Notícias

A se levar em conta pesquisas, São José terá dois prefeitos em janeiro

Por Nill Júnior

São José do Egito é, disparadamente, o município do interior de Pernambuco com mais pesquisas eleitorais registradas até o momento.

São absurdos 15 levantamentos dos mais variados institutos eleitorais, alguns conhecidos, outros totalmente desconhecidos. Cinco, ou 33,33% deles, tinham resultados previstos pra esta semana decisiva.

Os resultados divergem sobre quem lidera, com alguns colocando Fredson Brito e outros, George Borja. É tanta pesquisa que chamou atenção da imprensa, que demandou o Ministério Público acerca desse “fenômeno”.

Prova disso foram as pesquisas divulgadas hoje. O candidato Fredson Brito comemorou pesquisa Insight Global, que mostra o empresário do Republicanos, consolidado na liderança da disputa pela prefeitura de São José do Egito, com 51,5%, contra 40,5% de seu adversário, George Borja (PSB).

Já Borja vibrou com pesquisa da DataCensus, onde lidera a corrida pela prefeitura com 49,45% das intenções de voto, enquanto Fredson Brito tem 38,8%. Os indecisos somam 11,2% e 0,55% dos eleitores afirmaram não votar em nenhum dos candidatos.

Viva São José do Egito,  a cidade que terá dois prefeitos!

Outras Notícias

Da redação

Uma série de compromissos institucionais pela Asserpe e pessoais em Recife, Petrolina, São Paulo e Brasília vai nos afastar do blog até o 21 de novembro. Vamos nos vendo nas redes sociais. Juliana Lima e André Luiz tocam o barco até lá. Obviamente, também não estarei na Manhã Total,  conduzida pelo amigo Aldo Vidal.  O […]

Uma série de compromissos institucionais pela Asserpe e pessoais em Recife, Petrolina, São Paulo e Brasília vai nos afastar do blog até o 21 de novembro.

Vamos nos vendo nas redes sociais. Juliana Lima e André Luiz tocam o barco até lá.

Obviamente, também não estarei na Manhã Total,  conduzida pelo amigo Aldo Vidal.  O comentário do Sertão Notícias é o Nill Júnior Podcast também retornam dia 21 de novembro.

A super cobertura de todo esse processo eleitoral consumiu tempo, mente e corpo.  Um off temporário nessa agenda é necessário.  Sigamos!

Em Cabrobó, Terra Nova e Salgueiro Marília Arraes se reúne com dezenas de lideranças políticas

A vice-presidente nacional do Solidariedade também passou por Serra Talhada, Flores e Vertentes Seguindo com seu trabalho de ampliação e fortalecimento do Solidariedade em Pernambuco, a vice-presidente nacional da legenda, Marília Arraes, se reuniu com dezenas de lideranças políticas de Cabrobó, no Sertão do São Francisco no último sábado (9).  Em 2022, Marília recebeu quase […]

A vice-presidente nacional do Solidariedade também passou por Serra Talhada, Flores e Vertentes

Seguindo com seu trabalho de ampliação e fortalecimento do Solidariedade em Pernambuco, a vice-presidente nacional da legenda, Marília Arraes, se reuniu com dezenas de lideranças políticas de Cabrobó, no Sertão do São Francisco no último sábado (9).  Em 2022, Marília recebeu quase 68% dos votos (21 mil) no segundo turno da disputa ao Palácio do Campo das Princesas, Marília também visitou a ferira livre do município, onde foi recebida com carinho e animação por comerciantes e frequentadores. 

A ex-deputada federal, que é hoje um dos principais nomes de oposição a atual gestão do Governo de Pernambuco, foi recebida pelo prefeito da cidade, Galego de Nanai, com quem teve uma produtiva conversa. 

Na sequência, a dupla comandou um encontro que contou com a participação de várias lideranças, entre as quais: os vereadores Júnior Nogueira, Daniel Andrade e Henriqueta Torres; os ex-vereadores, de Cabrobó, Duda Caldas, Jorge de Jacó e de Petrolina, Dedé Mororó – que foi ex-presidente da Câmara Municipal e assumirá o comando do Solidariedade em Cabrobó; Júnior Mororó, superintende da Prefeitura de Cabrobó e pré-candidato a vereador; e Antônio Nestor, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade. 

“Cabrobó tem uma importância muito grande para todo o Sertão do São Francisco e é com muita alegria que estamos aqui construindo alianças importantes que vão fazer a cidade avançar ainda mais. Juntos vamos avançar com nosso trabalho em defesa de Pernambuco”, destacou Marília. 

A programação na cidade incluiu ainda com um almoço que contou com a participação do deputado estadual Waldemar Oliveira e do ex-deputado federal Sebastião Oliveira – duas das principais lideranças sertanejas. 

Giro – Marilia esteve em Serra Talhada, onde participou da procissão de encerramento da 233ª edição da Festa de Nossa Senhora da Penha. O giro do final de semana seguiu ainda por Salgueiro e Terra Nova e continuou em Flores e Vertentes. 

