Notícias

40 cidades participaram do II Encontro Afogadense de bikes. Veja imagens:

Por Nill Júnior

muita gente (2)

Ascom

O feriado do trabalho foi de muita atividade para quem gosta de pedalar. Seiscentos ciclistas oriundos de 40 municípios, de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Sergipe, vieram a Afogados da Ingazeira participar do II Encontro Afogadense de bikes. Em seu segundo ano, a iniciativa, organizada pela Prefeitura de Afogados em parceria com o Afogados Bike Club, foi um estrondoso sucesso. Afogados da Ingazeira está se configurando na Capital Sertaneja do Ciclismo.

“Tivemos a ocupação expressiva de nossa rede hoteleira, turistas, visitantes, amantes do pedal que vieram a nossa cidade e saíram elogiando nossa querida Afogados, pela limpeza, organização e hospitalidade. Estamos bastante felizes com o sucesso do evento e o resultado obtido,” avaliou o Prefeito José Patriota, que fez questão de pedalar ao lado dos participantes.

muita gente

A Prefeitura montou diversos pontos de apoio ao longo dos percursos – 30 e 50 km – com água, frutas e profissionais de saúde. Atrás dos ciclistas, equipes estiveram à disposição para eventuais reparos ou consertos nas bikes. A saída foi marcada pelas bênçãos do Padre Josenildo do Pajeú. Os ciclistas se dirigiram para as comunidades de Queimada Grande, Carapuça e para a vizinha cidade de Iguaraci. Na chegada, no clube de campo Campestre, os organizadores prepararam um almoço-confraternização.

A Prefeitura estuda novidades para o evento do próximo ano. “Estamos discutindo a possibilidade de mantermos esse grande evento, mas também de realizarmos passeios em outros períodos do ano de forma a envolver outros grupos, a exemplo dos idosos que participam do projeto ‘saúde em movimento’”, informou o Secretário de Saúde, Artur Amorim. Diversas secretarias municipais participaram da atividade, a exemplo da Secretaria de Cultura e Esportes.

patriota pedalou

pedal na ponte

Outras Notícias

Marcha: Prefeitos de Serra e Triunfo dizem que só parcelar o INSS não basta

Os prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e de Triunfo, João Batista (PR) avaliaram os objetivos e resultados da XX Marcha doas Prefeitos que acontece em Brasília. Para o gestor de Triunfo, só o parcelamento do INSS não basta para atender às demandas dos municípios. É importante, mas não resolve. “Temos diversas questões cruciais, […]

Os prefeitos de Serra Talhada, Luciano Duque (PT) e de Triunfo, João Batista (PR) avaliaram os objetivos e resultados da XX Marcha doas Prefeitos que acontece em Brasília. Para o gestor de Triunfo, só o parcelamento do INSS não basta para atender às demandas dos municípios. É importante, mas não resolve.

“Temos diversas questões cruciais, como o ISS do cartão de crédito, que fica em duas cidades do Brasil e deveria ser distribuído proporcionalmente às cidades onde o cartão é usado”.

Batista também observou que há necessidade de uma compensação previdenciária. “Os sistemas próprios estão sendo responsabilizados por gastos por aposentadoria dos servidores quando contribuíram por muito tempo com o INSS”. Também defendeu melhor distribuição do bolo tributário.

Já o gestor serra-talhadense afirmou que o novo parcelamento faz quem está devendo só jogar o problema mais a frente. “O governo não olha para os municípios, principalmente num momento de crise. O grande problema é o subfinanciamento dos programas em saúde educação, assistência”.

Duque acrescentou que outra dificuldade é a concentração de recursos nas mãos da união. “O outro problema é criar programas e o município ter que financiar 80%, 90%. Não é possível que o presidente não apresente medidas mais ousadas. Esperava aumento nos repasses para transporte escolar, saúde. E com a PEC que congela os gastos vamos ver mais dificuldades, mais crise.

