitz educativa na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara. Às 19h, acontece no Centro Tecnológico uma palestra educativa.
Ficou claro durante o debate que o grande problema do trânsito de Afogados é falta de educação, tanto pelos relatos dos ouvintes e internautas como por parte dos participantes. E que é sobre motos que acontecem os maiores casos de imprudência.
Chamou a atenção o alto índice de apreensões de motos relatado por Heleno. Segundo ele, no ano de 2018, foram 390 motos encaminhadas para leilão, o que dá mais de uma moto apreendida por dia.
Heleno ainda informou que Afogados conta com uma frota de 10.704 motos e em torno de 9.100 carros.
Major Mirelle, confirmou que as motos são responsáveis por problemas que envolvem diretamente a segurança pública e não só nessa questão de acidentes e infrações previstas pelo Código de Trânsito Brasileiro, porque estatisticamente já se percebeu que a maioria dos crimes de encomenda, os assaltos e roubos, são praticados usando o transporte de motocicletas.
Fotógrafo ministra palestra e workshop de fotografia para casamentos, mas também é respeitado por registros como dos protestos de junho de 2013, em SP Presente em Afogados da Ingazeira onde ministra curso para noivas e fotógrafos que participarão da 3ª Exponoivas, o fotógrafo Fernando Siqueira tem muito mais que histórias de casamentos para contar. Fernando […]
Fotógrafo ministra palestra e workshop de fotografia para casamentos, mas também é respeitado por registros como dos protestos de junho de 2013, em SP
Presente em Afogados da Ingazeira onde ministra curso para noivas e fotógrafos que participarão da 3ª Exponoivas, o fotógrafo Fernando Siqueira tem muito mais que histórias de casamentos para contar. Fernando é um dos mais importantes fotógrafos de rua do país. Teve destacada participação na cobertura dos protestos de rua em junho de 2013 em São Paulo, que começaram com a luta por redução na tarifa de ônibus e viraram um símbolo do desejo de um país melhor.
“Busquei retratar os dois lados, dos manifestantes e da polícia. Levei tiro, vi colega levando tiro”, relatou no Debate das Dez do Programa Manha Total, da Rádio Pajeú.
As fotos de protestos de rua de Fernando correram o mundo, fugindo do filtro da imprensa nacional. Ele teve fotos premiadas na Bienal Internacional de Arte de Roma (2012), Merit Award in the category Documentary & Street of the BeW Child Foto Contest (2014), foi estudado em 2014 pela Universidade de Praga, além de ser autor de exposições como “Protestos no Brasil”. O histórico mostra o tamanho do profissional que está em terras sertanejas, mas transborda simplicidade e amor pela cidade do Pajeú. “Moraria aqui com certeza”.
Nos protestos de junho de 2013, estava ao lado do fotógrafo Sérgio Silva, que perdeu parte da sua visão por causa de um tiro que acertou o seu olho esquerdo no dia 13 daquele mês. Julliana Marone, da TV Folha, também foi atingida no olho. Ao lado de manifestantes que protestavam contra o aumento da tarifa de ônibus, eles fotografavam policiais que disparavam balas de borracha. “Eles atiraram para acertar a gente”, denuncia.
Ao todo, catorze jornalistas disseram ter sido alvos intencionais dos policiais. O próprio Fernando foi atingido com um tiro de 12 de borracha na perna. “Tive minha câmera apreendida por três anos”. Detalhe: o equipamento hoje é usado pelo fotógrafo Cláudio Gomes, de quem diz ser grande amigo.
Fernando Siqueira, Dionízio, este blogueiro e Glauco Queiroz
A Exponoivas Sertão do Pajeú, a maior Feira de Noivas do Sertão Pernambucano, terá a presença do renomado fotógrafo Fernando Siqueira, que ministrará uma palestra para noivas.
A data foi alterada para o dia 19 de maio em virtude do velório do Padre Mário Bezerra que vai acontecer na Catedral. Ele também ministra um Workshop completo de fotografia de casamento para fotógrafos. Com o tema “Fotografia de casamento: é o meu negócio?” – o evento acorre nos dias 19 e 20 de maio de 2017.
A participação de Fernando Siqueira na 3ª Exponoivas Sertão do Pajeú se deu a partir de uma parceria entre SEBRAE, SENAC e Studio ISO, do fotógrafo Cláudio Gomes e do cinegrafista Wally Ricardo.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o caruaruense Wolney Queiroz como ministro da Previdência. Ele tomou posse automaticamente. O ritual na sexta teve a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O pernambucano substitui o ex-ministro Carlos Lupi, e assume a pasta em meio a uma fraude de R$ 6,3 bilhões constada […]
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o caruaruense Wolney Queiroz como ministro da Previdência.
Ele tomou posse automaticamente. O ritual na sexta teve a presença da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
O pernambucano substitui o ex-ministro Carlos Lupi, e assume a pasta em meio a uma fraude de R$ 6,3 bilhões constada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União. De 2019 a 2024 aposentados e pensionistas tiveram descontos ilegais em folha.