Em Terra Nova, Marília oficializou a Edivanha Ribeiro como presidente do partido na cidade. Edivanha, que é pré-candidata a vereadora, integra o mesmo grupo político do médico Dinha Mororó, que é pré-candidato a prefeito e tem longa trajetória política. Ele e Sebastião Audizio, pré-candidato a vice-prefeito também se reuniram com Marília para montar estratégias para as eleições de 2024.

Em Salgueiro, Marília se reuniu com o vereador Bruno Marreca para discutir o cenário político atual e as estratégias para as eleições de 2024.

Já em Flores, Marília oficializou Josivânia dos Anjos, esposa de Valdeci Henrique, importante liderança política local, no comando do SD no município.

Livro: César Acioly discute papel da Maçonaria em Congresso no RN

O professor e Doutor em História pela UFPE César Acioly lançou o seu livro “Maçonaria em Pernambuco” dentro do IX CONERE e I Congresso Latino-americano em Educação e Ciências das Religiões. Foi no Campus da UERN, em Natal com ampla e positiva repercussão. César é professor dos cursos de História, Psicologia e Fisioterapia da AESA, em Arcoverde. O livro […]

O professor e Doutor em História pela UFPE César Acioly lançou o seu livro “Maçonaria em Pernambuco” dentro do IX CONERE e I Congresso Latino-americano em Educação e Ciências das Religiões. Foi no Campus da UERN, em Natal com ampla e positiva repercussão.

César é professor dos cursos de História, Psicologia e Fisioterapia da AESA, em Arcoverde. O livro nasceu de um estudo aprofundado do autor, que apresentou tese em 2013 ao Programa de Pós Graduação em História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Pernambuco, como requisito parcial à obtenção do Título de Doutor em História.

A partir de seus estudos, que culminaram com a publicação, o autor identificou que a Maçonaria, enquanto instituição, fenômeno histórico e historiográfico, político e sociocultural, foi alvo das mais divergentes e apaixonadas intervenções, corroborando em muitos momentos, para que se tornasse um tema por vezes ausente da Historiografia.

A publicação busca desmistificar  a visão de que durante o período republicano a instituição maçônica não passou de uma sociedade obscura e sem finalidade. “Quanto, aos maçons e sua representação institucional foram, por parte da historiografia, tratados a partir do prisma da invisibilidade e do silenciamento. Aspecto que, definitivamente, não concordamos”, disse em sua tese, base para o livro.

Flores: açude do Povoado do Saco do Romão passa por limpeza

Com o objetivo de viabilizar ações de combate à seca, a Administração Municipal em Flores vem desenvolvendo e intensificando ações, com uma agenda intensa de limpeza de barreiros, barragens e açudes. Depois de realizar a limpeza do açude do distrito de Sítio dos Nunes, os moradores do Povoado do Saco Romão foram atendidos pela gestão […]

Com o objetivo de viabilizar ações de combate à seca, a Administração Municipal em Flores vem desenvolvendo e intensificando ações, com uma agenda intensa de limpeza de barreiros, barragens e açudes.

Depois de realizar a limpeza do açude do distrito de Sítio dos Nunes, os moradores do Povoado do Saco Romão foram atendidos pela gestão municipal, que enviou no último domingo (22): pá-carregadeira, retroescavadeira e uma caçamba para realizar os trabalhos de recuperação do açude, construído na década de 70 (setenta), por homens e mulheres da comunidade.

O prefeito do município, Marconi Santana esteve acompanhado de perto os trabalhos e ressaltou que a ação está sendo feita para amenizar o sofrimento da população rural no período de seca.

“Estamos preocupados com esta grande estiagem que atinge o semiárido pernambucano, e aqui não é diferente. E como estamos certos da providência divina que tarda começamos logo limpeza do açude do Saco do Romão. Aproveitamos ainda, para cavar cacimbas, que vão saciar a sede dos animais e até mesmo do agricultor e agricultora que vem enfrentando dias difíceis com falta d’ água”, disse o prefeito.

Sandrinho Palmeira confirma manutenção da chapa da Frente Popular, diz blogueiro

Segundo o Blog do Itamar França, o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) anunciou de maneira enfática a confirmação da chapa da Frente Popular para as próximas eleições municipais. Durante a reunião do partido Republicano, Palmeira declarou que a composição da chapa está definitivamente consolidada, com ele como candidato a prefeito e Daniel Valadares (MDB) como candidato […]

Segundo o Blog do Itamar França, o prefeito Sandrinho Palmeira (PSB) anunciou de maneira enfática a confirmação da chapa da Frente Popular para as próximas eleições municipais.

Durante a reunião do partido Republicano, Palmeira declarou que a composição da chapa está definitivamente consolidada, com ele como candidato a prefeito e Daniel Valadares (MDB) como candidato a vice.

Ainda de acordo com Itamar, o comunicado do prefeito visou dissipar quaisquer rumores sobre possíveis alterações na chapa, destacando a atuação destacada do vice-prefeito Daniel Valadares.

O Blog informou que Sandrinho disse que Valadares tem desempenhado um papel estratégico, colaborando ativamente com a administração. Sua capacidade em estabelecer conexões políticas e viabilizar recursos tem sido apontada como um diferencial fundamental para a gestão.

“O vice-prefeito tem contribuído significativamente, trazendo recursos e emendas que fortalecem a capacidade de atuação da administração municipal”, destacou o Blog.