Solidão: posse de gestores e novos investimentos na educação

A Prefeitura de Solidão promove, nesta segunda-feira (12), uma agenda de ações voltadas à educação e infraestrutura urbana. A programação oficial, que contará com a participação do deputado federal Pedro Campos, inclui a posse de novos gestores escolares, a entrega de um ônibus para transporte de estudantes e a assinatura de ordens de serviço para […]

A Prefeitura de Solidão promove, nesta segunda-feira (12), uma agenda de ações voltadas à educação e infraestrutura urbana. A programação oficial, que contará com a participação do deputado federal Pedro Campos, inclui a posse de novos gestores escolares, a entrega de um ônibus para transporte de estudantes e a assinatura de ordens de serviço para obras no município.

A agenda começa às 16h, na Câmara Municipal, onde os novos diretores das unidades de ensino tomam posse. Segundo o Governo Municipal, o ato oficializa a equipe responsável por conduzir as políticas pedagógicas e administrativas da rede local.

Às 18h, em frente à sede da Prefeitura, ocorre o ato de entrega do veículo escolar e a formalização das novas frentes de trabalho por meio da assinatura das ordens de serviço. De acordo com a gestão, o conjunto de medidas busca ampliar a mobilidade estudantil e garantir o desenvolvimento da infraestrutura da cidade.

Municípios e até Estado mostram interesse no projeto Telemedicina e Saúde Digital

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na manhã da última sexta (10), o Centro Municipal de Telemedicina e Saúde Digital. De início, o serviço vai ofertar consultas gratuitas à população em 14 especialidades médicas: Hematologia, Hepatologia, Neuro-pediatria, Pneumologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia. A previsão da Prefeitura é […]

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inaugurou na manhã da última sexta (10), o Centro Municipal de Telemedicina e Saúde Digital.

De início, o serviço vai ofertar consultas gratuitas à população em 14 especialidades médicas: Hematologia, Hepatologia, Neuro-pediatria, Pneumologia, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

A previsão da Prefeitura é que a lista de especialistas seja ampliada para 26 especialidades. A empresa contratada para a prestação do serviço, a Tech+ Saúde, tem em seu rol de prestadores mais de 1.200 médicos especialistas.

Além de prefeitos da região e de outras áreas do Estado,  há sinalização da Governadora Raquel Lyra de apoiar a inciativa e expandi-la para outras regiões e municípios. O governo de Pernambuco inclusive já solicitou o modelo de contrato firmado em Afogados. A informação foi confirmada pelo Gerente de Articulação Regional da Casa Civil,  Mário Viana Filho.

O modelo é integrado ao SUS. Como  93% dos médicos especialistas estão concentrados nas capitais do país, o projeto visa reduzir custos com TFD e logística.  Também acaba com as famigeradas remarcações,  muitas vezes só informadas ao paciente já no local da consulta.

“Mais de duas mil pessoas que aguardam em Afogados por uma simples consulta com um especialista. Sem contar a economia que faremos com o transporte fora do domicílio. Muitos dos nossos pacientes não vão mais precisar se deslocar grandes distâncias pois os especialistas estarão aqui, pertinho, atendendo com qualidade e eficiência,” destacou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

A empresa contratada para o serviço foi a Tech+ Saúde. A promessa do Diretor Presidente Alexandre Cunha, é de capacidade para atender todo o Estado.

Serra: Prefeitura entrega UBS requlificada em Bernardo Vieira. Prefeito voltará a defender legado mirando outubro

A Prefeitura  de Serra Talhada, através das Secretarias de Saúde e Obras,  inaugura, neste sábado, dia 21, às 19h, a requalificação da USF do distrito. A inauguração contará com o prefeito Luciano Duque, Secretários, vereadores e a comunidade local. Será mais um evento de defesa da gestão Duque com discursos mirando as eleições de outubro. […]

13165994_1094170260605990_3332180142705546400_n-600x400A Prefeitura  de Serra Talhada, através das Secretarias de Saúde e Obras,  inaugura, neste sábado, dia 21, às 19h, a requalificação da USF do distrito. A inauguração contará com o prefeito Luciano Duque, Secretários, vereadores e a comunidade local.