Lupi chegou a admitir que sabia das irregularidades. O presidente do INSS foi exonerado e outro assumiu sem que o então ministro fosse consultado. Sentiu a pressão e entregou o cargo na tarde desta sexta.
“Uma honra ser empossado pelo presidente Lula como novo Ministro da Previdência Social do Brasil. Que Deus nos abençoe nessa missão”, declarou Wolney Queiroz em suas redes sociais, segundo reprodução do Blog da Folha.
Acordo tem foco em pessoas inscritas no CadÚnico, com prioridade para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e populações tradicionais O Governo de Pernambuco firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para implementar ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e acesso ao crédito para pessoas […]
Acordo tem foco em pessoas inscritas no CadÚnico, com prioridade para mulheres, jovens, pessoas com deficiência e populações tradicionais
O Governo de Pernambuco firmou uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para implementar ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional e acesso ao crédito para pessoas em situação de pobreza. A assinatura do protocolo aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, nesta sexta-feira (16), com a presença da vice-governadora Priscila Krause, que representou a governadora Raquel Lyra. Na ocasião, ainda foi formalizado o protocolo de intenções entre a União e entidades privadas através de representantes das igrejas em Pernambuco.
“Essa assinatura é muito importante porque vai no mesmo caminho das políticas que nós desenvolvemos com base nos objetivos de capacitação profissional de acesso ao emprego e a uma educação empreendedora. Isso fortalece nossos programas de assistência social, pois podemos potencializar as ações voltadas para o público do CadÚnico. O Acredita no Primeiro Passo chega em uma boa hora fortalecendo e ampliando as possibilidades de crédito e de microcrédito que já são oferecidas pela nossa Agência de Fomento, como, por exemplo, o Bora Empreender”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
O protocolo integra o Programa Acredita no Primeiro Passo, criado pelo Governo Federal, e que agora contará com a atuação de Pernambuco. Com vigência até 31 de dezembro de 2026, e podendo ser prorrogada, a iniciativa tem como objetivo promover a inclusão produtiva de pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), especialmente em territórios de alta vulnerabilidade social.
Entre os públicos prioritários estão mulheres, jovens, pessoas com deficiência, negros e integrantes de comunidades tradicionais e ribeirinhas. “Por meio do programa, nós temos a responsabilidade de dar as mãos a quem está no Bolsa Família, no CadÚnico e através da qualificação para o emprego, com assistência técnica, fundo garantidor e a garantia de financiamento com taxas baixas”, explicou o ministro Wellington Dias.
A operacionalização em Pernambuco ficará a cargo da Agência de Fomento do Estado (AGE), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (Sedepe). “É uma parceria que beneficia aqueles que mais precisam, que menos tiveram oportunidade, e isso é o que defendemos. Essa parceria com o Governo Federal dará oportunidade àqueles que nunca tiveram créditos, que nunca tiveram emprego, por meio da qualificação, do investimento e principalmente, de atenção, que é muitas vezes o que precisa”, afirmou o secretário Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo, Manuca.
A diretora da AGE, Angella Mochel, explica que a agência vai atuar na oferta de microcrédito produtivo e orientado para a população de baixa renda. “Vamos trabalhar todo o procedimento de melhores tarifas e, inclusive, podemos vincular a atual linha que temos do Bora Empreender e do Bora Empreender Mulher, que já atua com tarifas muito especiais. É muito importante esse tipo de posicionamento porque você chega próximo das pessoas que mais”, justificou.
SEMANA S – Também nesta sexta-feira (16), a vice-governadora Priscila Krause representou a governadora Raquel Lyra durante o CNC Innovation Day, programação inserida na Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. O evento foi promovido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, no Recife Expo Center, no bairro de São José, e reuniu empresários, especialistas e representantes do setor produtivo para discutir inovação, qualificação e sustentabilidade no comércio. Em Pernambuco, no dia 16 de maio, é comemorado o Dia Estadual da Valorização e Reconhecimento do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).
“O Sistema S e a Fecomércio têm uma importância muito grande no desenvolvimento social de Pernambuco, primeiro porque congrega setores produtivos importantes, tais como o comércio, os serviços e o turismo, que são cadeias produtivas que dão pujança à economia do Estado. Paralelamente a isso, promovem um trabalho de responsabilidade social de destaque, com uma excelente qualificação profissional como desenvolvimento de ações sociais e de cidadania, que chegam à vida das pessoas que mais precisam”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.
Estiveram presente no evento os deputados estaduais João de Nadegi e Mario Ricardo; o secretário estadual de Turismo e Lazer (Setur-PE), Kaio Maniçoba; os secretários executivos da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE), Tereza Maciel e Kennys Bonatti; o prefeito de Aliança, Pedro Freitas; o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Bernardo Peixoto; o superintendente do Sebrae, Murilo Guerra; e o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.