Será mais um evento de defesa da gestão Duque com discursos mirando as eleições de outubro. O Prefeito tem aproveitado o ato para defender o legado de sua gestão ou responder questionamentos dos que lhe fazem oposição, de forma indireta.

“A requalificação da saúde é ponto estratégico desse governo. Prova disto, são os constantes investimentos na saúde, e a melhoria na USF de Bernardo Vieira é de fundamental importância devido ao tamanho da comunidade, a distância e o difícil acesso do distrito à Sede”, pontuou o Secretário de Obras, Cristiano Menezes, que falou sobre o tamanho da obra.

“Tínhamos 99,36 m² de área, agora temos quase 200m². Uma obra de quase 100 mil, com verbas do Governo Federal e contra partida do município. São obras importantes que chegam para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Cristiano.

De acordo com a Secretária de Saúde, Márcia Conrado, um dos objetivos da implantação do modelo de saúde da família desenvolvidos pela prefeitura é “humanizar as práticas de saúde por meio da conquista do vínculo entre os profissionais de saúde e a população, identificando e intervindo nos fatores de risco em que a população esteja exposta; prestando assistência integral, contínua, com resolutividade e boa qualidade às necessidades de saúde da população”.

Composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentista, a equipe da nova unidade de saúde também realiza atendimentos em domicílio. “Com esses atendimentos estamos estabelecendo o vínculo de corresponsabilidade com as famílias e facilitando a sua identificação. Estamos a cada dia humanizando, cada vez mais, nossos serviços, focando o atendimento e o acompanhamento dos agravos à saúde dos indivíduos e famílias da comunidade”, explicou Márcia.

Opinião: Dilson Peixoto anda na contramão

Por Divonaldo Barbosa* Tem sido cada vez mais difícil entender o posicionamento de Dilson Peixoto, que parece estar na contramão do momento histórico que estamos vivenciando. Enquanto trinca os dentes para defender que o PT de Pernambuco seja subserviente a Paulo Câmara, Jarbas Vasconcelos e os demais consorciados do golpe que está afundando o Brasil, […]

Por Divonaldo Barbosa*

Tem sido cada vez mais difícil entender o posicionamento de Dilson Peixoto, que parece estar na contramão do momento histórico que estamos vivenciando.

Enquanto trinca os dentes para defender que o PT de Pernambuco seja subserviente a Paulo Câmara, Jarbas Vasconcelos e os demais consorciados do golpe que está afundando o Brasil, Dilson fala ser incoerente defender o legado do PT, de Lula e Dilma, montando uma frente capaz de vencer o golpismo e por um fim à sangria que paralisa Pernambuco e o Brasil.

O que estamos vendo na pré-campanha de Marília Arraes, é que alguns daqueles que participaram do desastroso afastamento da presidenta Dilma, estão enxergando o equívoco que cometeram e considerando apoiar a candidatura do Partido dos Trabalhadores, em Pernambuco e no Brasil.

O PT de Pernambuco quer protagonizar uma virada histórica na política pernambucana, e não andar rebocado por quem já mostrou-se incompetente e incapaz de tirar o nosso Estado do atoleiro.

Dilson, bravo defensor de Paulo Câmara, devia se preocupar em fazer a campanha de Lula e de Marília, e largar essa mania acusatória que o acompanha sempre que alguém tem um posicionamento divergente do seu.

Enquanto a Caravana de Lula e Marília Arraes marcha em defesa de um país e um estado felizes de novo, o amigo caminha solitário na contramão, defendendo o que nenhum pernambucano deseja ter novamente: um desgoverno que afundou Pernambuco e patrocinou a destruição do Brasil.

*Divonaldo é do PT de Serra Talhada