Câmaras de Tabira, Brejinho e Serra Talhada estão entre as dez melhores. Santa Cruz da Baixa Verde é a pior do ranking. Este ano, o levantamento do Tribunal de Contas no ranking de Transparência 2017 incluiu também a avaliação dos portais de transparência das Câmaras Municipais. A maioria delas (71,74%) não está adequada aos requisitos legais da […]
Câmara de Serra Talhada está entre as dez melhores do Estado em índice de transparência, diz TCE
Câmaras de Tabira, Brejinho e Serra Talhada estão entre as dez melhores. Santa Cruz da Baixa Verde é a pior do ranking.
Este ano, o levantamento do Tribunal de Contas no ranking de Transparência 2017 incluiu também a avaliação dos portais de transparência das Câmaras Municipais.
A maioria delas (71,74%) não está adequada aos requisitos legais da transparência pública, seja porque ainda não dispõe de um portal, ou porque as informações disponibilizadas não viabilizam um controle social minimamente satisfatório.
De acordo com o estudo, 32 Câmaras Municipais (17,4%) não dispõem de portais na internet, fato que impede o controle social por parte do cidadão, ante a total indisponibilidade de informações. Das Câmaras avaliadas, nenhuma apresenta nível Desejado de transparência e apenas 28,26% encontram-se no nível Moderado.
Os municípios cujas Casas Legislativas ocupam as 10 melhores posições no ranking do TCE são Palmeirina, Lagoa do Ouro, Tabira, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Sanharó, Brejinho, Serra Talhada, Vertente do Lério e Lagos dos Gatos.
No Sertão do Pajeú, destaque positivo para Tabira, Brejinho e Serra Talhada, entre as dez melhores. Ainda tem índice tido como moderado, numa linha considerada satisfatória, Santa Terezinha, Tuparetama, Triunfo e Itapetim.
Tem índice considerado insuficiente Flores, Quixaba, Iguaracy, São José do Egito e Carnaíba.
Considerados críticos os índices de transparência Calumbi, Ingazeira, Afogados da Ingazeira e Solidão. Com índice zero, ou inexistente, Santa Cruz da Baixa Verde. Para ver o índice completo, clique aqui.
Secretaria de Saúde diz que podem chegar a quatro os casos no ano. A morte da menor Kilma Rayane Barbosa, 5 anos, que morava na área da Rua Pedro Batista Tavares, Afogados da Ingazeira, reascendeu o debate sobre o risco de novo surto de dengue, com ampliação dos casos hemorrágicos, na cidade. Tecnicamente, ainda não […]
Secretaria de Saúde diz que podem chegar a quatro os casos no ano.
A morte da menor Kilma Rayane Barbosa, 5 anos, que morava na área da Rua Pedro Batista Tavares, Afogados da Ingazeira, reascendeu o debate sobre o risco de novo surto de dengue, com ampliação dos casos hemorrágicos, na cidade.
Tecnicamente, ainda não há confirmação de que Kilma, que foi sepultada hoje, tenha falecido em decorrência de dengue hemorrágica. Exames complementares responderão a essa pergunta daqui a cerca de 60 dias, após realizados por laboratório ligado à Fiocruz. Mas dentre os sintomas de quando deu entrada na unidade, ela apresentou sangramento nasal.
Segundo o Secretário de Saúde, Arthur Amorim, há ambiente favorável para proliferação do Aedes Aegypti e consequentemente, notificação de novos casos. Período pós chuva, aumento da umidade e falta de controle urbano de focos por parte de moradores estão entre as causas. Como muitas pessoas já contraíram dengue em surtos anteriores, o risco de contrair a versão hemorrágica aumenta. Segundo a Secretaria de saúde, são três casos de dengue hemorrágica confirmados. Caso o caso de Kilma se confirme, serão 4 casos.
Familiares de Kilma reclamam que teria havido negligência do Hospital Regional Emília Câmara. Dizem que deram entrada com a menina ao apresentar os primeiros sintomas na sexta, mas ela teria sido liberada. No domingo, deu entrada novamente, mas acabou falecendo.
Tio de Kilma, Moacir Carlos questionou a conduta da unidade. “Ela deu entrada com febre de quarenta graus e sangrando pelo nariz. O médico mandou pra casa. Agora, ela não vai mais incomodar o médico, pois está morta”, disse emocionado.
Diretor Clínico da unidade, o Dr Jair Flávio defendeu o protocolo adotado. “A criança deu entrada oito da noite da sexta-feira. Foi vista, avaliada, foi feito exame físico completo. Era uma criança febril. O pediatra solicitou raio X, verificou e fez a medicação. A liberou com prescrição e orientações. Ela só deu entrada duas vezes. Na sexta e no domingo, quando já chegou em óbito, com rigidez cadavérica. Estamos aguardando laudo definitivo”.
Você precisa fazer login para comentar.